segunda-feira, 29 de junho de 2020

ALGUNS SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ EM UM RELACIONAMENTO ABUSIVO

EU VIVI E SOBREVIVI A UM MANIPULADOR E HOMEM QUE ME MANTINHA NUM RELACIONAMENTO ABUSIVO E PIOR ME TORNEI CODEPENDENTE DELE E SEM ESTIMA. 
EU ME MUTILEI, ME SABOTEI POR MUITOS ANOS. SER INGRATO, INSENSÍVEL, MAU CARÁTER DOS INFERNOS. JAMAIS TIVE A INFELICIDADE DE LER EM QUALQUER LITERATURA UM PERSONAGEM TÃO MESQUINHO E SEM SENSO DE HUMANIDADE E EMPATIA, SÓ OS ASSASSINOS... NO CASO DELE, DA MINHA ALEGRIA DE VIVER E LUTAR. MEUS SONHOS!
EU PERDI MINHA ESSÊNCIA COLORIDA E VIVA E ME TORNEI UMA PESSOA CINZA, TRISTE, APÁTICA E MUITO DOENTE E ... DEIXA PRA LÁ. ACABOU!
NÃO FAZ E NEM QUERO QUE FAÇA PARTE DOS MEUS PENSAMENTOS, PRESENTE E NEM FUTURO.
FAMÍLIA AMALDIÇOADA! SÓ QUERO QUE FIQUEM BEM LONGE DE MIM, DA MINHA ALMA E CORAÇÃO.
ROBERTA CARRILHO


Você fica triste, insegurança, com medo do que feliz ao lado da pessoa.

Infelizmente, muitas pessoas encontram-se em um ou já viveram um relacionamento abusivo. O que muitos não sabem, ou demoram a perceber, é que vivem um relacionamento nada saudável, que precisa ser interrompido o mais rápido possível.

Geralmente, as vítimas do relacionamento abusivo demoram a perceber e aceitar sua realidade, e com isso, vão acumulando momentos de muitas agressão psicológica principalmente, silêncio (que também é uma agressão covarde) e ou física, que podem evoluir para algo mais grave como o feminicídio.

Quem assiste de fora, costuma perceber os sinais logo de início e pode ajudar, e muito, as mulheres, porque a imensa maioria dos relacionamentos abusivos acontecem o agressor é o homem e a vítima é a mulher, pode existir o contrário mas é a exceção (cultura patriarcal e machista embutida ainda nos países subdesenvolvido e bastante acentuada no Brasil, seja assumida ou desfaçada e até negada) e com ajuda de amigos as vítimas podem saírem deste ciclo. Algumas pessoas, por medo de ficarem sozinhas ou medo de perder o parceiro, passam anos presas em relacionamentos abusivos e não se permitem viver outras experiências e se livrar dessa relação tóxica.

É bom lembrar que o relacionamento abusivo precisam de ajuda de familiares, amigos e profissionais para saírem desta situação. Outro ponto importante é que não é necessário existir agressão física para ser confirmado o relacionamento abusivo. Ele pode acontecer através de chantagens, grosserias, indiferença, traições, xingamentos, privações, humor negro, brincadeiras abusivas e preconceituosas, rebaixamento por causa do gênero e etc.

Existem outras diversas atitudes que provam que o relacionamento é abusivo, vejamos:
A pessoa controla o seu dinheiro, suas roupas e com quem você conversa e se relaciona;
E não deixa você trabalhar ou estudar ou ter mais destaque do que ele;
Em qualquer conversa é comum ele fazer você sentir que não entende nada ou que está sempre errada;
Faz com que você se sinta burra e incapaz e pode te chamar de burra muitas vezes e que você aceita porque sabe que ele sabe mais que você mesmo que a verdade não seja essa. O medo é o controle dele;
Faz você ficar agitada por dias a fio muito angustiada até  que não suporta e quer discutir a relação (DR) e ele recusa. Você já sem controle grita e quer conversar. Ele não dá a mínima foge, se tranca num quarto da casa com a desculpa de ser mais sensato, mas na verdade está fazendo um controle indireto, agressivo-passivo para impor o que ele quer na hora que ele quer. Sempre! O diálogo é feito quando as emoções ele possa dominar a situação. Quando não consegue ficar numa boa no quarto o covarde foge saindo de casa para se passar perante aos olhos de terceiros como a vítima ou santo aguenta tudo. (bem típico);
Ele controla todos os seus passos e pede para mandar fotos de tudo o que está fazendo, fazer um mini relatório com quem com quem conversou, o que fez, coloca câmara na casa com a desculpa para segurança da família, mas é um controle extremamente abusivo que ele não assume que é mas gosta de tomar conta e ter o controle de tudo;
Te chama de louca, diz que você está doente e faz você acreditar nisso. Fale para os amigos que ele quem cuida de você nas suas costas e sem ele você não viveria, que é totalmente dependente dele para tudo;
A pessoa te fala que ninguém nunca vai te amar, te aceitar ou te querer além dela e sempre coloca ele como seu protetor ou salvador e você como um peso a ser carregado;
Ela te afasta dos seus amigos e amigas mais inteligentes para não deixar você ser alertada que está num relacionamento disfuncional, doentio e não é bom para sua vida e da sua família caso ela seja uma família mais antenada e estudada - senão for ele permite porque jamais importarão porque para eles o casamento tem que suportar tudo. Porém o abusador vive sempre criticando aqueles que tentam mostrar o que está acontecendo de fato e dizendo que não são boas pessoas para você;
Ele te traí ou bate se arrepende, chora, diz que vai mudar e segue como um ciclo;
Ele não reage bem a suas conquistas e às coisas boas que acontecem na sua vida;
A pessoa te faz excluir ex-namorados e amigos das redes sociais;
A pessoa não deixa você sair sem ser com ela ou quando vão sair sempre coloca defeito na sua roupa, corpo, diz que etá mais gorda, etc para que seu ânimo rebaixe antes mesmo de encontrar os amigos; 
Você faz coisas contra a sua vontade por medo de como a pessoa pode reagir. Ou ela não respeita quando você diz "não", inclusive durante o sexo;
Sempre tem um amigo/a ou parente/irmão/irmã que confidencia tudo a seu modo para dar a falsa segurança que está fazendo o certo, sem relevar que esse amigo/a pode não gostar da sua companheira e não se importa em nada com sua felicidade e simplesmente quer que você separe por algum motivo e coloca lenha na fogueira com insinuações articuladas e maldosas. 

SE VOCÊ IDENTIFICOU QUAL DESSES SINAIS NO SEU RELACIONAMENTO OU CASAMENTO SAIBA QUE ISSO NÃO É NORMAL OU ACEITÁVEL PELOS ESPECIALISTAS E POR NÓS SERES HUMANOS. 

É UM RELACIONAMENTO DOENTE, ABUSIVO, MACHISTA E CASTRADOR... NENHUMA PESSOA MERECE ISSO! SEJA FELIZ E FUJA DESTA ARMADILHA! 

PROCURE UM AMIGO/A OU FAMILIAR E JUNTOS PROCURE UM ESPECIALISTA- PSICÓLOGO/A, PSIQUIATRA E DEPOIS A POLÍCIA CIVIL - DEPARTAMENTO ESPECIALIZADO DE DEFESA DA MULHER OU SENÃO O MINISTÉRIO PÚBLICO E FUJA DESTE RELACIONAMENTO ABUSIVO.

A JUSTIÇA IRÁ LHE CONCEDER O DIREITO DE FICAR NA CASA, COM SEUS FILHOS, COM DIREITO A UMA PENSÃO PAGA PELO SEU ABUSADOR CASO SEJA CASADA OU UNIÃO ESTÁVEL, E IRÁ MANTÊ-LO AFASTADO DE VOCÊ POR ORDEM JUDICIAL POR 500 METROS ALÉM DE OBRIGÁ-LO A SE TRATAR. 

Seja Feliz! A vida é um sopro para viver tão pesado assim
Roberta Carrilho 


Nenhum comentário:

Postar um comentário