quarta-feira, 31 de agosto de 2022

NECROLÓGIO DOS DESILUDIDOS DO AMOR por Fernanda Torres (texto Carlos Drummond de Andrade)

Espero que você saiba que ainda há esperança, ...
Porém, é preciso, necessário, urgente você se tratar. 
Já não temos mais tempo a perder, a vida é finita.
Reaja! Você está se isolando de todos e tudo. 
Morrendo em vida!
Roberta Carrilho



photo by horlo 






Os desiludidos do amor 
Estão desfechando tiros no peito 
Do meu quarto ouço a fuzilaria 
As amadas torcem-se de gozo 
Oh quanta matéria para os jornais 

Desiludidos mas fotografados 
Escreveram cartas explicativas 
Tomaram todas as providências 
Para o remorso das amadas 

Pum pum pum adeus, enjoada 
Eu vou, tu ficas, mas nos veremos 
Seja no claro céu ou turvo inferno 

Os médicos estão fazendo a autópsia 
Dos desiludidos que se mataram 
Que grandes corações eles possuíam 
Vísceras imensas, tripas sentimentais 
E um estômago cheio de poesia 

Agora vamos para o cemitério 
Levar os corpos dos desiludidos 
Encaixotados competentemente 
(Paixões de primeira e de segunda classe) 

Os desiludidos seguem iludidos 
Sem coração, sem tripas, sem amor 
Única fortuna, os seus dentes de ouro 
Não servirão de lastro financeiro 
E cobertos de terra perderão o brilho 
Enquanto as amadas dançarão um samba 
Bravo, violento, sobre a tumba deles


sexta-feira, 19 de agosto de 2022

SOBRE O POÇO DO RYAN - O MENINO CANADENSE QUE MUDOU A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS AFRICANAS

Este é o menino que tirou a sede de meio milhão de africanos. Seu nome é Ryan, nasceu no Canadá em maio de 1991.


Quando pequeno, na escola, com apenas seis anos, sua professora lhes falou sobre como viviam as crianças na África.

Profundamente comovido ao saber que algumas até morrem de sede, sendo que para ele próprio bastava ir a uma torneira e ter água limpa.

Ryan perguntou a professora quanto custaria para levar água para a África, e a professora lembrou que havia uma organização chamada "WaterCan", que poderia fazer poços custando cerca de 70 dólares.

Quando chegou em casa, foi direto a sua mãe Susan e lhe disse que necessitava de 70 dólares para comprar um poço para as crianças africanas.

Sua mãe disse que ele deveria conseguir o dinheiro pelo seu esforço, e deu-lhe tarefas em casa com as quais Ryan ganhava alguns dólares por semana.

Finalmente reuniu os 70 dólares e foi para a "WaterCan". Quando atenderam, disseram-lhe que o custo real da perfuração de um poço era de 2.000 dólares..

Susan deixou claro que ela não poderia lhe dar todo esse dinheiro, mas Ryan não se rendeu e prometeu que voltaria com os 2.000.

Passou a realizar tarefas na vizinhança e acumulando dinheiro, o que contagiou seus irmãos, vizinhos e amigos, que puseram-se a ajudar.

Até reunir o dinheiro necessário. E em janeiro de 1999 foi perfurado um poço numa vila ao norte de Uganda.

Quando o poço ficou pronto, a escola de Ryan começou a se corresponder com a escola que ficava ao lado do poço. Assim Ryan conheceu Akana: um jovem que lutava para estudar a cada dia.

Ryan cativado pediu aos pais para viajar para conhecer Akana. Em 2000, chegou ao povoado, e foi recebido por centenas de pessoas que formavam um corredor e gritavam seu nome.

- Sabem meu nome? - Ryan surpreso pergunta ao guia.

- Todo mundo que vive 100 quilômetros ao redor sabe. Respondeu.

Hoje em dia Ryan, com quase 29 anos, tem sua própria fundação.



Já levou mais de 1090 poços e 1229 sanitários já foram instalados até o momento(2016) na África. Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água.




MINHA HISTÓRIA É REALMENTE MUITO SIMPLES.

Um dia, em janeiro de 1998, eu estava sentado na minha sala de aula do primeiro ano. Minha professora, a Sra. Prest, explicou que as pessoas estavam doentes e algumas estavam até morrendo porque não tinham água potável. Ela nos contou que algumas pessoas andavam por horas na África e às vezes era só para pegar água suja.

Tudo que eu tinha que fazer era dar 10 passos da minha sala de aula para chegar ao bebedouro e eu tinha água limpa. Antes daquele dia na escola, eu achava que todos viviam como eu. Quando descobri que não era o caso, decidi que tinha que fazer algo a respeito.

Então, eu fui para casa e implorei a minha mãe e meu pai para ajudar. Depois de alguns dias, eles me disseram que eu poderia fazer tarefas extras para ganhar os US$ 70 que eu achava que dariam para construir um poço. Achei que bastaria isso para resolver o problema mundial da água. Trabalhei quatro meses para ganhar meus primeiros $ 70. Então eu soube que na verdade custaria US$ 2.000 para construir um poço em um lugar como Uganda. Eu também aprendi que o problema era muito maior do que eu imaginava.

Comecei a falar para clubes de serviço, classes escolares, para qualquer pessoa que ouvisse minha história para que eu pudesse arrecadar dinheiro para meu primeiro poço na Escola Primária Angolo em Uganda. Foi assim que meu pequeno projeto da primeira série se tornou a Ryan's Well Foundation.

“A ÁGUA É ESSENCIAL PARA TODA A VIDA.”

Estudei na University of King's College em Halifax, na costa leste do Canadá, e me formei em 2014 com Double Major em Desenvolvimento Internacional e Ciência Política. Retornei à Fundação como Gerente de Projetos e agora sou Diretora Executiva. Falo em todo o mundo sobre questões hídricas e a importância de fazer a diferença, não importa quem você é ou quantos anos você tem.

Meu trabalho não teria acontecido sem o apoio da minha família e amigos. Meu amigo por correspondência de Uganda, Jimmy Akana, que conheci em minha primeira viagem a Uganda, agora é membro de nossa família. Jimmy é uma inspiração porque trabalha duro e tem uma visão positiva. Ele sempre tem um grande sorriso.

Meu conselho para qualquer um é que, para fazer uma mudança positiva no mundo, você precisa encontrar algo pelo qual seja apaixonado e, em seguida, precisa tomar medidas para agir. Para mim, a questão é água e saneamento.

A água é essencial para toda a vida. Espero que minha história seja um lembrete de que todos podemos fazer a diferença – ela se aplica a cada um de nós.






quinta-feira, 18 de agosto de 2022

QUAL É UM SINAL DE INTELIGÊNCIA EXTREMAMENTE BAIXA?


Ter sua mão maior que seu rosto (esse é só uma piada!);

Nunca ter a capacidade de admitir que estão errados, ou que não sabem de alguma coisa, ou que erraram, não importa o quão óbvio;

Pessoas incapazes de pensar de forma independente e incapazes de resolver pequenos problemas sozinhas;

Papagaiando os pontos de discussão sem poder discuti-los, mesmo em seus termos mais básicos. Isso indica que eles não têm conhecimento e nenhuma curiosidade sobre o mundo;

Nunca mudam de opinião, mesmo depois de provado errado;

É difícil ganhar um debate com uma pessoa inteligente e impossível com uma burra (É extremamente comum as pessoas se apegarem a ideias mesmo depois de serem apresentadas a evidências de que estão erradas.);

Ter opiniões fortes sobre tópicos que você não entende;

Incapacidade de levar a bordo novas informações e mudar sua posição sobre certos assuntos;


"Se eu afirmo ser um homem sábio, isso certamente significa que eu não sou."



 

NÃO CASE COM A MORTE (relacionamento com um NP - narcísico)

 



“Uma característica fundamental na personalidade narcisista é sua profunda falta de ressonância empática pelo outro, ainda que esse outro seja "o amor de sua vida".

A representação que ele faz do outro é colorida por seus próprios afetos. O narcisista, por estar dissociado de seus sentimentos, acredita que suas projeções sejam a verdadeira face da realidade.

Com isso, não vê o outro como um centro independente de iniciativa e percepção, isto é, como um self diferenciado, e sim como self-objeto. Incapaz de abarcar o outro em sua singularidade, o narcisista cria um personagem no lugar onde deveria existir um ser humano."

O ideal de nossa cultura está investido do narcisismo defensivo. Ele promove a imagem de um herói onipotente, sedutor e eternamente jovem. Tal ideal não leva à realização profunda do ser, mas compromete o desenvolvimento do autoconhecimento e da compaixão, que são expressões de uma psique madura, que transcendeu o narcisismo arcaico. Abordando o narcisismo pelo prisma arquetípico, o autor estuda o desenvolvimento da Consciência em seu caráter teleológico, isto é, direcionado a uma meta de expansão, por meio da elaboração simbólica. É no vínculo narcísico da relação entre o Eu e o Outro que a Consciência se forma pela ação dos arquétipos que a regerão. Contudo, qualquer abalo na dinâmica narcísica sujeito-objeto pode prejudicar a estrutura do Eu, fixando a Consciência. O narcisismo fixado e o criativo são, portanto, a pedra filosofal do estudo da psicodinâmica.


Pagina 187 do livro: Narcisismo e Espiritualidade, Roberto Rosas Fernandes.





quarta-feira, 17 de agosto de 2022

TRANSTORNO DE HUMOR MISTO - M. E. C. C. C. N.

Hoje minha filha (Bebein) foi diagnosticada com o Transtorno de Humor Misto - CID 10 F41.2. Ela, veio para meu aniversário de 50 anos e foi ficando e começou a relatar vários episódios graves de depressão que esteve submetida por dois anos em BH. Crises de insônias, choros, T.O.C, apatia, etc. O mais impressionante é que não teve acompanhamento médico ou psicológico. Nem a presença do pai que morando no mesmo apartamento não percebeu os diversos sintomas como: perda de peso, apatia, insônia, introspecção, irritabilidade, lentindão nos movimentos e raciocínio, perda de memórias, etc. Ele não fez nada para mitigar ou tratar nossa filha, não leu seus sinais. Pelo contrário, agravou seu quadro depressivo pela insensibilidade, ausência diária, indiferença, descarte, cobranças desnecessárias, bulling ("se vira", "preguiçosa",... comentários lamentáveis para quem já estava doente e com todos os sinais à mostra pedindo ajuda) 
Quanto egoísmo!! Quanto individualismo e indiferença ao outro!!! Enfim... não sei dizer... posso informar o que percebi quando eu vi o seu estado quando a encontrei. Assim que ela começou a relatar o corpo dela ia dizendo mais que as palavras. Por fim ela mesma pediu ajuda.
Minha filha estava (está) no seu limite humano com pensamentos suicídas. Com a graça de Deus e ajuda dos mentores espirituais consegui em tempo socorrê-la e marcar uma consulta com o melhor psiquiatra especialista do centro-oeste de Minas Gerais, o Dr. Sebastião Emílio Santiago, que atende em Bom Despacho, um horário (urgência). Foi atendida e diagnosticada com Transtorno de Humor Misto (17/08/2022). Chegando em Divinópolis comprei os remédios e no momento ela foi para casa descansar e eu trabalhar.
Agora minha filha irá fazer o tratamento medicamentoso e também concomitantemente o tratamento com a psicóloga Dra. Marina do município de Cláudio - indicação do Dr. Sebastião (psicoterapia online) -, além de muito amor, apoio e atenção diária para que  ela possa se estabilizar emocionalmente, quimicamente (sistema neurológico) e voltar a ter prazer em viver, estudar, seguir a vida. 
Gratidão é o sentimento que estou sentindo pela vida, a Deus!! Agora e sempre minha prioridade máxima é e será ela, ela, ela... 
Roberta Carrilho 



Quadros psiquiátricos podem trazer grande sofrimento a uma pessoa, gerando dificuldades na vida social, afetiva, laboral e familiar. Um deles é o Transtorno Bipolar Misto, uma doença psiquiátrica grave, de difícil diagnóstico, e que desafia os profissionais da saúde mental.

Entenda o que é Transtorno Bipolar Misto
A alternância entre estados de humor extremos é característica do Transtorno Bipolar como um todo, mas no caso misto, existem outros aspectos que se destacam, como a velocidade com que essa mudança acontece.

Segundo o especialista, esses episódios mistos de transtorno bipolar são definidos pela presença de sintomas que satisfazem os critérios para mania/hipomania, associados a, pelo menos, três ou mais dos seguintes sintomas depressivos: 
Já o episódio depressivo com características mistas apresenta os sintomas necessários para diagnosticar a depressão, além de, pelo menos, três dos seguintes sintomas maníacos: 
  • humor expansivo, 
  • autoestima inflada, 
  • pensamento acelerado, 
  • aumento de energia, 
  • aumento da fala, 
  • maior envolvimento em atividades de risco, como compras excessivas ou investimentos insensatos, e 
  • redução da necessidade de sono.
Os sintomas se manifestam em crises agudas, com uma relativa regularidade e persistência. Em quadros muito graves, a alternância de extremos de humor é ainda mais rápida, podendo variar em períodos de uma semana a 24 horas.

Episódios mistos de transtorno bipolar têm risco de suicídio aumentado

Os episódios com características mistas têm duração que pode variar entre semanas a meses. “Esses episódios merecem grande cuidado pois os pacientes nesse estado têm maior risco de suicídio do que os pacientes bipolares sem características mistas”, alerta.


Quando pensar em depressão?
Tristeza não é sinônimo de depressão. O episódio depressivo se caracteriza pela presença, por pelo menos 2 semanas consecutivas, de 5 das 9 manifestações a seguir, ocorrendo na maior parte do dia, quase todos os dias; obrigatoriamente uma das manifestações deve ser humor deprimido ou perda do prazer em atividades:

– Humor deprimido: sentir-se triste, sem esperança; isso pode ser percebido por outras pessoas;

– Diminuição ou perda do prazer em atividades: menor interesse em passatempos ou em atividades que anteriormente o indivíduo considerava prazerosas; o individuo muitas vezes fica mais retraído socialmente;

– Inquietação ou estar mais lento que seu habitual, e isso é percebido por outras pessoas;

– Alteração de apetite e/ou de peso: pode ser para mais ou para menos, ou seja, pode ocorrer (de forma não intencional) aumento de apetite, aumento de peso, redução de peso, redução de apetite (exemplo: o indivíduo precisa se esforçar para se alimentar);

– Alteração do sono: excesso de sono ou insônia;

– Fadiga ou falta de energia: cansaço mesmo sem esforço físico pode ser relatado pelo indivíduo, bem como dificuldade em realizar tarefas;

– Sentimentos de inutilidade ou de culpa excessiva ou inapropriada: o indivíduo pode, por exemplo, ficar ruminando pequenos fracassos do passado;

– Dificuldade de se concentrar ou de pensar: os indivíduos podem se queixar de dificuldades de memória;

– Pensamentos de morte ou planejamento para cometer suicídio.

Tais alterações representam mudança em relação ao funcionamento anterior do indivíduo, e causam sofrimento e/ou prejuízos no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

Lembre-se: depressão não é só no setembro amarelo! Se você sentir que está diferente do seu habitual ou notar diferença em alguém com quem convive, procure ou oriente a procura de ajuda médica e psicológica!

De acordo com estudos da Universidade de Cambridge (2016), a prevalência do Transtorno Bipolar Misto é em mulheres, comumente associada à eclosão do quadro na adolescência, e tem maior duração.

A mesma fonte enfatiza que esse acometimento tem origem em um fato desencadeante, que afeta o paciente na dimensão afetiva. A característica principal é que os sintomas maníacos e depressivos ocorrem simultaneamente ou de maneira flutuante em uma ciclagem rápida.

Ainda segundo a pesquisa de Cambridge, nota-se que os pacientes com episódio misto anterior apresentam mais propensão a manifestar intervalos interepisódios mais curtos, maior comorbidade com abuso de substâncias e maiores taxas de tentativas de suicídio.

Saiba as diferenças entre o Transtorno Bipolar e Transtorno Bipolar Misto

O Transtorno Bipolar se caracteriza por episódios de mania e depressão. A mania se destaca pela grande euforia, excitação e aceleração do pensamento, além de outros sintomas direcionados para um polo de excessos. A fase depressiva é caracterizada por uma completa retração e uma falta de investimento na vida. A alternância entre as polaridades se dá em intervalos de tempo relativamente prolongados.


De acordo com estudo de Schwartzmann e Lafer (2004), o Transtorno Bipolar Misto é descrito pela maioria dos estudiosos como um quadro agudo de rápida alternância de estados afetivos opostos, sintomas de depressão e ansiedade, agressividade, alterações no sono, hostilidade ou mudança muito rápida de inibição para agitação no comportamento. Ele se destaca pela ciclicidade, história pregressa e pode ou não haver hipersexualidade.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, no Transtorno Bipolar Misto, pode haver uma ciclagem de pelo menos quatro episódios distintos em 12 meses, de acordo com o DSM-IV. É muito comum a ocorrência de comorbidades, de ideação ou tentativas de suicídio e comportamentos de risco.

Veja como é feito o diagnóstico do Transtorno Bipolar Misto
O diagnóstico do Transtorno Bipolar Misto é realizado por uma equipe multiprofissional. Esses grupos de trabalho se caracterizam pela presença de especialistas de áreas distintas, como psicólogos, psiquiatras e clínicos, que realizam a discussão dos casos. Dessa forma, é possível obter um diagnóstico diferencial e estabelecer um tratamento mais adequado às necessidades e particularidades do paciente.

Conheça os principais tipos de tratamento para o Transtorno Bipolar Misto
O tratamento de estados mistos é atravessado por uma série de cuidados, que listamos a seguir. Veja!

Mudanças nos hábitos de vida
Os cuidados com a saúde mental se fazem presentes em hábitos e em prestar atenção às próprias potencialidades e limites. É importante ter um eixo que estabeleça fronteiras, para que o sujeito saiba até onde pode ir nas dimensões da vida.

Isso é atravessado também por hábitos de saúde. O paciente com Transtorno Bipolar Misto tende a se colocar em muitas situações de alto risco e pode manifestar sintomas bastante degradantes. Dessa forma, com apoio profissional, o paciente pode desenvolver novos hábitos, incentivando a organização e o fortalecimento do eixo da pessoa.

Evitação do uso de drogas e álcool

O tratamento para Transtorno Bipolar Misto demanda o uso de medicação, sendo que a associação disso a drogas e álcool é extremamente nocivo para o quadro. Mesmo em casos em que ainda não se iniciou a intervenção medicamentosa, a bebida e os entorpecentes estimulam o agravamento de sintomas, a redução da capacidade de discernimento, a hiperexcitação, os comportamentos de risco e a desorganização do paciente.

Dessa forma, a proposta do tratamento é incentivar o sujeito a reconhecer esses efeitos degradantes e evitar o consumo de álcool e drogas.







link:

Assista ao vídeo e descubra como funciona 
o método para conseguir isso



Intervenção medicamentosa (Dr. Sebastião Emílio Santiago)
A medicação psiquiátrica é importante para reorganizar a dinâmica cerebral nos quadros agudos e estimular o controle de novas crises. Podem ser utilizados estabilizadores de humor, antipsicóticos e antidepressivos, em dosagens adequadas às necessidades do paciente. Todo o processo deve ser realizado com o acompanhamento médico.


Psicoterapia (Dra. Marina)
A psicoterapia proporciona condições para reflexões e para que o sujeito trabalhe suas questões, crises existenciais e seus comportamentos. Assim, ele pode aprender a desenvolver estratégias para enfrentar as próprias dificuldades e apostar nas potencialidades que tem. A associação de terapia com intervenção medicamentosa apresenta melhores resultados em relação a outras abordagens.

Remédios - Tratamento do Transtorno de Humor Misto


terça-feira, 16 de agosto de 2022

PEDRO SERRANO: extremismo de Bolsonaro possibilita manifestações nazistas

PEDRO SERRANO INTELIGENTÍSSIMO!
sou fã

Jurista e professor de Direito Constitucional Pedro Serrano





“Defender o nazismo é ilícito não porque defendê-lo é extremista, como muito se fala. O nazismo é rejeitado por ter como pressuposto o cometimento de um crime de lesa-humanidade, o genocídio racista, a defesa do genocídio racista como um instrumento de melhoria genética da humanidade.” A opinião é do jurista Pedro Serrano, ao comentar o vídeo que motivou a demissão do agora ex-secretário de Cultura do governo Jair Bolsonaro, Roberto Alvim.

Alvim caiu após utilizar trechos de um discurso do ministro da Propaganda de Adolph Hitler, Joseph Goebbels, em um vídeo para divulgar um programa de governo. O ex-secretário teria sido exonerado após o governo Bolsonaro ter sido pressionado pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, segundo a colunista Mônica Bergamo. De acordo com a jornalista, o presidente da República convidou a atriz Regina Duarte para o cargo.

Na opinião de Serrano, a conduta do governo foi positiva ao demitir o auxiliar. “Mas isso não transforma o governo Bolsonaro num governo democrático. Ao contrário, é o extremismo do governo que possibilita o surgimento desse tipo de manifestação.” A intenção óbvia do Palácio do Planalto foi se isentar de ser chamado de nazista.

Porém, se o extremismo do presidente da República é reconhecido mundialmente, por setores da imprensa internacional da esquerda à direita, no Brasil as práticas e o discurso de Bolsonaro são tolerados e até naturalizados. “Há na mídia brasileira uma insustentável posição de não caracterizar Bolsonaro como extremista de direita. Só a mídia brasileira tem essa postura. Nenhuma outra mídia do mundo democrático ocidental tem essa postura”, diz Serrano.

“Ele é descrito como de extrema-direita em publicações desde liberais de direita, como The Economist e Le Figaro, até obviamente a esquerda. Até a extrema-direita francesa alcunha Bolsonaro de extrema-direita. É só a mídia brasileira que o tem preservado dessa alcunha. Mas ele é um homem de extrema-direita.”

Bolsonaro não é conservador, é reacionário, diz Serrano. “E quem apoia Bolsonaro também não é conservador. Está apoiando um governo reacionário.” Para o jurista, é preciso separar conceitos. “O conservador deseja a conservação do status quo como regra geral, com pequenas reformas. Um conservador no Brasil tem que defender o Estado de direito e a Constituição.”

As pretensões do reacionário têm semelhança formal com o revolucionário – avalia o jurista –, embora sejam coisas diferentes: o revolucionário pretende uma alteração do modelo de vida social para instaurar o novo, enquanto o reacionário pretende mudar a forma de vida “para trazer um passado idílico, fantasiado, que ele tem. Há um forte traço romântico no reacionarismo: portanto, o que ele pretende é uma alteração disruptiva da realidade. Tão disruptiva quanto o revolucionário, mas em sentido totalmente contrário.”

Especialista em Direito Constitucional, Serrano observa que, “equivocadamente”, muita gente tem confundido o nazismo como um fenômeno semelhante ao do comunismo. Há, nesse sentido, um projeto de lei na Câmara dos Deputados, não por coincidência do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que propõe transformar em crime a apologia não só do nazismo, como também do comunismo.

“Não dá para confundir, porque se tirar o PCdoB do jogo político, por exemplo, já não tem mais democracia no Brasil”, afirma Serrano. “Nazismo e comunismo são totalmente diferentes no plano jurídico.” Em sua opinião, podem-se fazer críticas ao comunismo, ao autoritarismo do regime “de linhagem soviética”. “O comunismo pode defender certas ideias autoritárias, mas não tem como pressuposto o cometimento de um crime de lesa-humanidade, que é o genocídio racista que o nazismo e o fascismo pregam.”

O partido nazista e o movimento neonazista não são comparáveis ao comunismo. “A comparação pode ser feita com um movimento sueco que defende a pedofilia, por exemplo, com movimentos que defendem a institucionalização de algum crime.”

Punição?
O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) anunciou que apresentaria ao Ministério Público Federal um pedido de prisão do ex-secretário de Cultura. Ele argumenta que, por apologia ao nazismo, Alvim cometeu crime, segundo a Lei 7.716/89. Por sua vez, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, lembrou, em entrevista à BBC, que, na Alemanha, Alvim seria preso.

A lei brasileira prevê que é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. A pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos e multa.

Para Serrano, o ato de Alvim ofende o “espírito” da Constituição, já que desrespeita valores morais próprios da democracia constitucional do pós-guerra. “Aquilo a que (Luigi) Ferrajoli dá o nome de semente antinazifascista. O espírito da expressão ‘moralidade’ na Constituição de 1988 é uma semente antinazista e antifascista.”

Porém, para Serrano, se Alvim inegavelmente incorreu em improbidade, seu ato pode não caracterizar crime, dependendo da interpretação. Isso porque, para alguns, basta haver a apologia ao nazismo para se configurar crime. De acordo com outra interpretação da lei brasileira, o enquadramento penal se configura apenas quando se usam símbolos (como a cruz gamada ou suástica), o que Alvim não fez.

“Mas, se pode haver dúvida no campo penal, no campo da improbidade administrativa não há. Mesmo tendo saído do cargo, ele está sujeito a sanções. O Ministério Público tem que processá-lo. Ele tem que repor o dinheiro da produção do vídeo, que é ilícito. Está sujeito a multas e pode ser punido com a perda de direitos políticos e impedido de ser candidato”, interpreta Pedro Serrano.




segunda-feira, 15 de agosto de 2022

SÓ QUEM VIVE BEM SÓ É CAPAZ DE VIVER A DOIS por Flávio Gikovate


“Quanto mais bem constituído e amadurecido for o individuo, mais competente ele estará para viver relações de boa qualidade. A relação afetiva de boa qualidade é um subproduto do próprio crescimento individual.”

“Quanto mais bem constituído e amadurecido emocionalmente for o indivíduo, mais competente ele estará para viver um relacionamento afetivo de boa qualidade. Podemos dizer que relação afetiva de boa qualidade é um subproduto do próprio crescimento individual, sendo este, curiosamente, também o ingrediente necessário para que possamos viver bem sozinhos, o que não tem nada de contraditório, porque, como já dito, quem pode viver bem sozinho estará em condições para viver relações amorosas de boa qualidade (quem pode viver bem sozinho nem sequer irá querer relações amorosas de má qualidade).

Existem três estados civis: mal casado, solteiro e bem casado. O solteiro é hierarquicamente superior ao mal casado – este último tolera qualquer coisa por não aguentar ficar sozinho. Já a pessoa que tem sua individualidade bem constituída, que fica melhor consigo mesma e que encontrou razoável harmonia em si tem menos medo de que o amor venha a ofender e/ou ameaçar a sua individualidade, já que esta não está mais em questão, ou seja, não há risco de perda da individualidade porque ela já se estabelecera.

Além disso, nos encontros amorosos de grande intensidade as afinidades predominam, de modo que o risco de ofensa à individualidade é menor, porque a individualidade é muito mais prejudicada nos casos em que temos que nos adequar a uma pessoa muito diferente da gente. Portanto, as afinidades garantem uma menor ofensa à individualidade. A constituição de uma boa identidade, um crescimento e amadurecimento emocionais definem uma boa identidade pessoal que garante uma relação afetiva sem grandes ameaças”.

Cientista afirma: casar é melhor do que só morar junto!

"Casar é melhor do que morar junto"! E não foi uma noiva romântica que ama festas de casamento que chegou à esta bela conclusão! A pesquisa que confirma que dizer o "sim, aceito" é melhor do que simplesmente "juntar as escovas de dente" foi feita pela equipe do diretor do Laboratório de Neurociência Afetiva da Universidade de Virgínia, professor James A. Coan, que leva mais de 20 anos estudando os relacionamentos humanos.

Seu interesse se centralizou no chamado “efeito de coabitação”. Segundo a pesquisa, os casais que apenas vão morar “sob o mesmo teto” quando comparados com os “casados de papel passado”, não são tão estáveis emocionalmente. Ainda afirma que os mesmos, se algum dia chegam a oficializar a união, estão mais propensos ao divórcio.

O estudo contou com 54 casais, 27 casados no papel e 27 apenas convivendo sob o mesmo teto e funcionou da seguinte maneira:

Um membro do casal deitava dentro de um aparelho de ressonância magnética e já dentro, era informado da probabilidade de receber um choque no tornozelo – o objetivo era gerar medo e/ou tensão nos voluntários. Aviso feito, eles podiam escolher entre dar a mão ao parceiro, a um desconhecido ou a ninguém.

Resultados

Os casados, quando entrelaçavam as mãos com os seus maridos/esposas, sofriam a desaceleração imediata do hipotálamo (parte do cérebro que exerce uma função fundamental na identificação das emoções e das nossas reações às ameaças externas), gerando muito mais confiança e tranquilidade, do que entre os que só moravam juntos.

Segundo Coan, existe um efeito regulador fortíssimo e previsível entre os casados e nenhum efeito nos casais que só coabitam. Os “juntados“, salvo raras exceções, não tiveram a mesma reação no hipotálamo, a possibilidade do choque gerou neles tanto nervosismo e ansiedade, como se estivessem sozinhos. A resposta à esta reação, segundo o cientista, é que os casais que moram juntos confiam menos um no outro.

“Não casar significa manter um pouco de distância emocional. Imagino que funcione como um sinal para o cérebro dizendo que você não pode passar o seu stress ao companheiro”, explica o pesquisador.

Portanto, casar no papel pode ser a resposta para sentir essa segurança tão gostosa que só sente quem sabe que tem com quem contar. Além disso, casar com festa, nem que seja um mini wedding com as pessoas mais especiais é sempre uma alegria!

Escolher um lugar especial, uma decoração, o traje, tudo isso é parte de um ritual muito gostoso e emocionante! Por que não? E com tantas opções de lugares para casamento, com certeza você vai encontrar um local ideal para sua celebração! E se você ainda não mora junto com seu amor confira 28 realidades que os casais só descobrem quando vão morar juntos e divirta-se!




Flávio Gikovate nasceu em 1943 e publicou 34 livros. Psiquiatra, dedicou-se à psicoterapia e tornou-se um dos mais conceituados e reconhecidos psicoterapeutas brasileiros. Para conhecer diversos livros do autor, clique AQUI.

terça-feira, 9 de agosto de 2022

MEU ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS - 08/08/2022

Muita gente tem medo dos 50 anos, mas confesso que estou entrando nessa fase com uma enorme felicidade em meu coração. 

Hoje aos meus 50 anos me sinto uma mulher em plenitude. Aprecio cada centímetro do meu corpo e respeito minhas imperfeições. Aprecio também meus fios de cabelos brancos que estão aparecendo aos poucos e fazendo um matiz multicor bonito. Aprecio meu corpo em transformação. 

Sinto prazer como nunca senti antes. Sem culpas, sem medos. Quero experimentar novidades. Senti coisas antes não sentidas. Intensidade. 

Cada toque, cada beijo, o olhar é mais intenso. Gosto de dançar a dois no quarto, sala ou cozinha, sem espectador. Ah! Como é bom viver, apreciar um bom vinho numa bela taça, um beijo quente e um toque apaixonado. Sem pressa...

Adoro a cada dia mais o silêncio, sensação de lar, o familiar, o ficar quieta em casa, filme a dois deitada numa cama gostosa com lençóis macios de percal 300 fios ou mais, uma transa calorosa, camisola sexy com fitas e rendas, porém macia, uma música calma com sonoridade. São os detalhes que me importam. Aprecio tudo que me faz bem, provoca sorrisos e arrepios.

Enfim, não sei se é a idade da loba ou da leoa, mas posso dizer que é uma idade inteligente. Não me preocupo com opiniões desnecessárias e pessoas também. Definitivamente, seja bem-vindo 50 anos! Estou em paz!!







“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”


Cora Coralina


















sexta-feira, 5 de agosto de 2022

EU PARTICIPEI DO MANISFESTO DA USP EM DEFESA DA DEMOCRACIA - 11/08/2022 ( Orgulho!!!)


Orgulho em participar deste ato histórico do Brasil. Assinei a carta em Defesa do Estado Democrático de Direito, inciativa que teve origem na Faculdade de Direito da Universidade São Paulo (USP). A maior demonstração de a que defesa da nossa democracia e do nosso sistema eleitoral hoje está mobilizando toda a sociedade é a grande adesão ao manifesto da USP, que será lido no dia 11 de agosto. São mais de 730 mil assinaturas e quando você vai ver quem são essas pessoas, você vê desde pessoas comuns como eu até o empresário, ou seja, é gente de todos os setores da sociedade.

O texto também reitera um compromisso com "a soberania do povo brasileiro expressa pelo voto", a independência dos Poderes e a importância do Supremo Tribunal Federal (STF).

A data marca o aniversário de 195 anos de criação dos primeiros cursos jurídicos do País.  A minha classe profissional, já que eu sou advogada com muito orgulho desta categoria de profissional que hoje se mostra o norte nestes tempos obscuros, trevosos bolsonaristas.

O movimento foi iniciado após o presidente Jair Bolsonaro (PL) colocar sob suspeita o processo eleitoral brasileiro, sem provas, a diplomatas estrangeiros.

A USP redigiu uma carta em defesa da democracia, em reedição ao documento de 1977, lido no pátio das arcadas, contra a ditadura. Neste ano, outros manifestos foram elaborados, ontem um deles de delegados de polícia. Ao menos 5 cartas já foram lançadas. 

CARTA NA ÍNTEGRA

No ano do bicentenário da Independência, reiteramos nosso compromisso inarredável com a soberania do povo brasileiro expressa pelo voto e exercida em conformidade com a Constituição.

Quando do transcurso do centenário, os modernistas lançaram, com a Semana de 22, um movimento cultural que, apontando caminhos para uma arte com características brasileiras, ajudou a moldar uma identidade genuinamente nacional.

Hoje, mais uma vez, somos instigados a identificar caminhos que consolidem nossa jornada em direção à vontade de nossa gente, que é a independência suprema que uma nação pode alcançar. A estabilidade democrática, o respeito ao Estado de Direito e o desenvolvimento são condições indispensáveis para o Brasil superar os seus principais desafios. Esse é o sentido maior do Sete de Setembro neste ano.

Nossa democracia tem dado provas seguidas de robustez. Em menos de quatro décadas, enfrentou crises profundas, tanto econômicas, com períodos de recessão e hiperinflação, quanto políticas, superando essas mazelas pela força de nossas instituições.

Elas foram sólidas o suficiente para garantir a execução de governos de diferentes espectros políticos. Sem se abalarem com as litanias dos que ultrapassam os limites razoáveis das críticas construtivas, são as nossas instituições que continuam garantindo o avanço civilizatório da sociedade brasileira.

É importante que os Poderes da República - Executivo, Legislativo e Judiciário - promovam, de forma independente e harmônica, as mudanças essenciais para o desenvolvimento do Brasil.

As entidades da sociedade civil e os cidadãos que subscrevem este ato destacam o papel do Judiciário brasileiro, em especial do Supremo Tribunal Federal, guardião último da Constituição, e do Tribunal Superior Eleitoral, que tem conduzido com plena segurança, eficiência e integridade nossas eleições respeitadas internacionalmente, e a todos os magistrados, reconhecendo o seu inestimável papel, ao longo de nossa história, como poder pacificador de desacordos e instância de proteção dos direitos fundamentais.

A todos que exercem a nobre função jurisdicional no país, prestamos nossas homenagens neste momento em que o destino nos cobra equilíbrio, tolerância, civilidade e visão de futuro.

Queremos um país próspero, justo e solidário, guiado pelos princípios republicanos expressos na Constituição, à qual todos nos curvarmos, confiantes na vontade superior da democracia. Ela se fortalece com união, reformando o que exige reparos, não destruindo; somando as esperanças por um Brasil altivo e pacífico, não subtraindo-as com slogans e divisionismos que ameaçam a paz e o desenvolvimento almejados.

Todos os que subscrevem este ato reiteram seu compromisso inabalável com as instituições e as regras basilares do Estado Democrático de Direito, constitutivas da própria soberania do povo brasileiro que, na data simbólica da fundação dos cursos jurídicos no Brasil, estamos a celebrar.

Brasil, 11 de agosto de 2022.


Roberta Carvalho Carrilho 
...



quinta-feira, 4 de agosto de 2022

COMO IDENTIFICAR UMA PESSOA INTELIGENTE APENAS PELO MODO COMO ELA SE COMPORTA?



  • Eles não precisam de outros para validar sua inteligência.
  • Eles admitem seus próprios erros.
  • A conversa deles nunca é chata.
  • Eles fazem as perguntas certas para as pessoas certas.
  • São bons ouvintes.
  • Eles lêem muito.
  • Eles não são arrogantes.
  • Eles pedem ajuda quando precisam.
  • Eles não dão desculpas para seus erros.
  • Eles gostam de debates intelectuais.
  • Eles tentam ensinar aos outros o que eles sabem.
  • Eles adoram aprender coisas novas.
  • Eles são pensadores críticos que podem analisar as consequências de suas ações e entender as consequências das ações de outras pessoas sobre eles.
  • Eles são bons leitores e frequentemente se desafiam com novos tópicos.
  • Eles fazem conexões lógicas entre as ideias.
  • Eles têm relacionamentos amorosos longos.
  • Eles são humildes.
  • Eles respeitam os outros.
  • Eles têm empatia.
  • Eles têm espírito fraterno.
  • Eles têm um amplo vocabulário.
  • Eles sempre usam roupas formais.
  • Eles trabalham por conta própria.
  • Eles podem identificar o que não é possível.
  • Eles são simpáticos e carismáticos.
  • Eles gostam da natureza e animais.
  • Eles adoram confraternizar com amigos de longa data.
  • Eles cuidam e protegem as pessoas que amam.
  • Eles têm uma compreensão dos conceitos científicos.



segunda-feira, 1 de agosto de 2022

QUAL É A REALIDADE SOBRE SER CASADO?


Casamento não é brincadeira, você cria um laço teoricamente permanente com uma pessoa, e aceita viver com ela até a morte, e aos olhos certos, isso é muito bonito. É muito impetuoso encher o título "casamento". Sendo assim, o artista israelense Yehuda Devir ilustra de uma forma única sua vida com a esposa, é o que mostrarei a seguir, Enjoy!

1- A Luta para ir trabalhar.


2- O sagrado carinho nas costas.


3 - O impossível banho quente.


4 - Os infinitos fios de cabelo.



5- Depilação.


6- A dificuldade pra trabalhar em casa.


7- Os problemas com a autoestima.


8- Sempre atenta a beleza.


9- O falso Fitness.


10- Os aniversários.


11- O confronto.


12- PCC - Proteção contra cebola.


13- O espaço é dela.


14- Os compartilhamentos.


15- As bebedeiras.


16- As brutalidades.


17- A eterna pilha de roupas sujas.


18- As provocações.


19- Ficando cada vez mais proximo.


20- Os ciúmes.


21- As provocações.


22- O inverno.


23- A velhice.


24- As madrugadas.


25- O carinho.


26- E por fim, sempre juntos.



Fonte de pesquisa: