terça-feira, 24 de janeiro de 2012

LANÇAMENTO HOJE FOTOGRAFIA STILL NO VIDEOCLIPE - PRESSA POR THIAGO THEÓPHILO


Fotografia Still no Videoclipe Pressa por Thiago Theóphilo


2012 JANUARY 24
autor marcelam
O fotógrafo e professor da Escola de ImagemThiago Théophilo, participou do lançamento do videoclipe Pressa de Luiz Rocha, onde foi o responsável pela fotografia Still.
Para quem não sabe, o Still são as imagens que servirão para divulgar, chamar o público e movimentar toda parte gráfica que envolve um Videoclipe.
“O fotógrafo de Still trabalha junto ao diretor de fotografia do filme, porque é ele que sabe da iluminação e composição das cenas. Ele deve produzir e demonstrar todas as sensações que aquela cena (diretor de fotografa) daquele filme deseja transmitir. Qualquer modificação da iluminação, a imagem pode passar uma sensação que talvez não seja compatível com a imagem que será reproduzida na cena do filme. Assim, a fotografia de Still, de certa forma, já são pré-estabelecidas, sem ousadias, elas devem seguir os passos tal e qual das cenas do filme.
Além do contato com o diretor de fo



tografia do filme, o Fotógrafo que fazer Still deve conhecer bem o roteiro do filme, e estar por dentro de tudo o que vai acontecer no filme!
Enfim, fazer fotografia em Still para um filme, seja ele longa ou curta, ou até mesmo um video clipe, é saber trabalhar em equipe, pois um precisa do outro neste momento, e nada pode escapar de suas lentes.
Além do contato com o diretor de fotografia do filme, o Fotógrafo deve conhecer bem o roteiro do filme, e estar por dentro de tudo o que vai acontecer no filme!
Enfim, fazer fotografia em Still para um filme, seja ele longa ou curta, ou até mesmo um video clipe, é saber trabalhar em equipe, pois um precisa do outro neste momento, e nada pode escapar de suas lentes”. Blog Tem na Fotografia
Segue algumas das fotografias Still utilizadas para o videoclipe:
Videoclipe Pressa
Thiago Theo/Pressa
Videoclipe Pressa
Thiago Theo/Pressa
Videoclipe Pressa
Thiago Theo/Pressa
Videoclipe Pressa
Thiago Theo/Pressa
Videoclipe Pressa
Thiago Theo/Pressa
Veja a matéria no Hoje em Dia sobre o lançamento do Videoclipe Pressa de Luiz Horta e toda a equipe, 

Vivendo e aprendendo... eu nem imagina que era tão complexo a composição de vídeo com fotografias.

Agora já sei o que é Still. Legal!

E acrescentando sobre o tema pelo Blog de Heloísa Araújo - Tem na fotografia:

TERÇA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2011

Quem Fez: Huynh Cong Ut


Mais uma #tag está de volta no 'Tem Na Fotografia'. Devo admitir que essa é a mais difícil de elaborar, por conta da dificuldade [que todos nós sabemos] de encontrar o nome do fotógrafo que fez a imagem e que muitas pessoas esquecem de dar os devidos créditos. Mas essa, foi SUPER fácil, a famosa imagem tirada durante a guerra no Vietnã, do momento exato em que as crianças correm da explosão e bem no meio a menina sem roupas, acabado de ser atingida, ardendo com as queimaduras por Napalm.


Video do momento que Nick Ut capturou sua fotografia mais famosa.

A imagem foi capturada no dia 8 de Junho de 1972, no sul do Vietnã pelo fotógrafo Huynh Cong Ut que ficou conhecido profissionalmente como Nick Ut. Nascido em 29 de março de 1951 no sul do Mekong Delta, Nick Ut tinha um irmão, fotógrafo, por quem se inspirava muito e aprendeu grande parte de seus conhecimentos fotográficos, Huynh Thanh My morto enquanto fotografava ação de combate no Delta Mekong em 10 de outubro de 1965, deixando a vaga em Associated Press (AP) para Nick Ut, ainda com 16 anos. E lá ele começou mexendo com químicos e câmera escura revelando e ampliando as imagens de outros foteografos, o que ajudou a desenvolver seu olhar sobre a fotografia. Dois anos depois, Nick Ut já era um fotojornalista de Guerra. Como todo fotógrafo de guerra que se preze, foi atingido inumeras vezes.



O nome da menina é Kim Phuc, na época com 9 anos de idade, socorrida pelo próprio fotógrafo , hoje é a embaixadora da 'Organização Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura' (UNESCO). Ela também criou a 'Fundação Kim' (crianças atingidas pelas guerras) e hoje continua mantendo contato com Nick Ut.

História marcante e forte como essa, que nos faz pensar, fotógrafos, da importância da documentação fotográfica.

Fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário