quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SALOMÃO ORA A DEUS



Hoje senti necessidade de abrir a Bíblia. Fiz uma prece e pedi a Deus que me mostrasse a resposta das muitas indagações que tenho no meu coração e abri no seguinte texto: 'Salomão ora a Deus'. Como tenho dificuldades em interpretar, resolvi pesquisar na internet e acabei encontrando a seguinte explicação:

Salomão sucedeu o seu pai Davi. Ele teve sempre a preocupação durante o seu reinado de buscar a Deus para decidir as questões importantes de seu reinado. Salomão busca sempre a sabedoria de Deus para poder dar a direção correta à nação de Israel. Salomão nesta passagem ora a Deus, para que os pecados do povo sejam perdoados. Agora:

O que aprendemos com esta oração de Salomão?

1-TOTALMENTEintensamente – profundamente verso 23b – todo o coração andam diante de ti. Precisamos colocar o nosso coração, a nossa alma, intensamente naquilo que fazemos nesta vida. Seja o que for, temos que fazer com intensidade, com profundidade, não querer fazer de qualquer jeito, “meia boca”, mas fazer o melhor como que fazendo para Deus.

2-VIGILÂNCIAalerta – atenção verso 25b – guardem o seu coração. Precisamos cuidar o que entra para dentro do nosso coração. As vezes conversamos com pessoas que estão vivendo intensamente com Deus, em um amor, uma paixão linda de se ver. Mas começam acontecer algumas coisas em suas vidas, aborrecimentos, desânimos, daí deixam isso contaminar o coração e aquela alegria em estar diante de Deus é substituída pelo erro, pela contaminação, e isto tira o brilho dos olhos da pessoa, e o que brilha é o mundo no seu coração.

3-FERIDO – verso 33 – ferido diante do inimigo. Quando a pessoa não vigiou, e o erro entrou no seu coração, então ela se encontra ferida no seu interior, e depende somente dela reagir, mudar, consertar esta situação. Para isso, ela precisa: 3.1-converter, no sentido de mudança, arrependimento, 3.2-confessar, 3.3-orar, 3.4-suplicar.

4-DIFICULDADE – verso 37 – quando houver fome na terra ou peste. Tem momentos de tribulação, onde passamos por um vale, ou um deserto, que nos encontramos em uma situação difícil, mas é questão de tempo e tudo se resolve. Nestes momentos temos que ter paciência, esperar, não nos precipitarmos, mas perseverar em buscar ao Senhor sabendo que este momento difícil é passageiro. 4.1-fome ou peste, 4.2-crestamento ou ferrugem, 4.3-gafanhotos e larvas, 4.4-inimigo cercar, 4.5-praga ou doença.

5-CONHECERsaber o que esta acontecendo, entender a causa do problema (espiritual, emocional) verso 38 – conhecendo a chaga do seu coração Muitas vezes não entendemos ou não sabemos o porque estamos nesta situação de dificuldade, de angústia, de tristeza. Paulo sabia que estava sofrendo por amor a Cristo, por estar fazendo a vontade de Deus em sua vida.

6-CONHECEDORsomente Deus nos conhece verso 39b – conhecedor do coração de todos os filhos dos homens O coração do homem é enganoso, somente Deus para nos revelar e mostrar o que realmente esta acontecendo, para que possamos mudar, dar um novo rumo a nossa vida, uma nova postura, uma nova direção.

CONCLUSÃO: Nossa vida com Deus deve ser vivida intensamente, e longe do erro, mas se não guardarmos o nosso coração, e o pecado entrar, e ficarmos feridos, ou estivermos passando por uma dificuldade, devemos buscar conhecimento para isto que estamos passando, e este conhecimento vem de Deus, que nos formou, nos criou, e nos conhece intimamente.

TEXTO: 1 REIS 8.23-39

E disse: O SENHOR Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti.

Que guardaste a teu servo Davi, meu pai, o que lhe disseras; porque com a tua boca o disseste, e com a tua mão o cumpriste, como neste dia se vê.

Agora, pois, ó SENHOR Deus de Israel, guarda a teu servo Davi, meu pai, o que lhe falaste, dizendo: Não te faltará sucessor diante de mim, que se assente no trono de Israel; somente que teus filhos guardem o seu caminho, para andarem diante de mim como tu andaste diante de mim.

Agora também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra que disseste a teu servo Davi, meu pai.

Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.

Volve-te, pois, para a oração de teu servo, e para a sua súplica, ó SENHOR meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo hoje faz diante de ti.

Para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.

Ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem neste lugar; também ouve tu no lugar da tua habitação nos céus; ouve também, e perdoa.

Quando alguém pecar contra o seu próximo, e puserem sobre ele juramento de maldição, fazendo-o jurar, e vier juramento de maldição diante do teu altar nesta casa,

Ouve tu, então, nos céus e age e julga a teus servos, condenando ao injusto, fazendo recair o seu proceder sobre a sua cabeça, e justificando ao justo, rendendo-lhe segundo a sua justiça.

Quando o teu povo Israel for ferido diante do inimigo, por ter pecado contra ti, e se converterem a ti, e confessarem o teu nome, e orarem e suplicarem a ti nesta casa,

Ouve tu então nos céus, e perdoa o pecado do teu povo Israel, e torna-o a levar à terra que tens dado a seus pais.

Quando os céus se fechar, e não houver chuva, por terem pecado contra ti, e orarem neste lugar, e confessarem o teu nome, e se converterem dos seus pecados, havendo-os tu afligido,

Ouve tu então nos céus, e perdoa o pecado de teus servos e do teu povo Israel, ensinando-lhes o bom caminho em que andem, e dá chuva na tua terra que deste ao teu povo em herança.

Quando houver fome na terra, quando houver peste, quando houver queima de searas, ferrugem, gafanhotos ou pulgão, quando o seu inimigo o cercar na terra das suas portas, ou houver alguma praga ou doença,

Toda a oração, toda a súplica, que qualquer homem de todo o teu povo Israel fizer, conhecendo cada um a chaga do seu coração, e estendendo as suas mãos para esta casa,

Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário