terça-feira, 26 de outubro de 2010

RELACIONAMENTO AMOROSO BIPOLAR - Will Brasil (BIPOLAR BRASIL)


Foto by MiuMiu



JUST LOVE YOU ... ONLY YOU 
(simplesmente te amo ... só você!) 



SEU AMADO, SUA AMADA...

Quando um bipolar recebe o diagnóstico de transtorno bipolar do humor pode apostar que não é nada agradável (mesmo que para alguns isso represente certo alívio de finalmente saber do que se trata certos padrões de comportamentos que antes não sabia se tratar...). Para quem está num relacionamento com este "recém" bipolar diagnosticado pode parecer também algo "estranho" e dar um certo medo, afinal, meu parceiro (a), tem agora uma doença mental decretada certo?

É! É isso mesmo! A partir de agora seu amado (a), tem uma doença decretada para a vida inteira. Muito embora tal doença tem tratamento e quando realizado, oferece certos benefícios que trazem relativa qualidade de vida para o casal.

Bem, com o diagnóstico na mão...

Com certeza você não bipolar certamente vai conversar com seu parceiro bipolar sobre o "recém" diagnóstico, certo? E nessa conversa, temos de ter alguns CUIDADOS. Alguns cuidados com coisas que podem ser cruciais para um "ponto de partida" razoavelmente bom para ambos, principalmente para o bipolar que já neste ponto, está com a cabeça com mil dúvidas etc.

Algumas coisas que uma pessoa NÃO BIPOLAR deveria evitar de dizer ao BIPOLAR...

1. Você está louco! "ou" Você está louco? (Não faça julgamentos e nem questionamentos com rótulos neste momento. Agora é hora de buscar conhecer mais sobre a doença, e buscar descobri quais são as maneiras de tratar dela de um maneira objetiva e eficaz).

2. Ah... você vai ver... isso você tira de letra! (Pode ser mesmo que se "tire de letra", e, que todo mundo "tem momentos" ruins na vida. Mas, isso pode soar para o bipolar como se "você" estivesse dando "pouca" notoriedade a "gravidade" da problemática que ele acabou de receber com o diagnóstico. Óbvio que eu entendo que você falaria isso com a melhor das intenções e com objetivo de "passar otimismo" etc... Mas neste momento talvez, compreender que a doença é de fato "grave", um fardo pesado, MAS, que juntos, vão buscar conhecer tudo que puderem sobre ela e vencerem, seja um caminho mais interessante e real.

3. Ih... Eu tenho amigos que são bipolares também, isso não é nada. (Isso é a pior coisa a se dizer. Principalmente, sem conhecer bem a doença. Isso porque ao passar dos meses você e seu amado (a) irão perceber que a doença não é tão simples assim, que demanda medicamentos, terapias, que crises ocorrem diversas vezes... que o desgaste emocional é tão grande que até mesmo o relacionamento continuar imune, é raridade!). 

4. Qual é o seu problema mesmo? "ou" Qual é o seu problema? (Isso soa com um pouco de descaso, ao invés de interesse... Para se mostrar interessado (a) com a doença, busque estudar o transtorno bipolar do humor em sites da internet (aqui no Bipolar Brasil tem um monte de artigos, por exemplo que você deveria ler e discutir com seu amado (a) e então servir de ponto de partida para questionamentos etc).

5. Eu não posso te ajudar, afinal a doença é sua. (Isso é o pior que um bipolar pode ouvir depois de receber um diagnóstico, ou até mesmo os bipolares mais antigos. É óbvio que você pode ajudar. E deveria se você se interessa pelo seu amado (a). É certo que a doença é do portador, mas é perfeitamente possível ajudar o paciente quando nos habilitamos "conhecendo" mais sobre a doença, e se possível participando do tratamento, seja indo a terapias de grupo, monitorando o tratamento, controlando as medicações, verificando sinais de crises etc etc. Você é inclusive muito importante para o bipolar.

Se interessar pelo relacionamento amoroso bipolar e escolher as palavras é muito importante!

E se eu fosse listar algumas coisas que você NÃO BIPOLAR poderia dizer ao BIPOLAR o que seria...

1. Isto é uma doença e definitivamente você não tem culpa disso (Você pode até utilizar uma analogia que eu gosto muito: diabéticos tipo 1 escolhem essa condição?) 

2. Eu estou aqui com você e vamos tratar dessa doença juntos! (Um bipolar que ouve isso multiplica por 100 as chances de sucesso no tratamento. Isso dá coragem para o bipolar saber que mesmo que as tarefas sejam difíceis - até porque são mesmo - ele está amparado no seu conforto e amor). 

3. Você e sua vida são importantes para mim. (Esse ponto é importante você reforçar sempre que possível. Não se esqueça que o bipolar é um sujeito que vive oscilações de humor, e como tal vivenciará momentos de depressão por vezes "severas", ouvir que ele (a) é importante para você, é fundamental num momento por exemplo de ideações suicidas etc. 

4. Você não está sozinho. (Igualmente ao argumento anterior). 

5. Eu não posso saber como você se sente, mas estou aqui para apoiá-lo. (Isso é importante, porque não precisamos saber o que o outro está sentindo, mas dispostos a estar por perto quando o outro precisa. E certamente isso vale para o bipolar também. O bipolar tem momento de estabilidade, e, deve sustentar o não bipolar nesse sentido também. Alias, em todos os pontos que estamos discutindo até aqui. 

6. Sua doença não define quem você é. Você ainda é você, com esperanças e sonhos que você pode alcançar! (Fale isso para o bipolar, pois ele (a) se esquece disso com muita facilidade, e eu acho o ponto mais importante de todo processo de tratamento. Não deixe que o bipolar deixe a "peteca" cair. Não é a doença que define quem o "bipolar" é! E lembre-se você que não é bipolar, por quem você se APAIXONOU. Sempre lembre-se disso! Você se apaixonou por alguém, e não por uma doença, compreende? 

Com isso encerro o artigo de hoje, na certeza de deixar algo para reflexão, nada mais que isso. Eu queria ter algum tempo "extra" para escrever mais sobre "relacionamentos" entre bipolares e não bipolares... Mas está difícil. Em tempo eu escrevo mais, combinado? Deixe nos comentários sugestões de temas, que eu escrevo, ok? 

Juntos, podemos muito mais! 
Will





O BIPOLAR BRASIL VOLTOU .... PARA TODAS PESSOAS QUE SÃO BIPOLARES OU NÃO E PRECISAM DE AJUDA


COMUNICADO IMPORTANTE!!!!



Amigos e amigas do blog quero comunicar com muita satisfação que o Will Brasil do BIPOLAR BRASIL voltou para a nossa alegria. Ele agora está em duas plataformas diferentes Facebook e Google + segue abaixo os links


Facebook BIPOLAR BRASIL

Google+ BIPOLAR BRASIL 

Hoje é um dia muito especial para todas as pessoas carentes de informações, aconchego, orientações, seja bipolar ou que lida com bipolares. Sim! O Will Brasil é o melhor amigo bipolar que se possa ter e graças a Deus ele resolveu voltar para todos nós com seus textos bacanas e instrutivos.


Abraços fraternos,
Roberta Carrilho


Nenhum comentário:

Postar um comentário