domingo, 27 de janeiro de 2013

MORTES COLETIVAS SEGUNDO O ESPIRITISMO



Essas ocorrências, chamadas catastróficas, que ocorrem em grupos de pessoas, em família inteira, em toda uma cidade ou até em uma nação, não são determinismo de Deus, por ter infringido Suas Leis, o que tornaria assim, em fatalismo. Não. Na realidade são determinismos assumidos na espiritualidade, pelos próprios Espíritos, antes de reencarnar, com o propósito de resgatar velhos débitos e conquistar uma maior ascensão espiritual. O Espírito André Luiz, no livro Ação e Reação, afirma esses fatos: “nós mesmos é que criamos o carma e este gera o determinismo”.

São ações praticadas no pretérito longínquo, muito graves, e por várias encarnações vamos adiando a expiação necessária e imprescindível para retirada dessa carga do Espírito, com o fim de galgar vôos mais altos. Assim, chega o momento para muitos, por não haver mais condições de protelar tal decisão, e terão que colocar a termo a etapa final da redenção pretendida perante as Leis Divinas. Dessa complexidade de fatos é que geram as chamadas “mortes coletivas”.

Os Espíritos Superiores possuem todo conhecimento prévio desses fatos supervenientes, tendo em vista as próprias determinações assumidas pelos Espíritos emaranhados na teia de suas construções infelizes, aí, providenciam equipes de socorros altamente treinadas para a assistência a esses Espíritos que darão entrada no plano espiritual. Mesmo que o desencarne coletivo ocorra identicamente para todos, a situação dos traumas e do despertar dependerá, individualmente, da evolução de cada um. Estes fatos, mais uma vez André Luiz confirma: “se os desastres são os mesmos para todos, a “morte” é diferente para cada um”.


☆ ¸.•´¯`•.¸☆..•.✿.☆

Nada nesta existência é sem a permissão de Deus!

Nada acontece ao acaso!

Deus não joga dados! 
Pois, Ele é misericordioso e justo


Oremos pelos mortos nesta tragédia no 
Rio Grande do Sul - Santa Maria.
E peçamos ao Pai força para os familiares 
que ficaram e precisaram suportar a perda.

Que esta tragédia sirva de lição e aviso para todos nós:
- Façamos o bem sem olhar a quem ;
- Fora da caridade não há salvação;
- Faça ao outro o que gostaria que o mesmo lhe fizesse.
Etc...

"Plantar é facultativo, mas colher é obrigatório'.

Leiam os comentários estão muito elucidativos!! Roberta Carrilho



P.S.: Estou indo para o meu grupo espírita de estudos e oração
No Centro Espírita Kardecista Joana D'arc - Divinópolis/MG
Todos os domingos das 17h30 às 18h30 horas.
Lá faremos uma prece para as almas que partiram para verdadeira pátria, a espiritual. 


7 comentários:

  1. Será que entendi direito?
    Quer dizer que estava tudo combinado: Todas aquelas 231 pessoas na boate já estavam programadas para morrer daquela forma. Então, logicamente, estava programado que o vocalista da banda provocaria o incêndio, a boate deveria ser totalmente forrade de material altamente inflamável, o dono da boate não providenciasse uma rota de fuga e os seguranças deveriam ter dificultado a saída das pessoas para que o número de mortos chegasse àquele número?
    Se for assim todos são inocentes, pois tudo seguiu a vontade de seres superiores.
    Se formos seguir esse raciocínio, o Ministério Público, os Bombeiros, a Polícia Civil, o Judiciário não tem nada que se meter no assunto.
    Isso para mim não faz o menor sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Washington Assis como vai? Seja bem-vindo ao meu blog!

      Todos os comentários são aceitos, desde que não sejam ofensivos.

      Eu respeito sua opinião e provavelmente devo concluir que confessamos religiões distintas. Creio eu que você deva ser evangélico, católico ou ateu. Mas isso não importa. Para mais esclarecimentos, quero dizer que eu sou espírita Kardecista, minha doutrina ou religião como queira é de uma fé racionalizada, para mim não existe "mistérios da fé", "acasos" ou "fatalismo".

      Nós, espíritas cremos que tudo tem um porquê! Ou melhor dizendo, tudo tem um para quê! NADA SE PERDE TUDO SE TRANSFORMA... NA BUSCA CONSTANTE DO AMOR UNIVERSAL.

      Não vou entrar em debate polêmico ou filosófico com você sobre ponto de vista doutrinário, religioso, mesmo porque não é meu objetivo e muito menos deste blog. Cada um tem seus próprios sentimentos. Você tem o seu ceticismo e eu tenho minhas verdades... (Sou sentimentos... é o nome deste blog que engloba todos sentimentos, inclusive a fé).

      Para responder seus vários questionamentos, a minha resposta é uma só: SIM! Tudo estava pré-programado para aquelas pessoas morrerem naquele dia, daquele jeito.

      Deus nunca erra! Ele não joga dados! Ele é sempre justo e misericordioso. SEMPRE!!!

      Aquelas pessoas estavam no lugar certo, na hora certa para concluir sua redenção. Tanto é que não morreram todas aquelas quase duas mil pessoas presentes na boate em Santa Maria, e, somente 10% a 12%, ou seja, mais ou menos 232 pessoas.

      Se eu comungasse com sua teoria fatalística teria que concordar que todas as outras pessoas (cerca de 89% a 90%) estariam condenados inevitavelmente a morte. Ninguém se salvaria. Mas, não foi assim! Portanto, morreram somente as que realmente estavam pre-destinadas naquela noite, naquele lugar e daquela forma. É o que eu penso e acredito.

      Quanto ao vocalista, material altamente inflamável, dono da boate, etc... eles foram meros instrumentos da Providencia Divina para cumprir o que já estava pré-determinado para cada uma daquela pessoas antes de encarnar. É uma prova da qual eles próprios (mortos) aceitaram antes de nascerem. São pessoas resgatando velhas dívidas de passados vividos fora da senda (lei) de Deus.

      NINGUÉM FICA IMPUNE A LEI DE DEUS (AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO - RESUMO DOS 10 MANDAMENTOS).

      Haverá sempre uma oportunidade de resgate dessas dívidas (morais). Somos seres eternos e consequentemente teremos várias oportunidades de saldar nossos débitos! Só mudamos a roupagem carnal, mas o espírito é o mesmo. Porém em estado constante de evolução moral, espiritual, intelectual... e quando temos oportunidade de quitar muitas das vezes não é por merecimento e sim pela misericórdia de Deus. Temos necessidade de expurgar nossos erros para alcançar voos mais alto.

      PLANTAR É FACULTATIVO (você escolhe as sementes - boas ou ruins), MAS COLHER É SEMPRE OBRIGATÓRIO - você colhe o que planta - lei da natureza e da vida e outras tantas citações que eu poderia escrever...

      Para finalizar, Washington, eu também sou uma operadora do Direito, aliás, eu sou Oficial Judiciária, formada desde 2002 em Direito e começando outra graduação no próximo ano - arquitetura. Enfim, DIREITO É MUITO DIFERENTE DE JUSTIÇA.

      Posso entender o que você quis dizer quando cita MP, judiciário, etc. Eu lhe digo com toda humildade do meu coração: A JUSTIÇA DOS HOMENS É FALHA, MAS A JUSTIÇA DE DEUS JAMAIS FALHA!

      Naquela época que Cristo foi julgado, condenado e sentenciado a morte por semear amor era para nós (homens) uma justiça justa. Somente após 2013 anos depois (nós)os mesmos seres humanos (mais evoluídos comparados aqueles tempos), vestidos em outras vestes carnais podemos ver que aquela ‘justiça’ pode ter sido qualquer coisa, menos justa.

      Tudo neste plano humano é relativo. Conforme a evolução de cada época ou de cada pessoa.

      Obrigada pelo comentário e pela oportunidade de expor um pouco mais o que penso e sinto sobre esse assunto.

      Abraços,

      Excluir
  2. Olá Roberta,
    Legal que tenha respondido o meu comentário. Nossa só me espantou o leque que você abriu para enquadrar minha opinião: evangélico, católico ou ateu. rs.
    Das duas primeiras opções eu me excluo. Já quanto ao ateísmo, a coisa é um pouco mais complexa. Antes de mais nada, todos somos ateus em relação aos deuses que não o professado pela nossa religião. Incluo aqui os deuses existentes na cultura indiana, indígena, cristã, etc.
    Muitos dizem que apesar de serem várias religiões, deus é um só, mas na realidade não é bem assim. Cada religião tem uma característica e deus tem a sua personalidade segundo aquela doutrina. O deus Islâmico (Alá) é completamente diferente do deus Tupã. Impossível serem a mesma entidade.
    Isso se formos considerar apenas os deuses "vivos" cultuados na atualidade. Não podemos nos esquecer dos deuses "mortos" como os gregos, egípcios, romanos, incas.
    Esses deuses eram cultuados por seus povos com a mesma devoção que os cristãos, muçulmanos, hindus, judeus, etc. cultuam seus respectivos deuses.
    Acho até compreensível as pessoas acreditarem em deus, mas choca-me a fé absoluta que elas tem de que só existe um. E parece-me mais absurdo as pessoas terem certeza dos caprichos, desejos e vontades desse deus.
    O curioso é que a religião, deus, etc. que parecem ser um assunto com abrangência universal, na realidade é uma questão local. As religiões que tratam de assuntos do universo, estão restritas á influencia das culturas locais.
    Quer ver um exemplo: Por que você é kardecista e cristã? Muito provavelmente porque você seja brasileira. Se você tivesse nascido no Japão ou no Irã sua religião seria outra. A sua ideia de deus ou não deus seria outra. Vê como a questão é mais abrangente?
    Em vez de me denominar ateu, embora seja em relação aos deuses que até agora me foram apresentados pelas religiões, prefiro me definir como livre pensador.
    Minha visão do mundo não se pauta por dogmas, mas por uma análise do mundo que me cerca. Essa análise se apóia nas ciências, sem as quais viveríamos, até hoje, na idade da pedra. Também me baseio na filosofia. Tenho simpatia pelo Epicurismo.
    Segundo essa corrente da filosofia a realidade dos deuses está tão distante de nós que não nos cabe especular sobre seus premios e seus castigos. Vamos nos preocupar com a melhoria do nosso mundo palpável, sem pensar em prêmios ou castigos do além mundo.
    Sendo assim, não é minha preocupação e não cabe a mim especular sobre o que o que deus, deuses, querem, deixam de querer o se mesmo existem. O que me importa é a busca de uma existência feliz aqui na terra e que eu possa contribuir para a felicidade dos outros.
    Vejo que nossas visões de mundo, no que diz respeito a religião, são bastante distantes. E vejo que não é frutífero partir para um embate religioso, o que vejo que apenas poderia gerar um desgaste mútuo. Só estou escrevendo porque me senti impelido, a mostrar que há uma outra visão de mundo e aproveitei o espaço que você possibilitou na internet. Confesso que o texto do seu blog me instigou a escrever um texto com um certo tom sarcástico. Na realidade é uma extensão mais elaborada do meu comentário publicado acima. Esse texto seria publicado no facebook caso encontrasse algum conhecido fazendo proselitismo religioso dentro dos mesmos parâmetros que o seu. Entretanto, agora que meu ímpeto está mais sereno vejo que o que escrevi, possivelmente, ficará condenado ao anonimato.
    Apesar de termos diferentes concepções, temos uma grande semelhança. Também sou sentimentos.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Washington Assis foi um prazer ter esta oportunidade de conversar um pouco mais sobre a questão.

      Falar ou justificar questões religiosa ou dogmáticas é mesmo complicado e causa desgaste emocional desnecessário. O importante como você colocou bem é (...) " O que me importa é a busca de uma existência feliz aqui na terra e que eu possa contribuir para a felicidade dos outros".

      FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO! Emmanuel - psicografado pelo chico Xavier

      Obrigada pela oportunidade e desejo Sorte e Felicidade a você.

      Abraços fraternos,


      COMPLETANDO A TÍTULO DE CURIOSIDADE O QUE SEJA EPICURISMO: é um sistema filosófico, que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Já quando os desejos são exacerbados podem ser fonte de perturbações constantes, dificultando o encontro da felicidade que é manter a saúde do corpo e a serenidade do espírito.

      Epicurismo é um sistema da filosofia criado por um filósofo ateniense chamado Epicuro de Samos no século IV a.C. Existem vários fundamentos básicos do Epicurismo, porém, se distingue o desejo para encontrar a felicidade, buscar a saúde da alma, lembrando que o sentido da vida é o prazer, objetivo imediato de cada ação humana considerando sem sentido as angústias em relação à morte, e a preocupação com o destino.

      No Epicurismo o prazer deve ser sereno e calmo. Os seguidores do Epicurismo são chamados de epicuristas, e seu seguidor deve procurar evitar a dor e as perturbações, levar uma vida longe das multidões, porém não solitário, dos luxos excessivos, se colocando em harmonia com a natureza e desfrutando da paz. Outro valor defendido pelo Epicurismo e seus defensores é a amizade. A amizade traz uma grande felicidade para as pessoas já que a convivência ocasiona uma troca sempre saudável de pensamentos e opiniões enriquecendo as relações.

      Um Epicurista não busca a fama das celebridades, nem o poder, busca sim os prazeres dos sentidos conforme as prioridades de cada indivíduo, por exemplo, comidas especiais se o prazer de comer é indispensável, tirar um sono no horário da tarde pelo simples prazer de dormir, etc. Se os prazeres forem gozados junto dos amigos se tornará mais importante.

      Segundo Epicuro, o criador do Epicurismo, as pessoas não podem viver de forma agradável se não forem prudentes, gentis com os outros e justas em suas atitudes e pensamentos sem viver prazerosamente. As virtudes então devem ser praticadas como garantia dos prazeres.

      Excluir
  3. Dois breves comentários: 1º)" Porque é inevitável que venham escândalos, Mas ai do homem pelo qual vem o escândalo" – Mateus 18.7. Significando que como vivemos num mundo habitado por homens imperfeitos, sempre haverá aqueles que provocarão o mal, tornando inevitáveis os escândalos; embora tenha havido o resgate coletivo, aqueles que forem os responsáveis pela tragédia serão responsabilizados, mesmo porque não haveria necessidade de que ocorresse um erro humano para que se cumprisse o resgate coletivo , poderia ser, por ex., um evento da natureza. 2º) Aqueles que morreram são como mártires, o resgate não é um castigo divino ele só se completa quando estes que dele participaram geram benefícios, não é em vão, não se encerra em si mesmo, no caso, os que perderam a vida nesta tragédia nos trazem reflexões sobre a precariedade da vida e dos gozos terrestres e, principalmente, emitem um alerta geral no sentido do poder público, empresários e cidadãos agirem efetivamente para evitarem ocorrências futuras iguais a esta, salvando indiretamente inúmeras vítimas em potencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JV como vai?

      Obrigada pelos seus dois breves comentários!!!

      Sobre o 1º:

      Eu penso da seguinte forma, aqui vou pegar emprestada trechos da obra de Emmanuel do Livro: Caminho, Verdade e Vida, psicografia: Francisco Cândido Xavier.

      É o seguinte: É razoável que todos os homens procurem compreender a substância dos atos que praticam nas atividades diárias. Ainda que estejam obedecendo a certos regulamentos do mundo, que os compelem a determinadas atitudes, é imprescindível examinar a qualidade de sua contribuição pessoal no mecanismo das circunstâncias, porquanto é da Lei de Deus que toda semeadura se desenvolva. O bem semeia a vida, o mal semeia a morte. O primeiro é o movimento evolutivo na escala ascensional para a Divindade, o segundo é a estagnação. Muitos Espíritos, de corpo em corpo, permanecem na Terra com as mesmas recapitulações durante milênios. A semeadura prejudicial condicionou-os à chamada “morte no pecado”. Atravessam os dias, resgatando débitos escabrosos e caindo de novo pela renovação da sementeira indesejável. A existência deles constitui largo círculo vicioso, porque o mal os enraíza ao solo ardente e árido das paixões ingratas. Somente o bem pode conferir o galardão da liberdade suprema, representando a chave única suscetível de abrir as portas sagradas do infinito à alma ansiosa.Haja, pois , suficiente cuidado em nós, cada dia, porquanto o bem ou o mal, tendo sido semeados, crescerão junto de nós, de conformidade com as leis que regem a vida. Jesus disse: é necessário que haja o escândalo! Vimos que o escândalo nada mais é do que o tropeço, o erro, uma ação má. Se pensarmos que fomos criados simples e ignorantes e que o mal nada mais é que o fruto desta ignorância, ou seja, o mal é resultado direto de nossa imperfeição, compreenderemos que, com propriedade, Jesus colocou-nos apenas em nossa condição de seres em evolução, onde agir de forma desarmônica com as leis Divinas expressa, na verdade o livre arbítrio que nos foi dado para traçar o próprio caminho, sendo que, o ponto final, o destino, é o mesmo para todos: alcançar a perfeição.

      Naturalmente, se somos livres para escolher, nossas escolhas vão variar de acordo com a realidade evolutiva de cada um. Quando optamos pelo mal é porque aquele caminho nos parece o mais correto naquele momento. A visão curta da imperfeição nos leva a escolher a porta larga, pois, aparentemente é a certa. É a que nos oferece menos sacrifício à primeira instância. Criamos mecanismos de justificativa para aquela tomada de decisão, obviamente baseados naquilo que nos é conveniente, sempre nos dando razão.

      Pensamos assim: eu não tenho dinheiro... ele tem de sobra... vou roubar, ora! Quem não tem uma justificativa para seus erros? E elas fazem parte do quanto conseguimos enxergar do mundo, das relações humanas, de nós mesmos, etc. Quem disse que errar é humano foi muito feliz! Realmente. Errar é humano, faz parte de nossas escolhas, do uso do livre arbítrio. Permanecer no erro é burrice, diz o complemento da frase, dado por alguns. Permanecer no erro é estagnar no caminho, é mostrar-se ainda cego à verdade. É afirmar a própria ignorância.

      Jesus também deu um complemento à sua frase: Mas, ai daquele por quem venha o escândalo! Jesus, nosso querido amigo, nos veio ensinar e mostrar a possibilidade da prática. Tem em seu coração uma enorme compaixão por todos nós, fruto de seu imenso amor. Quando penso em Jesus proferindo estas palavras, não o vejo usando-se de um tom ameaçador, como muitos de nossos pais faziam ou fazem conosco. Quem de nós não treme quando ouve mentalmente um: mas aí de você!!!! Imediatamente nos vem a ideia de uma punição, de um sofrimento em retorno ao que se fez! Não vejo este tom em Jesus. Creio que este “ai” venha como um lamento, um entristecimento de sua parte por saber que ainda tropeçamos e não entendemos. Minha visão poética do tom, se me permite! (risos!)

      Excluir
    2. continuando...

      Jesus nos diz, ai daquele por quem venha o escândalo! Ai daquele que tropeça ainda em sua própria ignorância. Ele sabe da inevitável necessidade de erguermo-nos após a queda. Sabe que serão necessários alguns meios para despertarmos. Sabe que, muitas vezes, para compreendermos que aquilo que fizemos ao nosso próximo gera sofrimento e dor, precisamos vivenciar esta dor, senti-la em nosso peito, na tentativa de nos fazer acordar e continuar a caminhada. Não há neste sentido uma punição ao erro e sim uma tentativa de despertar, derrubar as justificativas que construímos em torno de nós mesmos, mostrar-nos que, o que antes parecia o mais certo a fazer não passava de pura ilusão.

      Ainda em seqüência, Jesus nos mostra como nos livrarmos deste mal, do escândalo, das más tendências que Kardec afirma precisarmos eliminar a fim de sermos bons. Se vossa mão é causa de escândalo, cortai-a . Esta figura de linguagem forte, enérgica traz uma proposta de reforma. Cada um de nós deve, ao longo da vida, procurar eliminar de si próprio toda e qualquer causa de escândalo. Arrancar as raízes dos vícios que nos cegam e estagnam na ignorância. A reforma íntima exige de nós esta atitude enérgica, esta luta contra nossa ignorância, mãe de todos os males. Exige que tenhamos uma visão clara de nós mesmos, pelo uso do auto-conhecimento, e que nos libertemos de tudo que nos pesa na bagagem: o egoísmo, o orgulho, a intolerância. Somos a expressão do que vai dentro de nós. Dessas expressões nasce o escândalo.

      Cortar a mão significa fechar o canal de expressão que acaba por ferir o próximo. Eliminar o que, em nossas vidas, nos leva a cair.

      Kardec nos orientou rumo ao amor e a instrução. Sua célebre frase faz uma releitura dos maiores ensinamentos de Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a ti mesmo, este o maior. E outro fundamental ao meu ver: conhece a verdade e ela te libertará! Precisamos estar alertas de que a limpeza de nossos corações está diretamente relacionada ao remexer do solo, a remoção das ervas daninhas. O preparo deste solo, areando-o com amor e sabedoria, deixando o sol, que é o amor do Pai, penetrar-lhe o íntimo, espantando a escuridão. E então, seremos terreno fértil, onde as sementes Divinas brotarão e darão frutos. (Adriana Barreiros)

      E quanto ao 2º comentário:

      Irei usar as palavras do Marcelo Vitorino: "Estamos diante do pior mal que há nesse país, o "JEITINHO BRASILEIRO"".

      É a crença de que nada acontecerá de errado que faz com que muita coisa não funcione como deveria no Brasil. Se cada um de nós mudar atitudes cotidianas, mesmo que pequenas, esse tipo de situação dificilmente se repetirá. É não pagando ou recebendo propina que se começa. É não se calando diante de uma irregularidade, mesmo que a de um troco errado, que mostramos que nem todo mundo tem desvio de caráter. É preciso fazer mais do que se lamentar, é preciso dar exemplo.

      Abraços,

      Excluir