quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O CEGO DE JERICÓ - passagem biblica


Marcos 11:46-52
46. Depois foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos, e uma grande multidão, Batimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto o caminho, mendigando.
47. E ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer Jesus, filho de Davi! Tem misericórdia de mim.
48. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele chamava cada vez mais: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim.
49. Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levante-te, que ele te chama.
50. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus
51. E Jesus lhe disse: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu veja.
52. E Jesus lhe disse: Vê, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
Essa passagem narrada por Marcos é de uma riqueza e mostra exatamente qual é a condição de seguir JESUS. Eu costumo dizer que muitas pessoas comem o abacaxi pela casca e esquece realmente saborear o fruto, assim se dá com o evangelho.


Vamos por parte então saborear esta passagem.
Versículo 46
46. Depois foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos, e uma grande multidão, Batimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto o caminho, mendigando.
Precisamos entender o que Jesus fazia em Jericó. Jerusalém era a cidade que representa a espiritualidade daquele momento todos os judeus se dirigiam para lá para ofertar e estar com seus deveres com Deus em dia, já Jericó era o oposto era a cidade mais rica da época no território judaico era a cidade onde se cultuava a riqueza e os bens materiais e era justamente por isto que Jesus estava em Jericó levando a sua palavra. Então Jesus saia de Jericó acompanhado de seus discípulos e como sua fama já era conhecida uma multidão o acompanhava, nota-se que Jesus estava na saída de Jericó, ou seja, no caminho para voltar a Jerusalém. A beira do caminho se encontra um cego Bartimeu filho de Timeu mendigando. Era da época ficar na saída ou entrada da cidade para pedir esmolar para os viajantes por isso Bartimeu estava na saída. Nota-se que o evangelista nara a condição de Bartimeu cego e conhecido na cidade pois ele diz que Bartimeu era filho de  Timeu ou seja tinha uma família.
Versículo 47
47. E ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer Jesus, filho de Davi! Tem misericórdia de mim.
Na saída uma multidão acompanhava-o aclamando seu nome e Bartimeu ouvindo o nome de Jesus o reconheceu, pois ele já tinha o conhecimento de quem era Jesus, o homem que fazia milagres. Por isso Bartimeu dirigiu a palavra a Jesus dizendo filho de Davi tem misericórdia de mim. Porque Bartimeu chamou Jesus de filho de Davi. Ora José pai de Jesus era uns dos descendes da casa de Davi ou seja tinha grau de parentesco e isto na época era sempre passado de geração em geração.
Versículo 48
48. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele chamava cada vez mais: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim.
Agora começa a ficar interessante, Bartimeu gritava para chamar a atenção de Jesus e a multidão o repelia, e ele gritava mais alto, quanto mais à multidão o repeliu-o mais alto ele gritava. O que isto quer dizer? A multidão tem um simbolismo que significa as coisas do mundo, somos tentados a todo o momento a não fazer as coisas certas na nossa vida ou imprevisto de doenças, acidentes, ser uma pessoa de grandes posses, tudo isto nos impede de ser ouvido ou tomar atitudes que possam nos oferecer uma percepção melhor de nós mesmo. Mas chega um momento em nossa vida que queremos dar um basta e passamos a ter novas atitudes, mas mesmo assim as coisas do mundo irão tentar nos impedir e dentro de nós sabemos e não queremos mais agir como o mundo age cada vez que o mundo nos oferece oportunidades boas ou mesmo ruins tomamos atitudes opostas. Por isso Bartimeu gritava mais alto a cada vez que a multidão o repeliu-o.
Versículo 49 e 50
49. Jesus, parando ,disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe : Tem bom ânimo; levante-te, que ele te chama.
50. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
Muito interessante a proeza de Bartimeu, conseguiu parar Jesus. Conta-se nos dedos as narrativas dos evangelistas de pessoas que chamaram a atenção de Jesus, me lembra de uma passagem semelhante a esta: _ Estava Jesus no templo de Jerusalém e uma multidão o acompanhava quando Jesus falou o seguinte; Quem me tocou e os apóstolos responderam: Mestre todos te tocam, mas Jesus respondeu mas alguém me tocou. Notaram a semelhança com este versículo, só somos ouvidos pelo próximo quando somos sinceros, honestos e fieis aos nossos verdadeiros sentimentos.  Por isso o versículo 50 é riquíssimo, vejamos por que. “E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se…”. Qual o significado da CAPA?  A capa é um objeto que nos projete das inteperancias do tempo, para pessoa de fora ver uma pessoa com uma capa terá dificuldade de identificá-la ou vê-la por inteiro. Mas a capa na visão espiritual é todo o orgulho e egoísmo dentro de nós que impede de sermos realmente o que somos ou queremos ser e é por isso que Bartimeu conseguiu para Jesus, foi até ele e se fez ouvir porque seus sentimentos eram verdadeiros por isso ele jogou a capa e foi até Jesus. Essa era a grande diferença dele com a multidão e daquela mulher que tocou Jesus no templo, enquanto a multidão queria que Jesus fizesse seus caprichos e somos assim até hoje, queremos que as pessoas façam o achamos o que é certo, eles foram desprovidos disto apenas com a certeza que os sentimentos que sentiam eram verdadeiros. Não conheço uma pessoa que não caia diante do sentimento de amor mesmo um bandido e para dar esse exemplo no livro do médico Dráuzio Varella, onde num capítulo ele narra a carta de uma mãe para filho uns dos bandidos mais temíveis do pavilhão.
Versículo 51
51. E Jesus lhe disse: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu veja.
Esse versículo representa um momento em nossa existência, quando “A Vida” nos pergunta o que queres da vida? Para muitos quando esta pergunta é feita ainda não tem a resposta pois a “multidão continua repreendendo como estava acontecendo com Bartimeu no versículo 48.  Jesus quando perguntou a ele o que queria, foi simples e objetivo na sua resposta,  
Mestre que veja, então temos ter a certeza do que queremos e “A Vida” dará a resposta simples e objetiva para nós.
Versículo 52
52. E Jesus lhe disse: Vê, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
Jesus nunca disse que ele curou e sempre tua fé, no livro Mulheres Fascinantes ditado pelo Espírito de Leon Tolstoi mostra muito bem isto. Quando Jesus olhava para um indivíduo ele via toda a luta deste ser para consigo mesmo em dobrar as suas más tendências e sabia exatamente se a criatura tinha superado isto. Alguns espíritos pedem para reencarnar para serem provados se realmente são capazes de superar essas más tendências, Bartimeu veio ao mundo e não precisava passar por essa prova já tinha superado algumas tendências más e por isso que Jesus falou que a fé dele tinha curado. Recomendo ler o Livro Mulheres Fascinantes e Homens Notáveis que mostrará exatamente isto.
Talvez a palavra mais significativa deste texto seja “CAMINHO”, disse Jesus: Eu sou o caminho, verdade e a vida, ninguém vai ao pai senão por mim. Bartimeu estava a beira do caminho e mostra exatamente a nossa condição espiritual do momento e o mundo que vivemos o de provas e expiações, todos nós ainda estamos a beira do caminho tentando compreender os ensinamentos de Jesus, Bartimeu entendeu a verdade dita por Jesus e foi neste momento que ele entra no caminho e passa a seguir Jesus como modelo e guia para chegar ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário