quinta-feira, 7 de outubro de 2010

REFLEXÃO ÍNTIMA - LEI DA CAUSA E EFEITO

O Espiritismo é uma filosofia de vida maravilhosa! Aqueles que conhecem e seguem sabem muito bem disso. Entre tantas coisas, nos mostra que a vida é um pequeno espaço de tempo diante de toda uma eternidade. Revela que estamos no planeta Terra para aprendizagem e para resgate de amigos e inimigos. Que tudo o que nos acontece tem sempre um motivo, uma razão.

Ser espírita significa para mim, muito mais do que entender a doutrina: significa transformação na maneira de ser e de agir. Isso não quer dizer que preciso me tornar "santa" ou alienada, rezando durante todo o tempo, muito menos abandonar o lado prazeroso da vida. Não é isso!!! Fundamentalmente ela nos ensina que se faz necessário que sejamos responsáveis pelos nossos próprios atos: bons ou ruins. Pois para cada ação, sempre existirá uma reação.

Se fizermos o bem, o receberemos de volta no momento de maior necessidade. Se, ao contrário, fizermos o mal, ele também retornará na mesma proporção. Portanto devemos procurar aproveitar todos os momentos: fáceis ou difícieis. Em todos eles sempre haverá um grande ensinamento ... Esta lei é justa, é simples e clara!!! Não há mistério algum! Não existem inocentes, pois, todos estamos abaixo dela. Todos estamos recebendo as reações de nossas ações.

Quando Deus nos criou, nos queria perfeitos; bastaria uma simples vontade Sua e isso seria feito, porém ele teria bonecos, sem mérito algum. Queria muito mais para seus filhos. Queria que fôssemos livres, responsáveis por nossas ações. Por isso nos deu a vida eterna, e com ela suas leis:
  • Lei de Amor;
  • Lei do Perdão;
  • Lei da Caridade;
  • Lei da Causa e efeito.
Essa última particularmente acredito ser a primeira de todas, pois, se a soubermos usar, as demais serão consequência, é a lei a que todos deveríamos obedecer e nunca infringir. Com essa lei, todos seríamos responsáveis por nossas ações. Como diz aquele ditado: "não faça aos outros o que não quer para si mesmo". 

Se existe um agressor, é porque também um dia foi agredido. Pra tudo o que praticamos de bem ou de mal, existe sempre um retorno. Por isso, no espiritismo, aprendemos a ter cuidado com as nossas ações, pois seremos sempre responsáveis por elas. Essa lei também chama-se livre-arbítrio.


Roberta Carrilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário