quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CONVÊNIOS MÉDICOS E/OU SEGURO SAÚDE - BIPOLAR BRASIL




Olá amigo (a) leitor (a),

Você sabia que existem convênios médicos e/ou seguro saúde que contemplam atendimento na área de psiquiatria e psicologia?

Eu digo isso por fazer uso de assistência médica para os meus atendimentos em transtorno bipolar, e ter notado que compensa mais financeiramente. 

Existem outras vantagens para o bipolar que utiliza o plano de saúde ou seguro saúde na hora do tratamento que vão além do aspecto estritamente financeiro. 

No meu caso (isso pode se aplicar ao seu também) as vantagens são: 

1. Eu tenho atendimento psiquiátrico e psicológico (portanto dois profissionais envolvidos) pelo o preço de um. 

2. Em casos mais graves de uma crise mais forte (elas podem acontecer, mesmo que no seu caso isso não tenha acontecido), você pode contar com pronto socorro específico na área de saúde mental e/ou clínicas de reabilitação (24 horas, o que é muito útil por sinal, caso você não consiga falar com o seu médico no meio da noite, por exemplo). Geralmente compensa ter essa garantia, se você levar em conta que consultas urgentes nesses casos, geralmente são muito caras. (vide os diversos planos que existem, para saber se existe essa opção, no meu caso eu uso o plano de saúde Amil Nacional Apartamento, e moro em São Paulo, e tem, verifique na sua cidade qual plano e qual operadora de saúde privada se encaixa melhor ao seu caso). 

3. Como se trata de um plano de saúde, eu ainda conto com outros profissionais de saúde a disposição. Eu sempre digo no Bipolar Brasil que é fundamental que o paciente bipolar trate da doença de maneira "multidisciplinar" e isso tem relação com o envolvimento de outros profissionais de saúde. Exemplo: É importante que o bipolar ao fazer um tratamento, compreenda que é importante ter um psiquiatra + psicólogo + endocrinologista e/ou nutricionista + clínico geral. Precisa ter tudo? Não é claro. Mas com um plano de saúde ou seguro saúde, você paga uma mensalidade "x" e tem a disposição a possibilidade de fazer uso de todos esses profissionais, que podem fazer grande diferença no resultado final do tratamento global do transtorno bipolar. No meu caso está ajudando muito contar com outros profissionais, que acabam por cuidar da minha saúde de maneira mais integral (digamos assim).  

4. Eu tenho acesso a exames laboratoriais. No caso do bipolar que toma lítio por exemplo, é fundamental acompanhar através de exames de sangue como anda as taxas da substância no organismo etc. Se faz uso de Depakote, um outro exemplo, é importante verificar como anda as enzimas hepáticas, ou um último exemplo, se faz uso de fumarato de quetiapina, é bom ficar de olho nos níveis de colesterol, glicose etc... Prevenir problemas adicionais é melhor que ter que remediar!

5. Além das especialidades que podem e devem ser utilizadas no tratamento do transtorno afetivo bipolar, você conta com outras especialidades que podem ser importantes numa emergência que não tenha relação direta com a bipolaridade. Prevenir e ter certa garantia de que se a "saúde sair dos eixos" você tem a quem recorrer é uma decisão acertada! 

Como estamos falando de transtorno bipolar que é uma doença crônica (portanto para a vida inteira), eu vejo os planos de saúde como uma opção de "amenizar" custos financeiros com o pagamento de profissionais de saúde que necessitarão estar presentes na nossa vida por longos períodos. 

Se você se trata com médico particular, verifique com o mesmo se ele aceita plano de saúde ou aceita seguro saúde. Existem diversos profissionais que aceitam, mas só dirão, se você perguntar, isso porque compensa mais para o médico cobrar sua consulta "cheia" (que varia de 100 até 1000 reais) do que receber repasse de um plano de saúde. No caso de psicologia o mesmo se aplica. Já vi sessões (até porque faço) custarem 300 reais (ou até mais) por 50 minutos. Muitas vezes fica inviável! 

Coloque na ponta do lápis o custo anual com as consultas médicas que você tem. Veja quanto gastaria com tratamentos particulares, e faça o mesmo cálculo, com tratamento através de um plano de saúde. 

Eu creio que vale a pena refletir a respeito, pois como eu disse transtorno bipolar do humor é doença crônica e portanto para vida inteira, sendo assim é possível prever os custos (mais ou menos) no longo prazo e tomar uma decisão que onere menos os bolsos ao longo do tempo. 

Se você faz tratamento pelo sistema público de saúde (SUS) e está satisfeito (a) com o tratamento, ótimo! Mas, como sabemos que nem sempre podemos contar com a saúde pública, ao menos, eu verificaria algumas opções em plano de saúde ou seguro saúde. Principalmente pelo o fato de um médico particular fornecer em alguns casos um número de celular para alguma emergência ou orientação de última hora, o que nem sempre é possível, através de um psiquiatra via SUS, por exemplo. 

Enfim... Eu quis compartilhar um pouco com você de como eu tenho gerenciado os custos do tratamento do transtorno bipolar.  

Veja, no meu caso tem sido bom e representado uma boa economia. 

E para finalizar, para contratar um plano de saúde ou seguro saúde você precisará de um "corretor de plano de saúde". Geralmente os preços de um plano AMIL ou plano MEDIAL (entre outros), por exemplo, é tabelado. O que irá variar é a taxa que o corretor poderá cobrar (em média 15 reais) para o preenchimento de ficha de aceitação no plano etc.  

Portanto, pesquise algum que goste, que demonstre interesse em detalhar tudo que você tem direito, prazos de carência, se aceita pré-existente etc etc. Tire todas as dúvidas. 

Outra coisa "muito importante", verifique se o plano de saúde funciona mesmo. Se não está cancelado pela ANS etc. Esse tipo de notícia, você pode obter pesquisando no Google, por exemplo. E veja também índices de reclamações etc. Existem um site na internet que pode ajudar nessa tarefa, e que se chama RECLAMEAQUI. Fica a dica! 

Eu só vou ficar devendo a indicação de um bom corretor ou plano de saúde, pois cada caso é uma caso, e sei que cada Estado do Brasil, tem planos específicos etc. Mas na internet, você encontra boas empresas com facilidade, faça cotação com mais de uma e veja quem é mais rápido em responder, isso já pode ser um bom indicativo. 

No mais, certifique-se sobre a cobertura em atendimento psiquiátrico e psicológico, estes dois profissionais, são de suma importância no tratamento (os mais importantes no tratamento). E precisa ter no plano de saúde, é claro... 

Juntos, podemos muito mais!
Will

Gostou? Então compartilhe!


Leia mais e na fonte:

Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
13 comentários:



ótima reportagem... Vc não teria a relação das melhores clínicas psiquiatras do Brasil. E verdade, que tem uma lei que proibi a internação de homens e mulheres juntas. Digo isso, porque em Brasília todas as clínicas agora, são separadas. Obrigada Will por tudo... vc é uma pessoa maravilhosa.



Oi Vanilda, eu realmente não sei dizer nada sobre o assunto que me questiona (porém, vou checar). Forte abraço, Will



Prezado Will,

Não querendo te desmotivar na divulgação dos planos de saúde, que realmente são muito importantes para um bipolar, infelizmente tenho que te passar o viés jurídico dessa questão. 

Ocorre o seguinte, quem já tem o diagnóstico do transtorno bipolar e ainda não contratou um plano de saúde tem um sério problema a enfrentar, o fato de ser doença preexistente.  

As doenças preexistentes à contratação de qualquer plano de saúde, conforme as normas da ANS, estão sujeitas a uma carência de, pasmem, longos 24 MESES! Dessa forma, se qualquer um de nós contratar um plano de saúde agora, depois de diagnosticados, ficaremos DOIS ANOS sem direito à cobertura nas especialidades de saúde mental, psiquiatria, neurologia e psicologia, tendo que arcar, ainda, com esse custo extra. Afinal, não podemos ficar dois anos sem nos tratarmos. 

E isso vale também para mudanças de plano dentro da mesma administradora, que é o meu caso, pois tenho um plano apenas ambulatorial e gostaria de trocar pelo plano hospitalar, com internação, mas teria que enfrentar esses dois anos de carência... 

Enfim, quando se trata de saúde, nada é fácil nesse país!  

Abraços, 
Vanessa Kiewel Cordeiro 
OAB/RS 83.351 




Obrigado pelo comentário Vanessa. Como disse no artigo, vale a pena fazer os cálculos (levar em consideração que a doença é pra vida inteira, e verificar junto a um corretor os prazos de carência etc). A pergunta que deixe é: Quanto custa um tratamento para transtorno bipolar para 5, 10 ou 20 anos? Através de um plano de saúde, e , qual o custo deste mesmo tratamento através de médicos particulares? Enfim... Essa é a ideia. Forte Abraço amiga, Will


Com certeza Will, levando em conta os gastos a longo prazo, efetivamente vale a pena investir num plano de saúde.

Abraços,
Vanessa Kiewel Cordeiro



Will

Boa a matéria, mas concordo com o aspecto que a Vanessa levantou, embora alguns omitam ter a doença para o corretor o que pode ocasionar problemas de carência e outros que foi levantado.

No entanto quem pode pagar um bom plano de saúde vale a pena, mas como a grande maioria não pode sugiro que os CAPS- Centro de Atenção Psico social que estão espalhados em rede por todo Brasil, seja uma saída. Eu particularmente tive a sorte de encontrar uma boa psquiatra e psicologa num CAPS e tive um bom atendimento na rede pública que me satisfez mesmo com plano de saúde. 

A vantagem do CAPS é que tem a farmácia que já disponibiliza o remédio de graça e isso conta muito no orçamento dos bipolares. Claro que a rede dos CAPS ainda deixa a desejar, mas vale a nossa LUTA por CAPS de qualidade e que garante pela rede de saúde pública o atendimento digno, de qualidade e justo para os doentes mentais. 

Prefiro aqui engrossar a fileira junto aos demais profissonais que atuam nos CAPS gritando palavras de ordem para que eles melhorem cada dia mais dando assim chance dos bipolares que não podem arcar com um tratamento particular ser tratado de forma igualitária da rede Pública. 

E mais uma observação: Muito cuidado com certos Planos de Saúde do mercado, pois alguns chega a ser caso de polícia, muito assunto desse tema poderia expor aqui, e é do meu real conhecimento e propriedade, mas prefiro não comentar. só alertar.. 

abraço 
Maria 




Olá Maria, talvez se interesse por um artigo que escrevi em 2010 aqui no Bipolar Brasil: http://www.bipolarbrasil.net/2010/05/radiografia-do-atendimento-em-saude.html (eu fiz tratamento pela rede pública muitos anos inclusive, e sei que existem casos e casos, no meu em particular, fui muito bem atendido. Uma pena que o postinho que me atendia, tirou o psiquiatra, a psicóloga e as atividades psicossociais... Bem, como você disse: se dá para pagar vamos em frente, se não dá que possamos ir atrás da melhorias (juntos). Enfim, fico a disposição para que mudemos (embora, sabemos que as situações mais complexas são morosas, e saúde tem pressa em muitos casos). E faço de suas palavras as minhas, no que se refere aos cuidados com escolha de um plano de saúde (é só vermos os noticiários etc). No mais, eu creio que precisamos mudar muita coisa... Mas acredito na mudança, e é essa a razão do Bipolar Brasil existir (também). Forte abraço e grato pelo comentário, Will.



Will meu amigo ... 

Quanto tempo não nos falamos. Mas estou firme e forte divulgando sobre estudos, orientações, etc. Faço minha parte na militância de acabar com o estigma cruel que ainda se tem sobre esse transtorno. Conhecimento além de poder é alívio para quem sofre. 

Estou recebendo alguns e-mails de pessoas portadoras do transtorno afetivo-bipolaridade em Belo Horizonte, capital do meu Estado. Essas pessoas estão em busca de ajuda, de acolhimento. Querem melhorar, querem tratamento mas, infelizmente não estão conseguindo grupos de auto-ajuda, grupos supervionados-especializados por universidades gratuitos para ajudá-los. É lamentável! Mas é real! 

São pessoas que não têm condições em pagar psicólogo(a), psiquiatra, medicação e muito menos possuem plano de saúde. Enfim, meu amigo você conhece algum grupo ou mesmo pessoas que possam estar ajudando? 

Se souber me faça um favor publica no meu blog direto, é por uma linda causa e você é uma das pessoas que mais admiro nesta questão. Você tem a minha permissão. 

Estou tendo muitos acessos, principalmente nos posts sobre bipolaridade. 

Abraços, 
Roberta Carrilho 

Ah! Publiquei este seu último post no meu Blog, tá! O intuito só ajudar, divulgar. Ele está na íntegra e com todos os créditos preservados. Bjus 

Segue o link do post publicado: 





Olá Roberta, que bom revê-la por aqui. Muita alegria. Bem, em relação a grupos em BH realmente ainda não encontrei um, mas, estou certo que acharemos. O que pode servir, é entrar em contato com Universidade Federal de Minas Gerais (Centro de Atendimento Psicológico - CEAP

Tel: (31) 3409-5070) que sempre os estudantes ou até mesmo a faculdade, pode saber de alguma informação que ainda não temos... Ou pelo o menos, iniciar um projeto de grupos por aí (caso ainda não tenham). Tente isso amiga, e compartilhe ok? O link da Federal daí é: https://www.ufmg.br/servicos/

Forte abraço, e apareça mais vezes! Will



Olá Will infelizmente a UFMG não tem mais este serviço. Já tentamos. Veja um dos e-mails que recebi recentemente.

Assunto: reunião UFMG‏

Roberta Carrilho

(robertacarrilho@hotmail.com)22:00

Para: Maria Jose xxx 

Boa Noite Maria José, infelizmente ainda a UFMG não me deu o retorno.
Estou aguardando...

Mas por outro lado, vi uma publicação do Will, do Blog Bipolar Brasil que poderá lhe ajudar...

E mais, entre em contato com ele através do blog e peça orientações sobre onde buscar ajuda em BH. Ele sabe de muitas coisas, viaja, dá conferência, etc sobre o tema. Ele é super acessível e humaníssimo. Vale a pena tentar.

segue o link do blog abaixo.

Abraços,
Roberta Carrilho



Ações

Para: Maria Jose(XX@gmail.com)- 23/01/2013 


Para: Roberta Carrilho

Roberta, obrigada pelo retorno. Acho que o grupo está desativado, mas vou pessoalmente a UFMG me informar.

maria Jose 


Roberta Carrilho 
(robertacarrilho@hotmail.com)18/01/2013

Para: Maria Jose xxx 

Boa Tarde Maria José

Obrigada pela visita ao meu Blog. Pois é, eu recebi seu e-mail e fui verificar o que estava acontecendo .Entrei em contato no face da UFMG e postei uma mensagem solicitando mais orientações e/ou informações a respeito. No momento estou aguardando resposta.

Eu quando postei eu encontrei o anúncio no google ou em outro blog que fala sobre transtornos afetivos - bipolaridade - para ser sincera eu já não me lembro qual foi - publicação feita em 2010.

Assim que eu tiver resposta eu vou dar o devido retorno. Além de publicar naquele post a devida retificação.

Se você quiser entre diretamente em contato pelo face da UFMG.


Atenciosamente,
Roberta Carrilho



Segue abaixo mensagem enviada hoje a UFMG


Boa Tarde!

Meu nome é Roberta Carrilho e estou procurando esclarecimento ou informações.

Sou uma pessoa que procuro estudar, pesquisar sobre transtornos mentais, principalmente os afetivos, como bipolares. Tive uma filha com um portador e em 2010 publiquei no meu Blog um serviço que naquela época eu tinha localizado pelo google que a UFMG prestava aos portadores sem recurso. 

Porém, recebi um e-mail ontem da Maria José me pedindo para ajudá-la pois, a mesma não estava conseguindo contato. Também voltei a pesquisar no google para verificar o que estava acontecendo e desta vez eu encontrei somente o meu post e não mais desta pessoa: "Grupo de auto-ajuda a familiares e portadores de transtornos bipolar 

- Encontros nas 2ª feiras, das 19h às 21:30, na Faculdade de Medicina - Av. Alfredo Balena, 190 - sala 3052 - 3º andar. - Informações: email: riquebh@terra.com.br".

Eu não estou entendendo. Eu preciso é de informações corretas para poder ajudar esta pessoa (Maria José) que viu meu post e me pede ajuda.

Por gentileza gostaria de saber se existe algum tipo de grupo de ajuda para pessoas portadoras de transtornos mentais supervisionado pela UFMG? Ou se não se existe alguém do departamento de doença mental desta instituição que pode nos ajudar indicando sites, grupos ou contatos para as pessoas carentes que moram em BH?

Aguardo retorno
Roberta Carrilho


O link do post que publiquei no meu blog é este:


De: Maria Jose(XX@gmail.com)- 17/01/2013 
Para: robertacarrilho@hotmail.com

Boa tarde Roberta,


vi seu email na pagina que fala da reunião na UFMG para portadores de TAB e familiares, tentei o email que la está e o telefone e não consegui. vc. pode me informar se esses grupos ainda estão acontecendo? Co entrar em contato.

obrigada. Maria Jose 





Wil e todos seus seguidores, leitores vamos nos mobilizar para que BH possa ter grupos, pessoas, etc para ajudar estas inúmeras pessoas que são portadoras do Transtorno Afetivo Bipolar e não podem pagar pelo tratamento.

É direito previsto como fundamento constitucional da mais alta tutela do Estado. Entre direito à saúde, vida, assistência médica temos também a DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 

Vamos nos unir e ajudar os belo-horizontinos(as) a ter acesso a tratamento. Nem que seja através de órgãos públicos responsáveis. 

Convoco todos(as)as pessoa disponíveis, fraternas e solidária a fazerem valer o slogan este blog: "Juntos, podemos muito mais!". 

Eu não sou portadora mas sou uma pessoa que tenho um imenso carinho pela causa. 

Roberta Carrilho 
Divinópolis - MG 





Lamentável! E sobre os CAPS de BH Roberta?
(http://www.marianaterapeutaocupacional.com/duvidas-frequentes/www/centros-de-atencao-psicossocial-em-minas-gerais/) e UBS
(http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/unidades/sms_lista_ubs.xhtml) --- Talvez, dentro do sistema SUS, consigamos levantar algum trabalho em grupo... Como estou em S. Paulo neste momento, fico com mobilidade reduzida, mas sei que você vai atrás. No mais, (contato@bipolarbrasil.net) para mantermos contato. Envie-me uma carta pública, para que eu publique a por aqui ok? Conte comigo, Will



Olá Will vou repassar para a Rosângela, Maria José e outros sobre o CAPS de BH para elas possam verificar. 

Infelizmente, eu também não moro em BH e sim no interior. Mas o que eu puder fazer para ajudar estas e outras pessoas, mesmo que seja, pedindo, pesquisando, informando, eu farei!

Já é muito sofrido viver com o transtorno. 

Eu imagino deve ser assustador ter que viver sem recursos e nem ajuda. É realmente lamentável. 

Você sabe onde me achar - risos! - estou sempre acessando meu diário eletrônico, meu cantinho, meu blog. http://robertacarrilho-div.blogspot.com.br/ Fique a vontade de mandar recado por lá... publicar links para divulgar o seu blog que é mais específico sobre o tema. É sempre bem-vindo Will!!! 

Vamos (nós todos) tentar ajudar, localizar grupos de ajuda em BH e divulgar. É o meu pedido! 

Abraços, 
Roberta Carrilho 



O BIPOLAR BRASIL VOLTOU .... PARA TODAS PESSOAS QUE SÃO BIPOLARES OU NÃO E PRECISAM DE AJUDA


COMUNICADO IMPORTANTE!!!!



Amigos e amigas do blog quero comunicar com muita satisfação que o Will Brasil do BIPOLAR BRASIL voltou para a nossa alegria. Ele agora está em duas plataformas diferentes Facebook e Google + segue abaixo os links


Facebook BIPOLAR BRASIL

Google+ BIPOLAR BRASIL 

Hoje é um dia muito especial para todas as pessoas carentes de informações, aconchego, orientações, seja bipolar ou que lida com bipolares. Sim! O Will Brasil é o melhor amigo bipolar que se possa ter e graças a Deus ele resolveu voltar para todos nós com seus textos bacanas e instrutivos.


Abraços fraternos,
Roberta Carrilho







Nenhum comentário:

Postar um comentário