Pesquisadores da Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA), estudaram os hábitos de sono de 210 pessoas e descobriram que mulheres que não dormem o suficiente ficam mais hostis e zangadas de manhã, em comparação com os homens que passam o mesmo tempo na cama. A explicação é simples: a diferença hormonal entre homens e mulheres faz com que elas precisem de mais tempo de sono que eles.
Quando não têm uma boa noite de sono, as mulheres sofrem mental e fisicamente para manter os hormônios em equilíbrio, segundo os pesquisadores.
- O estudo sugere que um sono ruim - medido pela quantidade de horas, número de vezes que acordou durante a noite e, o mais importante, o tempo que se demorou para pegar no sono - tem consequências mais sérias para a saúde de mulheres - explica o professor Edward Suarez. - Para as mulheres, dormir mal é associado a alto nível de aflição, grande sentimento de hostilidade, depressão e raiva. Em homens isso não acontece.
O estudo também mostra que as mulheres são mais propensas a desenvolver doenças cardíacas, depressão e problemas psicológicos que os homens quando não dormem bem durante um período longo da vida.
Fonte: O Globo online
Nenhum comentário:
Postar um comentário