O a-ha é uma banda norueguesa, nascida em 1982 e formada pelo vocalista Morten Harket, o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy e o tecladista Magne Furuholmen. Após sua criação, o grupo saiu da Noruega e partiu para Londres em busca de uma carreira na música mundial.
Origem do Nome:
A origem do nome a-ha surgiu após Mags ter lido este termo num caderno de anotações de músicas e outras composições de Paul. O "a-ha" vem da exclamação "aha!!", no sentido de surpresa ou algo novo; Mags sugeriu este nome para a banda, e Paul gostou da idéia, a medida que eles queriam um nome de fácil memorização e que mais se aproximasse do som da língua norueguesa. Depois de pesquisarem dicionários em várias línguas, o grupo descobriu que 'a-ha' era uma forma internacional de expressar reconhecimento, com conotações positivas. Era uma palavra fácil e pouco utilizada.
História da banda:
"Take on Me" foi a primeira canção que Morten Harket ouviu Magne Furuholmen e Paul Waaktaar-Savoy tocarem, e nessa época ainda chamava-se "Lesson One". Após várias regravações e dois lançamentos fracassados, "Take on Me" tornou-se um hit mundial em 1985. O primeiro lançamento da canção em 1984 vendeu somente 300 cópias, mas após ter sido retrabalhada com o produtor Alan Tarney um ano depois, a canção vendeu 1,5 milhões de cópias no mundo todo em apenas um mês. Eventualmente estima-se que o single "Take on Me" vendeu entre 6 e 7 milhões de cópias no mundo afora; chegou a ser número um na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos e segunda colocada na parada musical da Grã-Bretanha.[1] As vendas da canção nos Estados Unidos foram ajudadas pelo videoclipe exibido na MTV que imitou as cenas climáticas do filme, Altered States, de Ken Russell. Foi utilizada no vídeo uma combinação de esboço de animação conhecida como "rotoscopia" (na qual o vídeo é primeiramente filmado e depois, cada quadro é desenhado a mão para dar o efeito de desenho animado).[2] Em 1986, o videoclipe venceu em seis categorias no MTV Video Music Awards. Também em 1986, foi indicado para o American Music Awards como Melhor Vídeo do Ano.
O single seguinte a "Take on Me" foi "The Sun Always Shines on TV". Nos Estados Unidos, a canção alcançou a 20ª posição na Billboard Hot 100. Além disso, o videoclipe feito para a canção venceu em duas categorias no MTV Video Music Awards de 1986.
O sucesso do a-ha nos Estados Unidos culminou com a indicação da banda para o Grammy de 1986 na categoria Revelação, que acabou sendo vencido pela cantora Sade.
" The Sun Always Shines on TV" foi o último single da banda a figurar no Top 40 da revista da Billboard, e a partir deste dia a banda é frequentemente lembrada nos Estados Unidos entre o público geral devido o sucesso singular de "Take on Me". Do mesmo modo, a banda é freqüentemente (e incorretamente) considerada como uma "banda de uma canção só". Na Grã-Bretanha (e no resto do mundo), entretanto, a história foi bem diferente: "The Sun Always Shines on TV" fez um sucesso muito maior entre os fãs britânicos do que "Take on Me", atingindo a primeira colocação nas paradas de sucesso.
O primeiro álbum Hunting High and Low, de 1985, contém "Take on Me" e "The Sun Always Shines on TV", e foi um sucesso de vendas mundial. Nos Estados Unidos, vendeu mais de 1 milhão de cópias e ganhou o Disco de Platina certificado pela RIAA. Até 2005, Hunting High and Low vendeu cerca de 8 milhões de cópias no mundo afora.
Primeira fase (1986-1994)
O segundo álbum do a-ha se chama Scoundrel Days, lançado em 1986. Emplacou os hits: I've Been Losing You, Cry Wolf e Manhattan Skyline. Em 1987, eles gravaram a canção tema para o filme The Living Daylights, que contava mais uma das aventuras de James Bond. Em 1988, Stay on These Roads recebeu mais críticas do que os álbuns anteriores. Apesar de um declínio nas vendas nos anos seguintes, os A-ha continuaram a gravar mais álbuns, East of the Sun, West of the Moon, em 1990, e Memorial Beach, em 1993. East of the Sun, West of the Moon contém um cover de "Crying in the Rain", single de 1963 dos The Everly Brothers.
No final da década de 1980 e no começo da década seguinte, A-ha foi muito popular na América do Sul, especialmente no Brasil. No Rock in Rio II, que ocorreu em janeiro de 1991, na apresentação do dia 26 a banda chocou a imprensa internacional ao ter como público pagante cerca de 198.000 pessoas no Estádio do Maracanã - um recorde mundial de público pagante. George Michael, Prince e Guns N' Roses conseguiram cada um somente 60.000 pessoas. Desta mesma apresentação do Rock In Rio II, foi feito um clipe da música "Early Morning", também do álbum "East Of The Sun West Of The Moon". Este clipe fez parte de umas das faixas do DVD Headlines and Headlines - The Hits Of A-Ha.
Na necessidade de buscar outros ares de inspiração, e se afastar do assédio que nunca foi bem vindo por Mags, Morten e Paul, o A-ha separou-se em 1994 e seus membros começaram a se focar em atividades solo, mas se reuniram no mesmo ano para tocar nas Olimpíadas de Inverno em Lillehammer, Noruega. Esta apresentação incluiu a canção que eles compuseram para as Paraolimpíadas de Inverno, "Shapes That Go Together".
Carreiras solo
Paul Waaktaar-Savoy lançou seis álbuns Mary Is Coming (1996), Lackluster Me (1997), Mountains Of Time (1999), Reasons To Stay Indoors (2001), Savoy (2004) e Savoy Songbook Volume 1 (2007), com sua esposa Lauren Savoy na banda Savoy.
Morten Harket lançou até hoje 4 álbuns solo: Poetenes Evangelium em 1993, Wild Seed em 1995, Vogts Villa em 1996 e Letter From Egypt lançado em maio de 2008.Wild Seed vendeu aproximadamente 200.000 cópias na Noruega e 500.000 no geral. É o projeto solo de maior sucesso entre os membros do A-ha até o momento.
Magne Furuholmen construiu uma reputação como escultor, pintor, e compôs canções para filmes e para a televisão. Em 2004 ele lançou seu primeiro trabalho solo, Past Perfect Future Tense, acompanhado pelos membros da banda Coldplay, que são grandes fãs do a-ha.
Segunda fase (1998 até o presente)
Após uma muito bem-recebida apresentação no "The Sun Always Shines on TV" e uma nova canção, "Summer Moved On", no Nobel Peace Prize Concert em 1998, a banda voltou para o estúdio e gravou em 2000 o álbum Minor Earth Major Sky, o qual resultou em uma nova turnê, e um videocast da banda (com Briskeby) inaugurando o novo estádio Vallhall, em Oslo. "A-ha on the net" em 2001 direto de Valhall, em Oslo, Noruega, foi o terceiro concerto televisionado pela Web mais assistido, com cerca de 3,6 milhões de acessos, 500.000 deles com tempo médio de visita de 28 minutos. Somente os eventos televisionados pela Web de Madonna e Paul McCartney registraram mais acessos. As vendas deste álbum e do Lifelines, de 2002, mostraram que os fãs deles ainda estavam presentes, e que eles estavam abertos a atrair um novo público, especialmente na Europa Central e na Escandinávia, onde os álbuns venderam extremamente bem. Eles apareceram novamente no Nobel Peace Prize concert, em 2001. O videoclipe da banda para a canção " I Wish I Cared " foi o primeiro animado utilizando Flash e baseado na Web a ter sido feito.
Em 2001, a canção "Velvet" figurou na trilha sonora do filme One Night at McCool's. Quando o filme foi lançado em DVD, o videoclipe foi incluído como sendo um dos bônus especiais. Um álbum ao vivo (da turnê de 2002) com o título How Can I Sleep With Your Voice in My Head? foi lançado em março de 2003, precedido pelo single ao vivo de 1986 do clássico "The Sun Always Shines on TV". Em 2004, um livro intitulado The Swing Of Things foi publicado, também apresentando um CD com material demo.
Em 2004, a banda celebrou o seu vigésimo aniversário com o lançamento de uma nova coletânea de singles: The Singles: 1984-2004, trazendo a banda de volta ao Top 20 Britânico de Álbuns, no qual conquistaram a 13ª colocação. Durante sua carreira, a banda lançou oficialmente 32 singles, 13 deste tornaram-se Top 10 na Grã-Bretanha, e 14 singles foram primeiros colocados nas listas das rádios em todo o mundo. O novo álbum de singles inclui alguns dos pontos altos do A-ha nos últimos vinte anos.
Em 2 de julho de 2005, o A-ha apresentou-se no Live 8, em Berlim. Segundo a lenda musical e formador do Beach Boys, Brian Wilson, o A-ha fez uma apresentação em Berlin perante um público de aproximadamente 200.000 pessoas. Ele iniciaram o concerto com "Hunting High and Low," com a participação do público até o final. "Take on Me" deixou a multidão eufórica, entretanto, Morten Harket teve sérias dificuldades para escutar a si mesmo e pedir dois minutos de pausa, usados para comentar a causa do Live 8 e o "longo caminho rumo a justiça". Os dois minutos de pausa se tornaram sete minutos e a terceira canção, "Summer Moved On", tornou-se a última das quatro canções que deveriam ter sido tocadas. O tempo concedido ao A-ha tinha estourado e os organizadores disseram para eles deixarem o palco. Após a apresentação, Magne Furuholmen disse que eles tiveram certamente algumas dificuldades técnicas. "Isso é normal em um festival deste tamanho. No final, o público queria mais quando saímos do palco, logo, esperamos esperançosamente ter feito a nossa parte para o sucesso total do evento", comentou.
Em 12 de setembro, o a-ha voltou ao Estados Unidos (no Irving Plaza, na cidade de Nova Iorque) para o primeiro concerto da banda em solo norte-americano desde 1986. Uma pequena improvisação de "Take on Me" ocorreu em 11 de setembro na Times Square. Em 27 de agosto de 2005 a banda fez uma apresentação para 120.000 pessoas em Frognerparken em Oslo, a maior já realizada na Noruega.
Em 4 de novembro de 2005, lançaram seu novo álbum de estúdio, Analogue. "Celice", o primeiro single, foi lançado em 4 de Outubro em todo o território europeu. Mais tarde no mesmo mês, seguiu-se uma turnê, com apresentação em Bruxelas, França, Alemanha e Inglaterra. Quando o primeiro lançamento da canção "Analogue" seguiu-se na Inglaterra, em Janeiro de 2006, dando ao A-ha o seu primeiro Top Ten Inglês desde 1988. Mais datas foram adicionadas a turnê, incluindo uma aparesentação no London's Shepherd's Bush em 2 de Fevereiro de 2006, um especial para a televisão na África e um festival no Chile. O terceiro single na Europa (segundo na Inglaterra) foi "Cosy Prisons".
Em 2006 a banda regravou um cover de John Lennon, "#9 Dream", para a Anistia Internacional. Em 30 de Outubro receberam em Londres o prestigioso Q Inspiration Award, por sua longa contribuição para a música e por inspirar muitos dos seus jovens colegas nos negócios.
Durante o mês de agosto de 2007 a banda sugeriu uma provável mudança de direção, uma terceira fase, e que poderiam dar uma pausa de três anos, voltando apenas em 2010. Contudo, alguns shows ainda foram realizados com a inclusão de #9 Dream no Setlist. E felizmente houve uma mudança de planos, com novos shows em 2008 e os planos de gravação de um novo álbum, tendo inclusive lançado algumas músicas inéditas em apresentações recente.
Em 2009, o A-ha se apresentou no Brasil e no Chile em fins de março. No Brasil, os show em São Paulo e No Rio de Janeiro tiveram casa lotada. Os shows trouxeram muito do repertório dos anos 80, mas também conta com novidades e o A-ha surpreende o público apresentando algumas músicas que seriam lançadas no seu próximo álbum apenas em meados do ano.
Ainda em 2009, o A-ha lança Foot of the Mountain, seu mais novo álbum.
(Scoundrel Days é o meu favorito)
Compilações:
On Tour In Brazil (1989) (lançado apenas no Brasil; apesar do título, não é um disco ao vivo)
Best in Brazil (1991) (lançado apenas no Brasil)
a-ha en Argentina (1991) (lançado apenas na Argentina)
The Selections '85-'93 (1993) (lançado apenas no Japão como CD promocional)
a-ha Single Remixes (8 de novembro de 2000) (compilação lançada apenas no Japão)
The Definitive Singles Collection 1984–2004 (5 de abril de 2005)
a-ha Trilogy: Three Classic Albums (5 de dezembro de 2005)
Álbuns ao Vivo:
The Living Daylights (29 de junho de 1987)
a-ha Live at Vallhall – Homecoming Grimstad Benefit Concert (2001)
How Can I Sleep With Your Voice In My Head (25 de março de 2003)
DVD's:
A-ha - The Videos (2003) - DVD - lançado apenas na Espanha
Music Videos:
Take On Me (Original Version) (1985)
Take On Me (1985)
The Sun Always Shines On T.V. (1985)
Train Of Thought (1986)
Hunting High And Low (1986)
I've Been Losing You (1986)
Cry Wolf (1986)
Manhattan Skyline (1987) ... adoro a letra desta
The Living Daylights (1987)
Stay On These Roads (1988)
The Blood That Moves The Body (1988)
Touchy! (1988)
You Are The One (1988)
Crying In The Rain (1990)
I Call Your Name (1990)
Early Morning (1991)
I've Been Losing You (live) (1991)
Sycamore Leaves (live) (1991)
There's Never A Forever Thing (1991)
Move To Memphis (1991)
Dark Is The Night (1993)
Angel (1993)
Shapes That Go Together (1994)
Summer Moved On (2000)
Minor Earth | Major Sky (2000)
Velvet (2000)
I Wish I Cared (2000)
Forever Not Yours (2002)
Lifelines (2002)
Did Anyone Approach You? (2002)
The Sun Always Shines On T.V. (Live) (2003)
Celice (2005)
Analogue (All I Want) (2005)
Livros:
Trabalhos Solo:
Morten Harket
Magne Furuholmer:
Paul Waaktaar-Savoy:
By site: http://ahaskyline.com/index.php
O a-ha fez história na minha vida, tenho muitas lembranças felizes, como por exemplo meu primeiro amor, meu primeiro namorado HK (1988), curtimos muito a banda e eu era apaixonada por eles e ainda continuo amando a-ha, bons tempos aqueles !!!
Quando aconteceu o show no Rock in Rio em 26/01/1991 eu assisti pela televisão e fiquei pensando aonde estaria aquele"ex" que tinha feito uma promessa para mim, que se algum dia o 'a-ha' viesse ao Brasil ele me levaria ... Um ano e pouco depois teve a oportunidade de cumprir a promessa... mas infelizmente ele foi e não me levou.
Tudo bem, estávamos terminados, mas mesmo assim eu iria com ele. Este show estava acima das convenções de "estar' ou "não estar namorando", eu não importaria só queria ter ido, mesmo porque sozinha meus pais nunca deixariam eu ir. Faltou coragem para cumprir sua promessa, o medo da rejeição imobilizou suas forças íntimas. Eu compreendo, apesar de sermos diferente, porque não permitiria que esse sentimento (medo) impedisse cumprir uma promessa, ainda mais porque era só um show e não um pedido de casamento.
Tem um ditado que diz: "Não prometa o que você não possa cumprir"
... sempre fui uma pessoa com coragem, e quando eu sinceramente quero alguma coisa, não meço esforços em conseguir realizar. Minha alegria e felicidade estão muiiito acima das opiniões de quem quer que seja. Enfim, cada um é um, mas hoje aprendi que temos que respeitar as diferenças. É a graça da vida, se fossêmos todos iguais seria uma tortura viver.
Voltando ao assunto, em 1991 não fui mas se realmente confirmar o show em BH no dia 14/03/10 no Chevrolet Hall, eu irei realizar o meu sonho de muitos anos ... só em imaginar assistir meus ídolos da adolescência, fico em êxtase. Será um marco especial que guardarei no coração com muita alegria até o meu envelhecer. (Roberta Carrilho)
Eu fui no show em BH e foi THE BEST! Foi eu, Gorete Batista e meu amigo querido Joãozinho Corrêa.
ResponderExcluirCurti pra caramba, cantei, dancei e beijei muiiiiiiiiiito o Leo (BA).
Foi incrível!
'A-ha' Forever
Roberta Carrilho
... Ah! ou A-ha (risos) ia me esquecendo... Só para registro. Eu reencontrei aquele antigo namorado (Haroldo Kennedy) de 1988 na Agência Status em BH (perto do Chevrolet Hall)o mesmo ex namorado que tinha feito a promessa de me levar ao show do a-ha (1991 no Rio).
ResponderExcluirPor incrível que pareça a vida nos colocou frente a frente momentos antes de começar o show em BH. Mistérios!
Porém ele fingiu não me conhecer e saiu imediatamente quando me viu acompanhada de amigos.
Fazer o quê? Nada! Ele perdeu a oportunidade de quitar sua promessa (risos) e curti o a-ha comigo.
Parece que ele continua sendo um tuiuú (bobo) Fala sério... Roberta Carrilho