Uma das reclamações frequentes que ouço de pais é que as crianças hoje não estão fazendo as tarefas domésticas da maneira como eles se lembram de fazer quando eram jovens. Essa constante fonte de frustração torna-os rabugentos, principalmente quando constatam que as crianças resistem a essas tarefas ou então as ignoram. Muitas vezes, nós, pais podemos nos fixar em questões de limpeza e tarefas domésticas, excluindo outros valores. No entanto, a maioria dos pais provavelmente concordará que não é um sinal saudável quando uma criança se torna obcecada por limpeza. Imagine como você reagiria se seu filho entrasse na cozinha e dissesse: "Ei, mãe, este lugar está cheio de panelas e pratos sujos. Deixe-me lavá-las imediatamente para você".
Crianças raramente compartilham de nossa paixão por camas perfeitamente arrumadas ou chãos que não estejam cobertos de brinquedos. Elas simplesmente parecem não se preocupar com a bagunça que fazem. Ao ordenarmos constantemente que "arrumem sua cama... recolham seus brinquedos... recolham o lixo...", a maioria das crianças tende a ser resistente e não-cooperadora.
Não estou dizendo que tarefas domésticas sejam menos importantes ou irrelevantes. O que defendo é dar às tarefas domésticas sua real importância.
FAÇA A CONEXÃO
Considerando que as crianças aprendem valores importantes fazendo coisas úteis, podendo conseguir o máximo a partir de seu genuíno desejo de se sentirem necessárias. Fazemos isso quando estabelecemos uma conexão entre as tarefas domésticas que executam e a real contribuição que essas tarefas trazem à vida da família. Mesmo crianças pequenas, de dois anos, podem ordenar coisas, pares de meias, colocar roupas no cesto, ajudar a recolher e a jogar papéis fora etc. Nessa idade, elas adoram "trabalhar" ao seu lado e ainda não perceberam que as tarefas domésticas podem ser tediosas. Crianças em idade pré-escolar podem ajudar a preparar uma comida simples, a arrumar a mesa, a recolher as folhas, a usar a pá de lixo ou a varrer. Crianças de escola primária podem ensinar os irmãos mais novos, além de aprenderem a usar a lavadora de louça ou de roupa.
As crianças rapidamente compreendem a diferença entre tarefas domésticas superficialmente impostas - "trabalho secundário" - e tarefas que são realmente significativas. Por exemplo: se você pedir a sua filha para comprar um litro de leite no caminho de volta da escola, porque você tem de trabalhar até mais tarde e não terá tempor de ir ao mercado, ela poderá ver facilmente que essa tarefa satifaz a uma real necessidade: o leite para o café da manhã do dia seguinte. Por outro lado, ela poderia achar que arrumar a cama ou dobrar as roupas antes de colocá-las nas gavetas é um trabalho secundário, que não alcança nenhum propósito significativo.
Certa mãe tentou fazer essa conexão com o filho em idade pré-escolar, que reclamava e sempre protelava quando era hora de arrumar os muitos brinquedos, quebra-cabeças e livros, espalhados por todo o chão:
Mãe: Ronnie, pode me dizer por que eu o chateio, sempre que peço para você arrumar o quarto de brinquedo?Para reforçar a mensagem, quando as crianças são pequenas, você pode fazer conexões simples entre tarefas e benefícios. Você poderia dizer: "Por favor, coloque o suco na geladeira para que não estrague". Melhor ainda, pergunte a elas o que acham que aconteceria se uma tarefa fosse negligenciada: "O que você acha que aconteceria com o sorvete se nós esquecêssemos de colocá-lo no congelador?... Com as migalhas, se fossem deixadas na mesa de um dia para outro?... Com os pratos, se nós não os lavássemos?".
Ronnie: Sim. Porque você gosta de me pertubar.
Mãe: Hummmm. Sua professora pede para você guardar seus brinquedos depois que termina de brincar?
Ronnie: Sim...
Mãe: Bem, eu imagino o que aconteceria se ninguém recolhesse os brinquedos na sua escola.
Ronnie(rindo): Eles ficariam empilhados até o teto! A gente nem conseguiria entrar lá!
Mas não repita sua ordem. Peça uma vez, deixe as consequências claras, e então permita que seus filhos as experimentem. Se o suco ficar fora da geladeira durante a noite, você poderá dizer: "Eu sei que você adora tomar seu suco pela manhã, mas o suco estragou porque não foi colocado na geladeira ontem à noite".
NÃO SE ESQUEÇA DE DIZER "OBRIGADA"
Todos nós gostamos de ouvir que nossas ações tornam a vida das outras pessoas mais fácil ou mais feliz. As crianças não são diferentes. Quando arregaçam as mangas para o trabalho, deixe que saibam que você aprecia isso. Tente ser específico em seu elogio e não diga apenas: "Você é tão útil!", mas "Quando você me ajuda a lavar os pratos é muito mais rápido e temos mais tempo para ler juntos".
Sempre que possível, reforce em palavras que a tarefa realmente faz uma diferença significativa, permitindo que suas crianças vejam a própria casa como um lugar onde as pessoas realizam tarefas para ajudar uma às outras.
Nancy Samalin e Catherine Whitney
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