sexta-feira, 9 de julho de 2010

SUTILMENTE - SKANK - Clipe Oficial ( Melhor Clipe - VMB 2009)


Eu simplesmente amo esta música.

Muitas vezes eu esqueço do tempo, das pessoas e do lugar e fico prestando atenção nas palavras desta composição. Realmente mexe comigo a letra. Essa música, Sultimente é do novo álbum "Estandarte" e melhor clipe do VMB 2009 do grupo mineríssimo Skank.

Sou uma pessoa unipolar. Mesmo se eu fosse bi ou tripolar seria a mesma pessoa que sou agora. Não tenho medo de estigmas ou preconceitos irracionais e idiotas. Tenho medo é da solidão. Porque para mim o que importa e tem valor numa pessoa, não é saber se ela é isso ou aquilo e sim seu caráter, sua generosidade, sensibilidade e respeito aos sentimentos dos outros, etc.

É tão bom estar ao lado de uma pessoa que te respeita e que faz você sentir feliz. Tenho saudades dos meus risos fáceis.

Hoje estudo profundamente essa doença, infelizmente tão injustamente estigmatizada. Convivi com um portador de transtorno de humor afetivo, ou seja, um Bipolar, o HK pai biológico da minha filha Maria Eduarda, e sei como foi difícil e sofrível. Mas, tudo seria diferente se eu tivesse sabido seu diagnostico antes do fim do nosso relacionamento traumático. Evitaria tantos sofrimentos para mim quanto para ele. Houve sequelas desta relação em mim, hoje estou numa luta incansável para me reestabelecer emocionalmente e voltar a acreditar nas pessoas e no amor. 

Bipolaridade é como uma diabetes ou pressão alta. Não tem cura, mas tem tratamento e controle.

É uma doença bastante estudada cientificamente e têm vários artigos, livros e etc de doutas autoridades no assunto. Enfim, hoje existem medicamentos avançadíssimos para a estabilidade do humor, como o lítio e outros. É muito importante um diagnóstico bem feito, pois para cada portador de bipolaridade a medicação é diferente e a dosagem. 

Muitas vezes um diagnóstico mau feito traz inúmeros transtornos ao paciente e atinge diretamente todos a sua volta. Um remédio errado, pode até acentuar os sintomas que muitas vezes o portador não tinha ainda manifestado, como por exemplo, a agressividade, mania, hipomania ou psicose.

Também não posso deixar de comentar sobre a terapia em grupo ou individual sempre acompanhada de um profissional competente para esclarecer as dúvidas e explicar os efeitos da bipolaridade no dia-a-dia do portador e ensinar tanto ele  como também os mais próximos a conviverem e lidarem com a doença. 

A terapia é uma das mais importante etapa do tratamento, pois nada melhor para um portador de transtorno bipolar estar  junto de outros que passam pelo mesmo problema e dificuldade. É sentir que é igual e pertence uma tribo ou faz parte de uma turma. O ser humano precisa se sentir parte de algo ou de algum lugar, é uma necessidade inata do mesmo. "... ninguém nasceu para viver só".

Voltando a letra desta música, seus acordes e sua sonoridade são incríveis. Para mim esta música em especial fala de um coração bipolar de forma sutil. É mais do que isso, é uma linda declaração de amor consciente. Alias, Samuel Rosa, vocalista e compositor do Skank é um poeta contemporâneo  e declama seus poemas de forma musicalizados. As músicas do Skank fizeram e fazem parte da minha vida. Gosto muito! Suas letras são essencialmente sentimentos... 

Segue abaixo a letra,
Roberta Carrilho

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce

Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti

Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce

Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti

Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti

Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário