sexta-feira, 8 de novembro de 2013

129 ANOS DO TESTE RORSCHACH ( teste psicológico ou teste de personalidade)


Muito importante para diagnosticar vários transtornos
 psicológicos, entre eles, a bipolaridade.
Merece minha homenagem.
Roberta Carrilho




Hermann Rorschach foi um psiquiatra suíço. Rorschach ficou conhecido pelo seu trabalho sobre o significado psicológico de interpretações dadas a manchas de tinta. Desenvolveu para isso uma técnica que tomou seu nome, o teste de Rorschach.

O teste de Rorschach é uma técnica de avaliação psicológica pictórica, comumente denominada de teste projetivo, ou mais recentemente de método de auto-expressão. Foi desenvolvido pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach. O teste consiste em dar respostas sobre com o que se parecem as dez pranchas com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo. O teste de Rorschach é amplamente utilizado em vários países.

A técnica de interpretação

Uma vez codificadas todas as respostas, elas são somadas e reduzidas a diferentes índices (por exemplo, a relação entre o número de respostas G e de respostas D, etc.) Cada um dos sistemas utiliza índices diferentes. Esses índices são reunidos em agrupamentos, que descrevem determinadas dimensões da personalidade.

1. Avaliação quantitativa da inteligência - ou seja, uma estimativa do grau de inteligência de alguém;

2. Avaliação qualitativa da inteligência - que tipo de inteligência é mais desenvolvido (talentos, modo de trabalho, fantasia)

3. Avaliação da afetividade - a estrutura e controle da vida emocional do indivíduo e sua capacidade de fazer contatos sociais;

4. Atitudes gerais como ambição, sentimentos de inferioridade ou superioridade, agressividade, tendência de sentir-se embaraçado, entre outros;

5. Humor - tristeza, alegria, apatia, ansiedade, entre outros;

6. Traços neuróticos, tipo e estrutura;

7. Indícios de um diagnóstico psiquiátrico, além de resultados de outros testes que talvez tenham sido realizados, da anamnese e indicação de outros testes complementares, que talvez sejam necessários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário