segunda-feira, 29 de outubro de 2012

28 DE OUTUBRO DIA DE SÃO JUDAS TADEU - relatos do meu passado com H.K.


Vitral da Igreja de São Judas Tadeu, bairro das Graças em BH 

Quando morei em BH no bairro Sagrada Família eu me lembro que no dia 28 de outubro de 2002 eu e H.K. fomos à Igreja de São Judas Tadeu, no bairro das Graças em Belo Horizonte.

Naquela época estávamos passando por um crise conjugal severa. Eu estava com depressão-aguda-pós-parto (hormonal) e ele por falta de apoio ou esclarecimento não aceitava a situação. Achava que eu estava sendo mimada e queria chamar atenção me fazendo passar por triste. Era uma desculpa minha, na cabeça dele, só na cabeça dele, que eu não mais o amava como antes. Mas isso não era verdade!!! Eu o amava muito e não queria me separar dele. É bem verdade que eu estava magoada com as atitudes dele (surras na gestação, abandono, etc), naquela época eu não conseguia entender e aceitar isso, não sabia que era devido as crises na fase maníaca da sua doença (Bipolaridade). 

Eu me lembro que mesmo assim, sem saber de nada, continuava acreditando em nós, apesar de tudo que tinha acontecido. Eu olhava o rostinho da nossa filha e falava para mim mesma: - Isto vai passar! Ele vai voltar a ser como antes! Olhava para a Maria Eduarda e dizia: - Mamãe e papai te amam muito. Você ficará bem, confia em Deus e na sua mamãe. Seremos uma família. Com ela eu não estava sozinha. Não sentia solidão vendo aqueles olhinhos puxados como os meus. Uma menininha perfeita. Eu estava disposta a esquecer tudo e perdoa-lo em prol dela, de nós, da nossa família. 

Voltando aquele dia, me lembro que pedi para ele me levar à Igreja do Santo das Causas Impossíveis - São Judas Tadeu que ficava pertinho da 'nossa' casa, do 'nosso lar'. Eu queria implorar misericórdia e ajuda ao Santo. Eu fiz um esforço sobre humano para subir aquele morro e vencer minha vontade de ficar quieta na cama (doente-depressão). Eu não queria continuar vivendo aquela situação; queria que tudo voltasse a ser como antes, ou seja, uma relação amistosa, alegre, cheia de risos soltos e olhares apaixonados. De danças no meio da sala, no quarto, escutando músicas românticas. Certa vez fomos ao centro de BH e comprei um CD pirata do grupo Falamansa, Adorava! E continuo gostando muito hoje em dia. H.K. não sabia dançar, ele era duro igual a um pau. Eu queria ensinar a ele a se soltar e dançar comigo forró. Dançar agarradinhos. Foram muitas coisas boas que vivemos.

Escrevi seu nome na areia
O sangue que corre em mim sai da tua veia
Veja só você é a única que não me dá valor
Então por que será que este valor é o que eu ainda quero ter
Tenho tudo nas mãos, mas não tenho nada.
Então melhor ter nada e lutar pelo que eu quiser

Ê, mas péra aê.
Ouça o forró tocando e muita gente aê
Não é hora pra chorar
Porem não é pecado se eu falar de amor
Se eu canto sentimento seja ele qual for
Me leva onde eu quero ir
Se quiser também pode vir
Escuta o meu coração
Que bate no compasso da zabumba de paixão

Ê pra surdo ouvir, pra cego ver que 
este xote faz milagre acontecer.

Ê pra surdo ouvir, pra cego ver que 
este xote faz milagre acontecer.

Ê pra surdo ouvir, pra cego ver que 
este xote faz milagre acontecer.

Ê pra surdo ouvir, pra cego ver 
Falamansa faz milagre acontecer.


Eu queria que um milagre acontecesse conosco. 

Risos!! Sobre ensinar forró pra o H.K. (risos) ele aprendeu 'um pouquinho' (risos).

Estes momentos são únicos! 

Eu me lembro de muitos deles. Eu não tive só momentos tristes com o H.K.. Não! Tivemos muitos momentos alegres, riso solto, planos, sonhos, paixão, tesão. Nós naquela época éramos muito amados um pelo outro. 

Eu e ele éramos como duas crianças felizes por estarem juntas. Brincando de família, de casal. Eu pelo menos tinha este sonho de família, lar e um esposo amoroso e sensível. Quanto a ele, acredito hoje que não! 

Queria muito ajuda um milagre para nós. Queria poder criar nossa filha recém-nascida, Maria Eduarda ao lado do pai, do H.K.

Naquela época das brigas eu estava com medo. Muito medo! Eu errei! Fiz ele acreditar que não o amava mais e que estava com ele só por causa da gravidez. Era mentira! Queria magoá-lo como ele tinha me magoado. Ele me traiu. Ele não cuidou de mim como tinha prometido. Ele me deixou ficar bêbada pela primeira e última vez na minha vida (estávamos comemorando a liberação do financiamento no 'nosso' apartamento onde iríamos construir uma história, faríamos daquele apartamento o 'nosso' lar). Era muito importante aquilo para mim na época. Era meu sonho se tornando realidade. Por isso, eu precisava extravasar minha alegria, me soltar, e o vinho era o ideal. Fomos comemorar com duas garrafas de Vinho tinto "Miolo" na casa do amigo dele, Francisco, o Zu da Cemig. 

Abrindo um enorme parênteses: Foi por isso que fiquei magoada e quis feri-lo dizendo que não mais o amava. Ele tinha traído a minha confiança. Aquela situação ficou difícil processá-la emocionalmente, era muito traumática para mim, por isso adoeci, entristeci. Na minha mente, só um pensamento, insistente: 'ele sabia dos meus medos, mesmo assim arriscou em transar comigo. Arriscou mesmo sabendo que naqueles dias eu não poderia ter relações sexuais, conversamos sobre isso, antes de irmos para casa do Zu. O motivo era simples, eu tinha feito uma cauterização no colo do meu útero (estava com algumas feridinhas pelo uso contínuo do Perlutan - anticoncepcional injetável). Então decidi colocar DIU. Fui no meu ginecologista, Dr. Júlio César Fonseca, e este nos preveniu a este respeito e nos alertou também para não termos relações sexuais até a colocação do DIU)).

Nota: DIU nessa época tinha que se encomendar dos USA e demorava em torno de 10 dias para chegar no consultório. Era colocado lá mesmo no próprio consultório. 

Acabei ficando grávida novamente sem planejamento, sem casamento. Mais uma vez eu tinha decepcionado meu pai, a pessoa que mais admirava e admiro na vida. Estava furiosa com o H.K.. Queria feri-lo, não pensava em mais nada. Ele estava feliz e eu desesperada.

Voltando a ida à Igreja ... Não tínhamos carro e decidimos ir assim mesmo, andando. Atravessamos a Avenida Cristiano Machado e subimos a pé carregando a Maria Eduarda com mais ou menos 3 meses enrolada numa manta de lã amarela e branca trançadas e com franjas. Esta manta tinha sido um presente da minha amiga e comadre, Jonyse Rachid.

Chegamos a Igreja, esta estava lotada de fiéis, não sei como o H.K. conseguiu um lugarzinho para nós ficarmos sentados no banco dentro da Igreja. Ele ficou com a Maria Eduarda no colo e eu ficava orando de joelhos, rogando a São Judas que intercedesse por nós a Deus-Pai para que não deixasse que nada de ruim acontecesse conosco e que ficássemos juntos para criar nossa Maria Eduarda. Não queria ter que voltar a morar com minha mãe em Divinópolis, com outra filha nos braços, solteira, escutando todas as perversidades que um ser humano pode fazer com outro numa situação frágil como aquela. Eu já tinha vivido aquilo antes, e tinha pânico de ter que viver novamente. Minha mãe era e creio que continua sendo cruel. Apesar que ela hoje vive pedindo perdão para mim e querendo que eu a desculpe por tudo que ela me fez. 

Nas minhas preces pedia piedade a Deus para que nada e ninguém pudesse nos separar. Também pedia que me curasse da depressão para poder amamentar minha filha e ajudar o H.K., pois, ele já demonstrava sinais da sua doença - transtorno bipolar -, mas eu precisava de um milagre, queria ajudá-lo e precisava de alguém para me ajudar. 

Estava perdida, com medo e desesperada e tinha uma bebezinha também. Maria Eduarda era calminha, quietinha, sorridente. Acho que ela sabia que as coisas já estavam muito difíceis e queria ajudar ficando boazinha. 

Nota: Naquela época nem eu e nem ele sabíamos que ele era portador de Transtorno de Humor - Bipolar. Lembro que consultamos diversos clínicos de todas as especialidades para descobri os motivos do H.K. comportar deste ou daquele jeito. Por que ele tinha memória seletiva? Por que ele esquecia as coisas tão facilmente? Por que ele não conseguia concentrar? Queria saber os porquês (era o meu lado investigativo falando mais alto do que a razão). Hoje eu penso que antes tivéssemos deixado as coisas como eram. Eu e ele éramos felizes do nosso jeito. Eu o aceitava com aquela 'dislexia", até achava 'bonitinho' aquele olhar de 'não sei? Você me ajuda?' Para os outros ele era leso, abobalhado, lerdo, chato! Etc. E daí? Hoje eu questiono essas coisas. Não é necessário saber tudo ou querer mudar as coisas por entender que podem ficar melhor. Estava bom daquele jeito para nós o que era mais importante. Fomos cúmplice! Fomos amantes românticos! Eu o entendia e ele tentava me entender (risos). Eu confesso e assumo que errei em querer ajudá-lo a se entender e melhorar. Queria vê-lo mais feliz, conseguindo fazer uma graduação. Antes tivéssemos deixado tudo como era, teria sido melhor para nós dois, pelo menos a priori.

Infelizmente esta doença é de difícil diagnóstico. Começamos a investigação no Hospital Madre Tereza - Dr. Túlio Carvalho Lucciola (clínico geral - (31) 3286.1399) que indicou o Dr. Leonardo Dornas de Oliveira (neurologista, neurofisiologista clínico - (31) 3241.2406); que por sua vez indicou o Dr. Breno de Castro Ferreira Júnior (psiquiatra - (31) 3241.5833) - este começou tratar o H.K. com antidepressivos que ao invés de ajudar acabou intensificando mais ainda suas crises de mania. Ele surtou!!! Tentou suicídio 2 vezes, ficou agressivo, cínico, mentiroso e nenhum controle moral. E após uns 6 meses de tratamento, não quis mais atendê-lo (?) motivos de foro íntimo (?) Ah! este último também indicou a Dra. Ângela Macedo (psicóloga (31) 3422.3345). E com o abandono do Dr. Breno de Castro o H.K. começou a tratar com também psiquiatra - Dr. Sálvio Luiz Moreira Pena - (31) 3292.6926 que infelizmente manteve a medicação errada para o caso dele - Bipolaridade, prescrevendo antidepressivos como (Rivotril e Anafranil). Enfim, foi uma odisseia médica-científica. E mesmo assim, apesar de tantos exames, ressonâncias e esforços, foi tudo em vão. Ninguém ajudou nada!!! Aliás, piorou a situação. Antes ele tinha alguns defeitinhos bobos como: esquecimentos, memória seletiva, etc, menos ruim do que surto, agressão física, moral e psicológica, sadismo, tentativas de suicídios, etc. Ninguém merece passar por este calvário. Ninguém! E com tudo isso fiquei ainda mais depressiva na gestação toda e pós-parto.

Infelizmente, só após quase 7 anos que descobriu o que o H.K. tinha na verdade, ou seja, Transtorno de Humor - Bipolaridade. Esta descoberta foi por um acaso, já estávamos separados (desde 18.11.2002) e no processo de separação - tínhamos uma união estável - fomos submetidos a perícia médica judicial (2009). Eu alegava que ele era 'esquizofrênico' e ele alegava que eu estava ainda em 'Depressão Pós-parto' (risos! Maria Eduarda já tinha 7 anos). Enfim, fizemos a tal perícia judicial. A minha não deu nada, pelo contrário, fui diagnosticada como: inteligente, lúcida, articulada, coerente, blá, blá... enquanto a perícia do H.K. diagnosticou-o como sendo uma pessoa dissimulada, etc, ou seja, ficou inviabilizada a conclusão do perito Dr. Jaime Antônio Balbo - psiquiatra e perito judicial de Divinópolis (37) 3222.2099. Este então indicou um exame mais apurado de personalidade. Famoso teste de 'Rorschach'. H.K. tentou fugir desse exame igual capeta foge da cruz (ele fazia pouco caso, não acreditava nos diagnósticos), perdeu duas vezes os prazos, etc, mas no final foi obrigado a fazer assim mesmo. Coitado do H.K.!!! (no fundo eu já sabia que ele tinha alguma coisa, mas não sabia o que era, e queria saber, e deu!). 

H.K. é portador de Transtorno de Humor - Bipolar. Esta nova perícia foi feita pela Dra. Eni Ribeiro da Silva - CRP 04/15758, psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Docência do Ensino Superior pela PUC Minas, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da PUC Minas da área de Avaliação Psicológica. Professora de PMK, Rorschach e Zulliger. Membro da banca de Avaliação Psicológica do Ministério Público/MG e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Nota: Ele não admite que é doente. Nega veementemente este diagnóstico e pior, pelo que li a respeito da doença só tende a pior a intensidade e tempo nas crises. Não há cura! Há controle e tratamento medicamentoso e terapêutico. Um portador de bipolaridade pode até ter uma vida normal (veja sobre o tema através de uns vídeos que postei recentemente). Eu não sei como ele está hoje. Há muitos anos que eu não o vejo, não temos amigos em comum, não sei de nada dele. E pra ser sincera está ótimo assim! Cada um no seu canto. Só poucas coisas que fico sabendo através da nossa filha, como ele deixou ela com 9 anos sozinha no shopping - Diamond no final de ano e foi trabalhar na CEMIG, durante 4 dias ele fez isso. Veja o perigo dela ser sequestrada, amolestada, etc. Pirei na batatinha quando ela me contou (depois do ocorrido) Ou que ele a pega em Caxambu e viaja sem acompanhamento de um monitor (contrariando a sentença), enfim, essas coisas que envolve a nossa filha. Mas não faço nada (denúncia) porque minha filha me pediu para não fazer. Ela disse que é uma forma dela poder sair e ficar longe da Dora, e que fazia bem para ela. Também me tranquilizou dizendo que o H.K. não faz nada de mal a ela, que ele só é esquecido e parece um pai-criança igual a ela. "Ela não o vê com autoridade e sim como um coleguinha esquecido e 'avoado'". Ela também fala que ele é pai de verdade é da máquina de fotografia dele (a filhinha dele e que ela acha um saco os programas quando ele sai com a tal máquina!) Ah! Também comentou que ele nem chama de 'filha' somente de Maria Eduarda e que só eu faço isso (risos!).

Não consegui ficar forte o suficiente para suportar essas crises de mania do H.K. e minha depressão hormonal. Queria que este horror, este pesadelo acabasse logo e voltássemos a ser como antes. E também cuidar e amamentar minha bebê (até hoje tenho esta frustração de não ter podido amamentá-la devido aos meus remédios). Antes dos surtos do H.K., ele me tratava com respeito, amor, cumplicidade e me dava segurança. Ele só me chamava de Robertinha e eu o chamava de Haroldinho (era assim que nós nos chamávamos de forma afetuosa, carinhosa, andávamos só de mãos dadas). 

Fomos um casal muito feliz. Jamais tínhamos brigado, sequer discutido. Éramos muito unidos!!! Eu e ele. Tínhamos muito apreço um pelo outro. Queria ter essa sensação de volta.

Nós dois estávamos muito assustados e com medo do desconhecido, ou seja, da maternidade-paternidade, do fracasso da relação. Não tivemos ajuda de ninguém, pelo contrário, tanto a família dele como a minha queriam que nós dois separássemos. Eles não pensaram em nós, em nossos vínculos, em nossos sentimentos, e mais, em nossa filha Maria Eduarda. Para eles eram mais cômodo separar nós dois, para deixá-los em paz sem nossas confusões. 

Nota: A mãe do H.K., além de não querer ajudar, lembro que eu cheguei a ligar para ela e pedi ajuda, ela me disse: - Eu já criei meus filhos, e não tenho nada com a vida de vocês. Ele já é homem barbado e vocês que se virem aí. Eu não vou ajudar! Foi como dar um soco na ferida aberta. Sangrou mais ainda. Tive pânico e medo! Quanto a minha mãe não foi muito diferente, ela dizia: Larga este bicho-esquizofrênico, ele não presta, não vale nada! Volta para casa, aqui é seu lugar! Mas eu sabia que aquilo era uma falácia, um embrolho. Minha mente passava várias cenas, repetidas vezes, da forma da qual ela tinha me tratado na minha primeira maternidade como solteira. Hoje ela se arrepende de tudo que fez. Pergunta o que ela pode fazer para reparar, e pede perdão para mim o tempo inteiro quando me vê. Eu evito contato com ela. Tudo que ela me pede eu tento fazer, converso o precisa quando ela liga, mas é só. Ainda não consigo ter muita aproximação. 

Quanto a mãe do H.K., creio que para ela foi bem mais aproveitoso nossa separação. Ela acabou ficando com nossa filha, realizou seu sonho em ser mãe de uma menina. Para a Dora foi vantagem eu e o H.K. termos separado, mesmo ela arrumando mil e uma desculpa para afirmar o contrário.

Minha filha hoje com 10 anos, quando vou a Caxambu, me confessa os horrores que ela passa com a Dora. Ela pede para eu não contar para ninguém as maldades que a Dora faz com ela. Tem medo! Diz que quando completar 12 anos vai pedi ao juiz de Caxambu para deixar ela vir morar comigo. As coleguinhas dela, Brenda, Tamara, Thalya, Maria Eduarda Arantes, todas sabem o que minha filha passa com a Dora e o desejo dela de vir morar com a mãe dela. Elas sempre conversam comigo no face. Dizem que minha filha não vê a hora de completar 12 anos para vir morar comigo. Algumas delas, dizem que a Dora não é tão boa avó como ela gosta de parecer, dizem que ela tem ciúmes quando a Maria Eduarda fala comigo e é por isso que a 'Duda' não atende o celular, etc.

Um dia o lerdo do H.K. saberá a verdade, não por mim, mas pela própria filha que pedirá contas a ele, por ter imputada a ela tanto sofrimento. Quem viver verá. Triste isso!!! Não precisava.

Nota: Analiso a relação materno-filial do H.K. com a Dora e concluo que é uma ligação doente. Destas: - Eu te odeio porém faço tudo que você quer, mamãe querida!!! É uma relação de dependência emocional exacerbada. Ele tem uma necessidade em agradar e dar a mãe o que o pai dele não foi capaz de dar ou não quis dar. Parece que ele precisa e sente confortável fazendo o que a mãe acha que é bom e certo. Precisa da aprovação dela. Precisa falar seus delírios e ela concordar. Para mim tanto o pai como a mãe do H.K. têm problemas mentais. É como se o H.K. pudesse transferir a responsabilidade de seus atos ou omissões para mãe e não ser penalizado pelas consequências. Ou seja, se deu certo, a atitude é dele, senão deu certo a culpa é da mãe dele, e assim ele parece conseguir ter a sensação de paz dizendo a si próprio: - pelo menos eu não desobedeci e nem fiz a mamãe triste ou 'eu fiz o que tinha que ser feito, fiz o correto' - detalhe: o correto, ou certo para uma pessoa como H.K. é relativo dentro dos padrões aceitáveis de normalidade ou moralidade. Ele não tem a mínima condição de saber certo o que seja um ou outro, não tem base moral e familiar. Infelizmente ele é produto de uma família totalmente desestruturada e louca. É sem dúvida uma relação doente de amor-ódio, medo-segurança, dependência-rejeição entre eles. Não precisa ser psicóloga, analista para perceber isso, é tão parente, tão detectável. Basta ter um pouco de sensibilidade, percepção, inteligência mediana e observação. Também percebo que ele não se dá conta disto. Ele não consegue perceber nada!! Coitado do H.K., ele não consegue fazer links entre suas atitudes, suas omissões e consequências. Triste isso.

Às vezes eu posto aqui no blog coisas que me veem na memoria, no coração, como as tristezas, mágoas que tenho dele. Mas é só para desabafar mesmo. Já faz tempo que o H.K. saiu do foco das minhas atenções. Eu não desejo nenhum mal a ele, pelo contrário desejo que ele encontre o caminho de volta para o bem. Ele precisa rever algumas questões. Algumas ou muitas questões. Desejo isso para o bem dele, não mais para nada além disso. "Fora da caridade não há salvação" e além do que ele querendo ou não, ele é o pai da minha filha. Não posso negar isto. Ele fará parte da minha história para sempre.

Minha raiva aumenta quando me lembro dos olhinhos da minha filha falando das suas dores, etc. Aí eu não me aguento e vem uma avalanche de memórias, dores, lembranças ruins dele. Sou humana, caramba! Tenho meus limites. Essa é a dor que eu lembro de ter acreditado nele, no amor que ele dizia ter por mim, em suas promessas vazias e falsas que ele fez várias e várias vezes. Ah! Ele também dizia que jamais permitiria que eu voltasse a sofrer sozinha. Ele estaria ao meu lado quando eu precisasse. Que desta vez eu seria mãe. Mãe de fato e de direito da Maria Eduarda e que ninguém me tiraria isso. Veja o que ele fez!!!! Percebe através destes relatos o porque dos meus desabafos? Qual situação é pior? Qual pessoa com a mínima sensibilidade não sentiria raiva? Mágoa? Qualquer pessoa razoavelmente sensível ou moral entenderia o que sinto e os meus motivos de me manter bem longe dele e da família dele. Tenho sentimentos e memória, esta última eu queria não tê-la neste caso. Só neste caso especificamente, pois estou estudando pra concursos federais e farei outra graduação - arquitetura no ano que vem e preciso dela(risos). 'Quem tem olhos, que vejam'. 

Ele simplesmente decidiu por nós três nosso destino (o dele, o meu e da nossa filha), sem perguntar, sem analisar. Não me deu nenhuma chance para que eu pudesse recuperar a saúde emocional e física para depois me abandonar e pior, me tirar a filha. Foi tudo numa só tacada. Ele fez isso tudo sem pensar que eu era gente e tinha sentimentos, que estava doente (por causa das crises dele durante a gestação, pelo fator hormonal-pós-parto). Fui sentenciada e condenada: - Robertinha eu te amo, mas não podemos ficar juntos e o trânsito em julgado da minha sentença foi por e-mail (risos): "Roberta, um conselho: procure se cuidar, faça terapia, procure ajuda para você, e me esqueça. H.K." e pronto. Ele decidiu e acabou! Que se dane você e seus sentimentos maternos e pessoais-afetivos-amorosos que sente por mim. Eu não me importo com você. Foi assim que eu senti naquela época. Acho que ele queria que eu suicidasse para ficar livre de mim (risos) só pode ser isso. Não tem explicação para tamanha crueldade com a companheira, mãe de sua única filha, a sua 'robertinha' ... 

Chega de chorar pitangas... Vamos ser realistas! Era esse sentimento de indiferença, de abandono, de rejeição que ele queria que eu sentisse. Era a intenção dele me mostrar que eu não valia nada e ele não precisa mais de mim. Simples assim! Eu era descartável. Tanto é que quando ele estava desfilando nos shoppings com a Maria Eduarda (bebezinha) e alguém perguntasse pela mãe dela, ele respondia: - Ela morreu no parto! Acredite, ele mesmo que contou isso. Demais não é? Eu pergunto: cadê as promessas? Cadê a palavra dada? Cadê todo aquele amor que dizia ter por mim? A resposta: (...) procure se cuidar, faça terapia, procure ajuda para você, e me esqueça, hk". É de matar de rir ou morrer de chorar! (risos) Foi trágico mesmo!! Mas passou!

Ele decidiu isso fazer esta 'tacada' tudo numa crise maníaca da bipolaridade. Eu quero acreditar que fora assim. Eu não sei. Se não foi, fica ainda pior a realidade. 

Aff! Basta!!!!!!!!!!! Chega de dar explicações. Cansei de lembrar e de escrever isso. Pois, diante de fatos não há argumentos! Velho jargão jurídico - inconteste. Agora a verdade já não dói tanto assim. Mas fica um bichinho aqui dentro mordendo de vez em quando o orgulho de ter sido tratada assim. Fazer o quê? Porque o que ele fez chama-se: nada mais do que arrogância e individualismo puro. Ele é insensato pensando ser sensato. Loucura demais para mim. 

E para finalizar a 'fiação do rosário' do 'calvário da Roberta Carrilho' (risos) Só um.... Santo Deus! Como ele não se arrepende e não busca alguma forma colocar as coisas no lugar? Até quando ele manterá esta atitude rígida e inerte. Será necessário alguma perda? Será necessário ele passar por alguma tragédia para repensar nas consequências de seus atos e falas? Para que isso? O que ele ganha em deixar as coisas sem explicação? Pra que deixar tantos ressentimentos!!!! Com sua decisão, ele sentenciou ao sofrimento todos nós. Eu, ele e principalmente a nossa filha.

Ela sofreu e continua sofrendo mais ainda por tirado dela o direito em ter uma família. Se você perguntar para ela o que ela mais quer na vida hoje, verá do que falo. E se perguntar se ela sofre? Terá a resposta. 

Quando vou a Caxambu, ela fica chorando no meu colo e fala que conversa com Deus e pergunta por quê Ele não deixou ela ter mãe e pai perto dela. O que ela fez de tão ruim para ter uma vida longe dos pais. Ele suspira e chora, e repete sem parar... eu sou má, eu separei você e meu pai. Eu sou má, não mereço ter uma família. (eu queria saber quem foi que falou isso para ela. Eu processaria esta pessoa por ter colocado a culpa nela, sendo que ela é e foi a maior vítima disto tudo. Mas ela não fala, não denuncia. Eu desconfio que tenha sido a Dora a avó e atual guardiã dela. Quem é má é esta Dora e não ela!).

Ela me abraça e fica passando a mão no meu rosto com os olhinhos cheios de água. E fala: 

- "mamãe volta pro papai, ele te ama, eu sei disso, eu sinto isto, por favor mamãe, volta pro papai e vamos ser uma família. É o meu maior sonho de vida".

Meu coração quase para de bater de tanto sofrimento nestas horas. 
E ela faz isso comigo sempre... é desalentador!!!

Eu tento mudar de assunto, tento disfarçar as lágrimas, explicar que não tem mais jeito, saio de perto indo para outro lugar, falo que acabou o amor, falo que é passado, falo que é assunto de gente grande e que ela não precisa saber, etc. Ela fica parada me olhando, calada, só olhando, com aqueles olhinhos de súplica. Meu Deus!!! Por quê? Tanto sofrimento?

E ouvindo e vendo tudo isso, me pergunto intimamente: - Por que o H.K. fez isso com nós duas? Por que ele decidiu sobre nossas vidas assim sem pensar com tranquilidade e lucidez o melhor para TODOS NÓS. Porque ele fez isso com a gente? Por quê? Por quê? 

Até ... que um dia cansei de esperar as respostas dele e decidi deletar tudo e recomeçar minha vida longe de tudo isso. Não queria e nem quero mais pensar nisso. Chega! Cansei! Cheguei ao meu limite humano. Acabou!

Enfim, tudo acabou! Triste final. Não precisava de ter acabado assim como foi. Era só uma fase ruim como todo casamento tem. Mas, infelizmente não concretizou nenhum dos meus pedidos que fiz a São Judas Tadeu. Nada acontece por acaso. Talvez tivesse que ser assim mesmo, separados e sem a filha, tanto eu quanto ele. Todos nós três saímos perdendo. Eu, ele e nossa filha. Cada um segue sua vida em caminhos separados. 

Mas todo ano nesta data, além de lembrar de nós rezando com a Maria Eduarda tão pequena no colo dentro da Igreja de São Judas (bairro das Graças) eu continuo acreditando que coisas boas podem acontecer. 

Apesar de tudo, agradeço a Deus por estar viva, por saber que um dia as coisas poderão mudar e eu voltar a ser feliz como naquela época. E desejo que o H.K. siga seu caminho, encontre a paz e uma pessoa melhor do que eu para fazê-lo feliz. Que eu consiga ter paz junto das minha filhas e quem sabe de um marido que me faça feliz e que me traga segurança que tanto busco (se der, não faço muita questão). Que a Maria Eduarda realize seu sonho de me ter junto dela. Que todos nós possamos seguir nossos caminhos. Que o meu e os das minhas filhas seja um só. 

Que São Judas Tadeu seja intercessor de todos nós junto a Deus. 



“ORAÇÃO A SÃO JUDAS TADEU”

“AMADO SERVO DE DEUS, POR ESTE CAMINHO DA VIDA TU SABES DAS MINHAS ALEGRIAS, AMARGURAS E PENAS QUE ENTRISTECEM MINHA ALMA. 

DIANTE DE TI PONHO TUDO O QUE ME OPRIME DE DIA E DE NOITE. 

MAS ALIVIA ESTA PENA MINHA. LEVA MINHAS ANGÚSTIAS E MINHAS DORES E RENASÇA A PAZ E A ALEGRIA QUE MOLDAM MEU CORAÇÃO E PEÇA A DEUS QUE ME GUIE, ME PROTEJA, POIS EM TI COLOCO MINHA CONFIANÇA. 

BENDITO SEJA ‘SÃO JUDAS’ POR TODO MUNDO E TODA ETERNIDADE”.

Roberta Carrilho


UM DOS MEUS PROJETOS PARA 2013 - Piercing nos seios

Interessante!
Gostei... 2013 será o meu ano 
de mudanças radicais!
ASSIM SEJA!

A Dani já está providenciando tudo para mim, ela conhece os melhores em Divinópolis.
Bigada! 
Estarei esperando os contatos, preços e procedimentos....

Aff!!! Assistindo o vídeo fiquei com um 
pouco de medo... deve doer ...
mas farei assim mesmo, 
porque nunca irei permitir que o 'medo'
me impeça de fazer o que eu quero... 
medo paralisa os sonhos! Nos destrói!

Então vamos lá... 2013 me aguarde!
Será só o começo.

Agora só falta escolher 
o que irei tatuar e onde...
Roberta Carrilho

domingo, 28 de outubro de 2012

VITÓRIA DE FERNANDO HADDAD PARA PREFEITURA DE SÃO PAULO - PARABÉNS!!!!!


Eu estou feliz com a vitória de Fernando Haddad
ADOREI!!!!
Parabéns Prefeito.
Roberta Carrilho

P.S.: Além de admirar a pessoa pública do Haddad, também gosto de tudo nele... para começar pelo nome FERNANDO (nome forte) e o resto para mim é tudo de bom (inteligente, bonito, educado, etc)

Eu acho ele um homem interessantíssimo, bonito e tem um olhar sereno que me agrada! 
Tem postura de HOMEM, tem jeito de ser daquele que pega uma mulher e faz ela sentir que é a única do mundo. Seus movimentos, sua fala demonstra ter muita sensibilidade e lucidez.
Fala e olhar sereno, porém firmes. Tem o jeito de ser uma pessoa decidida porém light, leve, agradável
Deve ser um super marido e um pai maravilhoso!

O ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT), 49, foi eleito neste domingo (28) como o novo prefeito de São Paulo.

Ele recebeu 55,57% dos votos válidos, enquanto o ex-governador paulista José Serra (PSDB), 70, foi votado por 44,43% dos eleitores.

A vitória de Haddad representa a volta do PT ao comando da maior cidade do país oito anos depois de a petista Marta Suplicy ter sido desalojada da prefeitura pelo próprio Serra.

A CAMPANHA

Professor universitário, estreante em eleições, Haddad teve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como fiador e principal cabo eleitoral de sua candidatura, imposta ao PT ainda no ano passado.

A candidatura, mais uma "invenção" bem-sucedida de Lula -em 2010 já havia apostado em Dilma, também eleita--, enfrentou resistências dentro do PT em um primeiro momento.

Entre os obstáculos ultrapassados por Haddad esteve a intenção da ex-prefeita Marta Suplicy, derrotada em 2004 e 2008, voltar a disputar o cargo. Marta desistiu da pré-candidatura após apelos de Dilma e Lula, mas ficou ausente no início da campanha, evidenciando sua contrariedade.

Ainda na pré-campanha, foi criticado após negociações de aliança com o recém-criado PSD do prefeito Gilberto Kassab. O acordo, que era costurado por Lula, fez água quando Serra anunciou que entraria na disputa e o prefeito optou por apoiar o antigo aliado.

Haddad também contou com a ajuda do Planalto para estancar as críticas de evangélicos, que o associavam ao chamado "kit-gay" -material anti-homofobia produzido para ser 

Distribuído em escolas pelo MEC durante a gestão de Haddad. Após nomeação do senador 

Marcelo Crivella (PRB-RJ), ligado à Igreja Universal, como ministro da Pesca, as críticas diminuíram e só voltaram na reta final da campanha.

Outro momento de crise na campanha petista foi o apoio do ex-prefeito e deputado Paulo Maluf (PP), que fez questão de oficializar o acordo no jardim de sua casa, ao lado de Lula, em uma foto que entraria para a história. No dia seguinte ao apoio de Maluf, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) desistiu de ser vice de Haddad.

O acordo com Maluf, no entanto, rendeu à campanha petista um dos maiores tempos no horário eleitoral da TV, contribuindo para sua subida nas pesquisas entre o fim de agosto e o início de setembro.

A essa altura, Marta aparece na campanha pedindo votos a Haddad e, menos de uma semana depois, é nomeada como ministra da Cultura de Dilma. A presidente também entra na campanha na reta final do primeiro turno e vem a São Paulo participar de comício com o petista.

No segundo turno, o apoio de Dilma e Lula se tornam mais constantes e Haddad também recebe o reforço de Gabriel Chalita (PMDB), quarto colocado no primeiro turno.

Em desvantagem nas pesquisas, Serra partiu para o ataque contra a campanha do PT, mas não conseguiu reverter a desvantagem e nem a alta rejeição identificada nas pesquisas.

FERNANDO HADDAD

Very Beautiful man! Nice shot (adoro o seu jeito de vestir - este visual está the best)
Ele é muito lindo!!!

NomeFernando Haddad
Nascimento25 de janeiro de 1963
NacionalidadeBrasileira
FormaçãoDireito
PartidoPT-SP
Site Oficialpensenovotv.com.br/
Redes sociais


Quase 30 anos de PT

O trabalho chegou cedo na vida de Fernando Haddad. Neto de imigrantes libaneses [o pai também é imigrante, a mãe nasceu no Brasil], Fernando Haddad ainda jovem trabalhou com o pai na loja de tecidos da família, na rua 25 de março. Na ótica do trabalho, reforçou os laços familiares, percebeu as relações sociais e descobriu um sistema econômico e político que precisava de mudanças.

Filiou-se ao PT em 1983, quando estudava Direito no Largo São Francisco. Durante o curso continuou trabalhando com o pai, o que lhe obrigou reservar a noite para leituras e estudos. Inquieto com o desafio de lutar por mudanças, engajou-se no Centro Acadêmico XI de Agosto. Foi tesoureiro do CA e, em seguida, presidente, desempenhando com brilhantismo e ética, um papel de representação política dos estudantes.

Haddad percebeu ainda na loja do pai que é possível mudar a sociedade e construir um mundo melhor. Essa convicção ganhou sustentação teórica no curso de Direito e, depois, no de Pós-Graduação em economia ambos na USP. Publicou ensaios e artigos,em conjunto com outros pensadores e economistas do PT.

Uma revolução no ensino

No governo federal, como ministro da Educação, Haddad e o presidente Lula ofereceram uma nova perspectiva para a juventude brasileira com a criação do ProUni – Programa Universidade para todos. Até final deste ano, o ProUni atenderá a nada menos que 1 milhão de estudantes. Eles também ampliaram o acesso ao Programa de Financiamento Estudantil, o FIES,que agora pratica juros de 3,4% ao ano, tem prazos de pagamento de até três vezes o tempo gasto para a formação e um ano de carência. Hoje o FIES beneficia 500 mil estudantes.

Haddad também promoveu uma ampliação extraordinária das universidades públicas, que ampliaram seu número de vagas de perto de 100 mil em 2005 para 200 mil no final deste ano.

Os avanços na Educação não param por aí. Haddad liderou a implantação no governo do Presidente Lula de sistemas de avaliação de abrangência nacional (só o ENEM mobilizou mais de 4 milhões de estudantes), de um programa de fomento a pesquisa, e de uma política de valorização dos professores e funcionários públicos, além de sua formação profissional. Haddad criou o Plano Nacional de Educação, com metas para todos os níveis do ensino, construção de creches, distribuição de material pedagógico e gestão transparente, com o estímulo à criação dos Conselhos Municipais de Educação.

Veja a biografia completa do Prefeito Fernando Haddad (PT) da cidade de São Paulo. 



Fernando Haddad gosta de Led Zepplin, The Who, Beatles e Villa Lobos, toca violão. E no cinema é fã de Scorsese, Kubrick e Fellini. Estudou no Largo São Francisco, onde começou sua militância política e se formou em direito. Depois fez mestrado em Economia e doutorado em Filosofia. 

Casou-se aos 25 anos com Ana Estela. É pai de Frederico e Ana Carolina. E todos dividem a casa com o fiel companheiro Stick. É fã de Lula, Nelson Mandela e Roosevelt. Ministro da Educação durante o governo de Lula e Dilma Rousseff, foi responsável por importantes mudanças no Brasil, como o Enem, o ProUni e o Sisu. Junto com o presidente Lula e a presidenta Dilma.




AMOR AD ETERNUM - amor de um filho e de um irmão

Espero que minhas filhas tenham este amor por mim ...

Filhas amadas apesar de estarmos separadas 
eu amo vocês duas 
com todo o meu coração!

Vocês duas são a minha verdadeira e única família.

Meu amor e carinho por você Maria Eduarda 
é além desta existência finita. 
Ele é 'Ad Eternum'
Mamãe




Eu estava andando em uma loja no shopping, quando eu vi a mão do caixa devolver um dinheiro a um menino. Ele não poderia ter mais do que 5 ou 6 anos de idade. A caixa disse: “Me desculpe, mas você não tem dinheiro suficiente para comprar esta boneca.” Então o menino se virou para uma senhora próxima a ele: “Vovó, você tem certeza que eu não tenho dinheiro suficiente?” A velha senhora respondeu: 



“Você sabe que você não tem dinheiro suficiente para comprar esta boneca, querido.” 



Então ela pediu para ele ficar lá por apenas cinco minutos enquanto ela ia dar uma volta… Ela saiu rapidamente. O pequeno menino estava segurando a boneca em sua mão. 

Por último, caminhei em direção ao garoto e perguntei para quem ele queria dar aquela boneca. “É a boneca que minha irmã mais adorava, e queria muito no Natal. Tinha certeza de que Papai Noel iria trazê-la para ela.” 

Respondi-lhe que talvez o Papai Noel iria trazê-la no próximo natal, e que era pra ele não se preocupar. Mas ele respondeu-me com tristeza. 

“Não, o Papai não poderá levar a boneca onde ela está agora. Eu tenho que dar a boneca para minha mãe para que ela possa dar a minha irmã quando ela for lá.” Seus olhos eram tão tristes ao dizer isso. 

“Minha irmã foi para o céu com Deus. O pai diz que a mamãe vai ver Deus em breve também, então eu pensei que ela poderia levar a boneca com ela e entregar a minha irmã.” 

Meu coração quase parou. O menino olhou para mim e disse: 

“Eu disse ao papai para dizer a mamãe não ir ainda. Eu preciso dela para esperar até que eu volte do shopping.” Então ele me mostrou uma foto muito bonita dele onde ela estava rindo. Ele então me disse 

“Eu quero que a mamãe tire uma foto minha com ela para que ela não vai esquecer de mim. Eu amo a minha mãe e gostaria que ela não me deixasse, mas meu pai disse que ela tem que ir para ficar com a minha irmãzinha.” 

Então ele ficou olhando para a boneca com os olhos tristes e muito quietinho. 

Eu rapidamente procurei minha carteira e disse ao garoto.

“Suponha que nós verificamos novamente, apenas no caso de você ter dinheiro suficiente para comprar a boneca?” Ele disse: “Ok, eu espero ter o suficiente…” Acrescentei algumas das minhas moedas ao dinheiro dele, sem que ele percebesse, e começamos a contá-lo. Não foi só suficiente para a boneca, e até mesmo sobrou algum dinheiro. 

O menino disse: 
“Obrigado Deus por me dar bastante dinheiro!” 

Então ele olhou para mim e disse: 
“Eu pedi a última noite antes de ir dormir pra Deus para me certificar de que tinha dinheiro suficiente para comprar esta boneca, para que mamãe poderia dar à minha irmã. Ele me ouviu! Eu também queria ter dinheiro suficiente para comprar uma rosa branca para minha mãe, mas não me atrevi a pedir a Deus muito. Mas Ele me deu dinheiro suficiente para comprar a boneca e a rosa branca!” “Minha mãe adora rosas brancas.” 

Poucos minutos depois, a velha senhora voltou e eu saí com a minha cesta. Terminei minhas compras num estado totalmente diferente de quando eu comecei. Eu não conseguia tirar aquele garotinho do meu pensamento. 

Então me lembrei de um artigo de jornal local de dois dias atrás, que mencionou um homem bêbado numa caminhonete, que bateu em um carro ocupado por uma mulher jovem e uma menina. 

A menina morreu na hora, e a mãe estava em estado crítico. A família teve de decidir se queriam desligar os aparelhos de suporte de vida, porque a jovem não seria capaz de se recuperar do coma.

Foi esta a família do menino? Dois dias depois desse encontro com o garotinho, eu li no jornal que a jovem tinha morrido. 

Eu não pude deixar de ir lá, comprei um buquê de rosas brancas e fui à casa funerária onde o corpo da jovem foi exposto para as pessoas verem e fazer os últimos desejos antes de seu enterro. 

Ela estava lá, em seu caixão, segurando uma linda rosa branca em sua mão com a foto do garotinho e com a boneca em seu peito. 

Eu deixei o local, com lágrimas nos olhos, sensação de que minha vida havia mudado para sempre… 

O amor que o garotinho tinha por sua mãe e sua irmã ainda é, até hoje, difícil de imaginar. E em uma fração de segundo, um motorista bêbado tinha tirado tudo isso dele.

sábado, 27 de outubro de 2012

COLETÂNEA DOS MEUS SENTIMENTOS ... ESTOU SENTINDO SUA FALTA, MEU AMOR

TÁ DOENDO MEU CORAÇÃO DE TANTAS SAUDADES DE VC!
SOU SUA HOJE, ONTEM E SEMPRE
ROBERTA CARRILHO

E EU TB

DE TODO MEU CORAÇÃO!

ME AME!
TODOS OS DIAS!

EU ACEITO MEU DESTINO QUE É SER SUA E VOCÊ MEU

EU ME RENDO - PREFIRO SER FELIZ AO TEU LADO DO QUE TER RAZÃO!

PARA O MEU AMOR... EU PRECISO DE VOCÊ

SINTO SUA FALTA
PRECISO DE VOCÊ 
PRECISO DE NÓS PRA SER FELIZ

MEU CORPO ESTÁ VAZIO
MINHA ALMA ESTÁ SOLITÁRIA
PENSO EM VOCÊ

PRECISO DE VOCÊ
DE QUALQUER FORMA DE QUALQUER JEITO
PRECISO OUVIR SUA VOZ
SENTIR SUA PELE
SEUS BEIJOS
SEU OLHAR

ME LIGA, ME TOQUE, ME SINTA.

PRECISO DIZER QUE 
PRECISO DE VOCÊ!!
ROBERTA CARRILHO






DR. FLAVIO KAPCZINSKI - Bipolar Parte3


DR. BENY LAFER - Bipolar Parte2


DRA. DORIS MORENO - Bipolar Parte1


SAIA JUSTA - SÍNDROME DA FALSA SUPERIORIDADE


PORQUE SOMOS BIPOLARES: A VIDA NORMAL É UM TÉDIO!


OLGA BONGIOVANNI - TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR



Este vídeo é muito bom, explicativo. 
Estou vendo vários sobre este tema 
que me absorve a curiosidade.
Tema complexo, mas interessante também.

Conhecimento traz poder e mais, tranquilidade.

São vários vídeos, várias informações e assimilações. 
Assim que eu puder irei postar os outros também, mas aos poucos
.

É preciso tempo para assimilar todas as informações.
Estou sempre buscando conhecer o desconhecido ... 

Roberta Carrilho




sexta-feira, 26 de outubro de 2012

AGRADECIMENTOS AOS VISITANTES - Roberta Carrilho



Hoje pela manhã recebi uma carta da Google e achei estranho. 
Fiquei curiosa!

Era para me oferecer consultoria de marketing para o meu Blog 
pois, o mesmo está na lista de interesses da Google.


A carta diz o seguinte: 
Olá, você sabia que milhares de consumidores procuram no Google por negócios como o seu todos os dias?

Para você aproveitar essa oportunidade, aumentar sua visibilidade e conquistar mais visitas, oferecemos R$100,00 em créditos. É só usar o código promocional acima. Esta oferta é válida até o dia 31 de dezembro de 2012. Ligue para 0800 XXX XXX e conte com nossos consultores para criar sua primeira campanha e tirar dúvidas. Este serviço é totalmente gratuito e está disponível de segunda a sexta das 9h às 19h.

Léo J. Pinto
Marketing Google Brasil


Fiquei mega surpresa e feliz!
Muito feliz!

Por isso quero compartilhar com todos vocês os mais 
de 121 mil visitantes o meu muito OBRIGADA pelo carinho, por tudo!

Este blog nasceu com o intuito de colocar para fora 
o que me consumia a mente e o coração. 
Também para deixar registrado para as minhas filhas, 
meus netos ou netas, de como eu sou, 
meus gostos, meus desgostos, minhas alegrias, 
minhas conquistas, enfim, 
meus sentimentos...

Ou seja, meu Blog nasceu para ser 'privê' 
mesmo eu postando na net.
Incoerência (risos).

 Achei que ninguém acessaria e ficaria aí 
para as minhas futuras gerações.

Mas, sem este intuito de notoriedade, ele acabou sendo 
bastante acessado e as pessoas têm dado retorno que gostam
dizendo que sem querer 
eu acabo ajudando-as de alguma sorte, etc. 

Percebo isso, porque recebo diariamente  solicitações 
de pessoas que eu não conheço pessoalmente, mas, 
que me conhecem através do BLOG. 
Essas pessoas querem que eu as adicione no FACE, 
para conversar, trocar informações, pois, na sua grande maioria 
não tem Blog e/ou não sabem como postar comentários...

Que sentimento gostoso é este em saber que eu estou sendo útil, ajudando as pessoas e atraindo novos amigos. 
É muito boa a sensação, acreditem!!!

E...  para finalizar recebo esta grata alegria do reconhecimento 
da toda poderosa Google.

Valeu pessoal! 
Vou continuar postando os meus sentimentos... 
e espero que continuem gostando.

Abraços
Roberta Carrilho

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CONVÊNIOS MÉDICOS E/OU SEGURO SAÚDE - BIPOLAR BRASIL




Olá amigo (a) leitor (a),

Você sabia que existem convênios médicos e/ou seguro saúde que contemplam atendimento na área de psiquiatria e psicologia?

Eu digo isso por fazer uso de assistência médica para os meus atendimentos em transtorno bipolar, e ter notado que compensa mais financeiramente. 

Existem outras vantagens para o bipolar que utiliza o plano de saúde ou seguro saúde na hora do tratamento que vão além do aspecto estritamente financeiro. 

No meu caso (isso pode se aplicar ao seu também) as vantagens são: 

1. Eu tenho atendimento psiquiátrico e psicológico (portanto dois profissionais envolvidos) pelo o preço de um. 

2. Em casos mais graves de uma crise mais forte (elas podem acontecer, mesmo que no seu caso isso não tenha acontecido), você pode contar com pronto socorro específico na área de saúde mental e/ou clínicas de reabilitação (24 horas, o que é muito útil por sinal, caso você não consiga falar com o seu médico no meio da noite, por exemplo). Geralmente compensa ter essa garantia, se você levar em conta que consultas urgentes nesses casos, geralmente são muito caras. (vide os diversos planos que existem, para saber se existe essa opção, no meu caso eu uso o plano de saúde Amil Nacional Apartamento, e moro em São Paulo, e tem, verifique na sua cidade qual plano e qual operadora de saúde privada se encaixa melhor ao seu caso). 

3. Como se trata de um plano de saúde, eu ainda conto com outros profissionais de saúde a disposição. Eu sempre digo no Bipolar Brasil que é fundamental que o paciente bipolar trate da doença de maneira "multidisciplinar" e isso tem relação com o envolvimento de outros profissionais de saúde. Exemplo: É importante que o bipolar ao fazer um tratamento, compreenda que é importante ter um psiquiatra + psicólogo + endocrinologista e/ou nutricionista + clínico geral. Precisa ter tudo? Não é claro. Mas com um plano de saúde ou seguro saúde, você paga uma mensalidade "x" e tem a disposição a possibilidade de fazer uso de todos esses profissionais, que podem fazer grande diferença no resultado final do tratamento global do transtorno bipolar. No meu caso está ajudando muito contar com outros profissionais, que acabam por cuidar da minha saúde de maneira mais integral (digamos assim).  

4. Eu tenho acesso a exames laboratoriais. No caso do bipolar que toma lítio por exemplo, é fundamental acompanhar através de exames de sangue como anda as taxas da substância no organismo etc. Se faz uso de Depakote, um outro exemplo, é importante verificar como anda as enzimas hepáticas, ou um último exemplo, se faz uso de fumarato de quetiapina, é bom ficar de olho nos níveis de colesterol, glicose etc... Prevenir problemas adicionais é melhor que ter que remediar!

5. Além das especialidades que podem e devem ser utilizadas no tratamento do transtorno afetivo bipolar, você conta com outras especialidades que podem ser importantes numa emergência que não tenha relação direta com a bipolaridade. Prevenir e ter certa garantia de que se a "saúde sair dos eixos" você tem a quem recorrer é uma decisão acertada! 

Como estamos falando de transtorno bipolar que é uma doença crônica (portanto para a vida inteira), eu vejo os planos de saúde como uma opção de "amenizar" custos financeiros com o pagamento de profissionais de saúde que necessitarão estar presentes na nossa vida por longos períodos. 

Se você se trata com médico particular, verifique com o mesmo se ele aceita plano de saúde ou aceita seguro saúde. Existem diversos profissionais que aceitam, mas só dirão, se você perguntar, isso porque compensa mais para o médico cobrar sua consulta "cheia" (que varia de 100 até 1000 reais) do que receber repasse de um plano de saúde. No caso de psicologia o mesmo se aplica. Já vi sessões (até porque faço) custarem 300 reais (ou até mais) por 50 minutos. Muitas vezes fica inviável! 

Coloque na ponta do lápis o custo anual com as consultas médicas que você tem. Veja quanto gastaria com tratamentos particulares, e faça o mesmo cálculo, com tratamento através de um plano de saúde. 

Eu creio que vale a pena refletir a respeito, pois como eu disse transtorno bipolar do humor é doença crônica e portanto para vida inteira, sendo assim é possível prever os custos (mais ou menos) no longo prazo e tomar uma decisão que onere menos os bolsos ao longo do tempo. 

Se você faz tratamento pelo sistema público de saúde (SUS) e está satisfeito (a) com o tratamento, ótimo! Mas, como sabemos que nem sempre podemos contar com a saúde pública, ao menos, eu verificaria algumas opções em plano de saúde ou seguro saúde. Principalmente pelo o fato de um médico particular fornecer em alguns casos um número de celular para alguma emergência ou orientação de última hora, o que nem sempre é possível, através de um psiquiatra via SUS, por exemplo. 

Enfim... Eu quis compartilhar um pouco com você de como eu tenho gerenciado os custos do tratamento do transtorno bipolar.  

Veja, no meu caso tem sido bom e representado uma boa economia. 

E para finalizar, para contratar um plano de saúde ou seguro saúde você precisará de um "corretor de plano de saúde". Geralmente os preços de um plano AMIL ou plano MEDIAL (entre outros), por exemplo, é tabelado. O que irá variar é a taxa que o corretor poderá cobrar (em média 15 reais) para o preenchimento de ficha de aceitação no plano etc.  

Portanto, pesquise algum que goste, que demonstre interesse em detalhar tudo que você tem direito, prazos de carência, se aceita pré-existente etc etc. Tire todas as dúvidas. 

Outra coisa "muito importante", verifique se o plano de saúde funciona mesmo. Se não está cancelado pela ANS etc. Esse tipo de notícia, você pode obter pesquisando no Google, por exemplo. E veja também índices de reclamações etc. Existem um site na internet que pode ajudar nessa tarefa, e que se chama RECLAMEAQUI. Fica a dica! 

Eu só vou ficar devendo a indicação de um bom corretor ou plano de saúde, pois cada caso é uma caso, e sei que cada Estado do Brasil, tem planos específicos etc. Mas na internet, você encontra boas empresas com facilidade, faça cotação com mais de uma e veja quem é mais rápido em responder, isso já pode ser um bom indicativo. 

No mais, certifique-se sobre a cobertura em atendimento psiquiátrico e psicológico, estes dois profissionais, são de suma importância no tratamento (os mais importantes no tratamento). E precisa ter no plano de saúde, é claro... 

Juntos, podemos muito mais!
Will

Gostou? Então compartilhe!


Leia mais e na fonte:

Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
13 comentários:



ótima reportagem... Vc não teria a relação das melhores clínicas psiquiatras do Brasil. E verdade, que tem uma lei que proibi a internação de homens e mulheres juntas. Digo isso, porque em Brasília todas as clínicas agora, são separadas. Obrigada Will por tudo... vc é uma pessoa maravilhosa.



Oi Vanilda, eu realmente não sei dizer nada sobre o assunto que me questiona (porém, vou checar). Forte abraço, Will



Prezado Will,

Não querendo te desmotivar na divulgação dos planos de saúde, que realmente são muito importantes para um bipolar, infelizmente tenho que te passar o viés jurídico dessa questão. 

Ocorre o seguinte, quem já tem o diagnóstico do transtorno bipolar e ainda não contratou um plano de saúde tem um sério problema a enfrentar, o fato de ser doença preexistente.  

As doenças preexistentes à contratação de qualquer plano de saúde, conforme as normas da ANS, estão sujeitas a uma carência de, pasmem, longos 24 MESES! Dessa forma, se qualquer um de nós contratar um plano de saúde agora, depois de diagnosticados, ficaremos DOIS ANOS sem direito à cobertura nas especialidades de saúde mental, psiquiatria, neurologia e psicologia, tendo que arcar, ainda, com esse custo extra. Afinal, não podemos ficar dois anos sem nos tratarmos. 

E isso vale também para mudanças de plano dentro da mesma administradora, que é o meu caso, pois tenho um plano apenas ambulatorial e gostaria de trocar pelo plano hospitalar, com internação, mas teria que enfrentar esses dois anos de carência... 

Enfim, quando se trata de saúde, nada é fácil nesse país!  

Abraços, 
Vanessa Kiewel Cordeiro 
OAB/RS 83.351 




Obrigado pelo comentário Vanessa. Como disse no artigo, vale a pena fazer os cálculos (levar em consideração que a doença é pra vida inteira, e verificar junto a um corretor os prazos de carência etc). A pergunta que deixe é: Quanto custa um tratamento para transtorno bipolar para 5, 10 ou 20 anos? Através de um plano de saúde, e , qual o custo deste mesmo tratamento através de médicos particulares? Enfim... Essa é a ideia. Forte Abraço amiga, Will


Com certeza Will, levando em conta os gastos a longo prazo, efetivamente vale a pena investir num plano de saúde.

Abraços,
Vanessa Kiewel Cordeiro



Will

Boa a matéria, mas concordo com o aspecto que a Vanessa levantou, embora alguns omitam ter a doença para o corretor o que pode ocasionar problemas de carência e outros que foi levantado.

No entanto quem pode pagar um bom plano de saúde vale a pena, mas como a grande maioria não pode sugiro que os CAPS- Centro de Atenção Psico social que estão espalhados em rede por todo Brasil, seja uma saída. Eu particularmente tive a sorte de encontrar uma boa psquiatra e psicologa num CAPS e tive um bom atendimento na rede pública que me satisfez mesmo com plano de saúde. 

A vantagem do CAPS é que tem a farmácia que já disponibiliza o remédio de graça e isso conta muito no orçamento dos bipolares. Claro que a rede dos CAPS ainda deixa a desejar, mas vale a nossa LUTA por CAPS de qualidade e que garante pela rede de saúde pública o atendimento digno, de qualidade e justo para os doentes mentais. 

Prefiro aqui engrossar a fileira junto aos demais profissonais que atuam nos CAPS gritando palavras de ordem para que eles melhorem cada dia mais dando assim chance dos bipolares que não podem arcar com um tratamento particular ser tratado de forma igualitária da rede Pública. 

E mais uma observação: Muito cuidado com certos Planos de Saúde do mercado, pois alguns chega a ser caso de polícia, muito assunto desse tema poderia expor aqui, e é do meu real conhecimento e propriedade, mas prefiro não comentar. só alertar.. 

abraço 
Maria 




Olá Maria, talvez se interesse por um artigo que escrevi em 2010 aqui no Bipolar Brasil: http://www.bipolarbrasil.net/2010/05/radiografia-do-atendimento-em-saude.html (eu fiz tratamento pela rede pública muitos anos inclusive, e sei que existem casos e casos, no meu em particular, fui muito bem atendido. Uma pena que o postinho que me atendia, tirou o psiquiatra, a psicóloga e as atividades psicossociais... Bem, como você disse: se dá para pagar vamos em frente, se não dá que possamos ir atrás da melhorias (juntos). Enfim, fico a disposição para que mudemos (embora, sabemos que as situações mais complexas são morosas, e saúde tem pressa em muitos casos). E faço de suas palavras as minhas, no que se refere aos cuidados com escolha de um plano de saúde (é só vermos os noticiários etc). No mais, eu creio que precisamos mudar muita coisa... Mas acredito na mudança, e é essa a razão do Bipolar Brasil existir (também). Forte abraço e grato pelo comentário, Will.



Will meu amigo ... 

Quanto tempo não nos falamos. Mas estou firme e forte divulgando sobre estudos, orientações, etc. Faço minha parte na militância de acabar com o estigma cruel que ainda se tem sobre esse transtorno. Conhecimento além de poder é alívio para quem sofre. 

Estou recebendo alguns e-mails de pessoas portadoras do transtorno afetivo-bipolaridade em Belo Horizonte, capital do meu Estado. Essas pessoas estão em busca de ajuda, de acolhimento. Querem melhorar, querem tratamento mas, infelizmente não estão conseguindo grupos de auto-ajuda, grupos supervionados-especializados por universidades gratuitos para ajudá-los. É lamentável! Mas é real! 

São pessoas que não têm condições em pagar psicólogo(a), psiquiatra, medicação e muito menos possuem plano de saúde. Enfim, meu amigo você conhece algum grupo ou mesmo pessoas que possam estar ajudando? 

Se souber me faça um favor publica no meu blog direto, é por uma linda causa e você é uma das pessoas que mais admiro nesta questão. Você tem a minha permissão. 

Estou tendo muitos acessos, principalmente nos posts sobre bipolaridade. 

Abraços, 
Roberta Carrilho 

Ah! Publiquei este seu último post no meu Blog, tá! O intuito só ajudar, divulgar. Ele está na íntegra e com todos os créditos preservados. Bjus 

Segue o link do post publicado: 





Olá Roberta, que bom revê-la por aqui. Muita alegria. Bem, em relação a grupos em BH realmente ainda não encontrei um, mas, estou certo que acharemos. O que pode servir, é entrar em contato com Universidade Federal de Minas Gerais (Centro de Atendimento Psicológico - CEAP

Tel: (31) 3409-5070) que sempre os estudantes ou até mesmo a faculdade, pode saber de alguma informação que ainda não temos... Ou pelo o menos, iniciar um projeto de grupos por aí (caso ainda não tenham). Tente isso amiga, e compartilhe ok? O link da Federal daí é: https://www.ufmg.br/servicos/

Forte abraço, e apareça mais vezes! Will



Olá Will infelizmente a UFMG não tem mais este serviço. Já tentamos. Veja um dos e-mails que recebi recentemente.

Assunto: reunião UFMG‏

Roberta Carrilho

(robertacarrilho@hotmail.com)22:00

Para: Maria Jose xxx 

Boa Noite Maria José, infelizmente ainda a UFMG não me deu o retorno.
Estou aguardando...

Mas por outro lado, vi uma publicação do Will, do Blog Bipolar Brasil que poderá lhe ajudar...

E mais, entre em contato com ele através do blog e peça orientações sobre onde buscar ajuda em BH. Ele sabe de muitas coisas, viaja, dá conferência, etc sobre o tema. Ele é super acessível e humaníssimo. Vale a pena tentar.

segue o link do blog abaixo.

Abraços,
Roberta Carrilho



Ações

Para: Maria Jose(XX@gmail.com)- 23/01/2013 


Para: Roberta Carrilho

Roberta, obrigada pelo retorno. Acho que o grupo está desativado, mas vou pessoalmente a UFMG me informar.

maria Jose 


Roberta Carrilho 
(robertacarrilho@hotmail.com)18/01/2013

Para: Maria Jose xxx 

Boa Tarde Maria José

Obrigada pela visita ao meu Blog. Pois é, eu recebi seu e-mail e fui verificar o que estava acontecendo .Entrei em contato no face da UFMG e postei uma mensagem solicitando mais orientações e/ou informações a respeito. No momento estou aguardando resposta.

Eu quando postei eu encontrei o anúncio no google ou em outro blog que fala sobre transtornos afetivos - bipolaridade - para ser sincera eu já não me lembro qual foi - publicação feita em 2010.

Assim que eu tiver resposta eu vou dar o devido retorno. Além de publicar naquele post a devida retificação.

Se você quiser entre diretamente em contato pelo face da UFMG.


Atenciosamente,
Roberta Carrilho



Segue abaixo mensagem enviada hoje a UFMG


Boa Tarde!

Meu nome é Roberta Carrilho e estou procurando esclarecimento ou informações.

Sou uma pessoa que procuro estudar, pesquisar sobre transtornos mentais, principalmente os afetivos, como bipolares. Tive uma filha com um portador e em 2010 publiquei no meu Blog um serviço que naquela época eu tinha localizado pelo google que a UFMG prestava aos portadores sem recurso. 

Porém, recebi um e-mail ontem da Maria José me pedindo para ajudá-la pois, a mesma não estava conseguindo contato. Também voltei a pesquisar no google para verificar o que estava acontecendo e desta vez eu encontrei somente o meu post e não mais desta pessoa: "Grupo de auto-ajuda a familiares e portadores de transtornos bipolar 

- Encontros nas 2ª feiras, das 19h às 21:30, na Faculdade de Medicina - Av. Alfredo Balena, 190 - sala 3052 - 3º andar. - Informações: email: riquebh@terra.com.br".

Eu não estou entendendo. Eu preciso é de informações corretas para poder ajudar esta pessoa (Maria José) que viu meu post e me pede ajuda.

Por gentileza gostaria de saber se existe algum tipo de grupo de ajuda para pessoas portadoras de transtornos mentais supervisionado pela UFMG? Ou se não se existe alguém do departamento de doença mental desta instituição que pode nos ajudar indicando sites, grupos ou contatos para as pessoas carentes que moram em BH?

Aguardo retorno
Roberta Carrilho


O link do post que publiquei no meu blog é este:


De: Maria Jose(XX@gmail.com)- 17/01/2013 
Para: robertacarrilho@hotmail.com

Boa tarde Roberta,


vi seu email na pagina que fala da reunião na UFMG para portadores de TAB e familiares, tentei o email que la está e o telefone e não consegui. vc. pode me informar se esses grupos ainda estão acontecendo? Co entrar em contato.

obrigada. Maria Jose 





Wil e todos seus seguidores, leitores vamos nos mobilizar para que BH possa ter grupos, pessoas, etc para ajudar estas inúmeras pessoas que são portadoras do Transtorno Afetivo Bipolar e não podem pagar pelo tratamento.

É direito previsto como fundamento constitucional da mais alta tutela do Estado. Entre direito à saúde, vida, assistência médica temos também a DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 

Vamos nos unir e ajudar os belo-horizontinos(as) a ter acesso a tratamento. Nem que seja através de órgãos públicos responsáveis. 

Convoco todos(as)as pessoa disponíveis, fraternas e solidária a fazerem valer o slogan este blog: "Juntos, podemos muito mais!". 

Eu não sou portadora mas sou uma pessoa que tenho um imenso carinho pela causa. 

Roberta Carrilho 
Divinópolis - MG 





Lamentável! E sobre os CAPS de BH Roberta?
(http://www.marianaterapeutaocupacional.com/duvidas-frequentes/www/centros-de-atencao-psicossocial-em-minas-gerais/) e UBS
(http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/unidades/sms_lista_ubs.xhtml) --- Talvez, dentro do sistema SUS, consigamos levantar algum trabalho em grupo... Como estou em S. Paulo neste momento, fico com mobilidade reduzida, mas sei que você vai atrás. No mais, (contato@bipolarbrasil.net) para mantermos contato. Envie-me uma carta pública, para que eu publique a por aqui ok? Conte comigo, Will



Olá Will vou repassar para a Rosângela, Maria José e outros sobre o CAPS de BH para elas possam verificar. 

Infelizmente, eu também não moro em BH e sim no interior. Mas o que eu puder fazer para ajudar estas e outras pessoas, mesmo que seja, pedindo, pesquisando, informando, eu farei!

Já é muito sofrido viver com o transtorno. 

Eu imagino deve ser assustador ter que viver sem recursos e nem ajuda. É realmente lamentável. 

Você sabe onde me achar - risos! - estou sempre acessando meu diário eletrônico, meu cantinho, meu blog. http://robertacarrilho-div.blogspot.com.br/ Fique a vontade de mandar recado por lá... publicar links para divulgar o seu blog que é mais específico sobre o tema. É sempre bem-vindo Will!!! 

Vamos (nós todos) tentar ajudar, localizar grupos de ajuda em BH e divulgar. É o meu pedido! 

Abraços, 
Roberta Carrilho 



O BIPOLAR BRASIL VOLTOU .... PARA TODAS PESSOAS QUE SÃO BIPOLARES OU NÃO E PRECISAM DE AJUDA


COMUNICADO IMPORTANTE!!!!



Amigos e amigas do blog quero comunicar com muita satisfação que o Will Brasil do BIPOLAR BRASIL voltou para a nossa alegria. Ele agora está em duas plataformas diferentes Facebook e Google + segue abaixo os links


Facebook BIPOLAR BRASIL

Google+ BIPOLAR BRASIL 

Hoje é um dia muito especial para todas as pessoas carentes de informações, aconchego, orientações, seja bipolar ou que lida com bipolares. Sim! O Will Brasil é o melhor amigo bipolar que se possa ter e graças a Deus ele resolveu voltar para todos nós com seus textos bacanas e instrutivos.


Abraços fraternos,
Roberta Carrilho