quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

ALAN MATHISON TURING britânico de alta inteligência que inspirou no logotipo da APPLE

 

ALAN MATHISON TURING 

Alan foi uma das pessoas com alta inteligência e que contribuiu para o avanço tecnológico da humanidade, porém, infelizmente tirou a própria vida em 7 de junho de 1954, aos 42 anos. Ele mordeu uma maçã com cianureto porque o governo britânico o castrou, humilhou e denunciou quimicamente como gay. 

É por isso que no logotipo da APPLE, que leva o nome de Alan Turing, há uma maçã mordida.

Ele inventou a ciência da computação e, graças a seus primeiros projetos, decifrou o código Enigma, a máquina criptografada que os nazistas e o exército alemão usavam para comunicar comandos secretos entre si durante a Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, ele salvou milhões de vidas e nos introduziu na era moderna da tecnologia da informação.

Alan Mathison Turing foi um matemático, cientista da computação, lógico, criptoanalista, filósofo e biólogo teórico britânico.


SHEN KUO


Outra pessoa também muito inteligente, porém, não muito reconhecido é o SHEN KUO, considerado o "Da Vinci do Oriente".

Muitas pessoas responderem com nomes como Leonardo Da Vinci, Galileo Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein, Nikola Tesla, John Von Neumann etc.

Destacando-se em muitos campos de estudo e de estadística, foi matemático, astrônomo, antiquário, meteorologista, geólogo, entomologista, anatomista, climatologista, zoólogo, botânico, farmacologista, cientista médico, agrônomo, arqueólogo, etnógrafo, cartógrafo, geomorfologista, metalúrgico. , mineralogista, enciclopedista, general militar, diplomata, engenheiro hidráulico, inventor, economista, reitor de academia, ministro das Finanças, inspetor de estado governamental, filósofo, crítico de arte, poeta e músico.

Shen foi o primeiro a descrever a bússola de agulha magnética, que seria usada para navegação muito tempo depois (descrito pela primeira vez na Europa por Alexander Neckam em 1187). Shen descobriu o conceito de norte verdadeiro em termos de declinação magnética em direção ao pólo norte, com a experimentação de agulhas magnéticas suspensas e "o meridiano melhorado determinado pela medição [astronômica] de Shen da distância entre a estrela polar e o norte verdadeiro".

Este foi o passo decisivo na história humana para tornar as bússolas mais úteis para a navegação, e pode ter sido um conceito desconhecido na Europa por mais quatrocentos anos (evidências de relógios de sol alemães feitos por volta de 1450 mostram marcas semelhantes às bússolas dos geomantes chineses em relação à declinação .

Ao lado de seu colega Wei Pu, Shen planejava mapear os caminhos orbitais da Lua e dos planetas em um projeto intensivo de cinco anos envolvendo observações diárias, mas isso foi frustrado por oponentes políticos na corte. Para auxiliar seu trabalho em astronomia, Shen Kuo fez projetos aprimorados da esfera armilar, gnômon, tubo de observação e inventou um novo tipo de relógio de entrada de água. Shen Kuo concebeu uma hipótese geológica para a formação da terra (geomorfologia), baseada em achados de fósseis marinhos do interior, conhecimento da erosão do solo e deposição de lodo. Ele também propôs uma hipótese de mudança climática gradual, depois de observar bambus petrificados antigos que foram preservados no subsolo em um habitat seco do norte que não suportaria o crescimento de bambu em seu tempo. Ele foi a primeira figura literária na China a mencionar o uso da doca seca para consertar barcos suspensos fora da água, e também escreveu sobre a eficácia da invenção relativamente nova da eclusa de libra do canal. Embora não seja o primeiro a inventar a câmera escura, Shen notou a relação do ponto focal de um espelho côncavo e do pino de punção. Shen escreveu extensivamente sobre a impressão de tipos móveis inventados por Bi Sheng (990-1051), e por causa de suas obras escritas, o legado de Bi Sheng e a compreensão moderna dos primeiros tipos móveis foram transmitidos às gerações posteriores. Seguindo uma antiga tradição na China, Shen criou um mapa em relevo enquanto inspecionava as fronteiras. Sua descrição de um antigo mecanismo de besta que ele mesmo desenterrou provou ser um cajado de Jacob, uma ferramenta de levantamento que não era conhecida na Europa até descrita por Levi ben Gerson em 1321.

Shen Kuo escreveu vários outros livros além do "Dream Pool Essays", mas grande parte da escrita em seus outros livros não sobreviveu. Algumas das poesias de Shen foram preservadas em obras escritas póstumas. Embora grande parte de seu foco estivesse em questões técnicas e científicas, ele tinha interesse em adivinhação e no sobrenatural, este último incluindo sua descrição vívida de objetos voadores não identificados de testemunhos oculares. Ele também escreveu comentários sobre antigos textos taoístas e confucionistas.

Infelizmente, muitas pessoas não conhecem o Shen Kuo, pois os livros de história costumam ser muito tendenciosos a favor dos homens ocidentais. Ele definitivamente merece mais reconhecimento e aqui estou citando ele na esperança de que mais pessoas possam saber sobre suas realizações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário