sábado, 12 de outubro de 2013

BEIJOS SÃO 'TESTES' PARA ESCOLHER O PARCEIRO DIZ ESTUDO BRITÂNICO E OUTROS TEMAS RELACIONADOS COM AMOR, ATRAÇÃO, SEXO, ETC


Segundo os autores, isso pode explicar porque mulheres e homens que se consideram atraentes costumam dar mais importância aos beijos




Beijo: pesquisa mostrou que quantidade de beijos está mais relacionada à qualidade do relacionamento do que o sexo.

Um estudo britânico se propôs a descobrir o motivo pelo qual os seres humanos, diferentemente da maior parte dos animais, se beijam. E a explicação encontrada é que os beijos funcionam como uma espécie de “teste” para a escolha dos futuros parceiros. Segundo os autores, isso pode explicar porque mulheres e homens que se consideram atraentes costumam dar mais importância aos beijos – eles precisam ser mais seletivos diante das muitas opções.


CONHEÇA A PESQUISA


Onde foi divulgada: periódico Archives of Sexual Behavior
Quem fez: Rafael Wlodarski e Robin I. M. Dunbar
Instituição: Universidade de Oxford, Reino Unido
Dados de amostragem: pesquisa online feita com 900 pessoas

Resultado: O estudo indicou que a teoria de que os beijos funcionam como uma espécie de “teste” para futuros parceiros seria a mais correta.

O ato de beijar está presente em praticamente todas as sociedades humanas, e é praticado até por alguns animais, como chimpanzés e bonobos, mas não com a mesma importância – ou intensidade – que os seres humanos atribuem ao ato. Para os estudiosos do comportamento humano, existem três teorias capazes de explicar este fato: beijos podem provocar desejo sexual, ajudam a consolidar relacionamentos ou são um teste para potenciais parceiros.

Pesquisadores do departamento de psicologia experimental da Universidade de Oxford, no Reino Unido, encontraram evidências de que a última hipótese seria a mais correta. Eles criaram uma pesquisa online sobre a importância do beijo em relacionamentos curtos e longos, que foi respondida por 900 adultos, dos quais cerca de dois terços eram do sexo feminino.

Resultados – Conforme o esperado, a pesquisa mostrou que as mulheres valorizavam mais o beijo do que os homens. Porém, os homens que se consideravam mais atraentes ou que tinham muitas parceiras também deram mais importância ao beijo. Para os autores, isso acontece porque mulheres e homens que se consideram mais atraentes tendem a ser mais seletivos em relação a seus parceiros. Isso porque, para as mulheres, ter filhos representa um grande investimento de sua vida e sua saúde, por isso elas desejam escolher o parceiro certo. Quanto aos homens atraentes, a grande quantidade de escolhas possíveis faz com que seja preciso um modo de “selecionar” as parceiras – e esse seria o papel do beijo.

Leia também (meu blog):





O modo como um beijo pode ajudar a determinar se aquela pessoa é ou não um bom parceiro ainda não está claro para os pesquisadores. Algumas teorias afirmam que existe uma relação com o cheiro: mulheres se sentem mais atraídas pelo cheiro de homens que têm o código genético para o sistema imunológico diferente do delas, pois isso aumenta a chance de ter filhos saudáveis.

“Ainda não sabemos, por exemplo, se beijar ajuda no processo de escolha de parceiros porque facilita a avaliação de feromônios que indicam a saúde, condição genética, fase do ciclo menstrual e fertilidade ou porque ajuda na avaliação gustativa da pele e saliva”, escrevem os autores no estudo publicado na edição de outubro do periódico Archives of Sexual Behavior.

As mulheres que participaram da pesquisa também consideraram o beijo mais importante em relacionamentos duradouros, o que sugere que ele é também considerado uma forma de se comunicar e manter o afeto e a ligação com o parceiro. De fato, beijar mais estava mais relacionado à qualidade do relacionamento do que fazer mais sexo. Os resultados sugerem também que o desejo sexual não é uma das principais razões pelas quais as pessoas se beijam.

O que é o amor?


Esqueça todo o romantismo, Shakespeare e Vinícius de Moraes. O amor pode até bater lá pelas bandas do coração, mas ele é resultado de complexas reações químicas que acontecem no cérebro — e nada mais são do que resultado do processo evolutivo humano. Para economizar a gastança de energia e tempo usados no processo da corte, fomos selecionados para concentrar nossa atenção em uma só pessoa — e, assim, criar com sucesso nossos descendentes. Nesse processo estão envolvidos, basicamente, três neurotransmissores: a dopamina, a norepinefrina e a serotonina, todos produzidos por áreas ligadas ao sistema de recompensa e prazer do cérebro. As mãos tremem e o coração e a respiração aceleram quando o ser amado está por perto? Não acuse o cupido. Estão em ação a dopamina e a norepinefrina, substâncias que levam à alegria excessiva, à falta de sono e o sentimento de que o amado é único, e de que é quase impossível compará-lo com alguém. Já aquela compulsão e obsessão pelo parceiro são causadas por baixos níveis de serotonina.

O que as mulheres procuram?


Inanna, rainha da antiga Suméria (antiga civilização, existiu entre 5.300 e 2.300 anos atrás), afirmava que seu parceiro era um homem destemido e notável. O objeto de amor de Inanna pode ser considerado o resumo do que as mulheres procuram: a capacidade do sucesso. Em outras palavras, não é que uma mulher esteja literalmente atrás do dinheiro, do saldo gordo em conta bancária. O que ela quer, na verdade, é encontrar um parceiro que seja capaz de obter sucesso. Quando se depara com esse homem, o que os genes femininos leem é: esse homem consegue prover pela família, ele tem sucesso nas empreitadas e, assim, eu e minha prole ficaremos seguros

Por que elas gostam mais dos 'bad boys'?


Porque eles detêm a melhor carga genética. Explicação evolutiva: lá nos séculos passados, quando para comer era preciso caçar, os homens mais fortes, que transpiravam agressividade e segurança eram também aqueles que conseguiam mais comida. Eram eles ainda que tinham mais sucesso ao proteger a família de possíveis inimigos — todo bad boy gosta de uma briga. Mas isso não quer dizer que elas queiram construir, de fato, um "felizes para sempre" com eles. Pesquisas vêm demonstrando que a atração pelos caras maus é mais forte no período fértil da mulher. Em outras palavras, elas tendem a procurar os machões com o único intuito de usar o que eles têm de melhor: o espermatozoide. No resto do período, aquele cara que parece ser um bom marido e um bom pai tem mais chances.


Mulheres entram no cio?


Os cientistas concordam em uma coisa: existe um período do mês em que, em tese, a mulher está mais propensa a ser seduzida. Todo o resto ainda é motivo de controvérsia. No livro A Química entre Nós (Ed. BestSeller, 348 págs.), o psiquiatra Larry Young defende que no período fértil a mulher se comporta diferente e, acredite, os homens conseguem perceber. "Provavelmente, elas agem de um jeito mais sexy", diz. Nesse período, elas ficariam mais sedutoras e atraídas pelos machões. Segundo o pesquisador, perto da ovulação as mulheres têm uma redução nas sensações de ansiedade e risco. Assim, ficam mais dispostas a uma aproximação e sentem mais confiança em sua atração sexual. Alguns pesquisadores, no entanto, ainda são reticentes sobre o assunto. Em linhas gerais, eles argumentam que a mulher, diferentemente dos animais, ainda é muito mais "regulada" pela vida social e cultural.






2 comentários:

  1. Faz sentido com a teoria da evolução humana também descrita em Por que os Homens Jogam e as Mulheres Compram Sapatos.

    ResponderExcluir