terça-feira, 17 de junho de 2014

VOCÊ OUVE ATRAVÉS DOS OUVIDOS OU ATRAVÉS DA MENTE? por Ricardo Prado



Para quem nunca pensou sobre este assunto vale perceber que ouvir é uma arte, mas não é uma arte que se aprende através de cursos. É uma arte que se aprende voltando-se para dentro de si mesmo. A verdadeira audição não está nos seus ouvidos. Está em sua mente ! Ouvir não é apenas fechar a boca e permitir que o outro fale mantendo-se em silêncio e assim que o outro termine de falar, começar a opinar e dar conselhos desvairados sobre o assunto de acordo com as suas próprias crenças e filosofias individuais. 

Aprender a ouvir é um grande desafio, pois todos temos filtros, dogmas, crenças, filosofias e verdades individuais que são como vespas em um ninho. Ao menor toque já se agitam e desejam desesperadamente sair pela boca em um enxame incontrolável de palavras cheias de ideais e verdades, ou então devoram incansavelmente as palavras vindas do outro não permitindo assim que elas ultrapassem os limites de seus ouvidos e adentrem sua mente. Saber ouvir é aprender primeiramente a acalmar o ego, abrir a mente, ampliar seus campos de visão e se libertar de filosofias e crenças enraizadas. Agindo assim você se torna capaz de ser um verdadeiro ouvinte e criar as condições para receber as palavras do outro de forma integral, sadia e construtiva, independente do que está ouvindo.

Agindo desta forma você recebe as palavras do outro de forma tranquila, pacífica e as digere calmamente. O que o outro busca ao lhe pedir ouvidos não é confrontar seus ideais e filosofias com as suas mas sim encontrar a liberdade, encontrar a porta aberta para que ele possa falar o que precisa e perceber que você realmente o está ouvindo e tentando entendê-lo sem filtros. Você aprende o que deve ou não filtrar e agregar à sua mente e sua vida mas jamais fecha-se às opiniões alheias.

Saber ouvir é muito mais do que permanecer em silêncio com a boca fechada enquanto o outro fala. Saber ouvir é aprender a esvaziar-se mentalmente de filosofias e preconceitos, abrindo a mente para receber as filosofias do outro sem que isto o incomode ou o abale. Realmente não é tão fácil assim como descrevo você pode pensar, e eu concordo, mas se você não começar a praticar sempre será algo difícil e você nunca conseguirá ouvir ninguém verdadeiramente. 

Aprender a ouvir é uma grande sabedoria, um grandioso crescimento humano. Apenas o silêncio da boca não é suficiente. É preciso que também haja o silêncio dentro de você. 

Ricardo Prado




Nenhum comentário:

Postar um comentário