quarta-feira, 1 de julho de 2015

A MORTE DE UM HERÓI DE VERDADE! Sir Nicholas Winton




Faleceu hoje (01/07/15) Sir Nicholas Winton (106 anos). Talvez a maioria de vocês nunca ouviram falar neste inglês. Ele foi um jovem que salvou 669 crianças judias que seriam enviadas a Campos de Concentração e que certamente seriam mortas pelos nazistas na Checoslováquia, então ocupada pelos alemães.

Em 1939, Winton largou seu trabalho em Londres para ir a Praga salvar as crianças da morte quase certa. Com a autorização de seus pais, colocou as em oito trens e viajou através de quatro países até o Reino Unido. Então, ele e seus parceiros de empreitada conseguiram convencer funcionários na fronteira a deixar as crianças entrarem no país, apesar da documentação incompleta. Já em solo inglês, Sir Nicholas encontrou famílias para cuidar dos pequenos publicando anúncios em jornais. Todos os pais dessas crianças morreram nos Campos de Concentração.

Ele nunca divulgou seu ato heroico para ninguém!

A mulher de Nicholas só descobriu sua história quando foi arrumar o sótão da casa e encontrou um álbum velho com fotos de crianças, telegramas, cartas e uma lista. A história de Winton ficou guardada em segredo por quase meio século. 

Dentre as inúmeras homenagens que esse homem incomparável recebeu, dezenas de anos depois de seu feito, a mais emocionante aconteceu em um programa de TV na Inglaterra em que ele estava presente na primeira fila do auditório e a apresentadora Esther Rantzen anunciou que sentadas ao seu lado estavam duas pessoas salvas por ele em 1939. A apresentadora também pediu para que as outras pessoas que estavam no auditório e que também foram salvas por Winton se levantassem. Havia centenas de familiares das pessoas que ele havia salvo!

Este homem, nunca fez propaganda de seus atos, nem procurou reconhecimento de quem quer que seja! Essas eram suas palavras: "Não me vejo como um herói. Para ser herói, alguém precisa fazer algo de perigoso. Não fiz. O que fiz foi algo que os outros achavam impossível. Mas eu tinha de tentar, para ver se era possível ou não". 
"Não é um ato heróico. Meu lema é: se algo não é obviamente impossível, então deve haver uma maneira de fazer."
Em tempos de tanta falta de amor ao próximo, intolerância e ignorância, onde quem deveria pregar a paz, incita o ódio entre as pessoas! Talvez seria interessante colocarmos a mão na consciência, repensar nossos atos e ver quem realmente coloca na prática o amor de Cristo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário