sábado, 26 de abril de 2014

A EMOÇÃO SEM A RAZÃO É UM CARRO SEM FREIOS por Ricardo Prado



Quantas vezes, ao estar com as emoções à flor da pele, você acabou fazendo coisas, que ao retomar a razão, você pensou: Mas que m.... que eu fiz ? Bem, se isto acontece com você frequentemente, é um sinal de que sua emoção está descontrolada, pelo motivo de você ter mandado sua razão em uma viagem sem volta pra alguma ilha no meio do Pacífico. Há algo errado nos pesos desta balança.

A emoção é a base de tudo, desde o mais profundo desequilíbrio ao mais alto distanciamento. O ser humano é movido à base de emoção. Este é o combustível principal, usado para lhe "fisgar" e lhe "controlar" (ninguém fisga e controla ninguém pela cabeça já percebeu ?), e como todo combustível, ele deve ser administrado na dose certa. No motor humano o processo se realiza da mesma forma. É necessário obter um maior equilíbrio entre emoção e razão para que sua performance na vida, em todos os setores, seja mais eficaz.

Tudo hoje, desde a mídia, dos governos, de boa parte das religiões, do consumismo, até os relacionamentos humanos, tem como foco principal a emoção. É através da emoção que você fica chateado no trabalho e prejudica sua vida profissional, que você discute com seu companheiro ou companheira e deixa o casamento sempre por um fio, que você sai perdido no mundo pra fugir da casa dos Pais, que você vira um fanático religioso, que gera ibope à televisão, que nomeia um Presidente, e é através da emoção que você gasta 03 vezes mais o dinheiro que você não tem para comprar um sapato ou um celular novo.

A sua emoção não está aí, presente em sua vida para você ser um escravo dela, e fazer tudo cegamente, todas as vezes que ela sentir vontade de alguma coisa ou que algo tente descontrolá-la. Quanto mais você agir desta forma, mais infelicidade e fracasso você terá. Você não possui emoção para se tornar um carro desgovernado e sem freios. E é para isto que a sua razão existe. Para servir de freio para sua impulsividade e cegueira emocional.

Aceite de uma vez por todas que, muito ou pouco, você sempre vai perder alguma coisa na vida, se magoar, se chatear, se frustrar e se decepcionar, mas é o controle sobre suas emoções que vai diminuir ou aumentar o significado e a constância disto tudo. Não perca tempo tentando lutar contra o mundo achando que um dia vai se livrar disto. A sabedoria não está em fugir, mas sim em saber administrar tudo isto. E controlar sua emoção não é tornar-se frio, distante, chato e insensível, pois se assim for você estará apenas saindo de um extremo e indo para o outro. Controlar as emoções é entender que a cabeça não existe para enfeitar o pescoço. Ela existe para administrar da forma correta as suas emoções. Um é o complemento do outro, e sua cabeça é o dosador da história.

Aprenda a controlar suas emoções e administrá-las da forma correta em sua vida. Quem é constantemente controlado pelas emoções, se torna escravo delas, nunca está feliz e realizado e nunca estará no controle de sua própria vida. E a passará se denominando a todo instante como o coitadinho e a vítima. O culpado por você se sentir magoado, ferido, frustrado e decepcionado é você mesmo. Ninguém mais tem culpa sobre isto. Você se sente sempre desta forma porque nunca soube administrar suas emoções.

Aprenda a se conter, relevar, deixar pra lá, ,criar expectativas dentro da realidade, se valorizar, ser dono de sí, e principalmente, USAR A CABEÇA ! Sua razão deve ser o arquiteto, o supervisor, e sua emoção a força motriz, a força realizadora, que te guia com tranquilidade e segurança. Aprenda a colocar cada coisa no seu devido lugar, e a utilizar cada coisa da forma correta, sempre com EQUILÍBRIO. E o resultado será um maior controle sobre sua vida, vivendo-a de uma forma muito mais tranquila, mais sábia, inteligente, equilibrada, sabendo onde pisa e o que faz, e passando a ser um arquiteto que trabalha com amor, e não um louco apaixonado que tenta trabalhar como um arquiteto desleixado, que não se preocupa com as fundações das suas obras.

E por favor, não me venha com a velha frase: "Ah, mas controlar as minhas emoções é muito dificil !!!". Pois é, mas para comprar o sapato novo, abalar seu casamento, brigar com alguém por causa de religião e abandonar aquele compromisso por causa da novela das oito, foi fácil. NÃO FOI ? O trabalho que você teve para fazer tudo isto é o mesmo trabalho que você teria para não fazer ! A escolha é sempre sua, e por isto deve ser feita com inteligência, visando seus valores, e benefícios para o seu crescimento.

QUEM É CAPAZ DE DOMINAR SUAS EMOÇÕES É CAPAZ DE DOMINAR O MUNDO !

Pense nisto !!!
Ricardo Prado


Nenhum comentário:

Postar um comentário