Eu sempre digo:
"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo"
e "persistência é mais importante que inteligência".
e "persistência é mais importante que inteligência".
E 'vamo' que 'vamo' uma hora chega a vez!
Fica a dica para os concurseiros de plantão como eu.
Abraços
Roberta Carrilho
Produções auxiliam a adquirir conhecimento e o torna mais contextualizado. Lista tem filmes recentes com as sinopses e as razões para assisti-los.
Estudar para concurso público não significa apenas se debruçar sobre livros, apostilas e provas anteriores. Assistir a filmes com conteúdo relacionado aos assuntos da atualidade ou com fatos históricos também são uma alternativa de preparação que pode ser bem eficiente.
De acordo com especialistas em matérias de concursos podem ser melhor assimiladas através de filmes, pois são uma forma de visualizar e resumir temas estudados, fugindo da rotina da leitura.
Os professores dizem que as produções cinematográficas auxiliam a adquirir conhecimento e o torna mais contextualizado, e os assuntos acabam sendo assimilados de forma mais descontraída, pois ajudam a prender a atenção e ainda transformam o estudo em lazer.
Orlando Stiebler, professor do curso Concurso Virtual, diz que os filmes têm a possibilidade de conciliar aprendizagem com relaxamento. Para ele, assistir a um filme é um momento de lazer que não desgasta o aluno. “Muitas produções cinematográficas vão ao encontro de conteúdos abordados em provas, principalmente de atualidades. E a visualização facilita o entendimento dos assuntos”, explica.
Para Stiebler, diversas matérias de concursos podem ser melhor entendidas através de filmes. “Nada impede que o aluno possa ver um filme por dia, até porque duas horas por dia de descanso são mais do que necessárias. Estudar o dia inteiro, sem tréguas, causa estafa, e o relaxamento é tão importante quanto disciplina e planejamento nos estudos”, afirma.
“Os filmes irão complementar a preparação. Em vez de extrapolar o tempo planejado de estudos, é muito mais produtivo ter uma pausa estratégica. E ao assistir a filmes com conteúdos apropriados o candidato estará também estudando sem perceber”, diz Stiebler.
Ele afirma que existem outras manifestações culturais que também podem ajudar na preparação, como uma peça de teatro. “Aconselho sempre antes da prova assistir ao documentário ‘O equilibrista’, que é uma lição de vida e de superação e que pode ser combustível extra numa reta final de estudos exaustivos.”
Alex Mendes, professor de atualidades da Academia do Concurso, explica que muitos candidatos são mais visuais e auditivos do que leitores, pois conseguem fixar o conhecimento através de analogias de imagens e falas, e os filmes auxiliam a adquirir conhecimento e o torna mais contextualizado, o que permite uma melhor compreensão da temática exposta.
Para Mendes, o candidato não pode pensar que está perdendo tempo assistindo a filmes em vez de estar estudando. “As modalidades de aquisição do conhecimento são variadas e utilizar os dois lados do cérebro é importante para a fixação de conhecimentos. Quem lê está utilizando prioritariamente a parte racional. No entanto, quando concilia com o lado emocional, forma sinapses que permitem a melhor compreensão e formação do conhecimento desejado”, explica.
Mendes sugere que o candidato, após adquirir conhecimento teórico, assista a um filme sobre o tema, pois assim ativará os dois hemisférios cerebrais e irá adquirir melhor compreensão e fixação. “A única coisa que não vale é assistir a filmes a esmo, sem conexão com o que se está buscando entender”, diz. Segundo ele, caso o candidato opte por fazer resumo do filme, deve relacionar o conhecimento teórico obtido com os livros e o filme em questão. “O fichamento é uma excelente alternativa”.
Para Igor Fernandez, professor do Instituto Profuturo, os filmes podem ajudar na preparação para provas, pois são uma forma de visualizar e resumir temas estudados. “O filme pode tocar em partes de determinado assunto que não haviam sido interpretadas por algum texto”, diz.
Fernandez afirma que os filmes podem ajudar em várias disciplinas além de atualidades,
como história, geografia, sociologia e até nas questões discursivas, pois ajudam na formação de uma ideia sobre determinado tema.
Para ele, os filmes ajudam a fugir da rotina de estudos, normalmente focada apenas em aulas, livros e vídeo-aulas. “Os filmes ajudam na assimilação de temas de maneira mais descontraída, além de ajudar a prender mais a atenção do candidato e transformar o estudo em lazer, ajudando a relaxar da pressão dos estudos e possivelmente reunir o candidato com sua família durante sua rotina de estudos”.
Ele recomenda ainda assistir a filmes sem estarem relacionados a temas de estudos, mas para motivar o candidato, como “Homens de honra”, “Rocky”, “Menina de ouro” e “Invictus”. O professor indica assistir a filmes pelo menos uma vez por semana, de preferência durante os finais de semana. “Aproveita-se para estudar e passar um tempo com a família”, diz.
Fernandez aconselha a fazer ficha resumo do filme após assisti-lo, com os principais pontos e como a ideias têm relação com os estudos. “Às vezes filmes inusitados têm temas bem contemporâneos. Vale também fazer uma redação sobre o tema do filme e assim treinar a escrita para as provas que exigirem redação”, diz.
VEJA LISTA DE FILMES SUGERIDOS PELOS TRÊS PROFESSORES | |
---|---|
FILMES SUGERIDOS PELO PROFESSOR ALEX MENDES | |
LIXO EXTRAORDINÁRIO (2010) Tema: fechamento do maior lixão da América Latina, no Jardim Gramacho, Rio de Janeiro Sinopse: filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), o filme acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. Por que assistir: o tema do filme é meio ambiente e o documentário ressalta as condições de vida dos catadores nos lixões brasileiros, em particular no Jardim Gramacho. | |
5x PACIFICAÇÃO (2012) Tema: violência urbana e unidades de polícia pacificadoras (UPPs) Sinopse: o filme apresenta o processo de implantação de UPPs no Rio de Janeiro sob diversos aspectos mostrados por jovens cineastas moradores de favelas. Para contar a história das UPPs nas favelas do Rio de um modo diferente do que se vê nos noticiários, os produtores Cacá Diegues e Renata de Almeida Magalhães abraçaram o projeto de quatro diretores de “5x Favela – agora por nós mesmos”, para que as UPPs fossem examinadas de dentro, do ponto de vista de quem mora nas comunidades. Por que assistir: o tema do filme é segurança pública e mostra o processo de pacificação nas favelas cariocas dominadas pelo tráfico durante décadas. | |
TRABALHO INTERNO (2010) Tema: crise econômica mundial Sinopse: narrado por Matt Damon, o documentário revela verdades incômodas da crise econômica mundial de 2008. A quebradeira geral, cujo custo é estimado em US$ 20 trilhões, resultou na perda do emprego e moradia para milhões de pessoas. Com pesquisa e entrevistas, o filme revela as relações de políticos e agentes reguladores. Por que assistir: o tema do filme é a crise econômica mundial e suas consequências para os EUA e o mundo. | |
TERRA – 2100 (2009) Tema: crescimento populacional e meio ambiente Sinopse: cientistas alertam que as degradações ambientais só vão piorar, a ponto de, até o ano 2100, a civilização moderna entrar em colapso e a humanidade será mergulhada em modo de subsistência feudal. O documentário da ABC News faz uma projeção desse mundo cataclísmico e traz entrevistas com renomados cientistas e especialistas. Por que assistir: o tema do filme é o crescimento populacional e o meio ambiente, ou seja, como é o impacto ambiental trazido pela ações do ser humano no planeta, associado ao modo de vida contemporâneo. | |
PERSEPOLIS (2007) Tema: revolução islâmica – mundo árabe Sinopse: Marjane é uma jovem iraniana de 8 anos que sonha em ser uma profetisa do futuro para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do Xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos "guardiões da revolução", que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, deseja se transformar numa revolucionária. Mas, para tentar protegê-la, seus pais a enviam para a Áustria. Por que assistir: o filme mostra as crises no mundo árabe-islâmico e seus confrontos contra Israel e o mundo ocidental. | |
FILMES INDICADOS PELO PROFESSOR ORLANDO STIEBLER | |
MARGIN CALL - O DIA ANTES DO FIM (2011) Tema: crise econômica Sinopse: a trama envolve funcionários de uma empresa de investimentos durante um período de 24 horas, na fase inicial da crise financeira de 2008. Quando o analista de operações Peter Sullivan acessa informações que podem revelar a queda da empresa, uma montanha russa de decisões financeiras e morais empurra a vida de todos os envolvidos para a beira do desastre. Por que assistir: a crise econômica mundial é um assunto que vem caindo em diversas provas de concursos, com enfoque maior na situação europeia. França, Espanha, Grécia, Portugal e outros países periféricos trazem questões constantes: os protestos populares, os planos de austeridade, o fortalecimento dos movimentos de extrema-direita e a xenofobia crescente, além do separatismo catalão, no caso específico da Espanha. | |
ARGO (2012) Tema: Irã e as relações com os EUA Sinopse: baseado em fatos reais, o filme narra a operação de vida ou morte secreta para resgatar seis americanos em meio aos reféns no Irã. Em 4 de novembro de 1979, enquanto a revolução iraniana atinge seu ápice, militantes atacam a embaixada dos EUA e fazem 52 americanos reféns. Mas em meio ao caos, seis pessoas conseguem escapar e se refugiam na casa do embaixador canadense. Sabendo que é apenas questão de tempo até serem encontrados e mortos, o especialista da CIA em “exfiltração”, Tony Mendez (Ben Affleck), arquiteta um arriscado plano para colocá-los com segurança para fora do país. Por que assistir: o filme lembra dois fatos atuais. O primeiro envolve as relações entre EUA e Irã que estão sempre em evidência, e o polêmico programa nuclear iraniano que causa preocupação entre os norte-americanos e grande parte da comunidade internacional. O Irã não admite seus objetivos bélicos e argumenta que seu programa tem apenas propósitos civis. O segundo fato tem a ver com a morte de um embaixador dos EUA no exterior. Em 2012 ocorreu a morte de Christopher Stevens, na Líbia, fato inédito desde 1979, quando ocorreu a Revolução Islâmica no Irã. Muitos especulam que a morte de Stevens teve relação direta com a exibição do polêmico trailer de “A Inocência dos Muçulmanos”. | |
TROPICÁLIA (2012) Tema: cultura e história do Brasil Sinopse: um dos maiores movimentos artísticos do Brasil ganha vida neste documentário. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas ocorridas pelo mundo e criaram o Tropicalismo, abalando as estruturas da sociedade brasileira e influenciando várias gerações. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e embalado pelas mais belas canções do período, "Tropicália" traz um panorama definitivo de um dos mais importantes movimentos culturais do Brasil. Por que assistir: não são raras as questões que aludem ao passado do país, em especial ao período da ditadura militar. Politicamente, em 2012, esse passado voltou à tona com a criação da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que tem por objetivo investigar os casos obscuros ocorridos não somente naquela época, já que a comissão oficialmente investigará crimes ocorridos com a participação de agentes do Estado brasileiro entre 1946 e 1988. O documentário é sobre o movimento artístico, mas impossível não associar aos fatos mais relevantes da época. | |
QUEBRANDO O TABU (2011) Tema: drogas e políticas públicas de combate aos entorpecentes Sinopse: há 40 anos os EUA levaram o mundo a declarar guerra aos entorpecentes, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas, os danos causados nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e o fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida em escala global. O documentário traz depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, entre outros ex-presidentes, além de Dráuzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal. Por que assistir: em provas são constantes as questões sobre o debate atual de descriminalização das drogas e de como os Estados podem enfraquecer os cartéis e o tráfico em geral. Casos como do México, Colômbia, Bolívia e Brasil merecem atenção. As ações policiais por aqui, como no cenário da epidemia de crack, ganham destaque nos concursos, ainda mais agora com as políticas de internação compulsória de adultos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A polêmica recente com relação ao uso da maconha no Uruguai, onde o governo de José Pepe Mujica propôs a venda oficial a partir do Estado, ou seja, a estatização da maconha, também deve cair nas próximas provas. | |
O HOMEM MAIS PROCURADO DO MUNDO (2012) Tema: política externa norte-americana de combate ao terrorismo Sinopse: baseada em história real, a trama se foca na ação conjunta da CIA em parceria com os operativos das forças especiais do Exército norte-americano, os chamados seals. Em operação no Paquistão, eles estão em busca das pistas que vão levar o governo dos EUA ao seu maior inimigo: o terrorista Osama Bin Laden, o homem mais procurado do planeta. Por que assistir: as ações norte-americanas no Oriente Médio são sempre temas de prova, e a morte do terrorista Osama Bin Laden não poderia ser diferente. Em 2012 foi lançado o livro “Não há dia fácil”, escrito por um ex-seal, que participou da operação sob o pseudônimo de Mark Owen, o que trouxe mais interesse sobre a chamada Operação Gerônimo. No ano das eleições dos EUA, esse tipo de assunto mereceu toda a atenção. Ainda sobre o tema das guerras americanas do Iraque e do Afeganistão, outra dica de filme é “Rota Irlandesa”, lançado em 2012, que enfatiza os interesses econômicos em guerras como essas, em particular dos mercenários estrangeiros. | |
FILMES SUGERIDOS PELO PROFESSOR IGOR FERNANDEZ | |
XINGU (2012) Tema: questão indígena no Brasil Sinopse: o filme retrata a viagem e o contato dos irmãos Villas-Boas (Cláudio, Orlando e Leonardo) com tribos indígenas do Xingu, desde sua chegada e o início de suas relações com os nativos até a sua luta pela demarcação de terras para as tribos antes que ocorresse algum dano na região amazônica por parte do governo ou de empresas madeireiras. A luta dos irmãos consegue um resultado positivo, que acabou ocorrendo em 1961 com a homologação pelo governo federal da primeira reserva indígena. Todo este empenho e luta pela defesa dos direitos dos indígenas faz com que os irmãos Villas-Boas sejam considerados ainda hoje os grandes defensores dos direitos dos indígenas no Brasil. Por que assistir: o filme ajuda a entender um processo histórico ocorrido dentro de nosso país durante meados do século XX pela busca dos direitos dos nativos da terra. | |
TÃO FORTE E TÃO PERTO (2011) Tema: EUA pós-atentados às Torres Gêmeas Sinopse: menino de 9 anos parte numa busca para desvendar um mistério e encontrar a fechadura que só pode ser aberta por uma chave que ele encontrou num envelope no closet do pai, vítima dos atentados de 11 de setembro. Por que assistir: O filme não é o que podemos chamar de filme histórico ou coisas do gênero, porém, é uma boa pedida, pois apresenta uma cidade ainda cheia de ressentimentos (a cidade de Nova Iorque) devido aos atentados terroristas que sofreu alguns anos atrás. A jornada do protagonista nos brinda com todo o novo contexto social em que se encontra a maior nação do mundo contemporâneo, os EUA, e como estão reagindo 11 anos depois às questões do 11 de setembro. | |
BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (2012) Tema: terrorismo e tráfico de armas Sinopse: terceira parte da trilogia do diretor Christopher Nolan para o herói mascarado Batman. No filme, que se passa alguns anos após “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, o herói tem que retornar à ativa para enfrentar uma nova ameaça terrorista que pretende destruir Gothan City: Bane. Por que assistir: este filme do Batman pode ser importante para fugir da rotina e ao mesmo tempo informar com uma boa dose de adrenalina e ação assuntos que têm estado em pauta atualmente: tráfico de armas, estratégias políticas e, principalmente, ações terroristas buscando alterar a estrutura vigente através de atitudes violentas (no caso do filme, um grande atentado em um estádio lotado). | |
ANTÔNIO CONSELHEIRO - O TAUMATURGO DOS SERTÕES (2012) Tema: Guerra de Canudos Sinopse: o filme retrata a famosa guerra de Canudos, quando o governo republicano enviou expedições para derrubar a cidade erguida no sertão por Antonio Conselheiro, líder espiritual e político que propunha protestos contra o governo. Por que assistir: explica um dos principais movimentos contrários ao governo republicano através de uma boa reconstituição de época e atuações convincentes. | |
REFERENDO (2012) Tema: porte de armas Sinopse: documentário que relata o plebiscito que dividiu opiniões e que tinha como questionamento o desarmamento da população brasileira. A questão era responder “sim” se fosse a favor do desarmamento ou “não” se fosse contrário. O desarmamento envolveria a proibição de compra e venda de armas de fogo no Brasil, bem como a entrega das armas de fogo pela população civil. Por que assistir: relembrar o que é um referendo e como a população acaba por ter voz ativa nas questões mais pertinentes ao bem estar da nação. O referendo do desarmamento é bem recente e envolve questões morais como a liberdade de escolher entre ter ou não ter uma arma. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário