quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

MORTEN HARKET (a-ha)



Data de Nascimento: 14 de setembro de 1959 
Naturalidade: Kongsberg, Noruega 
Pais: Henny e Reidar Harket
Altura: 1,82 metros 
Olhos: azuis 
Cabelo: castanho claro 
Irmãos: três irmãos, uma irmã 
Instrumento: Voz 

- Educação: Ensino Fundamental - Heggendal, Ensino Médio - Ginásio Asker 
- Matéria Favorita na escola: Biologia (Botânica) 
- Emprego anterior: em um hospital psiquiátrico como um auxiliar de enfermagem 
- Banda anterior: Souldier Blue 
- Influências musicais: Jimi Hendrix, Uriah Heep, Soul, Rhythm e Blues 
- Escritor Favorito: Knut Hamsun 
- Filme favorito: "Paris, Texas" 
- Hobby: Cultivo de orquídeas 
- Principal virtude: honestidade 
- Ator Favorito: Christopher Lambert 
- Perfume: "Kouros" de Yves St.Laurent 
- Filhos: 
  1. Jakob Oscar Martinus Malmquist Harket (14 de maio de 1989), 
  2. Jonathan Henning Adler Malmquist Harket (30 de dezembro de 1990), 
  3. Anne Katharina Tomine Malmquist Harket ( 14 de abril de 1993), 
  4. Henny (6 de fevereiro de 2003), 
  5. Karmen Poppy Andersson Harket (16 de Setembro de 2008).
Curiosidades:
- O primeiro álbum de rock que Morten ouviu na vida foi de Uriah Heep, aos 16 anos.

- A voz de Morten atinge até 5 oitavas. 
- Morten tende a esquecer as letras no palco. 
- Morten começou a tocar piano aos 4 anos de idade – suas raízes estão firmemente estabelecidas na música clássica.

Sobre Morten:
Morten sobre si mesmo: "Eu me preocupo um pouco demais com muitas coisas, eu acho. Minha auto-disciplina é terrível quando se trata de trabalho. Eu sempre tenho grandes visões sobre música e outras coisas das quais eu posso ver seus entornos, mas que eu não posso contornar e nem fazer nada sobre isso. Acho que eu sou realmente um sonhador. " 

Paul sobre Morten: 
"Morten é totalmente diferente de mim. Quando chegamos a Londres juntos, ele queimou toda a minha roupa e tornou a vestir-me da cabeça aos pés. Eu não me importo muito sobre roupas, enquanto ele é sempre muito interessado nelas. Ele me deu auto-confiança, me encoraja a falar com as pessoas, para não ter medo e usar as habilidades que eu tenho. Morten é realmente o único na Noruega, que teve tanta ambição como eu. Acho que nós dois temos grandes egos. De certa forma, estamos cada um no nosso próprio pequeno mundo, enquanto Mags é mais pé-no-chão. Mags muitas vezes tem que mediar entre Morten e eu ... É bom que somos tão diferentes e ainda nos respeitamos mutuamente. A tensão entre nós é criativa. Ninguém canta como Morten. Ele tem o que é preciso e eu tenho muita fé nele. " 

Mags sobre Morten: 
"O que é legal no Morten é que ele é tão unido... Ele crê firmemente em tudo o que ele faz. Isso vai para a banda também, e isso reflete em nós. Ele tem a coragem de suas próprias convicções e não pode ser abalado. Ele é um perito em obter sempre a última palavra, estando certo ou não. Morten é muito leal e justo quando se trata de dar às pessoas uma oportunidade, deixando-lhes mostrar quem são e o que eles valem antes de julgá-los. " 

Morten Harket, nasceu em 14 de setembro de 1959 na cidade de Kongsberg. Ele era o número dois, em uma família de cinco crianças: quatro rapazes e uma moça. Seu pai, Reidar, é agora diretor médico em um hospital. Sua mãe, Henny, foi recentemente qualificada como professora de Economia Doméstica. 

Morten tem uma grande necessidade de segurança emocional, uma vez que a infância e a fase escolar não foram exatamente fáceis para ele. Ele raramente foi auto-confiante quando jovem, muitas vezes desaparecia, o que assustava sua pobre mãe e tirava seu juízo. Morten construiu um mundo de fantasia que poderia muitas vezes parece mais real para ele do que o mundo real. 

"Iniciar escola foi um desastre total para mim", Morten diz. "Sempre foi fácil para mim deixar que meus pensamentos vagueassem livremente, e eles raramente voltavam para terra. Eu não podia distinguir entre fantasia e realidade. Não importava para mim se uma história que disse era verdade ou algo que criei. " 

"Eu era constantemente espancado. Praticamente todo dia. A terceira, quarta e quinta séries foram as piores. Foi horrível. Por sorte eu tinha uma longa caminhada para casa da escola, então eu tinha tempo o suficiente para me acalmar um pouco antes de chegar de volta. Mas às vezes eu chegava em casa realmente mal, ainda com lágrimas correndo em minhas bochechas. " 

Em casa, Morten vivia num outro mundo, que tinha pouco ou nada a ver com a escola. Mas ele sentiu-se mais confortável no seu terceiro "mundo", sua imaginação. Ele poderia trazer isso para a sua vida, não só por histórias, mas também através de seus desenhos, nos quais ele havia se tornado muito proficiente. Em seus sonhos ele sempre foi forte e poderoso ... o líder. Um que ele se lembra, em especial, é onde ele está andando para a escola em um cavalo branco, seguido por sua professora (por quem ele estava de pernas para o ar, apaixonado), também em um cavalo branco. Duas panteras negras acompanhavam, puxando um aquário sobre rodas, com um tubarão dentro... No entanto, ele não consegue se lembrar como o sonho acabou! 

Mas na realidade: "Aqueles foram anos difíceis. Sempre foi um mistério para mim o como eu sobrevivi a tudo, do jeito que fiz. Aquilo podia ter me pirado, mas na verdade me tornou mais forte. Me deu uma total falta de respeito pelas panelinhas e pessoas guiadas, que não pensam por si. Penso que é saudável ir contra a corrente dominante da opinião pública ", Morten diz. 

O ensino fundamental foram os piores anos, e continuou no ensino médio também, de certa medida. Mas nesse momento, Morten aderiu à União Cristã. Na União, Morten fez novos amigos, amigos que não sabiam nada do seu passado e problemas - e foi-lhe dada uma nova oportunidade. Eles ouviram atentamente suas histórias e riram de maneira saudável dele e com ele. Quando veio a luz que ele era excepcionalmente bom no desenho, ele cresceu ainda mais na estimativa de seus novos amigos. Este incentivo positivo fez ele querer utilizar mais construtivamente sua habilidade, não somente como um meio de fuga interna. Morten gradualmente se tornou uma figura central dentro do seu círculo, uma espécie de líder, tendo como resultado a sua auto-confiança, que floresceu novamente. 

Morten teve uma experiência religiosa neste momento que era para ter um efeito profundo sobre o resto de sua vida. Os pais de Morten são membros ativos da igreja, e religião até então tinha sido algo com o qual que ele tinha crescido, e apenas se acostumado. Agora, ele era capaz de fazer a sua própria ideia sobre sua crença: 

"Você não pode se enganar quando se trata de questões como esta. É uma questão de honestidade. A certeza de que alguma coisa é maior do que a si próprio, que é o Amor, torna fácil a submissão. Sei que é bom para mim, aprender este tipo de obediência. Isso me dá uma sensação de segurança e de pertença", diz Morten. 

Após Heggedal (Ensino Fundamental) e Solvent (Ensino Secundário), Morten fez o seu caminho para Asker Gymnasium, uma escola secundária, que prepara os alunos para a universidade. Não havia nada de errado com a sua aptidão natural para a aprendizagem e as notas de Morten eram basicamente boas, mas a sua concentração era ruim e sua cabeça cheia de outras coisas. Então, ele ficou surpreso de certa forma quando recebeu o grau mais elevado no cristianismo. Ele tomou a repentina decisão de começar a estudar no Seminário Teológico. Além de seu real interesse na Bíblia, ele foi atraído pela imagem de "ministro". Ele não teria as vestes do clero, tinha cabelos realmente compridos ... mas depois, houve também o seu interesse em música ... 

O amor de Morten pela música começou aos três anos quando ele foi levado para ver uma banda local. Seu temperamento sensível foi imediatamente atraído para a música emocional, e ele começou chorar e rir, e entrou no espírito da música de tal forma, que o líder da banda reparou nele e ele levantou-o sobre seus ombros para conduzir da banda. O menino ficou maravilhado. 

O pai de Morten é talentoso musicalmente e teve dificuldades em escolher entre uma carreira como pianista clássico ou médico. Morten teve aulas de piano ainda menino, mas era uma disciplina muito rigorosa para ele. Ele praticava muito pouco e não aprendeu a ler música. Mas ele gostava de compor e improvisar sobre o instrumento para o seu próprio prazer. 

Morten ficou no total desconhecimento da música pop, até o verão antes de começar o Ginásio. Em seguida, Jimi Hendrix e Uriah Heep mudaram sua vida. 

"Na época, eu colecionava borboletas e orquídeas cultivadas. Eu era totalmente obcecado por isso. Então, eu consegui uma coleção completa dos LP’s de Uriah Heep, e havia apenas um grupo em todo o mundo para mim. Foi nesse momento que eu realmente comecei a aproveitar a minha música. Eu podia ouvir dentro de mim exatamente o que eu queria fazer e quando eu cantava, eu poderia continuar por horas sem saber onde eu estava. Era incrível. Tenho certeza que bate algum tipo de viagem química. Só a sensação de estar apaixonado ou tremendamente apaixonado pode ser tão forte como esta ". 

Mas um dia ele acordou e percebeu que ele não tinha nada para mostrar. Ele tinha sonhos e ambições. Mas resultados. ..? O período em que ele cantava na banda profissional Souldier Blue foi um avanço para Morten. Finalmente ele tinha conseguido canalizar sua criatividade. 

"Arild era o chefe em Souldier Blue, eu era apenas o vocalista. Mas eu aprendi muito sobre canto e sobre estar em uma banda e em Fevereiro de 1982, após apenas dois meses de ensaio, eu estava no palco cantando na frente de uma platéia. Não me lembro de nada sobre o desempenho, exceto que eu estava com muito medo. Alguns segundos, minutos ou horas passadas, e então um cara chegou e colocou £60 no meu bolso. Eu realmente ganhei dinheiro cantando!" 

Aparentemente parecia que tudo estava começando a se encaixar para Morten. Ele estudava teologia, tinha terminado o seu serviço militar, e teve uma saída para a sua capacidade criativa na forma de cantar e se apresentar com a Souldier Blue. Ele ainda vivia na casa de seus pais, mas estava considerando ter um pequeno apartamento em Oslo. Morten parecia ter se estabilizado, mas uma aposta que ele fez com um de seus colegas estudantes traiu sua inquietação. Ele sabia que um dia ele iria se tornar um rock star. E então, Mags o ligou e perguntou se ele gostaria de entrar em uma nova banda ...

Hoje é uma das maiores vozes dos últimos tempos e fez e faz grande sucesso com o A-Ha. Foi eleita a melhor voz do ano de 1986.

Está na ativa de volta com o A-Ha, que continua fazendo grande sucesso no mundo. Para se ter uma ideia do sucesso com a volta do trio norueguês, o disco que marcou a volta deles (Minor Earth Major Sky) vendeu 500 mil cópias em apenas dois dias, e continuam lançando discos e fazendo muito sucesso. Ao longo dos vinte anos de carreira venderam mais de 80 milhões de discos no mundo todo.

Atualmente está divorciado, mas quando começou sua carreira namorava a linda loira Bunty Bailei, aquela que aparece nos clipes de Take On Me e de The Sun Always Shines On TV, mas não durou muito, logo conheceu Camila Malmquist, uma atriz sueca, com quem se casou e teve três filhos: (Johnathan (1989), Jakob (1990) e Anna Katherine Tomine (1993). Após separarem-se por um tempo os dois reataram mas, entre 1998 e 1999, anunciaram definitivamente o fim do casamento que durou mais de dez anos.

Uma ex-namorada de Harket (Anne Mette) deu à luz a primeira criança dela, uma menina, chamada Henny, em 2003. Atualmente Harket está namorando sua assistente pessoal, Inez Anderson. Morten retomou a carreira solo depois que o A-Ha resolveu fazer uma pequena pausa, e já lançou seu novo single chamado Movies, o CD foi lançado em fevereiro de 2008: Letter From Egypt. Em dezembro de 2007 Morten lançou mais um single chamado Letter From Egypt em sua apresentação no prêmio Nobel. Em abril de 2008 Morten lançou mais single chamado Darkspace. Também em 2008, nasce sua 5ª filha (da sua assistente Inez Andersson), chamada Carmem Poppy.


Meu ídolo de sempre ... (Roberta Carrilho)