sábado, 3 de agosto de 2013

TRIBUNAIS ACELERAM PUNIÇÃO A DESVIOS DOS COFRES PÚBLICOS - META 18 DO CNJ


Bons ventos começam a soprar... 
Eu sou fã deste 'Conselho' eficiente e que realmente faz a justiça! 
Que venham e levem para longe de nós esta corrupção!
Chega! Basta de impunidade!
Que sejam punidos nos rigores da lei todos que forem
 julgados culpados e que haja o ressarcimento ao erário público
ou seja, ao titular do dinheiro desviado o Povo do Brasil!
Queremos justiça e penalidades concretas!
Roberta Carrilho



Tribunais de vários Estados aceleraram nos últimos meses a punição de agentes acusados de corrupção e desvio de recursos públicos, mas ainda estão longe de cumprir a meta fixada pelo Conselho Nacional de Justiça para reforçar o combate a esses crimes.


Levantamento feito pelo CNJ mostra que o número de condenações definitivas em ações civis com base na Lei de Improbidade Administrativa em todo o país aumentou 50% de fevereiro do ano passado a junho deste ano, alcançando um total de 7.831 casos.


O valor das penas aplicadas nesses processos atingiu R$ 2,1 bilhões, incluindo multas, bens apropriados ilicitamente e recursos desviados dos cofres públicos que agora são cobrados pela Justiça.

Mas ainda falta muito para que a maioria dos tribunais cumpra o objetivo fixado pelo CNJ, conhecido como Meta 18, que foi estabelecido no fim de 2011 e deve ser cumprida até dezembro deste ano.

Somadas ações civis de improbidade e processos criminais contra agentes públicos, falta julgar 60% dos 121 mil processos que deveriam ser concluídos até o fim do ano.

A atuação da Justiça poderá ter repercussões políticas em breve, porque muitos condenados poderão ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa e ficar impedidos de concorrer nas eleições de 2014.

A pressão do CNJ para que os magistrados cumpram a meta é grande. Tribunais que não fornecem informações sobre os processos com andamento lento ficam sujeitos a sanções administrativas.

No final de junho, o presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, cobrou publicamente os magistrados.

O CNJ já advertiu os tribunais de que poderão se tornar alvo de processos disciplinares da Corregedoria Nacional de Justiça nos casos em que for constatada negligência no cumprimento da meta.

O corregedor do CNJ, ministro Francisco Falcão, invocou recentemente num ofício "os grandes protestos que se espalham pelo país", ao pedir aos juízes "absoluta prioridade" em relação ao assunto.

"Quando não existe estímulo para condenações de figurões, o Judiciário se sente um pouco atemorizado", disse a ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon, ex-corregedora do CNJ.

Os números de alguns Estados, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e a Bahia, chamam atenção pelo baixo número de condenações, embora sejam Estados com grandes contingentes de funcionários públicos.

Desde 2007, só houve 19 condenações por improbidade administrativa no Tribunal de Justiça da Bahia e 128 no Rio. Em São Paulo, houve 2.552 condenações nesse mesmo período.

"Ou nesses Estados as pessoas são muito honestas ou o sistema de repressão na área da improbidade não está funcionando bem", afirmou o promotor Gilberto Valente Martins, conselheiro do CNJ.

O TJ da Bahia afirmou que está adotando medidas para acelerar o julgamento dos processos sobre improbidade. Procurado pela Folha, o TJ do Rio de Janeiro não respondeu à indagação sobre o motivo do baixo número de condenações. O TJ de Minas não se manifestou.




FLAVIO FERREIRA
Folha de São Paulo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário