segunda-feira, 31 de maio de 2010

VALORIZE AS TAREFAS DOMÉSTICAS - Livro: Amar sem Mimar



Uma das reclamações frequentes que ouço de pais é que as crianças hoje não estão fazendo as tarefas domésticas da maneira como eles se lembram de fazer quando eram jovens. Essa constante fonte de frustração torna-os rabugentos, principalmente quando constatam que as crianças resistem a essas tarefas ou então as ignoram. Muitas vezes, nós, pais podemos nos fixar em questões de limpeza e tarefas domésticas, excluindo outros valores. No entanto, a maioria dos pais provavelmente concordará que não é um sinal saudável quando uma criança se torna obcecada por limpeza. Imagine como você reagiria se seu filho entrasse na cozinha e dissesse: "Ei, mãe, este lugar está cheio de panelas e pratos sujos. Deixe-me lavá-las imediatamente para você".

Crianças raramente compartilham de nossa paixão por camas perfeitamente arrumadas ou chãos que não estejam cobertos de brinquedos. Elas simplesmente parecem não se preocupar com a bagunça que fazem. Ao ordenarmos constantemente que "arrumem sua cama... recolham seus brinquedos... recolham o lixo...", a maioria das crianças tende a ser resistente e não-cooperadora.

Não estou dizendo que tarefas domésticas sejam menos importantes ou irrelevantes. O que defendo é dar às tarefas domésticas sua real importância.


FAÇA  A  CONEXÃO

Considerando que as crianças aprendem valores importantes fazendo coisas úteis, podendo conseguir o máximo a partir de seu genuíno desejo de se sentirem necessárias. Fazemos isso quando estabelecemos uma conexão entre as tarefas domésticas que executam e a real contribuição que essas tarefas trazem à vida da família. Mesmo crianças pequenas, de dois anos, podem ordenar coisas, pares de meias, colocar roupas no cesto, ajudar a recolher e a jogar papéis fora etc. Nessa idade, elas adoram "trabalhar" ao seu lado e ainda não perceberam que as tarefas domésticas podem ser tediosas. Crianças em idade pré-escolar podem ajudar a preparar uma comida simples, a arrumar a mesa, a recolher as folhas, a usar a pá de lixo ou a varrer. Crianças de escola primária podem ensinar os irmãos mais novos, além de aprenderem a usar a lavadora de louça ou de roupa.

As crianças rapidamente compreendem a diferença entre tarefas domésticas superficialmente impostas - "trabalho secundário" - e tarefas que são realmente significativas. Por exemplo: se você pedir a sua filha para comprar um litro de leite no caminho de volta da escola, porque você tem de trabalhar até mais tarde e não terá tempor de ir ao mercado, ela poderá ver facilmente que essa tarefa satifaz a uma real necessidade: o leite para o café da manhã do dia seguinte. Por outro lado, ela poderia achar que arrumar a cama ou dobrar as roupas antes de colocá-las nas gavetas é um trabalho secundário, que não alcança nenhum propósito significativo.

Certa mãe tentou fazer essa conexão com o filho em idade pré-escolar, que reclamava e sempre protelava quando era hora de arrumar os muitos brinquedos, quebra-cabeças e livros, espalhados por todo o chão:


Mãe: Ronnie, pode me dizer por que eu o chateio, sempre que peço para você arrumar o quarto de brinquedo?
Ronnie: Sim. Porque você gosta de me pertubar.
Mãe: Hummmm. Sua professora pede para você guardar seus brinquedos depois que termina de brincar?
Ronnie: Sim...
Mãe: Bem, eu imagino o que aconteceria se ninguém recolhesse os brinquedos na sua escola.
Ronnie(rindo): Eles ficariam empilhados até o teto! A gente nem conseguiria entrar lá!

Para reforçar a mensagem, quando as crianças são pequenas, você pode fazer conexões simples entre tarefas e benefícios. Você poderia dizer: "Por favor, coloque o suco na geladeira para que não estrague". Melhor ainda, pergunte a elas o que acham que aconteceria se uma tarefa fosse negligenciada: "O que você acha que aconteceria com o sorvete se nós esquecêssemos de colocá-lo no congelador?... Com as migalhas, se fossem deixadas na mesa de um dia para outro?... Com os pratos, se nós não os lavássemos?".

Mas não repita sua ordem. Peça uma vez, deixe as consequências claras, e então permita que seus filhos as experimentem. Se o suco ficar fora da geladeira durante a noite, você poderá dizer: "Eu sei que você adora tomar seu suco pela manhã, mas o suco estragou porque não foi colocado na geladeira ontem à noite".


NÃO SE ESQUEÇA DE DIZER "OBRIGADA"

Todos nós gostamos de ouvir que nossas ações tornam a vida das outras pessoas mais fácil ou mais feliz. As crianças não são diferentes. Quando arregaçam as mangas para o trabalho, deixe que saibam que você aprecia isso. Tente ser específico em seu elogio e não diga apenas: "Você é tão útil!", mas "Quando você me ajuda a lavar os pratos é muito mais rápido e temos mais tempo para ler juntos".

Sempre que possível, reforce em palavras que a tarefa realmente faz uma diferença significativa, permitindo que suas crianças vejam a própria casa como um lugar onde as pessoas realizam tarefas para ajudar uma às outras.



Nancy Samalin e Catherine Whitney

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