domingo, 2 de setembro de 2012

DUAS FORMAS DE PENSAR EM 'RÁPIDO E DEVAGAR' - Daniel Kahneman


Eu já comprei o meu exemplar, pois tenho uma curiosidade nata em saber como funciona nosso cérebro, por que tal comportamento de um pessoa frente a um determinado acontecimento, enfim, tenho sede de respostas. E, sempre que posso estou lendo alguma coisa sobre isso.
Assim que determinar o livro que estou lendo no momento: - "O Mestre das iluminuras" de Brenda Rickman Vantrease vou começar a lê-lo...

Eu sempre tive o pensamento extremamente aguçado, rápido, intuitivo... 
alguns consideram isso como inteligência ou genialidade, eu não sei o que seja, mas acontece comigo frequentemente e sempre me intrigou saber o por quê?
Vou tentar ver se encontro algumas respostas que estão dentro mim nesse livro lançado do Daniel Kahneman.
Espero encontrá-las.
Fica dica para quem gosta deste tipo de literatura investigativa do comportamento humano.
Abraços,
Roberta Carrilho

09/08/2012 - 15h00

Nobel de Economia explica duas formas de pensar em 'Rápido e Devagar'


O Nobel de Economia Daniel Kahneman reúne pela primeira vez seus anos de pesquisas em"Rápido e Devagar". No livro --eleito como um dos melhores de 2011 pelo "New York Times Book Review"--, o autor separa o pensamento em duas formas: uma intuitiva, rápida e emocional, outra lenta, deliberativa e lógica.
Autor nos leva a uma viagem pela mente e explica as duas formas de pensar


Essa separação causou impacto em diversas áreas, de psicologia e medicina a economia e política. A ideia de que o homem é essencialmente racional foi colocada em xeque ao apresentar a influência das impressões intuitivas em nossas decisões.

"Falo das características do pensamento intuitivo e do deliberado como se fossem traços e disposições de dois personagens em sua mente", escreve na introdução do exemplar.
A interação entre esses dois sistemas é recorrente no livro, mas o verdadeiro "herói", segundo próprio autor, é a forma rápida, pois deixa intuições e sentimento para que a parte racional endosse essas sugestões e impulsos.
Como resultado do estudo, o leitor encontra mecanismos e técnicas para tentar evitar falhas mentais e aproveitar a oportunidade de confiar ou não em nossa intuição.
Nascido em Israel em 1934, Daniel Kahneman é professor emérito de psicologia da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, e de relações públicas na Woodrow Wilson School of Public and Intanational Affairs de Princeton. Recebeu o Nobel de Economia em 2002.
*
" Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar"
Autor: Daniel Kahneman
Editora: Objetiva
Páginas: 624
Quanto: R$ 47,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário