terça-feira, 13 de julho de 2010

CARRILHO UMA FAMÍLIA ESPANHOLA NO NOME E NA ALMA

Estava pesquisando na internet sobre a origem do meu sobrenome "Carrilho", ou seja, a historicidade da família. Descobri que têm muitos "carrilhos" espalhados por todo Brasil e mundo, mas o meu "Carrilho" sua origem é mesma ESPANHOLA. Até o meu biótipo, personalidade forte e expressões são hispânicas. Descobri pouca coisa, até gostaria de saber mais, entre elas as seguintes:

Carrilho é palavra espanhola, que significa parte carnosa do rosto, bochecha, como sobrenome deve ter origem toponímica.

Em 1140 vivia, em Espanha, Rui Dias Carrillo que deixou geração nobre e conhecida. No século XV passa a Castelo de Vide, possivelmente castelhano, Gonçalo Carrilho. Gonçalo Carrilho fez assento em Castelo de Vide e teve por filho Gonçalo Fernandes Carrilho de quem fazem descender os Carrilho de Castelo de Vide e da região desta localidade. 

Na Espanha, em meados do século XVII, chegaram dois jovens que eram chamados os Carrillos, deram origem a uma linhagem de nobres na Espanha e o sobrenome/apelido se espalhou pela Espanha, chegando a Portugal, Costa Rica, Cuba, Venezuela, Brasil, Paraguai. 

A origem do Carrilho em Portugal é matéria de controvérsia. Tudo indica que nobres de Espanha tenham vindo fixar-se em Portugal por razões não claras, nomeadamente em Castelo de Vide, por volta do século XVII. Dai o apelido "Carrillo" foi aportuguesado para Carrilho. Estes nobres beneficiaram-se da proteção da coroa portuguesa e adquiriram brasão próprio que os distingue do brasão castelhano com algumas semelhanças. 

Alguns Carrilhos foram morar em Moçambique, um deles foi nomeado pelos reis de Portugal para ser Governador das Ilhas de Cabo Delgado, no século XVIII. Este governador aparece com um corpo de soldados da guarda com um outro Carrilho como sargento. Daí a origem dos Carrilhos de Moçambique.

No Brasil registra-se a família Carrilho primeiramente no Rio de Janeiro em 1604 e posteriormente no Rio Grande do Norte em 1758.

Nossos Brasões são lindos:

ESPANHOL:




PORTUGUÊS:


Eu espero sinceramente que minha filha Maria Eduarda Carrilho tenha orgulho tanto quanto eu de usar este sobrenome.

Roberta Carrilho
Divinópolis/MG

P.S.: Meu pai é José de Vasconcelos Carrilho (07/05/1940), Divinópolis/MG, mas meu avô paterno se chamava: Zequita Fernandes Carrilho é de Carmo da Mata/MG


HOMENAGEM QUE EU FIZ AO MEU AMADO PAI
LEIA NO LINK ABAIXO:





15 comentários:

  1. Eu sou Peterson Carrilho , a mãe d meu avô era espanhola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vide:
      http://bau-de-madeira.blogspot.com/2011/07/familia-carrilho.html

      Excluir
  2. Eu sou João Ribeiro Carrilho Junior...
    Como você achou este brazão?

    Obrigado!

    joao.puc@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Minha avó é filha de uma espanhola que assinava Carrijo, uma derivação do Carrilho, ela veio da cidade de Lorca, Provincia de Murcia.

    Minha vó se chama Andrea Carrijo Sanches

    joaopaulo_correacarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carrijo é um nome diferente de Carrilho! É que não é a mesma coisa

      Excluir
  4. eu sou... fernando carrilho, e queria saber quem sao meus antecedentes, sei que sao da espanha, mais num sei a suas historias detalhadamente. ate hoje todos os "carrilho" que eu encontrei sao meus parentes.

    ResponderExcluir
  5. Paulo Santos de Castro , Candeias MG Nossa família também e´ de origem Ibérica ,Contam nos livros Que: Alferes LOURENÇO LEITÃO CARRILHO DE CASTRO chegou em nossa vila por volta de 1780.
    Eu tenho um principio de saber para onde vou e donde eu vim.

    Abraços




    Muito B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te conheço Paulo, mas devemos ter algum parentesco... O meu avô é da família dos Carrilho, de Candeias-MG, seu nome era Geraldo Martins de Castro... Mas mesmo não levando este sobrenome, minha avó de 90 anos, diz que ele era da família Carrilho! Se quiser conversar mais, até para saber se temos algum parentesco mais próximo, o meu e-mail é heydergeraldo@gmail.com!

      Excluir
    2. Paulo!
      Olha só este site, achei até fotos dos meus bisavôs..

      http://capitaodomingos.wordpress.com/lourenco-carrilho-leitao-de-castro/

      Excluir
  6. Castelo de Vide é uma cidade do Alto Alentejo, em portugal. Não é espanhol! Antes de escrever uma coisa informe-se primeiro antes de o fazer, veja no mapa onde fica Castelo de Vide! Ou faça uma pesquisa no Google

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Carrilho Algare como vai?

      Antes de mais nada, gostaria de lhe dizer que foi desnecessário seu comentário crítico e mau educado.

      Vou lhe explicar o porque do Castelo de Vide ... Na Espanha, em meados do século XVII, chegaram dois jovens alemães em Castilla, que eram chamados os Carrillos, deram origem a uma linhagem de nobres na Espanha e o sobrenome/apelido se espalhou pela Espanha, chegando a Portugal, Costa Rica, Cuba, Venezuela, Brasil, Paraguai...

      A origem do Carrilho em Portugal é matéria de controvérsia. Tudo indica que nobres de Espanha tenham vindo fixar-se em Portugal por razões não claras, nomeadamente em Castelo de Vide, por volta do século XVII. Dai o apelido "Carrillo" foi aportuguesado para Carrilho. Estes nobres beneficiaram-se da proteção da coroa portuguesa e adquiriram brasão próprio que os distingue do brasão castelhano com algumas semelhanças.

      Espero que tenha entendido. E da próxima vez não afirma sem um estudo mais aprofundado. Quem não pesquisou foi você, mau educado.

      Atenciosamente,
      Roberta Carrilho

      Excluir
  7. Eu sou Mariane Carrilho, sou de Nova Friburgo - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Rodrigo Carrilho Cruz. Sou de São Paulo, e os sobrenome vêm do meu avô materno, que afirma ser primo de primeiro grau do falecido flautista Altamiro Carrilho. Adorei o post. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  9. Meu Nome é Roberta Oviedo Carrilho, sempre vou em buscas da origem dos meus dois sobrenomes, minha avó paterna ela era do Rio de Janeiro, a Dona Ediberta Carrilho. Atualmente ela mora em Ponta Porã, e eu moro em Santa Catarina, Chapecó onde tenho muitos parentes com esse sobrenome. Amei o post. Fico muito agradecida. beijos

    ResponderExcluir
  10. eu SOU FILIPE ARAUJO CARRILHO, filho de JOSE ARAUJO CARRILHO, neto de MANOEL ARAUJO CARRILHO que nasceu na regiao de SAO FIDELIS , DUAS BARRAS E ETC (ESTADO DO RJ)

    ResponderExcluir