sexta-feira, 29 de agosto de 2014

PEDRAS NO CAMINHO - CHUTÁ-LAS OU COMPREENDÊ-LAS ? • Ricardo Prado



Vejo muita gente por aí dizendo que se aparecer uma pedra que as atrapalhe elas logo a chutam para longe ou até pedem a Deus, ao amigo ou ao parente para que ajudem a tirar estas pedras de seus caminhos, mas todas as vezes que você se deparar com uma pedra em seu caminho, o que exatamente você deve fazer ? Chutá-la ? Passar por cima dela ? Desviar o caminho ?

Se você escolheu qualquer uma das três alternativas é muito possível que você não esteja entendendo o significado da coisa toda. Primeiro é necessário entender que toda pedra no seu caminho, seja ele profissional, pessoal, religiosa e etc., por menor que seja esta pedra, ela estará lá por algum ou alguns motivos. Nenhuma pedra em seu caminho surge do nada. E acredite, todos os motivos possíveis para aquela pedra se encontrar ali são sempre positivos. Quem transforma esta experiência em algo negativo é você mesmo.

Em segundo lugar, perceba que talvez a melhor atitude que você pode ter é parar por alguns instantes, se aquietar, se interiorizar e tentar descobrir qual o motivo desta pedra estar na sua frente:

• Eu realmente estou no caminho certo ? Se chego a conclusão que não estou, então é chegado o momento de eu ampliar minha visão e enxergar novas possibilidades.

• Se estou no caminho que considero certo e favorável a mim, porque mesmo assim, esta pedra apareceu ? Será que é porque preciso parar por alguns momentos e refletir sobre o que tenho que fazer após eu transpo-la ?

• Eu estou realmente preparado para continuar seguindo este caminho ou devo estudar mais, me aperfeiçoar mais, amadurecer mais ?

• Será um teste para ver o quanto sou paciente e preciso ir um pouco mais devagar, observando mais atentamente as coisas que acontecem ao meu redor durante o caminho ou o quanto sou ansioso em desejar as coisas de forma imediata e não respeito o tempo necessário para cada coisa ?

• Será que foi alguém que não gosta de mim que colocou esta pedra aí para me atrapalhar ? Mas mesmo que tenha sido devo entender que eu, de certa forma permiti isto, então ela se torna uma responsabilidade só minha e não do outro, mas de toda forma, ela ainda representa algo que devo entender dentro de mim e não culpando o outro.

• Será que é apenas o meu medo, a minha insegurança, minha baixa auto estima, minha falta de auto confiança que está fazendo minha mente criar estas pedras e na verdade elas nem existem ? São apenas ilusões da minha mente e do meu ego controlador ?

Independente da forma em que ela se apresente ou a sua origem, na verdade isso pouco importa. O que importa mesmo é que ela está lá e está por um motivo, e assim se faz necessário sua parada temporária para analisá-la, pois se você optar por chutá-la pode apostar que ela surgirá novamente à sua frente em algum outro ponto do seu caminho. Sabendo que você precisa eliminá-la completamente e adquirir o aprendizado exclusivo e personalizado que ela contém, sua melhor atitude é não fazer nada com ela. Nem chutá-la, nem passar por cima, nem passar aos lados e muito menos pedir a Deus pra te ajudar a tirá-la.

Ao analisar calmamente e com consciência a situação e descobrir o motivo de sua aparição, a pedra simplesmente deixará o caminho livre à você sem um mínimo de esforço de sua parte, pois ela terá cumprido sua missão. Assim você poderá continuar a seguir seu caminho ou optar por um outro caminho sem empecilhos, mas em qualquer das opções, uma certeza existe. A certeza de que você é uma pessoa melhor, mais consciente e mais madura do que era antes da pedra surgir.

"As pedras em seu caminho existem para seu bem, para seu melhor e para seu amadurecimento. A escolha em transformá-las em um obstáculo que o fará desistir ou em uma ponte que o levará à outra margem do rio, é toda sua." 

Ricardo Prado



Nenhum comentário:

Postar um comentário