terça-feira, 10 de dezembro de 2013

POR QUE DILMA FOI ESCOLHIDA PARA FALAR NA HOMENAGEM A MANDELA? por Fernando Brito


MANDELA, PARA SEMPRE

Nós, brasileiros, choramos por Mandela não só porque temos sangue africano correndo nas veias, mas pelo exemplo deixado por este grande líder que faz parte do panteão da humanidade.

Com esta mensagem, a presidenta Dilma Rousseff discursou, hoje, na cerimônia oficial em memória de Nelson Mandela e prestou homenagem ao líder sul-africano em nome dos brasileiros.

No Brasil, como em muitos países da África, as bandeiras de oportunidade, igualdade e paz, defendidas por Mandela, continuam existindo mesmo após sua morte.

"O combate de Mandela e o do povo sul-africano transformou-se em um paradigma, não só para seu querido continente africano, mas para todos que lutam por liberdade, igualdade e justiça social", disse Dilma.





A escolha da Presidenta Dilma Rousseff como uma dos seis chefes de Estado - os outros são Barack Obama, Raúl Castro, de Cuba, Pranab Mukherjee, da Índia, o vice Li Yuanchao, da China e Hifikepunye Pohamba, da vizinha Namíbia - que discursarão na cerimônia oficial em memória de Nelson Mandela, amanhã, na África do Sul não é apenas uma honra concedida ao nosso país, uma das maiores populações negras fora do continente africano. 


É um ato que tem outros significados. 

O primeiro deles, a evidência do papel que o nosso país desempenha hoje, tanto entre os Brics que integramos ao lado da África do Sul quanto em toda a comunidade das nações. 

É, também, um reconhecimento à postura histórica da diplomacia brasileira em favor da descolonização e do fim da discriminação no continente africano, iniciada com gigantes como o embaixador Ítalo Zappa, nos anos 70, e que ganhou novo e magnífico impulso a partir do Governo Lula, que elevou ao primeiro plano o nosso relacionamento com a África, sob o descaso de inúmeros bocós, que achavam isso uma tolice. 

A África, que ninguém se iluda, será a terceira onda de desenvolvimento do mundo moderno, iniciada no final do século 20 com a Ásia, depois deslocada para a América Latina. 

A tribuna do tributo a Mandela reunirá América Latina e Ásia à Africa. Barack Obama está lá pela especialíssima circunstância de ser um negro o presidente da mais poderosa Nação do Mundo. 

Bush, certamente, não estaria na lista. 

Os gestos, na diplomacia, muito além dos obséquios e gentilezas, têm significado político. 

E neste ato de memória, é evidente, há uma visão de futuro. 


Alguns comentários do blog 'tijolaço' do qual eu gosto muito. É um blog sortido e diversificado. Seus participantes na sua grande maioria são pessoas graduadas ou cidadãos engajados politicamente. Sempre que posso estou visitando e lendo, participando de suas matérias e claro me deliciando com seus comentários.

Antonio Barbosa Filho · Quem mais comentou · Taubaté
O Brasil está atingindo um protagonismo internacional, desde Lula, que a oposição e a direitona-colonizada jamais terão inteligência para alcançar. Negar que a política internacional de Lula, com Celso Amorim como condutor, projetou o país de maneira inédita, é negar o óbvio - e o digo com respeito aos antecessores, inclsuive no governo militar, quando o Brasil foi o primeiro país a reconhecer as novas nações independentes da África (havia aí talvez uma intenção de influir em nome dos EUA, mas historicamente foi válido). Responder · 129 · Curtir · Seguir publicação · Ontem às 17:54



João Francisco da Silva... veja... e agora? Gostou papudo? Rsrsrsrsrsrs......................
Responder · 14 · Curtir · Ontem às 18:35


João Francisco da Silva · Apresentador, jornalista na empresa TV da Cidade Ela vai falar por ser presidente do País, uma Nação que sempre se ligou, desde os militares, em parceria com os países africanos. Se fosse Tiririca o presidente, também seria um dos oradores.
Responder · 39 · Curtir · Ontem às 21:26

Antônio Manoel Góes · Quem mais comentou · Estácio 
João Francisco da Silva Eis aí um legítimo jornalista/apresentador de TV do PiG. Ilustre João, francamente, vá se catar...
Responder · 77 · Curtir · Ontem às 21:38


O FHC deve estar se roendo de ciumes...
Responder · 63 · Curtir · Seguir publicação · Ontem às 18:00


Antônio Manoel Góes · Quem mais comentou · Estácio 
Com certeza, colega...e pensando em haraquiri coletivo do tucanato(rsrsrsrs).
Responder · 35 · Curtir · Ontem às 21:46


É porque eles não sabem a lama que o Brasil está. Se soubessem, não convidariam sequer para o funeral. 
Responder · 43 · Curtir · Ontem às 22:05


Altamiro Paim · Quem mais comentou · Ensino fundamental
Luiz Cláudio tem gente que não sabe o que fala ,antes do lula o brasil era visto como um pais que só tinha o pelé ,não esite pais sem problema interno.
Responder · 41 · Curtir · Ontem às 22:19

Jose Murilo · Quem mais comentou · Motorista cat.D na empresa Hypermarcas
Nossa presidenta,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,Só isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Responder · 27 · Curtir · Seguir publicação · Ontem às 17:40


Vandenir Silveira Alves · Curitiba
Uhuuuu dá-lhe DILMONAAA
Responder · 27 · Curtir · Ontem às 21:47


ainda bem que é presidenta.......só isso.................
como não consta no dicionário e em nada, não existe, ...só isso 
Responder · 17 · Curtir · Ontem às 22:31


Maria Luzia Rodrigues · UFMG
Haroldo P Amaral , mas ôcê é feio, hein ? e com inveja e ódio fica que nem um vampiro, véi !
Responder · 39 · Curtir · há 22 horas


Vilma Muniz de Farias · Seguir · Escola de pós graduação da FGV
Feliz pela escolha. Parabéns Senhora Presidenta Dilma por engrandecer nosso País e por falar em nome de meus antepassados que aqui vieram em condição sub-humana, numa emigração forçada, que acabou por deixar no inconsciente coletivo, uma marca do preconceito racial que vai se apagando de maneira lenta e gradativa, a cada guerreiro tombado como Zumbi dos Palmares, Martim Luther King, entre outros e agora, o querido Madiba, que nem diante da privação, esqueceu de seu povo. 


Sonia Lula da Silva · Quem mais comentou 
Os Brics dominarão o mundo!EITA Presidenta poderosa! 


Eu digo que o Barack Obama está longe de ser o primeiro presidente negro do Estados Unidos, pois ele é apenas uma carta que caiu na mesa da burguesia mundial pois ainda está a serviço dos bracos e dos bancos imperialista


Daniel Liviski · Quem mais comentou · Psicologia - UFPR
Agora vc falou tudo. Eu sempre achei isto.
Responder · 2 · Curtir · há 23 horas


Conrado Abrantes۞ · Seguir · UNIFESO · 213 assinantes 
política democrática é arte de conviver com os contrários.
Responder · 1 · Curtir (desfazer) · há 3 horas


Brad Marley Ant Pig · Medio completo
conviver com o contrario é uma coisa e opressão é art de imperialismo 
Responder · 2 · Curtir · há 3 horas


Parece que nós brasileiros ainda precisamos e muito, perder a hipocrisia com que tratamos a política no País. Primeiro por que acusamos os políticos de corrupção e nos esquecemos de olhar a nós mesmos, pois de certa forma a corrupção é generalizada no País e não esta somente na classe política. Segundo por que somos os primeiros a nos desvalorizarmos perante as outras nações e de não dá honra a nossos lideres lembrando que o cargo de Presidente (a) da República, independente de quem ocupa deve ser sempre respeitado e valorizado.


É Ilusão achar que Dilma é "respeitada". Pode sim até ser respeitada pelo fato de Lula ter quebrado fronteiras onde nossos Presidentes anteriores não fizeram ! A grande sabedoria do Lula foi que ele viu nos países pobres emergentes um grande negócio e não como um empecilho , e fez uma ponte entre industria e empresarios de ambos países.Com isso fez o PIB do país ir as alturas!! MAS NADA JUSTIFICA A CORRUPÇÃO DO MENSALÃO!! ELE É O GRANDE CHEFE E DILMA UMA MARIONETE FRACA! Mántega ministro da Fazenda? Que companheiro despreparado!! Lula até nisso fez diferente e foi Ninja, Manteve o Meirlles como seu grande passo pra economia .Ele é sim um cara esperto,pois tinha ao seu lado um grande articulador o Dirceu, gênio das transações!!! Não se iludam por DILMA ser uma mulher Presidente, ela também foi uma sequestradora terrorista,daí você fala mas foi pela Democracia,e eu repito : NADA JUSTIFICA OS MEIOS !! Comunismo é um idealismo falido .Ela investe milhões em CUBA para financiar um comunismo Suicida ,onde só quem se beneficia é a Família CASTRO!! Idealismo de companheiro, em todos os níveis como um gigantesco cabide de empregos para seus companheiros! E a cúpula do PT se irritam com a sociedade quanto os julgados companheiros do Mensalão!! PT SEM VERGONHA !! PENSEM ANTES DEVOTAR! NÃO VOTEM EM PARTIDOS , VOTEM NA BIOGRAFIA DO CANDIDATO E SEU HISTÓRICO POLÍTICO!! E VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO?IMPRESSÃO? EX- PRESSÃO!!!!? RSRSRSRRSRS



Ao longo dos oito anos do Governo FHC, sob o PSDB, o país quebrou três vezes. Onde estava o dinheiro que deveria ter evitado as quebras? Sabemos que ele não desintegrou-se espontaneamente. Todos temos plena consciência de que não ocorreu simplesmente o seu desaparecimento. "Dinheiro não evapora no ar". 

O que aconteceu sim foi o desvio dele, elevadas frações de seu fluxo foram orientadas a finalidades absolutamente alheias aos interesses da nação. Uma grande parte foi sim drenada por contas de muitos mal intencionados que meramente enriqueceram a si mesmos, não houve qualquer contrapartida deles que justificasse a bolada: a prestação de algum serviço, a venda de algum produto, ou algo que o valha. Há importantes políticos que vivem hoje, depois de suas atuações políticas em relevantes posições, em escopo nacional, naquela época, segundo padrões de vida bastante mais elevados que os anteriores às mesmas atuações. Ao longo dos dez anos do Governo sob o PT, primeiro com Lula e depois com Dilma, não houve sequer uma quebra do país. Fato que por si só consiste em claro indicativo da perda da força dos corruptos, hoje não têm mais o mesmo poder que em outros tempos. Infelizmente a corrupção no país é sistêmica, existirá sempre independentemente das pessoas e partidos situadas à frente do Governo. Entretanto é indiscutível a menor relevância dela ao longo dos últimos dez anos. 

Além disso, vejo a aplicação de verbas públicas à contínua construção e manutenção de Universidades e outros Institutos voltados à Educação, à contínua elaboração e execução de concursos públicos, que supõe mais verbas para o contínuo pagamento dos aprovados, à contínua propulsão das obras do PAC, ao contínuo suporte a uma fração importante dos menos favorecidos deste país através do Bolsa Família e outras iniciativas correlacionadas (bem melhor que o drenamento de verbas para as contas de mal intencionados, já muito ricos, que nada ofereceriam em contra-partida). 

O que mais me chama a atenção é que diante da flagrante robalheira, ao longo dos oito anos de FHC, não houve a atenção dada hoje, por exemplo, aos dois Josés. Naquela época em que muita gente, que ainda hoje jamais ofereceu a quebra de seus sigilos bancários, fiscal e telefônico, como fizeram os dois do PT, enriqueceu de maneira escandalosamente desproporcional à sua capacidade de geração de renda, não havia a "pseudo" preocupação com a corrupção hoje amplamente alardeada tanto pela grande mídia quanto por outras pessoas não ligadas a ela.

Eu particularmente não entendo a "indignação enraivecida" proveniente da crença em ações corruptas dos Josés, embora não exista sequer uma única prova da existência de tais ações: como já afirmaram explicitamente tanto a Ministra Rosa Weber quanto o ex-Procurador Geral de sobrenome Gurgel, como já demonstrou uma reportagem, disponível na internet, da Revista Retrato do Brasil.

Os dois sob foco não são pessoas ricas, não são detentoras de patrimônio inexplicável por sua capacidade de geração de renda, não são pessoas que iniciaram sua trajetória política pobres e a terminam ricos.

Por que então os dois do PT despertam a mencionada "indignação enraivecida" e o mesmo sentimento não ocorre quanto a outros que ficaram muito ricos ao longo de suas trajetórias políticas? 

Ódio de classe? Ódio de quem entende que a alguns cabe o enriquecimento, honesto ou não, e aos demais cabe não mais que conformar-se com a, honesta, pobreza? Ódio de quem quer ver punidos dois dos grandes responsáveis pelo chegada do PT e de um metalúrgico ao poder? Ódio de quem sentiu-se superado, relegado a segundo plano, por outros que sempre considerou inferiores como consequência da emergência de certo partido e de certo político? 

Não me surpreenderia caso descobrisse que muitos dos que atacam os dois Josés estejam de fato ressentidos com o atual Governo. Saudosos da época em que as coisas eram bem mais fáceis, encontram-se hoje empenhados em substituir o atual Governo por outro que os permitiria, novamente, as enormes elevações patrimoniais em um cenário em que a grande mídia não se empenharia, como ocorre hoje, em denúncias contra coisas erradas.

Responder · 11 · Curtir (desfazer) · Ontem às 22:20


Roberta Carrilho · Quem mais comentou · FADOM 

Alexandre Magno De Paula Viveiros . Faço as suas palavras as minhas. Você disse tudo. Quem elege somos nós o povo e não esta burguesia sem ideologias políticas que não se importam com o social só patrimonial. Aliás, eles nem sabem o que sejam ideologia e nem política. Eles só sabem atacar o PT e acham que estão exercendo suas cidadanias defendo o Brasil dos bandidos. Será que sabem distinguir quem sejam os verdadeiros bandidos que tivemos infelizmente na história do país? Eu tenho minhas dúvidas. Acredito mais que eles estejam exercendo ou expressando sua incapacidade de ver e não enxergar. Entender e não aceitar os fatos. É o imperialismo da mídia comprada e seus achismos. Voltando ao que realmente interessa... Obrigada pelo seu comentário. Adorei!!!
Responder · Curtir · há 27 minutos


Durval Arantes · Quem mais comentou · Iberoamericana University
Uma presidenta Caucasiana representando um país cujo o fenótipo padrão é o miscigenado (nenhum representante Afro na delegação brasileira, alías...) e cujos cidadãos e cidadãs afrobrasileiros(as) são tratados sistemáticamente com um racismo subjetivo, vil e insidioso. Quanta conversa fiada deste artigo aqui, hein pessoal? Menos, Tijolaço. Menos...


Isso mesmo Durval, quanta ignorância e quanta coragem pra dizer besteiras infundadas, nada que um pouco de conhecimento e informação não possa ajudar... Abraço. 
Responder · Curtir · Editado · há 2 horas


Edinaldo Fernandes Cilirio · E.E. Irineu Pinto
Cegos, são aqueles que não veem. Analfabetos políticos é aqueles que mesmo vendo as mudanças de melhorias que estão acontecendo em nosso país, não acreditam. Nem um governo na historia deste país fez o progresso que o pt (Lula e Dilma fez/estão fazendo). Para os alienados negativamente pela mídia, que diz que o Brasil ta ruim, podem apostar que não fosse o governo do pt estaria bem pior.


Jose Donisete Galieta · Seguir
A presidenta DILMA com certeza é uma das mais respeitadas chefe de nação do mundo,pelo seu histórico de lutas contra a ditadura militar e pela igualdade entre os povos,parabéns presidenta.


Dilma, representa a força de milhões de brasileiras/os que acreditam na transformação!


Simplesmente porque é a Presidente do Brasil. Espero que não troquem o discurso como já fez antes, que não troque o nome de nenhuma personalidade ou coisa parecida, pois é bem do costumeira as suas gafes. Só me resta interceder por ela pedindo uma intervenção divina para que não sejamos envergonhados.


Nenel Santos · Seguir · Produtor na empresa NPA · 104 assinantes
Tem muita gente que fala mal do PT como se esse partido tivesse criado a corrupção no Brasil. Corruptos existem em todos os partidos, principalmente naqueles que mandaram no país por décadas, que apoiaram a ditadura militar e os que vivem de ideologias ultrapassadas e utópicas e ditadoriais. Chega de tanta hipocrisia nesse país. Chega de tanta burrice!


Ah, se eles não criaram então não tem problema continuar né? Tá CERTO!!!!
Responder · Curtir · há 11 horas


Leonardo Vargas, parece ser a lógica...
Responder · Curtir · há 7 horas


Maria Cristina de Souza · Seguir · Trabalha na empresa ALMG · 301 assinantes
Fiquei emocionada... reconhecimento é muito bom!


pq será que escolheram ela??


Leia acima!
Responder · 8 · Curtir · Ontem às 18:10


O João Francisco esta certo, ela vai falar porque é presidente do País eleita pela classe trabalhadora e será reeleita porque o Brasil a dez anos deixou de ser o quintal dos EUA e isso mata a oposição "se é que isso existe aqui"...de raiva....João vai tomar seu remédio tarja preta, antes que vc entre em crise de depressão meu chapa...


FIQUEI EXTREMAMENTE ORGULHOSA DE VER A NOSSA PRESIDENTE, FAZENDO AQUELE DISCURSO EM HOMENAGEM A MANDELA, ISTO PROVA A SUA IMPORTÂNCIA DIANTE DO MUNDO. PARABÉNS PRESIDENTA!!!


Salviano De Campos Campos · Usp
O fato fala por si só e todo o povo brasileiro é mais a favor do estreitamento de laços com a Africa do Sul, do que com nações ricas que fazem mais e mais fortunas para si e mais e mais misérias para os pobres. Estamos melhor representados com Dilma e bem de parceria com a África.


Guibson Delgado · Seguir · Maceió, Alagoas, Brazil
Faço severas críticas ao governo do PT, mas é inegável o belo trabalho que fazem no campo da diplomacia.


Dilma levou os quatro ex-presidentes. Irão assistir de perto o dircurso dela, que maravilha hein?! 


Dilmona dá aula de diplomacia international aos ex-presidentes! Ô PT arretado tchê!!! 


Alciene Rodrigues · Ginásio Pernambucano
foi escolhida porque quem Mandaéela!!kkkkk chora tucanada 


prabÉns ao nosso BRASIL! E A PRESIDENTE DILMA


Gilmar Canzi · URI/FW
Essa é a nossa próxima presidente rsrrsr 

Se fosse a era FHC provavelmente seria um MERO coadjuvante & 


Daniel Liviski · Quem mais comentou · Psicologia - UFPR
Carregando o Clinton nas costas, de cavalinho, tal como aquela foto emblemática.
Responder · Curtir · há 23 horas


Dilma me representa!
Responder · 1 · Curtir (desfazer) · Seguir publicação · há 2 horas


ESTOU IRRADIANTE DE ALEGRIA.


ELA ME REPRESENTA!!!!
Responder · 1 · Curtir (desfazer) · Seguir publicação · há 15 horas


dilma 2014!


João Sopa · Trabalha na empresa Xerox e Cia.
http://www.implicante.org/blog/jornal-espanhol-se-assusta-com-o-quanto-dilma-gasta-dinheiro-do-brasileiro/?fb_action_ids=376350622467550&fb_action_types=og.likes&fb_ref=addtoany&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B154500421377364%5D&action_type_map=%5B%22og.likes%22%5D&action_ref_map=%5B%22addtoany%22
Responder · Curtir · Seguir publicação · Ontem às 21:18


Oh boy...
Responder · Curtir · Ontem às 22:16


http://borboletasaoluar.blogspot.com.br/2013/12/nao-chore-morte-de-nelson-mandela.html


Marcelinho Baena · Seguir · 2º Grau Completo [Ensino Médio]
Discordo da matéria...Mandela infelizmente ao sair da prisão fez um acordo com a elite dominante nacional e internacional, renunciou a luta para compactua com os interesses capitalistas internacionais e nacionais, esse acordo previa uma politica de não retalhação. Esse acordo estabeleceu que se o Mandela ao assumir-se o poder não iria mexer no sistema Econômico, não iria mexer na propriedade privada dos brancos( uma vez que negros não tinha qualquer bens em seu poder), não haveria qualquer indenização pelos anos de humilhação e exploração que o povo negro foi submetido.Se olhar os dados econômicos vc vai ver que nada mudou na Africa do Sul o povo negro continua na extrema pobreza. Dilma foi escolhida porque representa o capital internacional e seus interesses, Dilma fez a mesma coisa , de ex-guerrilheira a marionete da elite dominante, governa para os ricos, para os investidores internacionais. Dilma renunciou a luta também(PT), dos trabalhadores,dos aposentados, das mulheres, e dos homossexuais. Veja a semelhança...agora podemos entender porque Dilma foi escolhida.


A verdade é q é muito triste ver pessoas cultas e inteligentes se enganando (não sei como)... e o pior .. alguns tentando enganar os outros... Onde já se viu dizer que nossa Presidente é respeitada por todos? FHC e seu tucanato? Hoje o Brasil é o País da impunidade graças ao Lula e a srª Dilma que defendem com unhas e dentes seus servos. O PT está acabando com o Brasil e os cultos veem idolatrar essa pouca vergonha. Eu sinceramente não entendo essa pessoas polítizadas.


Que coisa curiosa: Uma terrorista discursando no funeral de um dos maiores pacifista dos seculos XX e XXI. Tomara que o discurso seja escrito de forma antecipada e por alguém inteligente, pois se forem deixar a Presidenta improvisar, passaremos vergonha. 


É verdade! 
Responder · 1 · Curtir · há 7 horas


www.limiano41.blogspot.com Vejam referência nesse Blog sobre o papel e influência do diplomata brasileiro Italo Zapa na libertação da África. 


Tatiana Linhares · Seguir · UniCEUB
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Responder · Curtir · Seguir publicação · há 4 horas


Neuza Simpson
O GRAND EPROBLEMA DE PRECONCEITO É SÓ AQUI, OU MELHOR , É PRINCIPALMEMNTE AQUI!!!!


Todos os atos públicos trazem, não só significados, mas, principalmente consequências. 


Ô discurso mixuruco. Não disse nada. Não escutei um aplauso. Deus me livre


Adelmo Duarte Brandão · São Paulo
A nação é que é respeitada e não a presidenta, bando de ignorantes.
Responder · Curtir · Seguir publicação · há 4 horas


GRANDE GUERREIRO , UM SER HUMANO MARAVILHOSO O CEU GANHOU MAIS UM ANJO


Ruy Penalva De Faria Neto · Seguir · Quem mais comentou · Diretor na empresaMedicina
Enquanto os urubus daqui descem o malho, inclusive o urubu Rei... Eu sou neguinha!


Diego Schmidt · Seguir · Quem mais comentou
China, namibia eo brasil ta com moral !!! fala serio !! kkkkkkkkkkk
Responder · Curtir · Seguir publicação · há 9 horas


VERGONHA ter que ser representado por essa presidente! Fora PT !


Tinha q ser do MPDFT...
Típico.
Responder · 1 · Curtir (desfazer) · Ontem às 22:16


Paulo Zaremba · FMU
Parabéns presidenta! Fora PSDB!
Por uma questão de bom senso!
Responder · Curtir · Seguir publicação · Ontem às 18:16


Eugenio Pacelli Fernandes
Muito bom!!!
Responder · Curtir · Seguir publicação · há 3 minutos


Duca Byte · Quem mais comentou

Notícia isenta só até o primeiro parágrafo, o resto é bla bla bla dilma dilma dilma bla bla bla



Esse site deve ser patrocinado pelo PT, por isso essa babação para a Ditadora.
Responder · Curtir · Ontem às 22:07


Duca Byte · Quem mais comentou
Luiz Cláudio Pessoalmente nada tenho contra a Dilma, o PT ou o fato do Tijolaço na verdade ser militância antiPIG. O que eu fico chateado mesmo é a Dilma está levando um bando de sanguessugas anões sem idéias políticas ou econômicas de respeito, e isso inclui ela mesma, muito ANÕES caras-de-pau de irem ao enterro de um GIGANTE pra falar abobrinhas, principalmente sobre a África, eternamente explorados pelo capital internacional e agora pelo nosso, pois pagamos agora uma de credores do FMI. Hipocrisia tem limite: mas tudo bem, com tantos anos no Poder e fazendo de tudo para se manter, é normal que o PT seja atualmente um partido tão conservador e de direita a ponto de fazer discursos pomposos e vazios onde quer que seja, principalmente em enterros tão televisionados e ainda por cima acompanhado de FARAÓS como Sarney e Collor.
Responder · 1 · Curtir · Ontem às 22:36


Romulo Stotz · UFSC
O Brasil, de fato tem inúmeros "negócios" na África (Continente). Não se sabe de nenhum que seja "útil" (do ponto de vista troca, para os Brasileiros). Há e houve MUITOS investimentos lá, que jamais houve aqui... Mas homenagem póstuma é interessante... NUNCA se fez em VIDA. E agora se vai fazer em morte... Será que o Brasil tinha a Africa do Sul, ou NELSON MANDELA (um sujeito que não esqueceu as promessas, e JAMAIS foi contra suas convicções) em alta conta, enquanto ele era vivo? Ídolos existem para ser COPIADOS, e não apenas aplaudidos! Não há na nossa política interna ou externa, em qualquer escalão - independente do partido político - nenhuma cópia - mesmo imperfeita - do caráter, estória de vida, dedicação, ou mesmo conquistas pessoais ou públicas... Mas vamos lá, dar voz ao que já foi... Enquanto se o tinha vivo, não se aproveitou de sua sabedoria... E agora vamos lá dizer o óbvio, que todo mundo já sabe... Pra que?


Sergio Meireles · UnB
Há tempos o regime cubano bem como outras ditaduras não era mais referência para o líder pacifista Nelson Mandela. Basta ler os observadores mais próximas do Tata Madiba. Ele estava em outro plano, muito além dos horizontes estreitos que delimitam a visão dos famintos defensores do poder " custe o que custar". Assim, não podemos fazer do convite a Dilma para participar do megafuneral, do qual participaram quase uma centena de chefes de Estado e de governo, um tratado logístico/político de reconhecimento às "boas ações" de um partido que já afujentou os grandes nomes que o compunham, mantendo, com exceções, uma legião ávida de poder. Palmas para Dilma (afinal, ela tem que suportar muitos companheiros), mas devagar com a louça.


Ronaldo Branco
Eles não querem deixar a coisa tão monótona ai resolveram descontrair um pouco e deixar a Dilma fala, todos sabem com o povo reage aos discursos da Dilma http://copadomundo.uol.com.br//videos-da-copa/assistir.htm?video=dilma-e-vaiada-na-abertura-da-copa-das-confederacoes-0402CD9C3272D4A94326


Lamentavelmente a Presidente Dilma apenas usa o prestígio de um governo que fez com que grande massa de cor negra ascendesse na classe social mas que na prática tem negado tudo isto leiloando o Petróleo de Libra freiando o crescimento com juros altos, desmanchando o crescimento do PIB, provocando a DÍVIDA entre a população e a volta para patamares menores que os anteriores.


O fato da escolha de Dilma, é devido ao nosso país manter relações históricas com o Continente Africano. E sermos a maior nação negra do mundo fora da África. Não tem nada haver com valorização do país. Porém indiretamente isto acaba acontecendo. Mandela é uma dos maiores homens da Contemporaneidade e sua perda é de dimensão internacional.


Alexandre Calixto Dos Santos · Seguir · Quem mais comentou
Só escolheram a Dilma Rousseff porque o Brasil não se enfiou em guerras nos últimos 70 anos e ser um pais com a maior população de africanos fora da África!!! Mesmo assim, é um reconhecimento que nos temos que nos orgulhar sim, afinal a bravata de "republiqueta" de terceiro mundo não cabe mais!!!


O que há por traz? Acredito que na África a maioria das pessoas não tem TV e as que tem não tem noticias ou não se interessam por noticias de outros países ... Enfim eles não conhecem Dilma e Lula como nós conhecemos daí a indicação dela... Acredito que se soubesse o que ocorre aqui no Brasil não a chamariam!!!


Ana Maria Vinhas · Universidade Castelo Branco
Pena que ela tb não se emocione ao ver tantos infelizes morrendo por falta de condições na saúde pública, falta de água no Nordeste e tantos outros numerosos absurdos na educação, corrupção e falta de segurança no próprio país.


Gianfranco Provenza
quem banca , manda,,,pt bancou alguns bons bilhoes por uma estrada de ferro em troca de exploração do petroleo,,,obvio q ganhou uns minutinhos de fama internacional...!! nao me representa
Responder · Curtir · Seguir publicação · há 12 horas


só quem sabe a verdadeira historia de seu pais e seu povo ! e só eles sabem se seus lideres merecem entrar para a historia de seu pais. pois tem muita gente com o prémio nobél da paz com suas nãos melada de sangue.


Hiram Jorge Ribeiro Abreu · Seguir · Quem mais comentou
Os coxinhas reaças estão se matando nesta reportagem. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Aguinaldo Salgado Junior · Faculdade Católica de Direito de Santos
Aos "Petralhas" de todos os clãs, um conselho: "Porque vocês não vão para a Porra da Venezuela ou para a Merda de Cuba.


Cristiano Silverio · Trabalha na empresa Stihl
Dilma anuncia ações e desapropriações de terras para comunidades quilombolas


Silvia Diogo Diogo · Instituição Universitária Moura Lacerda
So lamento a nossa secretaria de igualdade racial não estar lá neste momento......
Responder · Curtir · Seguir publicação · há 7 horas


Iran Medeiros · São João do Sabugi

QUE ELA FAÇA PELO MENOS UM POUQUINHO DO QUE ELE FEZ PELA AFRICA,POR NOSSA NAÇÃO...



Eliane Souza · Seguir · PUCPR

Foi convidada pra falar, porque é a única mulher entre os seis chefes de Estado.


Diego Web · Seguir · UniCesumar · 153 assinantes
Ual Raul Castro parei por ae um cara desse quer falar sobre o que?
Responder · Curtir · Seguir publicação · há 10 horas


Discurso!
Responder · Curtir · Seguir publicação · há 11 horas


Du Pereira · Seguir · Trabalha na empresa Grupo Telko
O único discurso da Dilma que eu gostaria de ver é o de Renúncia... PT vai acabar com o Brasil ainda... com essa economia roubo descarado e socialismo como máquina eletoreira. Não vê isso quem não quer! 

Para fechar com chave de ouro este comentário do Francisco que é um dos melhores.

As solenidades oficiais, incluindo o velório, enterro e homenagens póstumas para o grande líder Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, representa um acontecimento de alto significado mundial no campo do humanismo, da diplomacia e da política. A presidenta Dilma Rousseff, não poderia deixar de participar desse importante evento, exceto se estivesse doente, ou impedida por motivo de força maior. Ela representa o Brasil, a nação brasileira, e nesta condição a presença dela tem grande significado. 

Dilma Rousseff, ao resolver convidar e levar em sua comitiva todos os ex-presidentes vivos do Brasil, com esse gesto, ela mostrou grandeza e elevou a política nacional ao nível máximo do auto-respeito nacional, para esse momento solene, no qual, devem prevalecer somente sentimentos elevados. Este não é um evento que merece ser criticado, pois, gostemos ou não deles, nenhum ex-presidente da comitiva foi eleito pelos “marcianos”, mas, sim por brasileiros, e por isto estão na comitiva. 

A pessoa que não consegue entender o gesto simbólico e de respeito da presidenta Dilma Rousseff, então não tem condição de entender qualquer outra coisa que exija algum significado mínimo de respeito político e de humanidade. 

[Chico Barauna, 09-12-2013].




Nenhum comentário:

Postar um comentário