quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MINHA HORTA PRIVÊ e curiosidades e propriedades das ervas na culinária

Minha horta privê... Meus vasos estão lindos!!!
Eu sempre quis morar numa casa e não em apartamento porque gosto de mexer com a terra, me acalma. Eu gostaria de ter um espaço só meu  para plantar frutas, flores, verduras, ervas para chás e cheiros verdes. Me faz um bem danado!

E outra coisa, minha horta além de linda é muito saborosa. Eu tenho o hábito de temperar com ervas frescas meus pratos. É 100% melhor. Tenho outros vasos como: salsinha, rúcula, tomatinho, couve, funcho, cidreira, etc ... rsrsrs
Roberta Carrilho

Hortelã
Espinafre

Bálsamo

Cebolinha

Óregano (hoje ele está lindíssimo - fotos tiradas em 06/10/10)
 
Manjericão - meu favorito

visão panorâmica da minha horta - 1

visão panorâmica da minha horta - 2



Ervas: saiba como usar na culinária e conheça as propriedades terapêuticas


Cada vez mais pessoas procuram ter uma alimentação saudável e escolhem a dedo os alimentos de todo dia. Agora, o que muita gente não sabe é que aquele temperinho também pode trazer bem mais que sabor aos pratos. Quer saber o que as ervas têm de saudáveis? 



Alecrim 


Uso culinário: de sabor fresco e doce, é recomendado no preparo de carnes, principalmente porco e carneiro, além de batatas e manteigas aromatizadas. Seus raminhos podem ser usados na decoração. 


Propriedades funcionais: antioxidante, auxilia na redução de ácido úrico e gota, aumenta energia e vitalidade, e é expectorante. O óleo volátil do alecrim, chamado rosemaricina, melhora a circulação, estimula a digestão e possui um efeito levemente diurético. 


Curiosidades: originário do mediterrâneo, é símbolo da fertilidade e, na Idade Média, era usado para purificar o quarto de doentes. Como seu odor é estimulante, os estudantes gregos usavam ramos nos cabelos para alertar a memória durante os exames. 


Cebolinha 


Uso culinário: de aroma delicado, essa erva originária do mediterrâneo é usada em pratos com molho, omeletes, saladas, vinagretes, sopas e carnes assadas. acrescente-a ao prato no último instante. 


Curiosidade: é conhecido na Europa como folha da alegria. Os chineses chamavam esta erva de jóia. 


Coentro 


Uso culinário: erva de sabor marcante, é muito usada nas cozinhas do norte e do nordeste brasileiros. Combina com pratos de frutos do mar e caldos de peixe, embora seja ingrediente essencial no molho curry, usado na cozinha indiana para dar sabor a frangos e carnes. 


Propriedades funcionais: contém cobre, ferro, fósforo, magnésio, selênio, sódio, vitaminas A, B1, B3 e vitamina E. Contém antioxidantes e óleos essenciais que ajudam na digestão e possuem propriedades bactericidas e fungicidas. Protege de doenças cardiovasculares, é antioxidante, desintoxicante e anti-inflamatório. 


Curiosidade: originário da África, o coentro ganhou esse nome devido ao aroma que os frutos verdes apresentam, muito parecido com o dos percevejos - ou koriandrum, em grego. Conta-se que as "bruxas" da idade média usavam a erva na fabricação de poções mágicas afrodisíacas. 


Hortelã 


Uso culinário: erva perfumada e aromática muito usada no preparo de chás, assados e grelhados, a hortelã é a base condimentar da cozinha árabe, estando presente em quase todas as receitas. 


Propriedades funcionais: favorece a digestão, é calmante do sistema nervoso central, auxilia na redução de ácido úrico, gota, regulação da menstruação, aumenta energia e vitalidade, combate febre e estimula o intestino. 


Curiosidades: conta a mitologia grega que o deus Hades apaixonou-se pela ninfa Menta, mas sua mulher, Perséfone, sentiu-se traída e transformou a ninfa em uma planta, condenando-a a vegetar nas sombras das cavernas - ou na entrada do reino dos mortos. 


Manjericão 


Uso culinário: uma das ervas mais consumidas na cozinha de vários países, o manjericão pode ser usado para temperar saladas, em pratos de massa, em omeletes, sanduíches e molhos de tomate Acrescente as folhas delicadas do manjericão ao prato cozido, no último instante. 


Propriedades funcionais: ajuda na digestão, diminui gases estomacais e intestinais, graças ao eugenol. Apresenta alto teor de cobre, vitamina C e tem ação antioxidante. 


Curiosidades: na Índia, de onde é originário, o manjericão, ou erva rainha, é uma planta quase sagrada. Os gregos a usavam em rituais religiosos, e antes de colhê-la, a mão direita tinha de ser purificada com folhas de carvalho, e a esquerda, lavada em três fontes diferentes. 


Orégano fresco 


Uso culinário: de sabor forte e aromático, combina bem com tomate fresco, molhos à base de tomate, omeletes, assados e pratos de queijo. a erva fresca dá aos pratos um sabor completamente diferente da versão desidratada, que tem seu amargor mais acentuado. 


Propriedades funcionais: antifúngico e expectorante. 


Curiosidades: foi esse sabor característico que fez Hipócrates, na Grécia antiga, dar à erva o nome origanum (erva amarga). Os gregos, por sinal, usavam o orégano muito mais em receitas de óleos pós-banho do que na culinária. 


Salsinha 


Uso culinário: de sabor suave, a salsinha é muito usada na culinária das regiões sul e Sudeste do país, em saladas, sopas, molhos e temperos em geral. Quando cozida, a salsinha destaca o sabor do prato principal. A versão crespa tem sabor semelhante ao da salsinha, mas é mais usada na decoração dos pratos. 


Propriedades funcionais: rica em vitamina C e antioxidantes, protege contra gripes e resfriados. 


Curiosidades: originária da Europa, a salsinha era usada pelos gregos para coroar os vencedores de jogos e em tratamentos medicinais. Foram os romanos, no entanto, que a introduziram na culinária, oferecendo-a aos convidados para prevenir intoxicações. 


Sálvia 


Uso culinário: de folhas aveludadas, sabor delicado e aroma de cânfora, a sálvia é muita usada nas cozinhas alemã e escandinava no preparo de salsichas e carnes ricas em gordura. Nas outras cozinhas, a erva dá um toque especial a pães, molhos, carnes bovina e suína, aves, peixes, carneiro e caças, quebrando o sabor adocicado de algumas carnes. Deve ser usada com moderação para não conferir sabor amargo às preparações. 


Propriedades funcionais: auxilia no combate a enxaquecas, favorece a digestão, regulariza a menstruação, aumenta energia e vitalidade e é expectorante. 


Curiosidades: a sálvia possui grande capacidade terapêutica, daí o nome recebido (salvare, que significa salvar) e o ditado: "quem pode adoecer quando possui um pé de sálvia plantado na horta?". 


Tomilho 


Uso culinário: de sabor e aroma deliciosos, o tomilho combina com ensopados, marinadas e molhos à base de vinho. é parte essencial do famoso "herbes de provence", tempero francês com várias ervas. 


Propriedades funcionais: é digestivo e contém óleos que fortalecem o sistema imune e tem ação bactericida, fungicida e antiviral. É antiinflamatório e diminui fermentação e gases. 


Curiosidades: na Grécia antiga, o tomilho era usado para estimular os guerreiros, dando-lhes coragem antes das batalhas. No antigo Egito, a erva era usada no processo de embalsamamento dos corpos. 






2 comentários:

  1. Parabéns! é linda a sua horta,também amo a natureza e prezo muito por ervas medicinais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Katia pelo elogio!
      Seja bem-vinda ao meu blog

      Abraços fraternos,
      Roberta Carrilho

      Excluir