quinta-feira, 22 de maio de 2014

ENTREVISTA COM ROBERTA CARRILHO por Carol Damaso do blog Envolvida


quinta-feira, 22 de maio de 2014


Entrevista com Roberta Carrilho!


Roberta Carrilho, 41 anos, natural de Divinópolis, atualmente residente em Itaúna-MG.

Ela é bacharel em Direito pela FADOM e vestibulanda de Arquitetura na Universidade de Itaúna. Profissionalmente era Oficial Judiciária da Comarca (aguardando posse) e devido a necessidade em mudar de cidade (Itaúna) não pegou as designações este ano de 2014, tudo para ser cuidadora de seus pais que são idosos e precisam de cuidados especiais, o que demostra todo seu lado solidário. Tem duas filhas Maria Tereza e Maria Eduarda, 20 e 12 anos respectivamente.
Segundo ela, é Kardecista convicta, porém confessa que está gostando dos novos rumos do Catolicismo com o Papa Francisco.

Relata em nossa entrevista que sempre teve um “cabelão”, mas que sempre olhou pelos outros e num gesto de pura solidariedade, se desfez desse cabelão para “proporcionar alegrias aos outros e mostrar que a vida vale pena”! Roberta doou seus cabelos para a Campanha de doação de cabelos do Salão Solidário da ACCCOM- Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas!

Parabéns pela solidariedade Roberta!
Confira sua entrevista!



ENVOLVIDA: O que incentivou a fazer esse gesto?

Roberta: Em primeiro lugar foi pelos meus sentimentos fraternos com os irmãos que estão passando por esta batalha contra o câncer. Ou seja, proporcionar alegria! Fazer a pessoa dá aquele sorrisão diante do espelho se sentindo bonita. Mostrar a ela que vale a pena viver, lutar e vencer esta doença porque muitas pessoas importam e a amam. Sou uma pessoa sensível aos sofrimentos do próximo. Tenho muita empatia e sempre me coloco no lugar deles. E em segundo lugar quis me proporcionar esta experiência mágica em ajudar e ser exemplo para que outras pessoas sejam tocadas e façam o mesmo.

ENVOLVIDA: Antes de pensar na doação o que significava para você seus cabelos longos?

Roberta: Meus cabelos são uma parte significativa da minha pessoa. Sempre tive cabelos longos, fartos, lindos e naturais. Eu gostava ou gosto deles assim longos para minha satisfação pessoal! Não sei dizer ainda, pois é tudo muito recente e novo para mim se gosto ou se gostava - risos. Eles só me deram alegria e prazer. Sou uma mulher abençoada pela genética em ter cabelos fortes, pesados, fartos, lisos e sadios e com isto eu pude curti-los em todo o seu esplendor. Respondendo a sua pergunta eles são importantes para mim como toda mulher e eu não sou exceção.

ENVOLVIDA: O que mudou na sua vida com esse gesto? Você perdeu sua feminilidade?

Roberta: Mudou muitas coisas! Eu senti uma energia divina em poder doá-los para as pessoas doentes. A alegria em proporcionar esta felicidade às pessoas que estão provisoriamente sem cabelos devido ao tratamento de combate contra o câncer não têm palavras em descrever tal sentimento. Eu é quem tenho que agradecer a Deus por esta oportunidade. Tenho cabelos sadios para dividir para todos(as) nós. Não me arrependi em nenhum segundo, mesmo com todas as pessoas que convivem próximo dizerem que eu estava sendo no mínimo corajosa ou doida. Sempre argumentei que eu estava fazendo o que meu coração queria. E mais, dizia que esperava com este ato servisse de exemplo e iniciativa para que elas e outras pessoas fizessem o mesmo. É uma boa loucura - risos! Acredito que "Fora da caridade e da fraternidade não há salvação". Como dizia o Mestre Jesus: "Este é o meu mandamento: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMO. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai". João 15:12-15. Quanto a minha feminidade não alterou em nada, pelo contrário reforçou ainda mais a minha certeza que já sentia. Eu sou feminina com cabelos longos ou curtos, não importa, pois, está dentro de mim e não fora.

ENVOLVIDA: Como você acredita que esse gesto pode mudar a vida de uma mulher que perdeu seus cabelos com a quimioterapia?

Roberta: Eu acredito que minha doação (50cm e mais ou menos 500gramas) possam auxiliar não só as mulheres, mas também as crianças em sua auto-imagem. Os cabelos são a moldura do rosto e isto é muito importante principalmente para as mulheres em geral. Todas sem exceção sentem a necessidade de apresentarem a si mesmas e também a sociedade que estão sadias, bonitas, atraentes e inteiras. É interessante pensar racionalmente sobre esse tema porque é meramente um acessório, um cabelo! Seria simples assim. Mas na realidade não é bem assim em se falando de mulheres ou até mesmo crianças. Ter uma cabeleira farta, saudável e bonita faz parte da nossa cultura por representarem muito mais que uma mera vaidade, eles representam um conceito de saúde e beleza. Então não tenho dúvidas que para elas é importante ter cabelos para ajudar em sua auto-estima e consequentemente no tratamento. Quando sentimos bem conosco mesmo fica mais fácil lutar contra as adversidades da vida.

ENVOLVIDA: Qual a mensagem que você deixa para as mulheres que receberão seus cabelos e também para mulheres que querem ter essa atitude?

Roberta: Para as mulheres, crianças e pessoas de todas as idades e gêneros possam receber meus cabelos (eu não sei quem os receberão) eu desejo do fundo do meu coração que eles possam sentir a mesma alegria que eu tenho com eles. Que meus cabelos sirvam para alegrar os dias de sol e também os dias de chuva nesta caminhada. Que eles possam sentir que por trás deles (meus cabelos) existe uma mulher que se solidariza, tem amor e que torce pela plena recuperação de todos. Quero que não percam a esperança e a principalmente fé em Deus e em si mesmo que amanhã é outro dia, outra oportunidade de viver, lutar, persistir, ser feliz apesar de...

E respondendo a segunda parte da pergunta. Mulheres doem seus cabelos. Olhem para mim e veja a minha felicidade com este ato de amor. Quero que meu exemplo toque os seus corações com esse amor incondicional aos irmãos que estão precisando. Deixem seu coração falar mais alto. Deixem Deus usá-las como instrumentos para auxiliar essas pessoas que necessitam deste gesto. Doem!!! Tenham amor no peito e deixem de lado a vaidade; vocês sentirão uma alegria e uma leveza na alma que não há como descrever aqui em palavras de tão sublime e divino que é. Ajudar o próximo não é um favor pelo contrário é uma oportunidade para si mesma em fazer o bem sem olhar a quem. Praticar as palavras de Cristo. Ser cristã na prática. É isto que tenho para dizer para todas elas.

E para finalizar peço licença para transcrever uma frase do amigo e mentor Chico Xavier um ser iluminado e exemplo para todos nós: "A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condição do esperado Reino de Deus". Assim Seja! Muito Obrigada Carol Damaso pela oportunidade em dividir meus sentimentos com você e todos(as) seus leitores(ras).

Roberta Carrilho 


Nossos agradecimentos a Roberta, que gentilmente se propôs a nos dar a entrevista, recheada de palavras que encantam e emocionam! E mais uma vez parabéns pelo gesto solidário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário