segunda-feira, 29 de junho de 2020

ALGUNS SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ EM UM RELACIONAMENTO ABUSIVO

EU VIVI E SOBREVIVI A UM MANIPULADOR E HOMEM QUE ME MANTINHA NUM RELACIONAMENTO ABUSIVO E PIOR ME TORNEI CODEPENDENTE DELE E SEM ESTIMA. 
EU ME MUTILEI, ME SABOTEI POR MUITOS ANOS. SER INGRATO, INSENSÍVEL, MAU CARÁTER DOS INFERNOS. JAMAIS TIVE A INFELICIDADE DE LER EM QUALQUER LITERATURA UM PERSONAGEM TÃO MESQUINHO E SEM SENSO DE HUMANIDADE E EMPATIA, SÓ OS ASSASSINOS... NO CASO DELE, DA MINHA ALEGRIA DE VIVER E LUTAR. MEUS SONHOS!
EU PERDI MINHA ESSÊNCIA COLORIDA E VIVA E ME TORNEI UMA PESSOA CINZA, TRISTE, APÁTICA E MUITO DOENTE E ... DEIXA PRA LÁ. ACABOU!
NÃO FAZ E NEM QUERO QUE FAÇA PARTE DOS MEUS PENSAMENTOS, PRESENTE E NEM FUTURO.
FAMÍLIA AMALDIÇOADA! SÓ QUERO QUE FIQUEM BEM LONGE DE MIM, DA MINHA ALMA E CORAÇÃO.
ROBERTA CARRILHO


Você fica triste, insegurança, com medo do que feliz ao lado da pessoa.

Infelizmente, muitas pessoas encontram-se em um ou já viveram um relacionamento abusivo. O que muitos não sabem, ou demoram a perceber, é que vivem um relacionamento nada saudável, que precisa ser interrompido o mais rápido possível.

Geralmente, as vítimas do relacionamento abusivo demoram a perceber e aceitar sua realidade, e com isso, vão acumulando momentos de muitas agressão psicológica principalmente, silêncio (que também é uma agressão covarde) e ou física, que podem evoluir para algo mais grave como o feminicídio.

Quem assiste de fora, costuma perceber os sinais logo de início e pode ajudar, e muito, as mulheres, porque a imensa maioria dos relacionamentos abusivos acontecem o agressor é o homem e a vítima é a mulher, pode existir o contrário mas é a exceção (cultura patriarcal e machista embutida ainda nos países subdesenvolvido e bastante acentuada no Brasil, seja assumida ou desfaçada e até negada) e com ajuda de amigos as vítimas podem saírem deste ciclo. Algumas pessoas, por medo de ficarem sozinhas ou medo de perder o parceiro, passam anos presas em relacionamentos abusivos e não se permitem viver outras experiências e se livrar dessa relação tóxica.

É bom lembrar que o relacionamento abusivo precisam de ajuda de familiares, amigos e profissionais para saírem desta situação. Outro ponto importante é que não é necessário existir agressão física para ser confirmado o relacionamento abusivo. Ele pode acontecer através de chantagens, grosserias, indiferença, traições, xingamentos, privações, humor negro, brincadeiras abusivas e preconceituosas, rebaixamento por causa do gênero e etc.

Existem outras diversas atitudes que provam que o relacionamento é abusivo, vejamos:
A pessoa controla o seu dinheiro, suas roupas e com quem você conversa e se relaciona;
E não deixa você trabalhar ou estudar ou ter mais destaque do que ele;
Em qualquer conversa é comum ele fazer você sentir que não entende nada ou que está sempre errada;
Faz com que você se sinta burra e incapaz e pode te chamar de burra muitas vezes e que você aceita porque sabe que ele sabe mais que você mesmo que a verdade não seja essa. O medo é o controle dele;
Faz você ficar agitada por dias a fio muito angustiada até  que não suporta e quer discutir a relação (DR) e ele recusa. Você já sem controle grita e quer conversar. Ele não dá a mínima foge, se tranca num quarto da casa com a desculpa de ser mais sensato, mas na verdade está fazendo um controle indireto, agressivo-passivo para impor o que ele quer na hora que ele quer. Sempre! O diálogo é feito quando as emoções ele possa dominar a situação. Quando não consegue ficar numa boa no quarto o covarde foge saindo de casa para se passar perante aos olhos de terceiros como a vítima ou santo aguenta tudo. (bem típico);
Ele controla todos os seus passos e pede para mandar fotos de tudo o que está fazendo, fazer um mini relatório com quem com quem conversou, o que fez, coloca câmara na casa com a desculpa para segurança da família, mas é um controle extremamente abusivo que ele não assume que é mas gosta de tomar conta e ter o controle de tudo;
Te chama de louca, diz que você está doente e faz você acreditar nisso. Fale para os amigos que ele quem cuida de você nas suas costas e sem ele você não viveria, que é totalmente dependente dele para tudo;
A pessoa te fala que ninguém nunca vai te amar, te aceitar ou te querer além dela e sempre coloca ele como seu protetor ou salvador e você como um peso a ser carregado;
Ela te afasta dos seus amigos e amigas mais inteligentes para não deixar você ser alertada que está num relacionamento disfuncional, doentio e não é bom para sua vida e da sua família caso ela seja uma família mais antenada e estudada - senão for ele permite porque jamais importarão porque para eles o casamento tem que suportar tudo. Porém o abusador vive sempre criticando aqueles que tentam mostrar o que está acontecendo de fato e dizendo que não são boas pessoas para você;
Ele te traí ou bate se arrepende, chora, diz que vai mudar e segue como um ciclo;
Ele não reage bem a suas conquistas e às coisas boas que acontecem na sua vida;
A pessoa te faz excluir ex-namorados e amigos das redes sociais;
A pessoa não deixa você sair sem ser com ela ou quando vão sair sempre coloca defeito na sua roupa, corpo, diz que etá mais gorda, etc para que seu ânimo rebaixe antes mesmo de encontrar os amigos; 
Você faz coisas contra a sua vontade por medo de como a pessoa pode reagir. Ou ela não respeita quando você diz "não", inclusive durante o sexo;
Sempre tem um amigo/a ou parente/irmão/irmã que confidencia tudo a seu modo para dar a falsa segurança que está fazendo o certo, sem relevar que esse amigo/a pode não gostar da sua companheira e não se importa em nada com sua felicidade e simplesmente quer que você separe por algum motivo e coloca lenha na fogueira com insinuações articuladas e maldosas. 

SE VOCÊ IDENTIFICOU QUAL DESSES SINAIS NO SEU RELACIONAMENTO OU CASAMENTO SAIBA QUE ISSO NÃO É NORMAL OU ACEITÁVEL PELOS ESPECIALISTAS E POR NÓS SERES HUMANOS. 

É UM RELACIONAMENTO DOENTE, ABUSIVO, MACHISTA E CASTRADOR... NENHUMA PESSOA MERECE ISSO! SEJA FELIZ E FUJA DESTA ARMADILHA! 

PROCURE UM AMIGO/A OU FAMILIAR E JUNTOS PROCURE UM ESPECIALISTA- PSICÓLOGO/A, PSIQUIATRA E DEPOIS A POLÍCIA CIVIL - DEPARTAMENTO ESPECIALIZADO DE DEFESA DA MULHER OU SENÃO O MINISTÉRIO PÚBLICO E FUJA DESTE RELACIONAMENTO ABUSIVO.

A JUSTIÇA IRÁ LHE CONCEDER O DIREITO DE FICAR NA CASA, COM SEUS FILHOS, COM DIREITO A UMA PENSÃO PAGA PELO SEU ABUSADOR CASO SEJA CASADA OU UNIÃO ESTÁVEL, E IRÁ MANTÊ-LO AFASTADO DE VOCÊ POR ORDEM JUDICIAL POR 500 METROS ALÉM DE OBRIGÁ-LO A SE TRATAR. 

Seja Feliz! A vida é um sopro para viver tão pesado assim
Roberta Carrilho 


sábado, 27 de junho de 2020

ADOECEU DE BOLSONARO por Fernando Tenório




Recebido no meu zap. Me identifiquei com quase tudo. Principalmente a parte dos parentes e amigos. Leiam e vejam se se identificam também. Fantástica crônica!!! Tive a honra de ter um texto recebendo a charge do grande Gervásio Castro Neto.
Roberta Carrilho 

Estava conversando com um paciente que é militar sobre o isolamento social e as dificuldades de quem - como ele - mora sozinho. Lá pelas tantas, perguntei ao homem como estava fazendo para manter contato com os amigos e ele respondeu:

- Não tenho tido contato com meus amigos. 

- Mas é importante manter alguma relação com as pessoas próximas, manter essa solidão em todos os âmbitos pode não fazer bem - retruquei.

- Aí que mora a minha questão, pois eu já não os reconheço mais. Não sei se são tão próximos.

- Como assim?

- Adoeceram de Bolsonaro, cara. Não sei se você votou nesse homem, mas ele entrou na cabeça das pessoas feito doença. Lá no trabalho virou uma coisa estranha. Ele parece ser um familiar das pessoas. Elas o defendem com unhas e dentes. O que ele fala vira verdade de forma instantânea.

O rapaz continuou falando sobre as dificuldades de estar em um meio no qual não se reconhece, afirmando que evita dar seus posicionamentos no ambiente militar:

- A minha resistência é o silêncio. Não pode falar de política nas forças armadas, no entanto se for para falar bem do Bolsonaro, pode. Então lá eu não me pronuncio. Eu reconheço quem pensa parecido comigo pelo silêncio. Quem cala não consente nesse caso. Quem cala não foi infectado essa doença.

- E você trata isso como doença por quê?

- Porque como em algumas doenças mentais não há argumento lógico que dê conta. Eu tentei conversar com amigos, parentes e todos ficam agressivos quando confrontados com as contradições. Parece um transe coletivo.

Continuamos conversar e eu falei que ele deveria ter outros amigos além do trabalho. Foi quando o militar sorriu laconicamente e disse:

- Estou cercado por todos os lados. Meus amigos de adolescência foram feitos na igreja evangélica que eu frequentava desde a infância. Quer dizer, que eu ainda frequento. Todos doentes de Bolsonaro também.

- E como se deu isso?

- O pastor de lá, sempre foi um cara do bem, e assumiu o voto no atual presidente e foi reproduzindo fake news nos grupos, postando coisas que abalavam a nossa fé. Foi adoecendo e adoecendo outros. Ficou duro, rígido, odioso e beligerante. Fez arminha com a mão no culto.

- Sério?

- Sério. Cada vez ele inflamava uma parcela da igreja com as notícias falsas. Eram tantas que cada pessoa ou grupo ia se identificando com uma. Não demorou para que a simpatia ao Bolsonaro fosse menor do que o ódio a quem se dizia progressista, de esquerda, feminista... Muita gente votou por ódio e isso não dá em boa coisa. Eu entrei nesse lugal de ser odiado por ser "esquerdista", simplesmente por não ter contraído essa "doença".

- E você se posicionou?

- Eu tentei e em alguns grupos trouxe informações verdadeiras conflitando com as do pastor, mas logo fui retirado da liderança do banda da igreja e excluído de alguns grupos. Ninguém me procurou. Senti o peso do que é ter um pastor contra você. Fui sendo evitado pelas pessoas, meus amigos começaram a me ver como um perigo.

- Mas você ainda frequenta?

- Não sei dizer direito. Hoje vou mais pela força do hábito e pela culpa. Desde quando uma das salas foi liberada para quem um grupo sobre terraplanismo pudesse debater, vi que ali não era o lugar de amor que eu idealizei a vida toda. Eu fiquei decepcionado não com Deus, mas com o que fazem em nome dele. Aí silenciei e não participo mais da coletividade que era o que me dava a noção de pertencimento. Eu vou, oro sozinho, e volto pra casa. 

Tentei fugir daquele discurso duro e que não deixava margem para apontamentos e provoquei:

- Seus pais frequentam essa igreja também. Vocês os encontra? E sua família também adoeceu de Bolsonaro?

- Essa é a minha maior tristeza. Meu pai adoeceu e levou minha mãe junto. 

- Como foi isso?

- Meu pai era meu maior orgulho. Começou a vida como engraxate e foi para vida militar. Sujeito boa praça que chegava aqui nos botecos no subúrbio e era amado. Torcedor do Bangu, fazia uma fé no bicho, tinha papo sobre tudo. Era da igreja, mas sabia fazer críticas e vivia feliz.

- Era?

- Sim. Ele adoeceu de Bolsonaro em 2018 e virou o avesso do que era. Ficou triste, com uma linguagem toda estereotipada de "esquerdalha", "globolixo", "volta AI-5". Virou um zumbi e não questiona nenhuma conduta do cara. Compartilha tudo que chega contra a esquerda, PT, Lula e Ciro... Não importa se é verdade, ele já vai postando ou compartilhando sem nenhuma crítica. Eu não consigo mais conversar com ele. Esse é o único assunto. Perdeu alguns amigos e só vive nos grupos bolsonaristas de Whatsapp e virou um ditador em casa. Foi por isso que fui morar sozinho.

- E sua mãe?

- Era uma senhora bondosa. Gostava muito de ir à igreja e fazer caridades. Todo mundo gostava dela, porém virou aquelas coroas que vai de verde e amarelo para Orla de Copacabana pedir a volta da ditadura militar. Uma professora que pede a volta da ditadura. Logo ela que sofre com uma em casa...

O paciente seguiu falando que as vezes não reconhecia as pessoas que ele jurava conhecer tão bem. Do nada, começou a chorar e disse:

- Eu só queria meus pais, meus amigos e minha igreja de volta. Eu queria que essa doença passasse de uma vez e a gente pudesse voltar a conversar sobre tudo. Eu queria poder discordar sem me sentir mal ou odiado por isso. Eu queria gritar um gol do Bangu com meu pai, fazer uma feijoada com a minha mãe ou fazer um som com meus amigos. Eu queria trabalhar sem medo de ser perseguido por meu silêncio diante do ufanismo da maioria. Vai demorar, mas eles voltam desse transe.

- Deve ser bem difícil mesmo.

- É sim. Não adoecer de Bolsonaro nos adoece de outras coisas. Já tive várias crises de pânico ao ver tudo isso que narrei e esse foi o motivo que me trouxe até aqui. Todos os dias eu faço um e desforço enorme e sigo firme, reafirmando para mim mesmo que das doenças eu tive a menos grave.



quinta-feira, 25 de junho de 2020

CHOCOLATINHO - MINHA FILHA MAITÊ CARRILHO



ESSA MARIA TEREZA É UMA PALHAÇA!
SAGITARIANA É ASSIM UMA ZOEIRA SEM FIM... 

ESTE ANO MINHA RELAÇÃO COM ELA MELHOROU 1000% DEPOIS DE UMA DECISÃO QUE TOMEI NUMA SEXTA-FEIRA 13 EM MARÇO DESTE ANO.


NASCE 'AQUELA CLEBICAR'
RENASCE A 'MAITÊ CARRILHO MINHA FILHA'


TEM SIDO MUITO BOM PARA MINHA SAÚDE EMOCIONAL ESTA MUDANÇA, POIS PERCEBO E IDENTIFICO AUTENTICIDADES, CORAGEM E EXUBERÂNCIA DOS 'CARRILHOS' ISSO ME AGRADA. FAZ SENTIR VIVA, CONECTADA À ALGUÉM INTIMAMENTE.

ELA SABE MEUS GOSTOS E DESGOSTOS. SABE DA MINHA ESTÓRIA. SABE QUE NÃO SUPORTO QUE ME DEIXEM ESPERANDO E ATENDE O CELULAR NA HORA QUE LIGO OU RETORNA QUANDO VÊ QUE EU LIGUEI NO MESMO DIA... ELA SABE COMO SOU E O QUE GOSTO E O QUE NÃO ACEITO. SOU SISTEMÁTICA COMO MEU PAI, UMA AUTÊNTICA CARRILHO.

ELA ME CONHECE, EXISTE CONEXÃO, CONHECIMENTOS, VÍNCULOS SÓLIDOS CONSTRUÍDOS NO TEMPO DAS NOSSAS VIDAS, NÃO HOUVE RUPTURA PROLONGADA (SÓ QUANDO ESTIVE EM BH).

MEXEU COMIGO, MEXEU COM ELA. VIRA FERA! SEMPRE FOI ASSIM. CIUMENTA! PODE BRIGAR COMIGO, MAS PESSOA ESTRANHA NÃO ACEITA AÍ ELA FICA DOIDA E PARTE PARA IGNORÂNCIA OU IGNORA A PESSOA ATÉ O FIM. ELA É TAMBÉM UMA TORRONA, SISTEMÁTICA MESMO NÃO TENDO CONSCIÊNCIA AINDA POR COMPLETO. ELA É SIM UMA CARRILHO AUTÊNTICA. SABENDO LIDAR TEM UMA GATINHA MANSA E AMOROSA OU UMA LEOA IMPLACÁVEL. BASTA SER INTELIGENTE E ESCOLHER A FORMA DE TRATAR E ALIMENTAR AS EMOÇÕES DAS CARRILHOS. 

COM ELA EU NÃO PRECISO FICAR ESTRESSADA COM MISTÉRIOS, SILÊNCIOS, RESPOSTAS MONOSSILÁBICAS OU PRONOMES INDEFINIDOS, CONDICIONANTES. ELA SABE TAMBÉM QUE MINHA PACIÊNCIA  É ZERO PARA PESSOAS SENSÍVEIS DEMAIS, MIMIMI, ENIGMÁTICAS, ETC. ME IRRITAM SUAS MENTIRAS, SEUS MEDOS EXCESSIVOS, DISSIMULAÇÕES E DEMORAS.

ENFIM... HOJE A MAITÊ MINHA FILHA SOLTOU NO WHATS MAIS UMA PÉROLA NESTES NOVOS TEMPOS DE RECONEXÃO KKK VEJA ABAIXO...

#MORRI_DE_RI 

DEPOIS... NO TELEFONE CONVERSANDO COM ELA (TEMPÃO COMO EU GOSTO) QUE NÃO PARAVA DE GARGALHAR FIQUEI FIRME POR ALGUM TEMPO ATÉ CEDER NO FINAL... E ACHAR ENGRAÇADO. EITA MENINA DIABRADA. KKKK

DIZ ELA QUE ASSISTIU UM FILME "AS BRANQUELAS" O CARA AO ELOGIAR DE FORMA CARINHOSA CHAMAVA O POLICIAL DISFARÇADO DE UMA 'BRANCONA' DE "CHOCOLATE BRANCO".

... ELA ACHOU O MÁXIMO AQUILO. ERA O APELIDO MAIS FOFO E MAIS CARINHOSO DO MUNDO... PORQUE ERA O CHOCOLATE QUE ELA MAIS GOSTA ENTÃO PARA ELA AO INVÉS DE ME CHAMAR DE PELE DE GESSO OU ROBERTINHA ME SOLTA ESSA HOJE... FALA SÉRIO!














O ACORDO PARA MANTER A ESCRAVIDÃO ATÉ 1930 - RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL

Excelente aula!!!! Todos deveriam assistir e conhecer os mínimos detalhes da abolição. História essa que nos faz compreender o passado para aprender no presente e fazer um futuro melhor.

As pressões internacionais levaram o Império a aceitar o fim da escravidão no Brasil. Mas Dom Pedro II fez um acordo com os grandes fazendeiros que poderia manter a escravidão até 1930. Durante a votação da Lei Áurea no Congresso Nacional, foram apresentados outros projetos que seriam mais justos com os negros escravizados.