segunda-feira, 17 de março de 2014

1ª DEPUTADA FEDERAL DO BRASIL: CARLOTA PEREIRA DE QUEIRÓS (1934) por Heloisa Cerri



Essa única mulher sentada no meio de centenas de homens se chamava Carlota Pereira de Queirós. Foi a primeira mulher a ter coragem de enfrentar os homens e se eleger deputada em 1934. 


Seu mandato foi em defesa da mulher e das crianças, trabalhava por melhorias educacionais e na saúde (era médica) que contemplassem melhor tratamento das mulheres. Além disso, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira.

Ocupou seu cargo até o Golpe de 1937, quando Getúlio Vargas fechou o Congresso. Do seu primeiro dia de mandato até o fechamento do congresso, foi a única voz feminina a ser ouvida no congresso.


Eu sou divinopolitana e concordo 100% com este desabafo da Dra. Heloísa Cerri... a mudança esta em nossos votos!
Roberta Carrilho
Talvez muitas de vocês divinopolitanas estejam se perguntando, o que eu tenho a ver com isso? Pois bem, vocês sabem quantas vereadoras nos temos em Divinópolis? Nenhuma. Vocês sabem quantas prefeitas Divinópolis já elegeu? Nenhuma. Deputadas estaduais ou federais? Nem pensar. Mulheres ocupando cargos administrativos de relevância na atual administração municipal? Nem 10%.
Agora eu pergunto: Vocês representam mais de 58% do eleitorado de Divinópolis. Até quando vocês vão ficar fazendo papel de coadjuvante na vida política dessa cidade? Acordem meninas. Estamos em 2014. Uma cidade onde temos centenas de mulheres que dirigem empresas, ocupam cargos de chefia, sustentam praticamente sozinhas suas famílias, não podem também escolher mulheres para ocupar cargos políticos?
Tenho certeza de que se tivéssemos uma situação mais igualitária no meio político de nossa cidade, onde homens e mulheres pudesse ocupar o mesmo espaço político, nossa cidade não estaria nesse caos. Saiam desse comodismo meninas! Deixem de ser coadjuvantes!
De agora até as eleições, vocês que foram colocadas "para escanteio" durante quatro anos, serão novamente procuradas pelos deputados que ai estão, que sabem muito bem a força que vocês tem. Novamente eles irão comprar seus votos com flores, abraços e homenagens, como sempre fizeram.
Talvez seja a hora de vocês mandarem todos eles "as favas". As únicas pessoas que podem mudar seu futuro, são vocês mesmas. ACORDEM!
Heloísa Cerri

campanha por mais mulheres na política 


Nenhum comentário:

Postar um comentário