quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ASSISTÊNCIA MÉDICA NO TRANSTORNO BIPOLAR - WIL BRASIL (BLOG BIPOLAR BRASIL)



Olá amigo (a) leitor (a),




Você sabia que existem convênios médicos e/ou seguro saúde que contemplam atendimento na área de psiquiatria e psicologia?

Eu digo isso por fazer uso de assistência médica para os meus atendimentos em transtorno bipolar, e ter notado que compensa mais financeiramente.

Existem outras vantagens para o bipolar que utiliza o plano de saúde ou seguro saúde na hora do tratamento que vão além do aspecto estritamente financeiro.

No meu caso (isso pode se aplicar ao seu também) as vantagens são:

1. Eu tenho atendimento psiquiátrico e psicológico (portanto dois profissionais envolvidos) pelo o preço de um.

2. Em casos mais graves de uma crise mais forte (elas podem acontecer, mesmo que no seu caso isso não tenha acontecido), você pode contar com pronto socorro específico na área de saúde mental e/ou clínicas de reabilitação (24 horas, o que é muito útil por sinal, caso você não consiga falar com o seu médico no meio da noite, por exemplo). Geralmente compensa ter essa garantia, se você levar em conta que consultas urgentes nesses casos, geralmente são muito caras. (vide os diversos planos que existem, para saber se existe essa opção, no meu caso eu uso o plano de saúde Amil Nacional Apartamento, e moro em São Paulo, e tem, verifique na sua cidade qual plano e qual operadora de saúde privada se encaixa melhor ao seu caso).

3. Como se trata de um plano de saúde, eu ainda conto com outros profissionais de saúde a disposição. Eu sempre digo no Bipolar Brasil que é fundamental que o paciente bipolar trate da doença de maneira "multidisciplinar" e isso tem relação com o envolvimento de outros profissionais de saúde. Exemplo: É importante que o bipolar ao fazer um tratamento, compreenda que é importante ter um psiquiatra + psicólogo + endocrinologista e/ou nutricionista + clínico geral. Precisa ter tudo? Não é claro. Mas com um plano de saúde ou seguro saúde, você paga uma mensalidade "x" e tem a disposição a possibilidade de fazer uso de todos esses profissionais, que podem fazer grande diferença no resultado final do tratamento global do transtorno bipolar. No meu caso está ajudando muito contar com outros profissionais, que acabam por cuidar da minha saúde de maneira mais integral (digamos assim).

4. Eu tenho acesso a exames laboratoriais. No caso do bipolar que toma lítio por exemplo, é fundamental acompanhar através de exames de sangue como anda as taxas da substância no organismo etc. Se faz uso de Depakote, um outro exemplo, é importante verificar como anda as enzimas hepáticas, ou um último exemplo, se faz uso de fumarato de quetiapina, é bom ficar de olho nos níveis de colesterol, glicose etc... Prevenir problemas adicionais é melhor que ter que remediar!

5. Além das especialidades que podem e devem ser utilizadas no tratamento do transtorno afetivo bipolar, você conta com outras especialidades que podem ser importantes numa emergência que não tenha relação direta com a bipolaridade. Prevenir e ter certa garantia de que se a "saúde sair dos eixos" você tem a quem recorrer é uma decisão acertada!

Como estamos falando de transtorno bipolar que é uma doença crônica (portanto para a vida inteira), eu vejo os planos de saúde como uma opção de "amenizar" custos financeiros com o pagamento de profissionais de saúde que necessitarão estar presentes na nossa vida por longos períodos.

Se você se trata com médico particular, verifique com o mesmo se ele aceita plano de saúde ou aceita seguro saúde. Existem diversos profissionais que aceitam, mas só dirão, se você perguntar, isso porque compensa mais para o médico cobrar sua consulta "cheia" (que varia de 100 até 1000 reais) do que receber repasse de um plano de saúde. No caso de psicologia o mesmo se aplica. Já vi sessões (até porque faço) custarem 300 reais (ou até mais) por 50 minutos. Muitas vezes fica inviável!

Coloque na ponta do lápis o custo anual com as consultas médicas que você tem. Veja quanto gastaria com tratamentos particulares, e faça o mesmo cálculo, com tratamento através de um plano de saúde.

Eu creio que vale a pena refletir a respeito, pois como eu disse transtorno bipolar do humor é doença crônica e portanto para vida inteira, sendo assim é possível prever os custos (mais ou menos) no longo prazo e tomar uma decisão que onere menos os bolsos ao longo do tempo.

Se você faz tratamento pelo sistema público de saúde (SUS) e está satisfeito (a) com o tratamento, ótimo! Mas, como sabemos que nem sempre podemos contar com a saúde pública, ao menos, eu verificaria algumas opções em plano de saúde ou seguro saúde. Principalmente pelo o fato de um médico particular fornecer em alguns casos um número de celular para alguma emergência ou orientação de última hora, o que nem sempre é possível, através de um psiquiatra via SUS, por exemplo.

Enfim... Eu quis compartilhar um pouco com você de como eu tenho gerenciado os custos do tratamento do transtorno bipolar. 

Veja, no meu caso tem sido bom e representado uma boa economia.

E para finalizar, para contratar um plano de saúde ou seguro saúde você precisará de um "corretor de plano de saúde". Geralmente os preços de um plano AMIL ou plano MEDIAL (entre outros), por exemplo, é tabelado. O que irá variar é a taxa que o corretor poderá cobrar (em média 15 reais) para o preenchimento de ficha de aceitação no plano etc. 

Portanto, pesquise algum que goste, que demonstre interesse em detalhar tudo que você tem direito, prazos de carência, se aceita pré-existente etc etc. Tire todas as dúvidas.

Outra coisa "muito importante", verifique se o plano de saúde funciona mesmo. Se não está cancelado pela ANS etc. Esse tipo de notícia, você pode obter pesquisando no Google, por exemplo. E veja também índices de reclamações etc. Existem um site na internet que pode ajudar nessa tarefa, e que se chama RECLAMEAQUI. Fica a dica!

Eu só vou ficar devendo a indicação de um bom corretor ou plano de saúde, pois cada caso é uma caso, e sei que cada Estado do Brasil, tem planos específicos etc. Mas na internet, você encontra boas empresas com facilidade, faça cotação com mais de uma e veja quem é mais rápido em responder, isso já pode ser um bom indicativo.

No mais, certifique-se sobre a cobertura em atendimento psiquiátrico e psicológico, estes dois profissionais, são de suma importância no tratamento (os mais importantes no tratamento). E precisa ter no plano de saúde, é claro...

Juntos, podemos muito mais!
Will
    1. O BIPOLAR BRASIL VOLTOU .... PARA TODAS PESSOAS QUE SÃO BIPOLARES OU NÃO E PRECISAM DE AJUDA


      COMUNICADO IMPORTANTE!!!!



      Amigos e amigas do blog quero comunicar com muita satisfação que o Will Brasil do BIPOLAR BRASIL voltou para a nossa alegria. Ele agora está em duas plataformas diferentes Facebook e Google + segue abaixo os links


      Facebook BIPOLAR BRASIL

      Google+ BIPOLAR BRASIL 

      Hoje é um dia muito especial para todas as pessoas carentes de informações, aconchego, orientações, seja bipolar ou que lida com bipolares. Sim! O Will Brasil é o melhor amigo bipolar que se possa ter e graças a Deus ele resolveu voltar para todos nós com seus textos bacanas e instrutivos.


      Abraços fraternos,
      Roberta Carrilho



Um comentário:

  1. Olá Roberta, que bom revê-la por aqui. Muita alegria. Bem, em relação a grupos em BH realmente ainda não encontrei um, mas, estou certo que acharemos. O que pode servir, é entrar em contato com Universidade Federal de Minas Gerais (Centro de Atendimento Psicológico - CEAP
    Tel: (31) 3409-5070) que sempre os estudantes ou até mesmo a faculdade, pode saber de alguma informação que ainda não temos... Ou pelo o menos, iniciar um projeto de grupos por aí (caso ainda não tenham). Tente isso amiga, e compartilhe ok? O link da Federal daí é: https://www.ufmg.br/servicos/

    Forte abraço, e apareça mais vezes! Will

    ResponderExcluir