domingo, 5 de julho de 2015

VOCÊS NÃO SÃO TODOS MAJU! por Fabio Luiz


Fantástico! Esse discurso ‪#‎somostodosMaju‬ me soa tão falso quanto o ‪#‎jesuisCharlie‬, repetido por autômatos que cotidianamente protagonizam atos totalmente contraditórios. O preconceito, inclusive o racial, deve ser combatido e repudiado sempre, não apenas quando uma jornalista da Globo sofre seus efeitos. E sim, a Maju é linda, competente, simpática. E se não fosse? Aí seria tolerável o racismo?
by Alessandra Minadakis Barbosa


Quando o garoto negro é arrancado da loja na Oscar Freire, vocês não são todos Maju. Quando a propaganda sugere que a garota negra precisou ser adotada pra ter acesso à educação e refrigerante, vocês não são todos Maju.

Quando um apresentador em Black Face faz um Rap pra vender biscoitos, vocês não são todos Maju. Quando vocês dizem que tal pessoa tem cabelo “ruim”, vocês não são todos Maju.

Quando vocês seguram suas bolsas no elevador do shopping, vocês não são todos Maju. Quando vocês não me cumprimentam no hall do prédio, ou trancam o portão ao me ver chegando, não são todos Maju.

Quando vocês dizem que racismo não existe, e uma pessoa que “deu certo” como eu não deveria pensar ou falar sobre isso, vocês não são todos Maju. Quando, na minha própria agência bancária, demoro 10 minutos pra ser liberado na porta giratória, vocês não são todos Maju.

Quando eu tento pegar táxi num ponto onde não me conhecem, vocês não são todos Maju. Quando a criança negra aparece bem menos na tela do comercial de suco, ou de fralda, vocês não são todos Maju.

Quando eu sou o único pai “de cor” nas atividades da escola da minha filha, vocês não são todos Maju. Quando a família de negros que a TV apresenta, numa obra de ficção bem torta, é formada por bicheiros, beberrões, advogados corruptos e mulheres promíscuas, e vocês acham que esse é o toque de realidade da obra, vocês não são todos Maju. 

Quando insistem com as piadas de macaco, “preto” só é bom sambando e jogando bola, vocês não são todos Maju. Quando vocês acham mesmo que são todos lordes britânicos que magicamente apareceram num país da América latina e aqui vivem, vocês não são todos Maju. 

Quando não reconhecem os efeitos da escravidão sobre descendentes da diáspora africana, vocês não são todos Maju. Quando acham que nossas guias coloridas e o nosso batuque são uma afronta ao Deus — impávido colosso da imaginação de quem torceu textos bíblicos pra condicionar mentes, vocês não são todos Maju.


VOCÊS NÃO SÃO TODOS MAJU!



Fonte: http://www.geledes.org.br/voces-nao-sao-todos-maju/#gs.ef2598d79c494efa91c0db61f7f2b1eb

Nenhum comentário:

Postar um comentário