segunda-feira, 5 de julho de 2010

ABRA OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO - Livro: Amar sem Mimar



OUÇA COM EMPATIA

Susan, a filha de oito anos de Julie, estava tendo problemas em se adaptar aos seus óculos novos. Alguns dos companheiros de escola zombavam dela e isso só piorava as coisas. A primeira vez que Susan voltou da escola chorando, porque as crianças tinham zombado dela e a chamaram de “quatro olhos”, o coração de Julie ficou bastante apertado. Ela odiou ver a filha magoada. “Eles não sabem o que estão falando!”, ela disse ternamente. “Você parece ótima de óculos. Apenas ignore-os”.

Para frustração de Julie, animá-la não parecia fazê-la se sentir nem um pouco melhor. E os insultos dos colegas continuavam. Depois de alguns dias dessas chateações. Julie estava tentando novamente convencer Susan de que não valia a pena ficar aborrecida e triste pelos comentários das meninas, quando a filha gritou: “Você simplesmente não entende!”, e correu do quarto.

Julie estava atordoada: “No princípio, eu não pude entender por que ela estava tão brava!”, disse: “Eu pensei que estivesse sendo útil. Entretanto percebi que Susan tinha razão; eu realmente não estava escutando seus sentimentos de mágoa, estava apenas tentando acabar com eles”.

Um pouco depois, Julie foi até o quarto da filha e se sentou na cama.

  • Julie: Sabe, eu acho que deve ser horrível ser zombada e chamada de “quatro olhos”.
  • Susan: Sim. Se eu choro, elas fazem pior ainda.
  • Julie: Eu sei. Quando tinha a sua idade, meus irmãos mais velhos sempre me perturbavam e, se eu chorasse, só piorava as coisas. Eu estou pensando no que você poderia falar da próxima vez.
Na próxima meia hora, Julie e Susan propuseram uma estratégia. “No princípio foi difícil”, Julie admite. O que eu realmente quis fazer foi colocar ao redor de minha filha uma “bolha protetora!”para que ninguém pudesse magoá-la. Mas a única coisa que ajudou foi conhecer os sentimentos de mágoa de Susan e ajudá-la a se defender sozinha.

Escutar com paciência e entendimento deixa suas crianças saberem que você está ao lado delas. O processo de responder com empatia é uma habilidade adquirida. A menos que tenha sido uma parte familiar de nossa própria educação, não é algo que vem naturalmente. Porém é uma das habilidades educação, não é algo que vem naturalmente. Porém é uma das habilidades mais importantes que podemos adquirir. Pessoas de todas as idades – e não apenas as crianças – se percebem amadas quando sentem que as entendemos; e devemos entendê-las a partir de suas próprias perspectivas.


Nancy Samalin e Catherine Whitney

Nenhum comentário:

Postar um comentário