sexta-feira, 5 de outubro de 2012

VENCENDO O MELINDRE - Alexandre Ferreira



Precisamos de muita cautela ao falarmos sobre melindre, pois, muitas vezes, esta palavra nos serve como pretexto para encobrir nossos desejos e atos egoísticos.

Uma pessoa melindrosa é aquela que se ofende e se magoa com facilidade. Aborrece- se com tudo e com todos, sem que haja grandes motivos para isto. 

GUARDA RESSENTIMENTO POR LONGO TEMPO, POIS ENXERGA MALDADE EM TODAS AS ATITUDES QUE CONTRARIAM SEU MODO DE PENSAR OU AGIR. É incapaz de compreender, aceitar e perdoar as faltas dos seus semelhantes. 

UMA PESSOA MELINDROSA NÃO BUSCA ESCLARECER OS PONTOS OBSCUROS DE UMA DETERMINADA SITUAÇÃO, PREFERINDO JULGAR-SE INJUSTIÇADA E INCOMPREENDIDA.

Melindrar-se significa perder ótimas oportunidades de crescimento e aprendizado pois, aquele que se melindra, não consegue distinguir o certo do errado, o que é bom do que é ruim. Se alguém não lhe cumprimenta, seu primeiro impulso é julgar esta pessoa antipática ou mal educada, sendo incapaz de pensar que ela, assim agiu, talvez por vergonha ou timidez. Se alguém lhe dirige uma palavra mais áspera, entristece-se e revolta-se, mas, em momento algum, procura identificar os motivos que levaram esta pessoa a agir desta forma.

Quando nos sentimos ofendidos ou ficamos magoados facilmente, aqueles que nos rodeiam afastam-se de nós, pois nunca sabem o que dizer ou o que fazer para nos agradar. Sabem que uma palavra mal colocada pode nos trazer grandes aborrecimentos. Passamos a ser um problema na vida daqueles que convivem conosco diariamente. Tornamo-nos pessoas amargas e, consequentemente, solitárias.

Mas, se por um lado, existem aqueles que se magoam com facilidade, também existem os que, “auxiliados pelo melindre”, ofendem facilmente. Impõem suas opiniões arbitrariamente, não aceitando pontos de vista diferentes dos seus; quando chamadas a orientar ou aconselhar, escolhem palavras duras e agressivas; não sabem ser compreensivas e amáveis com aqueles que lhes procuram.

Muitas vezes, agimos desta forma com nossos semelhantes, sem nos darmos conta deste nosso comportamento. E como estamos sempre acostumados a encontrar justificativas para todas nossas ações, denominamos melindrosas estas pessoas que, cansadas de nosso mal humor, decidem se afastar. Se não devemos mais sentirmo-nos melindrados, muito menos devemos ser os causadores das mágoas dos que nos rodeiam.

Para encerrar, lembremo-nos de que a melhor forma de vencermos nossos melindres, bem como de evitar ficarmos ofendidos, é sempre buscar uma justificativa para o comportamento de nossos semelhantes. Assim nos orienta Lourival Lopes em Gotas de Esperança:

“Se alguém o vê e não o cumprimenta, pense: ele não me conheceu.
Se o conhece: ele não me viu. 
Se o viu: ele está distraído. 
Se virou o rosto: ele está com problemas. 
Se o tratou secamente: ele está infeliz. 
Se o tratou formalmente: ele deve ter suas razões. 
Se o ofendeu: ele está doente. 
A todos, indistintamente, deseje: Deus lhe dê a paz”.



Sinceramente... eu tenho preguiça e acho extremamente chataaaaaaaaas pessoas melindrosas e mais, aquelas que sentem magoadas facilmente. As tais pessoas extremamente sensíveis, delicadas, etc...
Tenha paciência!!!
A vida é muito mais que isso... Tenha dó.

Não tenho paciência e muito menos 'saco' 
(este eu não tenho mesmo) com esse tipo de pessoas.

E quando eu encontro essas pessoas 
tento evitar o máximo possível o contato. 
Quando não tem jeito e tenho que conviver eu as trato com formalidade e com impessoalidade... distante e fria!!!

Aí pensam, falam e sentem que eu sou uma pessoa grossa, etc...
Não Sou!!!
Eu sou é prevenida (porque geralmente essas pessoas são na maioria das vezes perversas e cruéis) adoram bater. 
Quando podem batem sem dó e nem piedade e escondem a mão.
COVARDES! 
Eu não gosto de pessoas assim.
Se atravessam o meu caminho colocando dificuldades na minha vida mostro meus dentes (rs). 
E não precisa chorar não!  
Eu não ligo mesmo, pelo contrário, ai é que eu implico de vez.
Faço questão em dar boas respostas para vê 
se aprendem a ser gente.
Detesto pessoas fracas e choronas....

Simples assim!
Roberta Carrilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário