quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A INVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (relato de uma professora de Matemática)




É cruel esta realidade, mas é concreta, temos que encarar para podermos enfrentá-la. Eu penso que a base de uma sociedade organizada e justa é a distribuição com isonomia do conhecimento (seja pela educação escolar ou familiar), e também, claro o respeito para com o outro e o planeta (virtudes éticas e morais). Continuo acreditando num futuro melhor, sou otimista, um dia chegaremos lá, nada fica inerte, quando a água fica parada ela perde a sua essência, ou seja, a vida, fica podre, portanto estamos sempre evoluindo, porque essa é a Lei do Criador. 

Roberta Carrilho


Antigamente se ensinava e cobrava: tabuada, caligrafia, redação, datilografia...

Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e Comerciais, e se cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciarem as aulas.. 

Leiam relato de uma Professora de Matemática: 

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa R$. 0,80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. 

Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava dar-lhe a mesma explicação que lhe dei e ela aparentemente continuava sem entender. 

Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução/involução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim: 

1. Ensino de matemática em 1950: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro? 

2. Ensino de matemática em 1970: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro? 

3. Ensino de matemática em 1980: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro? 

4. Ensino de matemática em 1990: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00 

5. Ensino de matemática em 2000: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo? 
( )SIM ( ) NÃO 

6. Ensino de matemática em 2009: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00 

7. Em 2010 vai ser assim: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. 

OBS:(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social, não precisa responder.)
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00 

E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança. 

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive..." 


Autoria Desconhecida - infelizmente porque 
gostaria de parabenizá-la



Nenhum comentário:

Postar um comentário