quarta-feira, 23 de maio de 2018

11 SINTOMAS DE DESEQUILÍBRIO HORMONAL


Muitos processos importantes em nossos corpos são controlados por hormônios. Então, quando a produção de hormônios é interrompida, isso influencia nosso humor, comportamento, bem-estar e aparência. Mas como entender que o problema é causado por hormônios, e quais deles exatamente?


1. APARECIMENTO REPENTINO DE ACNE
Acne e cravos pretos podem aparecer se seus poros estiverem bloqueados. No entanto, alguns médicos afirmam que a aparência súbita da acne muitas vezes pode ser causada por mudanças hormonais súbitas no corpo. Por exemplo, um nível muito baixo de andrógeno leva a acne em todo o corpo. Essas coisas muitas vezes podem ser notadas durante a adolescência, quando é muito difícil se livrar da acne.


2. DORES DE CABEÇA FREQUENTES
De acordo com endocrinologistas, a razão pela qual você muitas vezes tem dores de cabeça (exceto estresse e fadiga) pode ser baixo nível de estrogênio. Estrogênio é um hormônio feminino que é produzido nos ovários e controla todos os processos metabólicos no cérebro e na medula espinhal. É por isso que, se você tem muito ou pouco, pode ser a razão para enxaquecas ou um mau humor constante.


3. INSÔNIA FREQUENTE
A insônia é um sinal muito perigoso porque pode estar ligado a um baixo nível de progesterona. A Dra. Traci Johnson, especialista em sono, diz que a progesterona é o relaxante natural. Pode relaxar, acalmá-lo e normalizar seu sono. Alterações no nível desse hormônio geralmente levam à insônia.

Segundo a Academia de Medicina Psicossomática, estrogênio e progesterona são muito baixos em mulheres que acabaram de dar à luz. É por isso que algumas mulheres podem ter problemas para dormir durante esse período. Mas isso não deveria acontecer em outras situações.


4. AUMENTO DA SUDORESE
Sudorese súbita ou febre são os sinais mais comuns de que há algo errado com seu equilíbrio hormonal. Os hormônios controlam a temperatura do corpo, então, se você tiver algum tipo de desequilíbrio, poderá sentir muito calor de repente.

Segundo os médicos, esse sintoma é comum após a menopausa, quando o nível hormonal é muito instável. Em outros casos, esse sintoma indica que há um problema no corpo.


5. FADIGA CONSTANTE
Todos nós ficamos cansados ​​de vez em quando, mas se você se sentir cansado o tempo todo, mesmo quando estiver descansando, isso pode ser um sinal de desequilíbrio hormonal.

Médicos de Maryland escrevem que a fadiga crônica pode ser causada por problemas na produção dos hormônios da tireóide.


6. MUDANÇA REPENTINA DE PESO
Se você tem um desequilíbrio hormonal, seu corpo pode ganhar peso, independentemente dos alimentos que você come. Uma falta ou um excesso da produção de certos hormônios pode fazer o corpo manter a gordura e perder massa muscular.

Por exemplo, altos níveis de estrogênio, cortisol ou insulina com baixo nível de testosterona podem levar ao armazenamento de gordura na barriga. E o baixo nível dos hormônios tireoidianos retarda o metabolismo e leva a um aumento da massa corporal.


7. PERDA DE CABELO
Perda de cabelo excessiva pode ser causada por hormônios da tireóide, insulina ou testosterona. Por exemplo, a testosterona torna os homens grandes e peludos.

No entanto, quando as mulheres têm um alto nível de testosterona, elas geralmente ficam calvas. Sob certas condições, um hormônio derivado da testosterona tenta destruir os folículos pilosos, o que leva à perda de cabelo.


8. PROBLEMAS DE DIGESTÃO 
Muitas pessoas provavelmente já estiveram em uma situação em que tiveram alguns problemas de estômago porque estavam se sentindo nervosos com alguma coisa. Tal efeito é causado por uma enorme liberação hormonal por causa do estresse.

Um estudo realizado na Universidade do Texas mostrou que um alto nível de estrogênio influencia a microflora dos intestinos. Outros estudos mostraram que altos níveis de hormônios nos ovários podem levar a convulsões e dores de estômago.


9. ATAQUES DESCONTROLADOS DE FOME 
Nossos corpos sintetizam hormônios que são responsáveis ​​pelo nosso apetite e fome. Um desequilíbrio desses hormônios leva a crises descontroladas de fome.

Os médicos descobriram que existem dois hormônios que precisam estar em equilíbrio para controlar a fome - leptina e grelina. A leptina diminui a fome quando comemos alguma coisa e a grelina faz o oposto - nos permite saber quando é hora de comer.


10. ESQUECIMENTO
O constante esquecimento e o baixo foco podem ser causados ​​por diversos fatores, incluindo desequilíbrio hormonal. E novamente, é tudo sobre níveis baixos de cortisol e estrogênio.

Estudos mostraram que baixos níveis de estrogênio podem causar esquecimento, incapacidade de concentração e uma mente pouco clara. E um baixo nível de cortisol influencia a memória de curto prazo.


11. ALTERAÇÕES MAMÁRIAS 
Uma mudança no tamanho da mama é um dos sinais mais graves de problemas no corpo. Uma diminuição repentina do nível de estrogênio influencia a umidificação e elasticidade da pele. É por isso que os seios podem perder sua forma, volume e mudar de tamanho.

Além disso, dentro do próprio seio, pode aparecer algo sólido que pode causar muito desconforto. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mudanças na mama acontecem muito raramente e na maioria das vezes, essas mudanças não têm nada a ver com o câncer. Isso acontece apenas por causa de alterações hormonais ou antes da menopausa.


Fonte: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário