domingo, 17 de fevereiro de 2019

PESSOAS MUITO INTELIGENTES E SUA RELAÇÃO CURIOSA COM A DEPRESSÃO




Pessoas muito inteligentes não são sempre os que tomam as melhores decisões. Um coeficiente intelectual elevado não garante mesmo o sucesso ou a certeza da felicidade. Em muitos casos, essas pessoas permanecem presas no emaranhado de suas preocupações, no abismo do Ego existencial, no desconforto que consome as reservas de otimismo. 

Há a tendência geral de ver os gênios da arte, matemática ou ciência como criaturas taciturnas, tristes, antissociais, pessoas de alguma forma muito particular e apegadas às suas peculiaridades ou esquisitices. Entre essas pessoas que encontramos Hemingway, Emily Dickinson, Virginia Woolf, Edgar Allan Poe ou mesmo o Amadeus Mozart... Todas com mentes brilhantes, criativas e excepcionais que trouxeram a sua angústia à beira daquele precipício que prenunciou a tragédia. 

"A inteligência de um indivíduo é medida pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar" 
Immanuel Kant 

Mas o que é verdade sobre tudo isso? Existe uma relação direta entre QI elevado e depressão? Em primeiro lugar, é necessário enfatizar que a alta inteligência não contribui para o desenvolvimento de qualquer tipo de transtorno mental. 

Todos os fatores que em muitos casos criam as condições necessárias para dar origem a um quadro depressivo. Claramente há exceções, isso deve ser dito. Em nossa sociedade, temos pessoas brilhantes que sabem aproveitar ao máximo seu potencial, investindo não apenas em sua qualidade de vida, mas também em sua própria sociedade. 

No entanto, existem numerosos estudos, análises e publicações que revelam essa tendência singular. Especialmente em pessoas que têm um QI acima de 170. 


A personalidade das pessoas mais inteligentes 
“O cérebro criativo” é um livro muito útil para entender como a mente e o cérebro das pessoas mais inteligentes e criativas trabalham. Nele, o neurocientista Nancy Andreasen desempenha uma análise meticulosa o que mostra que há uma tendência bastante significativa dos gênios de nossa sociedade para desenvolver várias doenças: em particular, distúrbios bipolares, depressão, ataques de ansiedade, ataques de pânico. 

O próprio Aristóteles, em seu tempo, já sustentava que a inteligência anda de mãos dadas com a melancolia. Gênios como Sir Isaac Newton, Arthur Schopenhauer ou Charles Darwin experimentaram períodos de neurose e psicose. Virginia Woolf, Ernest Hemingway e Vincent Van Gogh acabaram fazendo o último ato de tirar suas próprias vidas

São pessoas famosas, mas em nossa sociedade sempre existiram gênios silenciosos, incompreendidos e solitários que viveram em seu universo pessoal, profundamente desconectados de uma realidade que para eles era muito caótica, sem sentido e decepcionante. 


Estudos sobre pessoas muito inteligentes 
Sigmund Freud, juntamente com sua filha Anna Freud, estudou o desenvolvimento de um grupo de crianças com QI acima de 130. Este estudo revelou que quase 60% das crianças acabaram desenvolvendo um maior transtorno depressivo. 

Os estudos de Lewis Terman, pioneiro da psicologia educacional no início do século 20, também são bem conhecidos. Nos anos 60, um longo estudo começou em crianças com altas habilidades que tinham um QI maior que 170, que participaram de um dos mais famosos experimentos da história da psicologia. Essas crianças foram chamadas de “terminiti” e foi apenas no início dos anos 90 que foram tiradas conclusões importantes. 


Inteligência: uma carga muito pesada 
Os “terminitis”, a crianças de Lewis Terman que são adultos de idade avançada hoje, confirmaram que a alta inteligência está ligada a uma menor satisfação vital. Embora alguns deles tenham ganhado fama e uma posição de destaque na sociedade, muitos tentaram cometer suicídio em mais de uma ocasião ou caíram em vícios como o alcoolismo. 

Outro aspecto significativo que emerge desse grupo de pessoas, que também pode ser visto em pessoas com altas habilidades intelectuais, é que elas são muito sensíveis aos problemas do mundo. Eles não se preocupam apenas com a desigualdade, a fome ou a guerra. Pessoas muito inteligentes sentem-se desagradáveis ao comportamento egoísta, irracional ou livre de lógica. 

Lastro emocional e pontos cegos em pessoas muito inteligentes 
Especialistas nos dizem que pessoas muito inteligentes às vezes sofrem com o que poderia ser chamado de transtorno de personalidade dissociativa. Isso significa que elas vêem suas vidas de fora, como um narrador que usa uma voz de terceira pessoa para ver sua realidade com objetividade meticulosa, mas sem se sentir totalmente envolvida nela. 

Essa abordagem faz com que elas frequentemente tenham “pontos cegos”, um conceito intimamente relacionado à Inteligência Emocional que Daniel Goleman desenvolveu em um livro interessante com o mesmo título. Trata-se de auto-engano, sérios erros em nossa percepção quando temos que escolher o que focar e o que evitar para não assumir a responsabilidade por isso. 

Assim, o que muitas pessoas inteligentes fazem é concentrar-se exclusivamente na falta de seu ambiente, nesta humanidade desafinada, nesse mundo estrangeiro e egoísta por natureza, no qual é impossível encaixá-lo. Elas muitas vezes não têm as habilidades emocionais apropriadas para se relativizar, para se encaixarem melhor, para encontrar a calma nessa floresta externa e nessa disparidade que tanto os confunde. Outra coisa que podemos indubitavelmente inferir sobre pessoas muito inteligentes é que elas freqüentemente apresentam fortes deficiências no campo emocional. Isso, por sua vez, nos leva a outra conclusão: ao realizar testes psicométricos, outro fator deve ser adicionado ao QI sempre superestimado. 

Referimos-nos à “sabedoria”, este conhecimento vital para desenvolver uma autêntica satisfação diária, para moldar um bom conceito de self, boa auto-estima e todas aquelas habilidades adequadas para investir em coexistência e construir uma felicidade real, simples mas tangível. 

Um exemplo clássico que nem sempre ser inteligente é sinônimo de felicidade ou sucesso é o caso do "Homem mais inteligente do Mundo" americano William James Sidis

Nascido em 01/04/1898 e filho de dois imigrantes russos Boris e Jewish Russian. Testemunhos e documentários ilustram elementos muito importantes. Um deles é que William nunca teve uma infância, ele nunca foi concedido o direito de viver como uma criança, por causa de sua imensa inteligência. Aos nove anos de idade ele foi admitido na Universidade de Harvard, e em uma noite de congelamento de janeiro de 1910. Em 1912 ele realizou sua primeira conferência sobre a quarta dimensão antes da imprensa e da comunidade científica na época. 

Seus pais, um renomado psicólogo russo e um dos mais importantes doutorandos da época, tinham um objetivo muito claro: queriam que ele fosse um gênio, o homem mais inteligente do mundo. Educaram sua mente negligenciando o que era muito mais importante: seu coração, suas emoções. 

Tanto a mãe como o pai de William tinham uma mente brilhante, um importante fator genético na base da alta inteligência desenvolvida por seu filho. Mas o objetivo do casal sobre o futuro do filho era claro e controverso ao mesmo tempo: eles queriam treinar o cérebro da criança para se tornar um gênio. 


Uma vida de laboratório e exposição ao público 
Além da genética, também foi favorecido por um ambiente particularmente estimulante e orientado para um fim muito preciso. É bem sabido que o pai, Boris Sidis, usou técnicas sofisticadas – incluindo a hipnose – para maximizar a capacidade e o potencial de seu filho. 

Sua mãe, por sua vez, deixou a medicina para se dedicar à formação de seu filho gênio, utilizando estratégias de ensino inovadoras. Não se pode negar, no entanto, que o próprio William estava particularmente preparado para aprender. No entanto, um aspecto da sua vida marcou-o e traumatizou-o para sempre: a exposição ao público e aos meios de comunicação.

Os pais publicaram relatos acadêmicos frequentes para documentar o progresso do filho. A impressa, assim como a comunidade cientifica, não lhe deu descanso. Sabe-se que durante o período de estudos de Harvard, a imprenso de perseguição no verdadeiro sentido da palavra. Depois de se graduar com honras e deixando acadêmicos abertos para suas teorias da quarta dimensão, ele foi transferido para a Universidade de Houston para dar palestras sobre matemática, enquanto ele estava começando a estudar direito. 

Ele tinha 16 anos quando sua mente simplesmente disse, "o suficiente." Então ele começou o que ele mesmo chamou de andamentos em direção ao abismo. 


"Eu gostaria de viver a vida perfeita.
A única maneira de viver a vida perfeita é vivê-la na solidão." 

William James Sidis 

O homem mais inteligente do mundo e o seu triste fim Apesar de sua inteligência, William não terminou sua licenciatura em direito ou qualquer outro. Ele nem tinha 17 anos quando decidiu se rebelar contra o ambiente acadêmico e experimental que o forçou a se sentir como uma cobaia de laboratório, observada com a lupa e analisada em todos os aspectos e pensamentos. 

Em 1919, ele foi preso por recrutar jovens e dar lugar a um comício comunista. Dada a influência de seus pais e da importância de sua figura, no entanto, foi logo liberado. Entretanto, repetiu-se quando, a fim defender-se de encontro aos pais e à sociedade própria, levantou insurreições juvenis de encontro ao capitalismo e liberalismo e mostrou-se altamente arrogante contra o sistema judicial principalmente para os juízes conservadores dos quais ele tinha repulsa pela sua limitada inteligência cognitiva e social. Ele foi condenado a uma sentença de dois anos, obtendo assim o que ele ansiava tanto: solidão e isolamento. 

"Não tente se tornar um homem de sucesso, mas sim um homem de valor." 
Albert Einstein 

Depois de ter recuperado a sua liberdade, a primeira coisa que William J. Sidis fez foi mudar o seu nome. Ele queria uma vida nas sombras, e ainda assim tanto a imprensa e seus pais continuaram a segui-lo para realizar uma peregrinação aos Estados Unidos, durante o qual ele procurou trabalho esporádico e dedicou-se ao que ele adorava fazer: escrever

Ele publicou várias obras vários pseudônimos. Ele escreveu livros sobre sua história e outros sobre suas teorias sobre buracos negros. De acordo com os peritos, poderia haver dezenas de livros esquecidos que ocultam, por trás de uma identidade falsa, a figura de William J. Sidis. 


Um fim adiantado e na solidão 
William J. Sidis amou somente uma mulher: Martha Foley, uma ativista de esquerda da Irlanda do norte com quem teve um relacionamento complexo e atormentado. A foto da mulher foi a única afeição que encontraram entre suas roupas quando em 1944 seu corpo foi encontrado sem vida em um pequeno apartamento em Boston. Ele tinha 46 anos de idade quando morreu de uma hemorragia cerebral


William Sidis passou seus últimos anos de um tribunal para outro. A imprensa foi divertido para defini-lo: 

"a criança prodígio que não obteve nada agora chora enquanto ele é um vendedor de magazine", "o homem mais inteligente do mundo leva uma vida miserável", "queimou o gênio da matemática e linguística" e "William J. Sidis está cansado de pensar." 

Não sabemos se ele realmente se cansou de pensar ou mesmo de viver. O que podemos deduzir ao ler suas biografias, no entanto, é que ele estava farto da sociedade e da família e do ambiente acadêmico que tinha colocado nele expectativas muito elevadas, mesmo antes de ele nascer. 

Ele ficou cansado de não ser ele mesmo e, quando teve a oportunidade de fazê-lo, ele não teve sucesso. Ele era um perito na quarta dimensão e buracos negros, mas a questão mais importante da vida, a arte de aprender e lutar por sua própria felicidade, sempre escapou-lhe das mãos, a partir da visão e do coração... 

Mesmo hoje ele é considerado o homem mais inteligente do mundo, dotado de uma mente prodigiosa e com um QI entre 250 e 300 pontos. William James Sidis era considerado uma calculadora viva e um gênio da linguística, uma pessoa de quem esperar sucessos incríveis graças à sua inteligência. No entanto, este homem teve de enfrentar um problema que o acompanhou durante toda a sua vida e que levou à morte prematura: tristeza

Imagine por um momento uma criança que já 18 meses foi capaz de ler o New York Times. Agora imagine com a idade de 8 anos falar perfeitamente o francês, alemão, russo, turco e armênio, dominando latim e, claro, inglês, sua língua materna. Vá um pouco mais longe e visualize a mesma criança aos nove anos de idade, quando ele criou um novo idioma chamado "Vedergood", estudado por linguistas e classificado como completo, correto e fascinante.

Terense Tao - matemático australiano 

Em segundo lugar, encontramos Terence Tao, jovem matemático australiano com o QI de 225-230, que atualmente ensina na Universidade de Los Angeles. 

É provável que em um canto mais ou menos remoto do mundo exista algum prodígio da criança, ainda não identificado, com a inteligência talvez mesmo mais elevada. Mas a verdade é que não importa, porque os números não são nada além de números. O importante, nestes casos, é que estas crianças têm permissão para ter uma infância verdadeira, para desfrutar de constrangimentos emocionais seguros e um ambiente em que eles podem se realizar como pessoas que seguem seus desejos, em liberdade, sem pressão. 

Porque, como vimos com esta história, às vezes uma grande inteligência não é um sintoma de felicidade. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário