terça-feira, 7 de dezembro de 2010

JÔ SOARES ENTREVISTA ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA - TDAH (DDA)

Ana Beatriz fala no Programa do Jô sobre sua obra: "Mentes Inquietas".

Foi fantástica e muito elucidativa esta entrevista, pena que muito curta, aonde a autora esclarece algumas características que identificam um DDA. Só o conhecimento liberta. "Pois, quem ama (se) cuida". (e claro, estuda)

Eu tenho DDA que é muito diferente de ser BIPOLAR (eu comentei isso em outra publicação, não sei qual).

Algumas características que identifico em mim, como por exemplo: 
- pensamento a 200km por hora;
- hiper foco nas coisas que me interessam (passo horas e horas fazendo as coisas me dão prazer/tesão e não percebo o tempo passar);
- impulsividade que não é sinônimo de agressividade (as vezes não penso antes de tomar uma decisão. Mas graças a Deus para contrabalancear tenho uma intuição fortíssima e na maioria das vezes essas decisões são acertivas);
- melancolia/depressão que é diferente da depressão mais conhecida como aquela que a pessoa fica triste, se sentindo com baixa-estima. Não!!!. A minha depressão é aquela de exaustão (uma mente a 200km/h fica exausta mesmo, pois, a maioria das pessoas são 80 km/h);
- tenho uma mente super aguçada (principalmente na visão);
- também tenho uma excelente memória fotográfica (sou capaz de identificar e lembrar as coisas nos mínimos detalhes, como por exemplo: o perfume que eu usava ou a pessoa, roupas, lugares, hora exata do fato, quem estava perto, das falas e etc... É realmente incrível essa característica  que tenho - fico muito impressionada com isso);
- tendência para vários talentos na área artística;
- criatividade;
- e muitas outras características.

Ser uma DDA não quer dizer em absoluto que tenho déficit de atenção, pelo contrário, eu tenho excesso de atenção. (DDA é um termo pejorativo, estigmatizado com uma terminologia errada. A entrevistada esclarece muito bem essa diferença).
Roberta Carrilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário