sexta-feira, 18 de março de 2011

O SOFRIMENTO JAMAIS ERRA DE ENDEREÇO - Kardec



Quando Allan Kardec disse essa frase, na Revista Espírita, estava se referindo, sem sombra de dúvida, à lei de Causa e Efeito. Hermínio de Miranda completa: "Quando se faz o mal a alguém, assina-se uma Nota Promissória em branco, que um dia será cobrada". Essa "cobrança" nada mais é do que o sofrimento, através da mesma Lei de Ação e Reação.

Deus, soberanamente bom e justo, nos concedeu a existência com o objetivo de nos fazer chegar à plenitude espiritual, ao aperfeiçoamento. A terra é uma grande escola, uma universidade de Redenção. O lar, a família, a sociedade são oficinas onde os sentimentos funcionam como matéria educativa, dentro do processo evolutivo estabelecido pelas Leis do Criador.

Nesse contexto, cada existência é um estágio dentro da vida e a criatura vai progredindo passo a passo em sua marcha na direção do Bem e da Luz; do Instinto para a Razão, do Egoísmo para o Altruísmo, da Indiferença e do Ódio para o Amor que o plenifica.

Todo efeito tem uma causa e o sofrimento, na maioria das vezes, é o resultado e consequência de atitudes erradas, tomadas tanto no passado como no presente, constituindo assim uma expiação. Outras vezes ele constitui uma missão em que o ser colabora com o progresso da humanidade e dele próprio.

O orgulho e o egoísmo, o ódio, a vingança, raiva, injustiça, intolerância, irresponsabilidade, sentimentos negativos, complexos de culpa etc., são origens de muito sofrimento.

O sofrimento faz parte da etapa evolutiva do orbe e de todos quanto aqui estagiam, rumando para planos mais elevados.

O sofrer tem sido considerado vingança ou castigo divino, portanto credor de execração e ódio. A dor, porém, não é punição. Antes, revela-se um excelente mecanismo da vida a serviço da própria vida.

O sofrimento não nos é imposto por Deus. Constitui escolha e oportunidades de cada criatura para seu progresso espiritual. Sua duração e intensidade dependem do estágio e do momento evolutivo em que cada um de nós se encontra.

Na raiz de qualquer tipo de sofrimento sempre será encontrado como autor o próprio espírito, que se conduziu erroneamente, trocando o mecanismo do Amor pela Dor, no processo da sua evolução. A presença do sofrer é resultado do distanciamento do amor. A fim de apressar a recuperação, eis que se inverte a ordem dos acontecimentos, sendo a dor o meio de levá-lo de volta ao amor, por cuja trilha se faz pleno.

O amor é o antídoto para todas as causas do sofrimento, por proceder divino psiquismo que gera e sustenta a vida em todas as suas expressões.

As reações de ira, violência e rebeldia ao sofrimento mais o ampliam, pelo desencadear de novas desarmonias em áreas não afetadas.

Manter sempre a sintonia mental com Deus, aprender a vivenciar as lições do Modelo e Guia da Humanidade, Jesus, deve ser a meta de quem quer minimizar a dor e também evitá-la.

Interdependentes, o Sofrimento e o Amor são mecanismos da Evolução. Quando um se afasta, o outro se apresenta.

Às vezes, coroando a luta, na etapa final de nossa vida, ei-los que surgem simultaneamente, sem os danos que normalmente desencadeiam. A história dos mártires atesta-nos a legitimidade do conceito.

Acima de todos eles, porém, destaca-se o exemplo de Jesus, mostrando-nos através do amor, a vitória sobre o sofrimento, durante toda a sua vida, principalmente nos momentos culminantes do Getsemani ao Gólgota e daí, à Ressurreição ...


Allan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário