domingo, 17 de fevereiro de 2019

O POEMA DE FRIDA KAHLO QUE TODAS AS MULHERES DEVEM LER "MERECE UM AMOR"




Nós mulheres, estamos afirmar-nos na sociedade duma forma mais individualista. O que eu quero dizer com isto, é que já somos vistas não apenas como mulheres e mães, mas também como profissionais de excelência em diversas áreas, áreas essas que até há alguns anos eram apenas atribuídas a homens.

Embora esta realidade ainda esteja em crescimento e ainda haja alguns padrões para serem quebrados, a mulher de fato está em grande evolução, não só em termos profissionais mas também no que toca a questões afetivas. Antigamente os pais é que sabiam quem era o melhor “partido” para a mulher. Num passado não tão remoto, ela tinha de casar antes de haver qualquer envolvimento, caso contrário eram mal vistas pela sociedade.

Hoje em dia a mulher já sai de casa para estudar e conseguir a sua independência econômica. Namorar e casar, é com quem ela quiser e com quem a fizer feliz. E se não der certo, nada a impede de seguir a sua vida e esperar que surja outra pessoa que a faça feliz.

E o porquê de estar a falar sobre tudo isto? Porque Frida Kahlo a pintora e escritora mexicana é uma das grandes inspirações das mulheres da atualidade. Ela teve uma vida muito complicada, no que toca a saúde e relacionamentos. Teve muitos anos acamada e não podia ter filhos, o que gerou bastantes conflitos com os seus relacionamentos. No entanto ela continuou a batalhar pelos seus sonhos.

De entre muitas das suas obras, ela deixou-nos este lindo poema (abaixo), que todas as mulheres deveriam ler e reler e partilhar com todas as suas amigas, porque realmente ela sabia o que escrevia.

MERECE UM AMOR

“Você merece um amor que a ame quando você estiver despenteada, aceitando as razões que a fazem acordar rapidamente, e os medos que não permitem que você durma.

Você merece um amor que faça com que você se sinta segura. Que a ajude a conquistar o mundo ao pegar em sua mão, que sinta que seus abraços se encaixam perfeitamente com sua pele.

Você merece um amor que deseje estar ao seu lado, visitar o paraíso apenas olhando seus olhos, e que nunca fique entediado lendo suas expressões.

Você merece um amor que a ouça cantar, que apoie todas as suas loucuras, que respeita sua liberdade e que a acompanhe em seu voo, que não a deixe cair.
Você merece um amor que afaste as mentiras. E que traga sonhos, café, poesia.”

– Frida Kahlo


Por outras palavras, este poema significa que tu mereces um amor que te aceite como és, que mereça o teu melhor e saiba lidar com o teu pior. Todos temos defeitos, mas nem todas as pessoas sabem lidar com eles, portanto, mereces uma pessoa que te aceite tanto no bom como no mau.

Mereces uma pessoa que não te imponha limites, que te deixe realizar os teus sonhos só teus sem deixar de estar do teu lado. É importante que não se esqueçam que todas as pessoas tem sonhos e que estar numa relação não significa deixar para trás as metas pessoais.

E acima de tudo, que nunca haja falta de respeito e que a verdade por mais dura que seja faça parte do dia-a-dia. Porque as mentiras piedosas iludem, mas mais tarde acaba sempre por vir ao de cima e criar um clima mau. Não vale a pena mentir.

E para concluir, não só mulheres, mas homens também, já que falamos tanto em igualdade, falemos também para para os homens. Homens e mulheres, aceitem do vosso lado, quem realmente vos merece, não se contentem com pouco com medo de ficarem sozinhos. Sempre ouvi dizer que “mais vale só, que mal acompanhado”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário