segunda-feira, 1 de agosto de 2016

ACEITE-SE, NÃO SE REJEITE por Henri Nouwen



Evite julgar os outros e você mesmo. Você provavelmente tem tendência a julgar-se e culpar-se constantemente por problemas em seus relacionamentos. Mas esse autoflagelo não tem nada a ver com humildade. É uma forma de rejeitar a si mesmo, negar tudo o que há de bom e de bonito em seu interior, é não dar-lhes importância. 

Se os seus relacionamentos andam mal, se a sua palavra não é levada em consideração e se o seu gesto de amor passa despercebido, não se culpe. Nada disso é verdade, e esta mentira só serve para lhe machucar. E cada vez que você se rejeita, sem querer idealiza as outras pessoas. Você quer estar rodeado por aqueles que, na sua opinião, são melhores e mais fortes do que você, com as pessoas que são mais inteligentes e talentosas do que você. Desta forma você se posiciona numa situação de dependência emocional desses indivíduos, e faz com que se afastem de você por não poderem suprir suas expectativas. Aí então você se culpa mais, entrando em um círculo vicioso de abnegação, auto rejeição e uma crescente necessidade da aprovação dos outros.

Pare de se rejeitar sob qualquer aspecto. Aceite seus próprios defeitos, mas não rejeite suas virtudes. Viva como um igual entre os iguais. Só aí você irá se livrar das barreiras e das altas expectativas para conhecer o amor e a amizade verdadeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário