terça-feira, 24 de novembro de 2009

PALCO DA VIDA - Fernando Pessoa



Algum tempo atrás chegou pelo Correios uma carta para mim, fiquei surpresa chega a ser incomum ou até mesmo estranho nos tempos atuais, alguém ainda escrever e não simplesmente enviar um e-mail. A mensagem escrita em folhas de caderno de um estudante de vestibular, cheia de carinho e amor me encheram de felicidade, foi um dos melhores presentes que eu recebi até então. Ele é jovem, cheio de expectativas e sonhos de se tornar médico para curar as pessoas, mas sem perceber já começou a exercer o ofício tão desejado, em curar meu coração. Nas primeiras linhas amorosas, reporta a um Poeta que amo muito, Fernando Pessoa que passo a transcrevê-lo:

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.
Gostaria que você sempre se lembrasse de que Ser Feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.
Ser Feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser Feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.  Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. 
Ser Feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser Feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser Feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Ser Feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples, que mora dentro de cada um de nós. 
É ter maturidade para falar "Eu Errei".É ter ousadia para dizer "Me Perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "Eu Preciso de Você".
É ter capacidade de dizer "Eu te Amo".
É ter humildade da receptividade.
Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidade para você Ser Feliz...
E, quando você errar o caminho, recomece, pois assim você descobrirá que Ser Feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as pedras para refinar a paciência. Usar as falhas para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. 
Jamais desista de si mesma. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de Ser Feliz, pois a vida é um obstáculo imperdível, ainda que se apresente dezenas de fatores e demonstrarem o contrário.fulano de tal .....

E eu na minha insignificância completo a obra do mestre:

- Ser Feliz é encontrar em olhos tão jovens um amor puro, corajoso, sem medos e receios, mesmo sabendo que é um amor de adolescente, passageiro, mas para ele pelo menos, jamais ilusório.
Obrigada fulano de tal***. 
Roberta Carrilho

2 comentários: