domingo, 11 de dezembro de 2011

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS - SDH, INSTAURA PROCEDIMENTO PARA APURAR DENÚNCIAS DE VIOLAÇÕES CONTRA MULHER EM PRESÍDIOS DE SÃO PAULO



Data: 29/11/2011

A Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, instaurou procedimento para apurar denúncias de que mulheres estariam sendo obrigadas a dar à luz algemadas em presídios de São Paulo. Também foram expedidos ofícios ao secretário de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Lourival Gomes; ao presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Roberto Gurgel; ao diretor do Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça, Augusto Rossini; e ao Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Para o ouvidor Nacional dos Direitos Humanos, Domingos Sávio Silveira, essa é uma prática condenável. “Além de inteiramente desnecessária, configura violação à dignidade da pessoa humana e as regras mais básicas da Nações Unidas para o tratamento da mulher presa”, avalia.

O procedimento está baseado na Súmula Vinculante nº 11, que dispõe sobre o uso de algemas: “só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou ato processual a que se refere, sem prejuízo de responsabilidade do Estado”.

Assessoria de Comunicação Social


Nenhum comentário:

Postar um comentário