domingo, 10 de junho de 2012

CARACTERES DAS PESSOAS DE BEM - Livro dos Espíritos - Allan Kardec




Pensem, reflitam e tomem suas resoluções se respeitando com PESSOA DIREITOS E DEVERES. Que todos nós tenhamos DIGNIDADE!!!


CARACTERES DAS PESSOAS DE BEM

EU SÓ QUERO PERTO DE MIM PESSOAS QUE TENHAM ESSES CARACTERES OU PELO MENOS QUE TENTAM E SE ESFORÇAM PARA TEREM.

TODOS NÓS TEMOS O LIVRE ARBÍTRIO PARA SERMOS O QUE QUISERMOS SER, O QUE DENOMINAMOS: 'NOSSO JEITO DE SER'. 

PORÉM, TEM UM LIMITE ISSO. É NECESSÁRIO BOM SENSO E RESPEITO. NINGUÉM É OBRIGADO(A) EM NOME DA AMIZADE, DO AMOR, ACEITAR SER TRATADO COMO PESSOA DE 2ª CLASSE. NÃO! ISSO É ARROGÂNCIA E TIRANIA.

ENTÃO, DEPOIS DE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS RECENTES DECIDI QUE NÃO QUERO MAIS CONTATO COM PESSOAS QUE NÃO POSSUEM BOM CORAÇÃO. (SER BOM ENGLOBA MUITAS COISAS, NÃO SÓ AUXÍLIO FINANCEIRO COMO ALGUNS PENSAM).

SE NÃO QUEREM SER BONS, TUDO BEM! ENTÃO TÁAA... 

EU TAMBÉM TENHO 'O MEU JEITO DE SER', OU SEJA, MEU LIVRE-ARBÍTRIO DE NÃO QUERER CONTATO OU AMIZADE COM ESSAS PESSOAS QUE NÃO TENHAM SENTIMENTOS HUMANITÁRIOS, ALTRUÍSTAS, ETC, AO MEU LADO. GRAÇAS A DEUS TEMOS O DIREITO DE ESCOLHAS. FAÇAMOS O USO DELAS.

NÃO QUERO E NÃO PERMITO MAIS NENHUMA CONVIVÊNCIA COM ESSAS PESSOAS! POR FAVOR FIQUEM LONGE DE MIM E ME ESQUEÇAM. 

AMIZADE É MUITO DIFERENTE DE SUBORDINAÇÃO!
GRATIDÃO É MUITO DIFERENTE DE SERVIDÃO! 

ENQUANTO NÃO COLOCARMOS UM BASTA NESSAS RELAÇÕES DOENTIAS ESSAS PESSOAS NÃO CONSEGUIRÃO ENXERGAR O QUE ELAS SÃO NA REALIDADE. SE NO FINAL TERMINAREM SOZINHAS É O RESULTADO DA COLHEITA MAIS QUE MERECIDA QUE PLANTARAM.

NÃO RECLAME! ASSUME E CONTINUE VIVENDO SUA VIDA EGOÍSTA E SOLITÁRIA COM CORAGEM QUANDO A CONSCIÊNCIA COBRAR. É O PREÇO QUE TERÃO QUE PAGAR PELA MALDADE OU IGNORÂNCIA MORAL E ESPIRITUAL! 

UM CONSELHO PROCURE AJUDA, PROCURE UMA PSICÓLOGA(O) URGENTE!!! E TENTE PELO MENOS CONSERTAR AS COISAS COM ATITUDES MAIS POSITIVAS. PALAVRAS E PROMESSAS NÃO BASTAM!

SE CONTINUARMOS NESSAS RELAÇÕES DESRESPEITOSAS NÃO ESTAREMOS AJUDANDO EM NADA ESSAS PESSOAS SE TORNAREM PELO MENOS MELHORES OU FORÇA-LAS A REFLETIREM SOBRE SUAS ATITUDES.

ESTAREMOS NO MÍNIMO SENDO CÚMPLICES DO ATRASO MORAL DELAS, ALÉM DE INTERESSEIROS E INDIGNOS. ELAS CONTINUARÃO COM O 'SEU JEITO DE SER' PASSANDO EM CIMA DAS OUTRAS PESSOAS, SEM NENHUMA CONSIDERAÇÃO, RESPEITO, ETC. 

SER AMIGO(A) É DIZER BASTA! 

É O QUE PENSO E SINTO. E SE QUEREM TER MINHA AMIZADE FAÇA POR MERECER.

ROBERTA CARRILHO

O espírito prova a sua elevação, quando todos os atos de sua vida corporal representam a prática da Lei de Deus e quando antecipadamente compreende a vida espiritual. 

Verdadeiramente, homem de bem (mulheres, gays, adolescentes, sei lá mais etc) é o que pratica a lei de justiça, amor e caridade, na sua maior pureza. Se interrogar a própria consciência sobre os atos que praticou, perguntando se não transgrediu essa lei, se não fez o mal, se fez todo bem que podia, se ninguém tem motivos para dele se queixar, enfim, se fez aos outros o que desejara que lhe fizessem.

Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem contar com qualquer retribuição, e sacrifica seus interesses à justiça.

É bondoso, humanitário e benevolente para com todos, porque vê irmãos em todos os homens, sem distinção de raças, e nem de crenças.

Se Deus lhe outorgou o poder e a riqueza, considera essas coisas um UM DEPÓSITO, de que lhe cumpre usar para o bem. Delas não se envaidece, por saber que Deus, que lhas deu, também lhas pode retirar.

Se sob a sua dependência a ordem social colocou outras pessoas, trata-as com bondade e complacência, porque são seus iguais perante Deus. Usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho e arrogância.

É indulgente para com as fraquezas alheias, porque sabe que também precisa da indulgência dos outros e se lembra destas palavras do Cristo: 'Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado'.

Não é vingativo. A exemplo de Jesus, perdoa as ofensas, para só se lembrar dos benefícios, pois não ignora que, como houver perdoado, assim perdoado lhe será.

Jesus, não pretendeu, assim falando, que cada um de nós tenha para com seu ofensor/inimigo a ternura que dispensa a um irmão ou amigo. A ternura pressupõe confiança: ora, ninguém pode depositar confiança numa pessoa, sabendo que esta lhe quer mal, ou que lhe faz sofrer, que lhe humilha; ninguém pode ter para com ela expansões de amizade, sabendo-a capaz de abusar dessa atitude. Entre pessoas que desconfiam umas das outras, que não há respeito mútuo, não pode haver essas manifestações de simpatia que existem entre as que comungam nas mesmas ideias. Enfim, ninguém pode sentir, em estar com um ofensor, inimigo ou falso amigo, prazer igual ao que sente na companhia de um amigo.

A diversidade na maneira de sentir, nessas duas circunstâncias diferentes, resulta mesmo de uma lei FÍSICA: a da assimilação e da repulsão dos fluídos, das afinidades. Daí a diferença das sensações que se experimenta à aproximação de um amigo ou de um inimigo. Amar ou perdoar não pode, pois, significar que não se deva estabelecer diferença alguma entre eles e os amigos verdadeiros no mesmo coração.

Concluindo, RESPEITA, enfim seus semelhantes.

O conhecimento de si mesmo, é, portanto, a chave do progresso individual. Mas, direis, como há de alguém julgar-se a si mesmo? Não está ai a ilusão do amor-próprio para atenuar as faltas e torná-las desculpáveis? O avarento se considera apenas econômico e previdente; o orgulhoso se julga em si só há dignidade. Isto é muito real, mas tendes um meio de verificação que não pode iludir-vos. Quando estiverdes indecisos sobre o valor de uma de vossas ações, inquiri como a qualificaríeis, se praticada por outra pessoa. Se a censurais noutrem, não na podereis ter por legítima quando fordes o seu autor, pois que Deus não usa de duas medidas na aplicação de sua justiça.

Procurai também saber o que dela pensam dos vossos semelhantes e não desprezeis a opinião dos vossos inimigos/ofendidos, porquanto esses nenhum interesse têm em mascarar a verdade e Deus muitas vezes os coloca ao vosso lado como um espelho, a fim de que sejais advertidos com mais franqueza do que o faria um amigo. Perscrute, conseguintemente, a sua consciência aquele que se sinta possuído do desejo sério de melhorar-se, a fim de extirpar de si os maus pendores, como do seu jardim arranca as ervas daninhas; dê balanço no seu dia moral para, a exemplo do comerciante, avaliar suas perdas e seus lucros e eu vos asseguro que a conta destes será mais avultada que a daquelas. Se puder dizer que foi bom o seu dia, poderá dormir em paz e aguardar sem receio o despertar na outra vida. (Santo Agostinho)

Procure ajuda e entenda que isso não pode ser mudado porque você não concorda. Isso é lei moral instituída pela nossa consciência e não há nada que possa atenuar. Você está errado, volte e tente consertar o que lhe pesa a consciência e o coração.

E lembre-se também, que AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO é fazer pelos outros o que queríamos que os outros fizessem por nós, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo. Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, que tomar para padrão, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos. Com que DIREITO EXIGIRÍAMOS DOS NOSSOS SEMELHANTES MELHOR PROCEDER, MAIS INDULGÊNCIA, MAIS BENEVOLÊNCIA, DEVOTAMENTO E AMIZADE PARA CONOSCO, DO QUE OS TEMOS PARA COM ELES? 

Pensem, reflitam e tomem suas resoluções se respeitando como PESSOA DIREITOS E DEVERES. Que todos nós tenhamos DIGNIDADE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário